Ensino médio integrado

desafios para os que lutam por uma escola emancipatória

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2023.14688

Palavras-chave:

Ensino Médio Integrado, Reforma do Ensino Médio, Educação

Resumo

Discute-se as ações e práticas a serem implementadas no sentido de fortalecer a defesa de uma escola pública de ensino médio voltada aos interesses dos jovens da classe trabalhadora. Dialogando com a literatura que aborda o ensino médio e a recente reforma do ensino médio, afirma-se que, embora o ensino médio integrado não seja o projeto ideal de formação da juventude, representa o projeto possível, no âmbito da sociabilidade capitalista. Argumenta-se que valorizar e aprofundar o debate sobre as experiências de implantação do ensino médio integrado nas redes federal e estaduais é fundamental para ter-se condições de se contrapor ao projeto das elites para os jovens das classes trabalhadoras, materializado pela reforma do ensino médio.

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Biografia do Autor

Ramon de Oliveira, Universidade Federal de Pernambuco

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (1993) e Doutor em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2001). É professor Titular da Universidade Federal de Pernambuco. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação e Qualificação Profissional, atuando principalmente nos seguintes temas: educação profissional, política educacional, ensino médio, juventude e qualificação profissional. É autor dos livros: Informática Educativa (Papirus), A desqualificação da educação profissional brasileira (Cortez), Empresariado industrial e educação brasileira (Cortez) e Agências multilaterais e a educação profissional brasileira (Alínea), GLOBALIZAÇÃO E AS REFORMAS DO ENSINO MÉDIO E DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO ANOS DE 1990 (IFPR). Organizador do livro "Jovens, Ensino Médio e Educação Profissional: políticas públicas em debate (Papirus). É bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq. Email para contato: proframondeoliveira1966@gmail.com

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Publicado

29/06/2023

Como Citar

OLIVEIRA, Ramon de. Ensino médio integrado: desafios para os que lutam por uma escola emancipatória. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 23, p. e14688, 2023. DOI: 10.15628/rbept.2023.14688. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/14688. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê - Guarnicê da Educação, da Democracia e da formação dos trabalhadores

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