Os Princípios Educativos e Formativos da Educação Profissional e Tecnológica no Instituto Federal do Tocantins
DOI:
https://doi.org/10.15628/rbept.2025.16570Palavras-chave:
Educação Profissional e Tecnológica, Principios Educativos e Formativos, Instituto Federal do TocantinsResumo
Com este estudo, objetivou-se identificar se, na percepção e prática dos educadores do Instituto Federal do Tocantins (IFTO) – Campus Palmas, constam as categorias: trabalho como princípio educativo; formação integral; formação omnilateral; educação emancipatória. Ainda pretendeu-se: (i) revisar as fontes teóricas e conceituais em Educação Profissional e Tecnológica (EPT) e seus marcos históricos e legais; (ii) pesquisar, em documentos legais e institucionais do IFTO, a materialização dos princípios educativos e formativos em EPT; (iii) analisar as percepções dos educadores do IFTO – Campus Palmas, sobre os princípios educativos e formativos em EPT. A abordagem qualitativa, de natureza exploratória, foi realizada por meio de pesquisas bibliográfica, documental e da coleta de dados. A pesquisa revelou que os documentos legais e institucionais do IFTO expõem os princípios educativos e formativos do EPT. De acordo com os dados quantitativos obtidos, 63% dos servidores participantes não conhecem alguns dos princípios da EPT. Concluiu-se, assim, ser necessário que a instituição promova ações de formação.
Downloads
Referências
BRASIL. INEP. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Ministério da Educação. Resumo técnico do censo da educação superior 2020. Disponível em: //https://download.inep.gov.br/publicacoes/institucionais/estatisticas_e_indicadores/resumo_tecnico_censo_da_educacao_superior_2020.Pdf. Acesso em: 4 fev. 2023.
BRASIL. Decreto n. 7.566/1909. Cria nas capitais dos Estados da Republica Escolas de Aprendizes Artifices, para o ensino profissional primario e gratuito. 1909. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/setec/arquivos/pdf3/decreto_7566_1909.Pdf. Acesso em: 7 jul. 2022.
BRASIL. Constituição dos estados unidos do Brasil de 1937. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao37.htm. Acesso em: 8 jun. 2022.
_____. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em 8 jun. 2022
_____. Lei n. 9.394/1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. 1996.Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 8 jun. 2022.
_____. Lei n. 11.892/2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. 2008. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11892.htm. Acesso em: 10 jun. 2022.
BRASIL, MEC. Resolução CNE/CP nº 2, de 22 de dezembro de 2017. Institui e orienta a implantação da Base Nacional Comum Curricular. 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/historico/resolucaocne_cp222dedezembrode2017.Pdf. Acesso em: 9 jul. 2022.
BRASIL, MEC.Resolução CNE/CP n. 1, de 05 de janeiro de 2021. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Profissional e Tecnológica. 2021a. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/resolucao-cne/cp-n-1-de-5-de-janeiro-de-2021-297767578. Acesso em: 10 jun. 2022
BRASIL, SETEC/MEC. Plataforma Nilo Peçanha - PNP. 2021b. Disponível em: https://www.gov.br/mec/pt-br/pnp. Acesso em 10 ago. 2022
CIAVATTA, Maria. O ensino integrado, a politecnia e a educação omnilateral. Por que lutamos? Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 23, n. 1, p. 187–205, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9303. Acesso em 25 set. 2022.
ETF-Palmas. Escola Técnica Fedral de Palmas. Projeto Pedagógico Institucional – PPI. 2007. Disponível em: http://portal.ifto.edu.br/palmas/centrais-de-conteudos/documentos/projeto-ifet-to.Pdf. Acesso em: 25 fev. 2023.
ETF-Palmas; EAFA-TO. Projeto do Instituto Federal do Tocantins - IFET. Transformação da Escola Técnica Federal de Palmas e Escola Agrotécnica Federal de Araguatins em Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins 2008. Disponível em: http://portal.ifto.edu.br/palmas/centrais-de-conteudos/documentos/projeto-ifet-to.Pdf. Acesso em: 25 fev. 2023.
FRIGOTTO, Gaudêncio. Concepções e mudanças no mundo do trabalho e o ensino médio. In: FRIGOTTO, G.; CIAVATTA, M.; RAMOS, M.N. (Org.). Ensino médio integrado: concepção e contradições. São Paulo: Cortez, 2005. p. 57-82
_____. A relação da educação profissional e tecnológica com a universalização da educação básica. Educação & Sociedade, v. 28, n. 100, p. 1.129-1.152, 2007.
_____. Teoria e práxis e o antagonismo entre a formação politécnica e as relações sociais capitalistas. Trabalho, Educação e Saúde, v. 7, n. suppl 1, p. 67-82, 2009.
FRIGOTTO, Gaudêncio et al. Educação politécnica. In: Dicionário da Educação do Campo. São Paulo: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio - Expressão Popular, 2012
FRIGOTTO, Gaudêncio; CIAVATTA, Maria; RAMOS, Marise (orgs.). Ensino médio integrado: concepção e contradições. São Paulo, 2005.
GARCIA, S. R. de O. O fio da história: a gênese da formação profissional no Brasil. REUNIÃO ANUAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO, Anais [...], p. 18, 2000.
GATTI, Bernardete A. Estudos quantitativos em educação. Educação e pesquisa, v. 30, n. 01, p. 11-30, 2004.
GIL, Antônio C. Como elaborar projetos de pesquisa. v. 1, São Paulo: Atlas, 2002.
IFTO. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins. Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI 2020-2024), Palmas -TO: IFTO, 2019. Disponível em: http://portal.ifto.edu.br/ifto/reitoria/pro-reitorias/proad/planejamento-estrategico/pdi. Acesso em 7 dez. 2022. 2019
KUENZER, A. Z. O ensino médio agora é para a vida: entre o pretendido, o dito e o feito. Educação & Sociedade, v. 21, n. 70, p. 15-39, 2000.
_____. Conhecimento e competências no trabalho e na escola. Boletim Técnico do Senac, v. 28, p. 2–11, 2010.
_____. (org.). Ensino médio: construindo uma proposta para os que vivem do trabalho. Rio de Janeiro: Cortez, 2007.
MANACORDA, M.A. Marx e a pedagogia moderna. [tradução Newton R. de Oliveira]. Campinas, SP: Editora Alínea, 2007.
MOURA, D. H.; FILHO, D. L. L.; SILVA, M. R. Politecnia e formação integrada: confrontos conceituais, projetos políticos e contradições históricas da educação brasileira. Revista Brasileira de Educação, v. 20, n. 63, p. 1.057-1.080, 2015.
OLIVEIRA, Ana Lucia Cavalca F. Franco de; COSTA, Fatima Roseni; DA COSTA, Paula Regina; CUNHA, Virginia Mara Próspero da. "Professores Iniciantes: em busca da construção da identidade." Brazilian Journal of Development. v.6, nº 4. Curitiba: p. 17097-17107, 2020
PACHECO, E. Os institutos federais – uma revolução na educação profissional e tecnológica. Editora do IFRN, p. 28, 2010.
RAMOS, M. Concepção do ensino médio integrado à educação profissional. Natal: Secretaria de Educação do Estado do Rio Grande do Norte, 2008.
_____. Ensino médio integrado: ciência, trabalho e cultura na relação entre educação profissional e educação básica. In: MOLL, J. et al. (org.). Educação profissional e tecnológica no Brasil contemporâneo: desafios, tensões e possibilidades. Porto Alegre, p. 42-58, 2010.
_____. História e política da educação profissional. Curitiba: Instituto Federal do Paraná, 2014.
SAVIANI, D. Sobre a concepção de politecnia [apresentado do “Seminário Choque Teórico” da Saúde, 2, 3 e 4 de dezembro de 1987]. Rio de Janeiro: 1989.
SAVIANI, D. O choque teórico da politecnia.trabalho, educação e saúde. Revista da EPS|V|Fiocruz, v. 1, p. 131-152, 2003.
VIEIRA, A. M. D. P.; JUNIOR, A. de S. A educação profissional no Brasil. Interações, v. 12, n. 40, p. 152-169, 2017.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O autor na submissão do artigo transfere o direito autoral ao periódico. À Revista Brasileira da Educação Profisisonal e Tecnológica ficam reservados os direitos autorais pertinentes a todos os artigos nela publicados.