v. 1 n. 25 (2025)

Publicado: 27.02.2025

ARTIGOS

  • A CULTURA ORGANIZACIONAL E OS CONCEITOS DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

    Alex Rodrigo Brondani, Maria Rosangela Silveira Ramos, Catiane Mazocco Paniz
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2025.15913
  • Política Nacional de Educação Profissional e Tecnológica: uma análise do arcabouço legal no Brasil no contexto neoliberal

    Maria da Conceição de Oliveira, Suzana Firmino da Silva
    e16696
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2025.16696
  • As Origens dos Cursos Técnicos de Agrimensura

    Cesar Rogério Cabral, Julia Cucco Dalri
    e17015
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2025.17015
  • Perfil dos egressos do Curso Técnico em Meio Ambiente do Colégio Técnico da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro: um acompanhamento reflexivo

    Alex Braz Iacone Santos, Marcelo Borges Rocha
    e15352
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2025.15352
  • Rede de colaboração na produção dos produtos educacionais desenvolvidos pelo Programa de Mestrado PROFEP no Instituto Federal da Bahia

    Eneida Santana, Tereza Kelly Gomes Carneiro, Vania Souza Alves Bezerra, Cássio Viana Santos, Uilma dos Santos Reis, Camila Costa Cerqueira Tavares
    e15548
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2025.15548
  • Resistências à formação pedagógica nos discursos de docentes da educação profissional e tecnológica: um estudo de caso no IFES

    ELIAS DANTAS
    e16214
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2025.16214
  • Os Princípios Educativos e Formativos da Educação Profissional e Tecnológica no Instituto Federal do Tocantins

    Deine Danielle Lelis Gori, Rivadavia Cavalcante Porto, Weimar Silva Castilho, Marcelo Rythowem, Jair José Maldaner
    e16570
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2025.16570
  • As contribuições e limitações da internacionalização na Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica

    Gislaine Aparecida Alves Zamilian, Samuel Carlos Wiedemann
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2025.17067
  • Tensões emergentes na discussão sobre Ensino Médio Integrado: o caso do CEFET/RJ campus Maracanã

    Suelen Pestana Cardoso, Roberto Soares da Cruz-Hastenreiter, Renata Rufino da Silva, Marta Maximo-Pereira, Cristiana Rosa Valença, Vanessa de Oliveira Brunow , Fernanda Zerbinato Bispo Velasco
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2025.16033
  • Entre avanços e recuos um olhar à história e memória do ensino de Arte e da educação profissional no Brasil como base para a integração no Ensino Médio Integrado dos Institutos Federais

    Edvaldo do Nascimento Carvalho, Argemiro Midonês Bastos
    e16436
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2025.16436
  • A RELAÇÃO DOS ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS E OS CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS O CASO DO INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE – CAMPUS CAMBORIÚ

    Mateus Testoni Carvalho, Solange Aparecida Zotti, Andressa Graziele Brandt
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2025.16800
  • Panorama de distribuição dos cursos técnicos em enfermagem ofertados pela Rede Federal de Educação Profissional

    Sra. Ludmila Anjos, Sr. Gilberto Tadeu Reis da Silva, Sra. Ana Lúcia Arcanjo Oliveira Cordeiro, Sra. Cristina Lavareda Baixinho
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2025.15684
  • Inteligência Artificial na Educação Profissional e Tecnológica experiências pedagógicas nos institutos federais

    Luis Antonio Braga Vieira, Mayra Camelo Madeira de Moura
    e15906
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2025.15906
  • Aprender para agir: Desenvolvimento de aplicativo em primeiros socorros para Educação Profissional e Tecnológica

    Allysson Macário de Araújo Caldas, Allan Giuseppe de Araújo Caldas, Isabelle de Souza Medeiros, Luciana Silva de Medeiros
    e16277
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2025.16277
  • Ensino de Música Popular Brasileira no Ensino Técnico Integrado Reflexões sobre a estruturação curricular do IFSP

    Danny Menezes Cunha, Nathália Luiz de Freitas
    e17080
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2025.17080
  • O IFG – Campus Anápolis promove uma educação inclusiva? Com a palavra seus professores

    Lidiane de Lemos Soares Pereira
    e15858
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2025.15858
  • Contribuições acerca da integração curricular na Educação Profissional de Jovens e Adultos

    Camila Anizio de Almeida, Poliana Daré Zampirolli Pires
    e16140
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2025.16140
  • SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE EDUCAÇÃO FISCAL UMA CONTRIBUIÇÃO AO DESENVOLVIMENTO DA CIDADANIA DOS ESTUDANTES DE UM CURSO TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO

    Renato Luís Pivello, Amanda Ribeiro Vieira
    e16850
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2025.16850
  • Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) Breve histórico e levantamento de produtos educacionais produzidos na Região Sul do Brasil no período de 2018 a 2022

    Josi Fernandes Dourado, Angélica Antonechen Colombo
    e15435
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2025.15435
  • Educação Profissional e ensino médio integrado considerações a partir da Base Nacional Comum Curricular

    Luiz Mário Lopes Cardoso, Heloisia Carneiro de Souza SOUZA , Flávio Manoel Coelho Borges Cardoso Cardoso , Emmanuela Ferreira de Lima Lima, Matias Noll
    e15745
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2025.15745
  • Projetos Integradores: metodologias previstas nos PPCs dos Cursos Técnicos em Agropecuária Integrado dos Institutos Federais

    Migacir, Michelle
    17024
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2025.17024
  • Políticas Públicas, Trabalho e Educação na ilha de Caratateua, periferia amazônica de Belém/PA

    Claudia Santos Oliveira, Ronaldo Marcos de Lima Araujo
    e-16590
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2025.16590
  • Educação em saúde no ensino médio integrado: percepção dos professores do Instituto Federal Baiano campus Senhor do Bonfim

    TASSIA LAINE FERREIRA MOURA, GILVAN MARTINS DURÃES, CRISTIANE BRITO MACHADO
    16391
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2025.16391
  • Percepção dos residentes de enfermagem sobre a prática na atenção paliativa oncológica e as implicações da espiritualidade

    Rithiely Rosa Feital da Silva, Eliane Ramos Pereira, Rose Mary Costa Rosa Andrade Silva, Renata Carla Nencetti Pereira Rocha, Janaína Mengal Gomes Fabri, Janillê Luciana de Araújo
    e15472
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2025.15472
  • Aplicações de realidade aumentada na Educação Profissional e Tecnológica utilizando navegadores WEB

    Lana Priscila Souza, Sandro César Silveira Jucá, Maria de Lourdes da Silva Neta
    e15803
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2025.15803
  • Economia solidária e emancipação de mulheres: um estado do conhecimento

    Cristiane de Brito Cruz, Kelly Aline Hipólito de Medeiros
    17066
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2025.17066
  • Desafios dos docentes não licenciados da área de Recursos Naturais do Instituto Federal do Amapá

    Marcos Alves Nicacio, Suellem Saldanha Brito Colares, Fiama Jéssica Monteiro da Conceição
    e15516
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2025.15516
  • Os egressos do IFPR Campus Paranaguá um estudo sobre alunos que concluíram o Ensino Médio Técnico na instituição

    Sidney Reinaldo Silva, Andreia da Silva Temoteo Oliveira
    e15412
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2025.15412
  • Histórias e vitórias dos egressos e estudantes do IF-Goiano - Campus Ceres: um documentário do ProfEPT com jovens provenientes da cidade de Guarinos GO

    Suelma dos Reis Pereira Alves, Léia Adriana da Silva Santiago, Marco Antônio de Carvalho
    e 15877
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2025.15877

RELATO DE EXPERIÊNCIA