A formação técnica integrada e a Contrarreforma do Ensino Médio: retalhos de uma colcha inacabada

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2025.15997

Palavras-chave:

Reforma do ensino médio, Base Nacional Comum Curricular, Políticas curriculares, Educação Profissional

Resumo

Este artigo busca refletir, à luz dos documentos oficiais produzidos em 2017 e 2021, sobre os objetivos político-educacionais e seus desdobramentos para a formação técnica integrada. As formulações previstas em tais documentos buscam fundamentar uma agenda política que privilegia a manutenção hegemônica do interesse privado e a precarização da formação dos estudantes da educação básica, em especial oriundos da escola pública, filhos da classe trabalhadora. Na perspectiva da Educação Profissional Técnica de Nível Médio que ocorre nos Institutos Federais, neste artigo, desvelamos as mudanças no plano ideológico contidas nesses documentos, bem como os movimentos de resistência ao reducionismo do currículo e aos impactos da reforma para a formação humana integral como política pública.

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Biografia do Autor

Rodrigo dos Santos Almeida, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro

Professor de Química Geral e Inorgânica do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ - campus Rio de Janeiro). Mestre em Ciência e Tecnologias Nucleares pelo Instituto de Engenharia Nuclear (IEN/CNEN). Possui graduação em Farmácia com habilitação em Farmácia Industrial (2002) e em Licenciatura em Química (2009), ambas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências (PROPEC-IFRJ) e membro dos grupos de pesquisa CAFE - Ciência, Arte, Formação e Ensino (dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/5560816264589777) e GPTEC - Grupo de Pesquisa em Tecnologia, Educação e Cultura (http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/7693343371947974).

Telma Alves, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro

Graduada em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1986) e com curso de Especialização no IMPA (1997) é professora (aposentada) da SME/RJ. Professora efetiva do Colégio Pedro II desde 1996, foi redistribuída para o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, em 08 de janeiro de 2015, onde atua como professora Titular da carreira EBTT e ensina Matemática nos Cursos Técnicos Integrados, desde 2010. Em dezembro de 2007, obteve o título de Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pelo Centro Federal de Educação Tecnológica - CEFET/RJ, área de concentração em Novas Tecnologias do Ensino da Matemática. Doutora em Educação pela Universidade Federal Fluminense, na linha de pesquisa Diversidade, Desigualdades Sociais e Educação. Desde 2004, atua na Educação de Jovens e Adultos voltada tanto para o Ensino Fundamental como para o Ensino Médio. Sua área de pesquisa é a da formação inicial e continuada de professores. Sua preocupação é que a formação docente contemple a Educação de jovens e adultos e a diversidade que caracteriza as classes escolares da escola pública brasileira. Participa do Grupo de Etnomatemática da UFF - GETUFF, do Grupo EJAtrab da UFF. e do Grupo de Pesquisa em Tecnologia, Educação e Cultura - GPTEC do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro - IFRJ.

Marcus Vinicius da Silva Pereira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro

Licenciado em Física pela UFRJ, Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pelo CEFET-RJ e Doutor em Educação em Ciências e Saúde pela UFRJ, com pós-doutorado na FE-USP. É Jovem Cientista do Nosso Estado (JCNE) da FAPERJ. Integrou a Comissão de Ensino da Sociedade Brasileira de Física (SBF). Coordena o Laboratório de Pesquisa em Tecnologia, Educação e Cultura (LABTEC) do IFRJ, onde é professor titular e exerce a função de Pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação. É docente permanente do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências (PROPEC) do IFRJ e do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Saúde (PPGECS) do NUTES/UFRJ. Lidera o Grupo de Pesquisa em Tecnologia, Educação & Cultura (GPTEC - www.gptec.org), e atua no Grupo de Estudos de Recepção Audiovisual em Educação em Ciências e Saúde (GERAES). Seus interesses de pesquisa têm se concentrado em investigar a produção e a recepção audiovisual, o papel de atividades prático-experimentais, tecnologias e metodologias ativas no ensino de ciências, além do papel da formação na pós-graduação em ensino, em particular a modalidade profissional de mestrado e doutorado e o desenvolvimento de produtos ou processos educacionais.

Giselle Rôças, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro

Possui graduação em Ciências Biológicas Modalidade Ecologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995), mestrado em Ecologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998) e doutorado em Ecologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004). Desenvolvo pesquisa e junto aos professores da Educação Básica e Superior com o intuito de promover uma maior articulação entre os saberes advindos da Biologia e das chamadas Ciências da Natureza com as práticas do Ensino das Ciências em espaços formais de ensino. Professora Titular do ensino superior do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, com livros e artigos publicados, além de orientações de Iniciação Científica, Especialização, Mestrado e Doutorado. Atualmente participo de projetos de pesquisa com ênfase no Ensino de Ciências, com apoio da FAPERJ, CAPES, IFRJ e CNPq. Sou líder do grupo de pesquisa CAFE - Ciência, Arte, Formação e Ensino. Atuo como Coordenadora Adjunta da Modalidade Profissional na área 46 - CAPES, no período de período de 2013 a 2014, e 2022 em curso. Sou docente permanente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino de Ciências - PROPEC/IFRJ, pesquisadora do CNPq nível 2 e mãe desde 2009. ORCID - http://orcid.org/0000-0002-1669-7725 CAFE - dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/5560816264589777

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Publicado

23.07.2025

Como Citar

ALMEIDA, Rodrigo dos Santos; ALVES, Telma; PEREIRA, Marcus Vinicius da Silva; RÔÇAS, Giselle. A formação técnica integrada e a Contrarreforma do Ensino Médio: retalhos de uma colcha inacabada. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 2, n. 25, p. e15997, 2025. DOI: 10.15628/rbept.2025.15997. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/15997. Acesso em: 6 out. 2025.

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