O ENSINO DE FÍSICA NA FORMAÇÃO DO TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES DO IFPA CAMPUS SANTARÉM

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2020.9547

Palavras-chave:

Ensino de Física, Ensino Médio Integrado, Técnico em Edificações

Resumo

O objetivo deste estudo foi analisar as relações existentes entre a disciplina Física e as Disciplinas Específicas do Curso Técnico em Edificações do IFPA Campus Santarém, identificando as possibilidades de integração para a promoção do perfil de formação esperado ao egresso deste curso. Tendo por base a abordagem Qualitativa de Lüdke (2013), realizou-se Estudo Bibliográfico e Análise Documental. Para análise dos dados levantados, utilizou-se a metodologia de Moraes (1999), descrita como Análise Textual Discursiva. Observou-se, nessa pesquisa, que é necessária uma compreensão mais abrangente do ensino de Física, a qual não se limita ao suporte às disciplinas específicas Técnicas, mas se direciona a pressupostos e finalidades que abarcam vertentes pretendidas no Ensino Médio Profissional: a formação científico-tecnológica e humana.

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Biografia do Autor

Saulo de Almada Gomes, Instituto Federal do Pará - Campus Santarém

Graduado em Licenciatura em Física e Técnico em Edificações. Discente do curso de Especialização em Ensino de Ciências e Matemática do IFPA Campus Santarém

Adriana Oliveira dos Santos, Instituto Federal do Pará - Campus Santarém

Mestre em Educação. Pedagoga do IFPA Campus Santarém

Damião Pedro Meira Filho, Instituto Federal do Pará - Campus Santarém

Doutor em Física. Docente do Curso de Especialização em Ensino de Ciências e Matemática do IFPA Campus Santarém

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Publicado

19/04/2020

Como Citar

GOMES, Saulo de Almada; SANTOS, Adriana Oliveira dos; MEIRA FILHO, Damião Pedro. O ENSINO DE FÍSICA NA FORMAÇÃO DO TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES DO IFPA CAMPUS SANTARÉM. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 2, n. 19, p. e9547, 2020. DOI: 10.15628/rbept.2020.9547. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/9547. Acesso em: 28 mar. 2024.

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