Os Princípios Educativos e Formativos da Educação Profissional e Tecnológica no Instituto Federal do Tocantins

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2025.16570

Palavras-chave:

Educação Profissional e Tecnológica, Principios Educativos e Formativos, Instituto Federal do Tocantins

Resumo

Com este estudo, objetivou-se identificar se, na percepção e prática dos educadores do Instituto Federal do Tocantins (IFTO) – Campus Palmas, constam as categorias: trabalho como princípio educativo; formação integral; formação omnilateral; educação emancipatória. Ainda pretendeu-se: (i) revisar as fontes teóricas e conceituais em Educação Profissional e Tecnológica (EPT) e seus marcos históricos e legais; (ii) pesquisar, em documentos legais e institucionais do IFTO, a materialização dos princípios educativos e formativos em EPT; (iii) analisar as percepções dos educadores do IFTO – Campus Palmas, sobre os princípios educativos e formativos em EPT. A abordagem qualitativa, de natureza exploratória, foi realizada por meio de pesquisas bibliográfica, documental e da coleta de dados. A pesquisa revelou que os documentos legais e institucionais do IFTO expõem os princípios educativos e formativos do EPT. De acordo com os dados quantitativos obtidos, 63% dos servidores participantes não conhecem alguns dos princípios da EPT. Concluiu-se, assim, ser necessário que a instituição promova ações de formação.

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Biografia do Autor

Rivadavia Cavalcante Porto, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO)

Doutor em Linguística e Práticas Sociais pela Universidade Federal da Paraíba (PROLING/UFPB). Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO) e do Programa de Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) - Campus Palmas/IFTO

Weimar Silva Castilho, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO)

Doutor em Sistemas Mecatrônicos pela Universidade de Brasília. Professor PhD do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO) e do Programa de Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) - Campus Palmas/IFTO. 

Marcelo Rythowem, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO)

Possui graduação em Filosofia pela Universidade de Passo Fundo (1996), Mestrado em Educação pela Universidade de Brasília (2008) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Goiás (2017). É professor Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Tocantins Campus Palmas. Tem experiência na área de Filosofia, Gestão e Educação.

Jair José Maldaner, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO)

Possui Licenciatura em Filosofia pela Universidade de Passo Fundo (1994), Mestrado em Educação pela Universidade de Brasília (2009) e Doutorado em Educação pela Universidade de Brasília (2016). Atualmente é professor EBTT do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins, Campus Palmas. Atua como docente no Ensino Médio Integrado, cursos superiores e no Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT como docente e coordenador. Tem experiência na área de Filosofia e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Profissional e Tecnológica; Formação Humana Integral; Filosofia da Educação; Direitos Humanos; Ética e Cidadania. É líder do grupo de Pesquisa Práxis: Trabalho, Educação e Sociedade.

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Publicado

05.04.2025

Como Citar

GORI, Deine Danielle Lelis; PORTO, Rivadavia Cavalcante; CASTILHO, Weimar Silva; RYTHOWEM, Marcelo; MALDANER, Jair José. Os Princípios Educativos e Formativos da Educação Profissional e Tecnológica no Instituto Federal do Tocantins. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 25, p. e16570, 2025. DOI: 10.15628/rbept.2025.16570. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/16570. Acesso em: 15 maio. 2025.

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