v. 2 n. 19 (2020)

Publicado: 19/04/2020

DOSSIÊ - Trabalho-Educação: possibilidades investigativas na pós-graduação stricto sensu

  • Apresentação - TRABALHO-EDUCAÇÃO: POSSIBILIDADES INVESTIGATIVAS NA PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU

    Francisco das Chagas Silva Souza, Maylta Brandão Anjos, Márcio Adriano de Azevedo
    e11779
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2020.11779
  • Panorama da pesquisa em formação de professores: uma análise do que se publica na Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica (RBEPT)

    Alexandre Shigunov Neto
    e11076
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2020.11076
  • ANÁLISE EPISTEMOLÓGICA DAS ESTATÍSTICAS DO ENSINO DE 2º GRAU NAS MENSAGENS PRESIDENCIAIS AO CONGRESSO NACIONAL (1971-1979)

    Nara Lidiana Silva Dias Carlos, Ilane Ferreira Cavalcante, Olívia Morais de Medeiros Neta
    e10801
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2020.10801
  • DESVENTURAS DO TRABALHO NA PÓS-GRADUAÇÃO: UMA ANÁLISE DISCURSIVA DE COMENTÁRIOS NUM GRUPO DE BOLSISTAS NO FACEBOOK

    Francisco Vieira da Silva
    e11166
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2020.11166
  • ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO DO IFPR – CAMPUS CURITIBA: UMA CONTRIBUIÇÃO PARA A EDUCAÇÃO E TRABALHO NA PÓS-GRADUAÇÃO BRASILEIRA

    Wilson Lemos Junior, Leandro Rafael Pinto
    e11194
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2020.11194
  • VALORIZAR A EXPERIÊNCIA DE VIDA E DE TRABALHO NA EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO – BREVES SUBSÍDIOS AO DEBATE

    Rosanna Barros
    e11780
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2020.11780
  • O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA E A FORMAÇÃO HUMANA INTEGRAL: ANÁLISE DA PRODUÇÃO ACADÊMICA NO IFRN/MOSSORÓ

    Francisco das Chagas Silva Souza, Albino Oliveira Nunes, Marcs Antonio de Oliveira
    e11629
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2020.11629
  • EDUCAÇÃO EM SOLO NA PÓS GRADUAÇÃO EM ENSINO TECNOLÓGICO

    Jean Dalmo de Oliveira Marques
    e11218
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2020.11218
  • POLITECNIA DA APRENDIZAGEM E A CENTRALIDADE DO TRABALHO EM PROUDHON: ALGUNS BREVES APONTAMENTOS.

    Leonardo Leonidas Brito
    e11235
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2020.11235
  • "Educar os educadores": Trabalho, Educação e Práxis no contexto dos Institutos Federais

    Tiago Fávero de Oliveira
    e11251
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2020.11251
  • EDUCAÇÃO E TRABALHO E FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO BRASIL: UM MAPEAMENTO DA PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO

    Ramon Igor da Silveira Oliveira, Maria Aparecida dos Santos Ferreira
    e11255
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2020.11255
  • REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA PEDAGÓGICA EM UMA ESCOLA MUNICIPAL NO RIO DE JANEIRO

    Chreiva Magalhães Malick, Aline Silva Dejosi Nery, Sônia Cristina Soares Dias Vermelho
    e11258
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2020.11258
  • CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS: FORMAÇÃO, PROFISSIONALIZAÇÃO E ENSINO

    Valéria da Silva Lima, Maylta Brandão dos Anjos, Giselle Roças
    e11325
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2020.11325
  • EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA EM UM CURSO TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES: o uso de tirinhas como contextualização do mundo do trabalho

    Denise Santos Nascimento, Marcus Vinicius Pereira
    e11336
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2020.11336
  • ESTUDO DA FORMAÇÃO DE ENGENHEIROS INGRESSANTES NA CARREIRA DOCENTE NOS INSTITUTOS FEDERAIS DO BRASIL

    Monnike Yasmin Rodrigues do Vale, Augusto Barbosa Silva, Jussara Santos Pimenta
    e11635
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2020.11635
  • TRABALHO, EDUCAÇÃO E AMBIENTE EM PLENO NEODESENVOLVIMENTISMO: TECENDO CONCEITOS E CONTRADIÇÕES

    Thiago da Silva Oliveira, Alexandre Maia do Bomfim
    e11609
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2020.11609
  • O PROFEPT COMO ESPAÇO DE REFLEXÃO E FORMAÇÃO DOCENTE SUPERIOR NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

    Elen de Fátima Lago Barros Costa, Maria Cristina Santos
    e11151
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2020.11151
  • ENSINO MÉDIO INTEGRADO - DIÁLOGOS ENTRE A IMPLEMENTAÇÃO E PESQUISAS

    Mariglei Severo Maraschin, Cesar Augusto Robaina Filho, Leandro Lampe, Shirley Bernardes Winter
    e11265
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2020.11265
  • A EDUCAÇÃO NOS INTRAMUROS DO SISTEMA PRISIONAL: DESAFIOS E POSSIBILIDADES PARA HUMANIZAÇÃO E EMANCIPAÇÃO PELO TRABALHO

    Priscila de Lima Gomes, Léia Adriana da Silva Santiago, Marco Antônio de Carvalho, Willian Rayner Lima
    e11596
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2020.11596

ARTIGOS

  • MEMÓRIA E IDENTIDADE DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO: PESQUISA DOCUMENTAL A PARTIR DO PLANO DE CURSO TÉCNICO DE ADMINISTRAÇÃO DO IFMA CAMPUS BURITICUPU

    Alberes de Siqueira Cavalcanti, Cristiani Hembecker Bonfim
    e9454
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2020.9454
  • SIGNIFICAÇÕES DA DOCÊNCIA EM ARTE NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

    Luana Cassol Bortolin, Vantoir Roberto Brancher
    e9375
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2020.9375
  • A ÉTICA AMBIENTAL NA FORMAÇÃO CIDADÃ DO GESTOR AMBIENTAL

    Katiucha Fernanda Silva, Edilene Rocha Guimarães
    e9360
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2020.9360
  • O LUGAR DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA NA REFORMA DO ENSINO MÉDIO EM CONTEXTO BRASILEIRO: DA LEI Nº 13.145/2017 À BNCC

    Dinelise Sousa Santos, Rivadavia Porto Cavalcante, Jair José Maldaner, Albano Dias Pereira Filho
    e9488
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2020.9488
  • INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO: CONSIDERAÇÕES PARA UMA FORMAÇÃO OMNILATERAL

    Chera Rosane Leles de Bessa, Rivadavia Porto Cavalcante, Jair José Maldaner, Khellen Cristina Pires Correia
    e9496
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2020.9496
  • O ENSINO DE FÍSICA NA FORMAÇÃO DO TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES DO IFPA CAMPUS SANTARÉM

    Saulo de Almada Gomes, Adriana Oliveira dos Santos, Damião Pedro Meira Filho
    e9547
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2020.9547
  • A EXPERIÊNCIA DE UM CURSO SOBRE SAÚDE DO TRABALHADOR EM UMA PERSPECTIVA AMPLIADA PARA ESTUDANTES DE UM CURSO TÉCNICO INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO

    Almir Ferreira Luz Junior, Pollyana dos Santos
    e9596
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2020.9596
  • APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS: UMA EXPERIÊNCIA EDUCATIVA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

    Carlos Emilio Padilla Severo
    e6717
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2020.6717
  • (IN) DISCIPLINA NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO DO INSTITUTO FEDERAL DO MARANHÃO: UM OLHAR PEDAGÓGICO SOBRE AS NORMAS

    Hélis Regina de Sousa Costa, Paula Francineti de Araújo Tavares
    e9650
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2020.9650
  • O ENSINO DE EMPREENDEDORISMO SOB DIFERENTES ABORDAGENS

    João Massuda Junior, Marilyn Aparecida Errobidarte de Matos
    e6740
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2020.6740
  • ORIGEN Y DESARROLLO DEL SISTEMA DE EDUCACIÓN TÉCNICO PROFESIONAL (ETP) PARA LA EDUCACIÓN SECUNDARIA EN ARGENTINA Y BRASIL

    Yanina Débora Maturo
    e9821
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2020.9821
  • A OPÇÃO PELOS CURSOS DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO

    Paula Danyelle Santana de Andrade, Sônia Pinto de Albuquerque Melo
    e9895
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2020.9895
  • APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: PROPOSTA DE UM KIT DIDÁTICO PARA PROCESSOS DE FABRICAÇÃO E MONTAGEM DE COMPONENTES MECÂNICOS

    Maurício Lourenço Jorge, Ricardo Carrasco Carpio, Gláucia do Carmo Xavier
    e9836
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2020.9836
  • A INTEGRAÇÃO CURRICULAR NO CURSO TÉCNICO EM ELETRÔNICA DO INSTITUTO FEDERAL DO MARANHÃO, CAMPUS ALCÂNTARA

    Sonia Pedroni, Natal Lânia Roque Fernandes
    e8587
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2020.8587
  • MUDANÇA NO ENSINO MÉDIO NO BRASIL ATUAL

    Érika Fabíola de Araújo Ribeiro e Albuquerque, Elenilce Gomes de Oliveira, Antônia de Abreu Sousa, Samuel Brasileiro Filho
    e9031
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2020.9031
  • EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: POSSIBILIDADES PARA OS CURSOS DE ENSINO MÉDIO INTEGRADO DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSSO DO SUL – IFMS

    Tiago Amaral Silva
    e9660
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2020.9660
  • OS ÓRGÃOS DE CONTROLE E A PRESTAÇÃO DE CONTAS ANUAIS NOS INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA COMO MEIO PARA MELHORIA DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM

    Alessandro Franco de Melo, Georges Souto Rocha
    e9676
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2020.9676
  • A CONSTRUÇÃO DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO: CONTRIBUIÇÕES A PARTIR DE UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO CONTINUADA NO IFSUL - CÂMPUS PELOTAS

    Ticiana Cougo Cardoso, Itamar Luís Hammes, Joseline Tatiana Both
    e9684
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2020.9684
  • A PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO PROGRAMA DE APRENDIZAGEM, REFERENTE AO USO DAS METODOLOGIAS ATIVAS EM SALA DE AULA

    Mairiele Paula Carvalho Palma Santos, Daniel Knebel Baggio, Maria Aparecida Duarte Ciufa, Fabio da Silva
    e9714
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2020.9714
  • ENSINO MÉDIO INTEGRADO: ESCOLA UNITÁRIA COMO HORIZONTE?

    Cláudia Maria Bezerra da Silva
    e9729
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2020.9729
  • TRABALHO DOCENTE NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: DAS ESCOLAS DE APRENDIZES ARTÍFICES AOS INSTITUTOS FEDERAIS E OS DESAFIOS DO ENSINO VERTICALIZADO

    Francislene Rosas da Silva, Ronegildo de Souza Silva, Hellen Sandra Freires da Silva Azêvedo, José Marlo Araújo de Azevedo
    e9769
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2020.9769
  • CAPACITAÇÃO DE MOTORISTAS DE CAMINHÕES-TANQUE EM AMBIENTES NÃO FORMAIS NO SISTEMA PETROBRAS DO ESTADO DE SANTA CATARINA

    Fábio Lopes, Nilo Otani
    e9798
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2020.9798
  • UM EXCURSO SOBRE AS CATEGORIAS EDUCAÇÃO E TRABALHO NO PENSAMENTO DE ISTVÁN MÉSZÁROS: CONTRIBUIÇÕES PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

    Loryne Viana Oliveira
    e9827
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2020.9827
  • DA ESPECIALIZAÇÃO À POLIVALÊNCIA: AS INFLUÊNCIAS ECONÔMICAS SOBRE A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E A NECESSÁRIA INTEGRALIZAÇÃO CURRICULAR

    Carlos Farias da Silva, Fábio Francisco de Almeida Castilho
    e9843
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2020.9843
  • PRONATEC CAMPO - POSSIBILIDADES & DESAFIOS: UM ESTUDO DE CASO A PARTIR DA PRÁTICA DO PSICÓLOGO EDUCACIONAL NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

    Layane Bastos dos Santos, Alvaro Itaúna Schalcher Pereira, Fauston Negreiros, Francisco Adelton Alves Ribeiro, Kalinka Maria Leal Madeira, Celina Daniela Diogo Lira
    e9835
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2020.9835
  • O MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A AMPLIAÇÃO DO RECONHECIMENTO DOS INDÍGENAS NO ESTADO DE ALAGOAS

    Adriana Cirqueira Freire, Beatriz Medeiros de Melo
    e9870
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2020.9870
  • INTEGRAÇÃO DE ATIVIDADES EXPERIMENTAIS E TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS NO ENSINO DO CONCEITO DE pH

    Vinícius Vendrusculo, Carlos Alberto da Silva Mello
    e9065
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2020.9065
  • PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: UMA PESQUISA-AÇÃO COM ALUNOS DE UM CURSO TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO

    Dartagnan Ferreira de Macêdo, Regina Maria de Oliveira Brasileiro
    e9932
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2020.9932
  • FORMAÇÃO DOCENTE E HABILIDADES SOCIAIS: CONTRIBUIÇÕES DA LICENCIATURA SOB A PERSPECTIVA DISCENTE

    Nádia Mangabeira Chaves, Simone Braz Ferreira Gontijo
    e7687
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2020.7687
  • BOOK TRAILERS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: UM ESTUDO COM DISCENTES DO CURSO DE COMPUTAÇÃO GRÁFICA DO IFPE – CAMPUS OLINDA

    Lucas Rodrigo Santos de Almeida, Eugênia de Paula Benício Cordeiro
    e8083
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2020.8083
  • CONTRIBUIÇÕES DA FORMAÇÃO DO TÉCNICO EM SAÚDE BUCAL PARA A ASSISTÊNCIA À SAÚDE BUCAL NO MARANHÃO

    Ellen Rouse Sousa Santos, Dayana Dourado de Oliveira Costa, Kelliane Mende Cunha Santana
    e8429
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2020.8429
  • A BUSCA POR UMA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA ALÉM DA FORMAÇÃO PARA O MERCADO DE TRABALHO

    Alessandra Acioli Palmeira, Juliane Costa de França Santos, Paula Danyelle Santana de Andrade
    e10031
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2020.10031
  • JOÃO ALFREDO CORRÊA DE OLIVEIRA: ENSINO TÉCNICO PROFISSIONAL E MODERNIZAÇÃO DA SOCIEDADE BRASILEIRA NO SEGUNDO REINADO

    Ícaro Capanema de Faria
    e10057
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2020.10057
  • CARACTERIZAÇÃO DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA DOS GESTORES DE PESQUISA E DE EXTENSÃO DOS INSTITUTOS FEDERAIS

    Magali Inês Pessini, Luciana Calabró
    e10068
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2020.10068
  • SABERES DOCENTES NA EDUCAÇÃO PROPEDÊUTICA E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: O OLHAR DOS PROFESSORES EXPRESSOS NO DISCURSO NO INSTITUTO FEDERAL

    Rnegildo de Souza Silva, Hellen Sandra Freires da Silva Azêvedo, Francislene Rosas da Silva, José Marlo Araujo de Azevedo
    e10075
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2020.10075
  • JUVENTUDES, EDUCAÇÃO E PROJETOS DE FUTURO: ESTUDO SOBRE ESTUDANTES COTISTAS NA EPTNM DA RFEPCT

    José Gerando Pedrosa, Aldo Geraldo Simões
    e10237
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2020.10237
  • ENTRE A PRÁTICA DE EXAMES E A PERSPECTIVA FORMATIVA: AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM A PARTIR DO OLHAR DOS DISCENTES DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO

    Raimar Antonio Rodrigues Leitão, Vanderlei Antonio Stefanuto
    e9912
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2020.9912
  • EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: DO PARADIGMA FRAGMENTADO A UMA PEDAGOGIA DA INTEGRAÇÃO

    Diógenes Oliveira Pereira, Gilcean Silva Alves
    e10117
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2020.10117
  • INTERFACE ENTRE FILOSOFIA E PEDAGOGIA FREIRIANA: CONTRIBUIÇÕES PARA UMA FORMAÇÃO HUMANA INTEGRAL

    Maria Lionilde Araújo da Silva, Josina Maria Pontes Ribeiro, Ricardo dos Santos Pereira
    e9897
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2020.9897
  • A PARTICIPAÇÃO DO TÉCNICO-ADMINISTRATIVO EM EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO INTEGRADA: UM ESTUDO DE CASO

    Eniete de Oliveira Campos Furtado, Alex Fernandes da Veiga Machado
    e10531
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2020.10531

RELATO DE EXPERIÊNCIA

  • ATUAÇÃO REMOTA DO GRUPO DE PESQUISA QUALIDADE DO CUIDADO E DO ENSINO DE SAÚDE: RELATO DE EXPERIÊNCIA

    Pétala Tuani Cândido de Oliveira Salvador, Kisna Yasmin Andrade Alves, Rayssa Horácio Lopes, Theo Duarte Costa, Cláudia Cristiane Filgueira Martins Rodrigues, Lannuzya Veríssimo Oliveira
    e10539
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2020.10539
  • PRÁTICAS EDUCATIVAS E A PROMOÇÃO DA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL: EXPERIÊNCIAS NO ENSINO INTEGRADO NO IFPB

    Silvia Helena Valente Bastos, Gilcean Silva Alves
    e10306
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2020.10306