Olimpíada Nacional de Ciências: relato de atividades da elaboração de um material didático para aulas preparatórias na Educação Profissional, Científica e Tecnológica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2025.16651

Palavras-chave:

Olimpíada Nacional de Ciências, Projeto de Ensino, Material Didático, Interdisciplinaridade

Resumo

Neste trabalho, relata-se atividades do projeto de ensino “Olimpíada Nacional de Ciências: elaboração de material didático para aulas preparatórias”, cujo objetivo foi produzir material didático instrucional para estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – Campus São Paulo do Potengi, objetivando suplementar a participação nas fases da Olimpíada Nacional de Ciências (ONC), que tem caráter interdisciplinar, e envolve Astronomia, Biologia, Física, História e Química. O Projeto foi desenvolvido em 3 etapas: pesquisa, seleção e elaboração, seu relatório será disponibilizado no repositório institucional Memoria, e o material didático instrucional será publicado pela Editora IFRN em formato de e-book para divulgação, visando a utilização em aulas preparatórias da ONC.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ubaldo Fernandes Almeida, Instituto Federal de Educação , Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Mestre em Ensino de Física pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte; Especialista em Física Moderna e Contemporânea para o ensino Médio pela Universidade Católica de Brasília (UCB-Virtual); Graduado em Física pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (2011). Atualmente é professor EBTT efetivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte Campus Santa Cruz e desenvolve um projeto de pesquisa envolvendo a utilização de mídias digitais e ferramentas do e-learning no Ensino Médio da Rede Pública (IFRN e Escolas Estaduais) e Privadas de Santa Cruz RN. Além de ter experiência na área de Ensino de Física, com ênfase em Termodinâmica.

Anderson Fernandes Gomes, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte Campus São Paulo do Potengi

Doutorado em química pelo programa de pós-graduação em química da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN (2018), possui mestrado em química também pela UFRN (2013 - Bolsista do CNPq) e graduação em química (Licenciatura - Bolsista do CNPq) pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN (2010). Lecionou química como membro do quadro efetivo do Estado do RN (2012-2013) e atualmente é professor permanente do ensino básico, técnico e tecnológico do IFRN em regime de dedicação exclusiva. Desenvolve pesquisas com ênfase em microalgas, bicombustíveis e biorrefinaria.

Anderson Luiz Pinheiro de Oliveira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte Campus São Paulo do Potengi

Possuo Doutorado em Ciências Climáticas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2016), Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2012) e Graduação em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2005). Desenvolvo pesquisas na área de Aeronomia, com ênfase na propagação de ondas de gravidade na média atmosfera, e parâmetros meteorológicos da Troposfera. Também desenvolvo pesquisas na área de Ensino de Ciências com ênfase no Ensino de Física e na abordagem Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA). Sou professor de Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (2014).

Heitor Bruno de Araújo Souza, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte Campus São Paulo do Potengi

Professor efetivo de Biologia e áreas afins no Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). Graduado em Ciências Biológicas (bacharelado e licenciatura) pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Mestre em Ecologia (UFRN).

Kleber Luiz Gavião Machado de Souza, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte Campus São Paulo do Potengi

Graduado em História (2008) pela Universidade Federal de Sergipe (2011), Mestre em Educação pela mesma instituição e Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Possui experiência profissional com ensino de história para a educação Básica e em cursos de graduação e pós-graduação stricto sensu em História, Pedagogia, Letras e Artes. Além disso, já atuou como consultor/parecerista do Programa de Ações Articuladas do Ministério da Educação (PAR/MEC), técnico em assuntos educacionais na Secretaria de Educação do município de São Cristóvão/SE e no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). Como pesquisador, atua principalmente nas temáticas relacionadas ao Ensino de História.Atualmente, é professor de História no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), onde tem se dedicado a docência para o Ensino Médio e a pesquisas sobre História e Memória das Secas na região de São Paulo do Potengi/RN.

Luana Tayna Silva Lima, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte Campus São Paulo do Potengi

Estudante do Ensino Médio Técnico pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.

Saulo Carneiro Maciel, Instituto Federal de Educação , Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Possui graduação em Física pela Universidade Estadual do Ceará (2005), mestrado em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2007) e doutorado em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2011), atuando principalmente no seguinte tema: astrofísica, binárias eclipsantes e rotação estelar.

Ulisandra Ribeiro de Lima Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte Campus São Paulo do Potengi

Possui graduação em Química Bacharelado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2004), graduação em Química Licenciatura pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2007), Mestrado em Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2006) e Doutorado em Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2011). Sou professora do Instituto Federal do Rio Grande do Norte - IFRN. Tenho experiência na área de Química, com ênfase em Química, atuando principalmente nos seguintes temas: ferritas, ferromagnetismo, material absorvedor de radiação eletromagnética, PLZT, método pechini, oxalato parcial e PZT-Ca, ZT, PZT , e piezelétrico.

Wenderson da Silva Nascimento, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte Campus São Paulo do Potengi

Estudante do Ensino Médio Técnico pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.

Referências

BRASIL. CNPq. Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Disponível em: https://www.gov.br/cnpq/pt-br/assuntos/popularizacao-da-ciencia/olimpiadas-cientificas. Acesso em: 23 out. 2024.

CAMPAGNOLO, J. C. N. O Caráter Incentivador das Olimpíadas de Conhecimento: Uma Análise Sobre a Visão dos Alunos da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica Sobre a Olimpíada. Monografia (Departamento de Física). Universidade Estadual de Maringá. Maringá, 2011. 72 f.

CIÊNCIA NA ESCOLA. Programa Ciência na Escola. Disponível em: https://www.gov.br/mcti/pt-br/acompanhe-o-mcti/ciencia-na-escola. Acesso em: 06 jan. 2024.

DELUCIA, J. et al. Olimpíada Científica como Influência Formativa no Ensino Básico. C&I - Revista Ciências e Ideias, São Paulo, v. 8, n. 2, p. 180-196, 2017. Disponível em: https://revistascientificas.ifrj.edu.br/index.php/reci/article/view/687. Acesso em: 06 jan. 2024.

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE. Projeto político-pedagógico do IFRN: uma construção coletiva. Natal: IFRN, 2012. Disponível em: http://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/1066. Acesso em: 22 out 2024.

MACIEL, M. GETMath – A criação de um grupo de estudos segundo fundamentos da Educação Matemática Crítica: uma proposta de Educação Inclusiva. 2008. Dissertação (Mestrado Profissionalizante em Ensino de Matemática) -Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre.

MENEGUELLO, C. Olimpíada Nacional em História do Brasil: uma aventura intelectual? História Hoje, v.5, n.14, p.1-14, 2011. Disponível em: <http://www.anpuh.org/revistahistoria/view?ID_REVISTA_HISTORIA=14>. Acesso em: 22 out. 2024.

MINISTÉRIO DA CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO (MCTI). Olimpíada Nacional de Ciências. Disponível em: https://www.gov.br/mcti/pt-br/acompanhe-o-mcti/ciencia-na-escola. Acesso em: 22 out. 2024.

OLIMPIADA NACIONAL DE CIÊNCIAS. Provas Anteriores. [s. l.; s. d.]. Disponível em: https://www.onciencias.org/exames. Acesso em: 06 jan. 2024.

OLIMPIADA NACIONAL DE CIÊNCIAS. Regulamento. [s. l.; s. d.]. Disponível em https://www.onciencias.org/regulamento. Acesso em: 06 jan. 2024.

REZENDE, F.; OSTERMANN, F. Olimpíadas de ciências: uma prática em questão. Ciências & Educação, Bauru, v. 18, n. 1, p. 245-256, 2012.

SILVA, R. C. O estado da arte das publicações sobre as olimpíadas de ciências no Brasil. 2016. 78 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Universidade Federal de Goiás, Goiânia.

SINGH, V. Science Olympiad. In: GUNSTONE R. (Eds). Encyclopedia of Science Education. Springer, Dordrecht. 2014.

STEEGH, A. et al. Gender differences in mathematics and science competitions: A systematic review. Journal of Research in Science Teaching, v. 56, n. 10, p. 1431-1460, 18 dez. 2019. Doi: 10.1002/tea.21580.

Downloads

Publicado

27.08.2025

Como Citar

ALMEIDA, Ubaldo Fernandes; GOMES, Anderson Fernandes; OLIVEIRA, Anderson Luiz Pinheiro de; SOUZA, Heitor Bruno de Araújo; SOUZA, Kleber Luiz Gavião Machado de; LIMA, Luana Tayna Silva; MACIEL, Saulo Carneiro; SILVA, Ulisandra Ribeiro de Lima; NASCIMENTO, Wenderson da Silva. Olimpíada Nacional de Ciências: relato de atividades da elaboração de um material didático para aulas preparatórias na Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 2, n. 25, p. e16651, 2025. DOI: 10.15628/rbept.2025.16651. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/16651. Acesso em: 18 set. 2025.

Edição

Seção

RELATO DE EXPERIÊNCIA

Artigos Semelhantes

> >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.