A formação técnica integrada e a Contrarreforma do Ensino Médio: retalhos de uma colcha inacabada
DOI:
https://doi.org/10.15628/rbept.2025.15997Palavras-chave:
Reforma do ensino médio, Base Nacional Comum Curricular, Políticas curriculares, Educação ProfissionalResumo
Este artigo busca refletir, à luz dos documentos oficiais produzidos em 2017 e 2021, sobre os objetivos político-educacionais e seus desdobramentos para a formação técnica integrada. As formulações previstas em tais documentos buscam fundamentar uma agenda política que privilegia a manutenção hegemônica do interesse privado e a precarização da formação dos estudantes da educação básica, em especial oriundos da escola pública, filhos da classe trabalhadora. Na perspectiva da Educação Profissional Técnica de Nível Médio que ocorre nos Institutos Federais, neste artigo, desvelamos as mudanças no plano ideológico contidas nesses documentos, bem como os movimentos de resistência ao reducionismo do currículo e aos impactos da reforma para a formação humana integral como política pública.
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