v. 2 n. 23 (2023)

Publicado: 18/07/2023

Dossiê - A Produção do Conhecimento e a Constituição do Campo Científico da Educação Profissional

ARTIGOS

  • Um Estado do Conhecimento sobre a inclusão da pessoa com deficiência na educação profissional a partir do NAPNE/IFRN

    Suênia Cavalcante Pereira Gonçalves, Ilane Ferreira Cavalcante
    e15579
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2023.15579
  • A educomunicação e a interface com o ensino remoto emergencial na especialização em docência para Educação Profissional, Científica e Tecnológica

    Waldelicy Lacerda da Costa
    e13851
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2023.13851
  • A Educação Profissional e Tecnológica no Brasil Um estudo a partir de periódicos e dos anais da ANPEd

    Felipe Augusto Cordeiro Sales, Lidiane de Lemos Soares Pereira
    e14002
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2023.14002
  • Superação do dualismo na Educação Profissional e Tecnológica ação docente e proposta dos Institutos Federais em prol de um ensino democrático

    Maycon Dias Prado, Thiago Soares de Oliveira
    e14199
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2023.14199
  • Iniciação científica e tecnológica do IFRR Importância na formação do “jovem” egresso de curso técnico integrado ao ensino médio

    Daniele Sayuri Fujita Ferreira, Patrícia Paiva de Mesquita
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2023.14461
  • IF'S, uma história por fazer-se e os caminhos da pesquisa

    João Carlos Cichaczewski, Cloves Alexandre de Castro
    e12014
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2023.12014
  • O Ensino Integrado das Práticas de Análise de Alimentos pelo Uso de Procedimentos Operacionais

    Cláudia Veloso, Rivadavia Porto Cavalcante, Mary Lucia Gomes Senna, Weimar Silva Castilho, Wallysonn Alves de Souza
    e13649
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2023.13649
  • Produção Acadêmica em Cursos de Licenciatura Comparação entre uma Universidade Tecnológica e uma Clássica

    Luiz Marcelo de Lara, Celso Bilynkievycz dos Santos, Luiz Alberto Pilatti
    e14409
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2023.14409
  • A escola doméstica de Brasópolis Abordagens sobre o currículo para a educação feminina nas montanhas mineiras (1927-1965)

    Palloma Victoria Nunes e Silva, Betânia de Oliveira Laterza Ribeiro
    e11249
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2023.11249
  • Um Ensino de norma regulamentadora (NR) em curso técnico por meio de histórias em quadrinhos (HQ)

    Vinícius Batista Campos
    e14608
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2023.14608
  • Análise de uma atividade de aprendizagem baseada em projetos aplicada ao ensino de Eletrônica Analógica

    Cristiano Luiz Silva Tavares, Giovani Zanetti Neto
    e13596
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2023.13596
  • Desafios da classe-que-vive-do-trabalho para permanecer na universidade: uma análise socioeconômica de estudantes da TURMA 2019.2 do Curso de Licenciatura em Ciências Humanas/Sociologia da UFMA/campus de Imperatriz.

    FRANCISCO WILSON LEITE DA SILVA, EDSON FERREIRA DA COSTA, ESLANE COSTA DA SILVA, AMANDA SILVA ARAUJO, RAQUEL SILVA DO NASCIMENTO, FERNANDO BRASIL ALVES
    e13811
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2023.13811
  • Análise documental das políticas de responsabilização da educação profissional e técnica do estado de São Paulo

    Juliana Alexandre Soares Gomes, Eric Ferdinando Passone
    e13871
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2023.13871
  • Articulação teórico-prática na formação profissional proposta didática crítico-reflexiva no estágio curricular

    Liliane Santos Tobias, Maria das Graças de Oliveira Pereira
    e14017
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2023.14017
  • O binômio objetos digitais de aprendizagem e estratégias pedagógicas análise do comportamento de docentes de Educação Profissional e Tecnológica frente à covid-19

    Bernardo Palma, Alessandra de Matos da Silva, Luciana Vieira
    e14205
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2023.14205
  • Atividade Integradora proposta metodológica para a Educação Profissional e Tecnológica

    Alexandre Geraldo Viana Faria, Erika Fernanda Dos Santos Almeida Vaz, Raquel Kruger
    e14529
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2023.14529
  • Empregabilidade e diversidade uma análise das experiências profissionais de travestis, transexuais e não-binárias

    Stephanie Moreira Gutierres, Sílvia Renata Lordello
    e12741
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2023.12741
  • A Tendência da Formação do Técnico em Enfermagem do Estado de São Paulo, segundo Planos Curriculares de 1973 a 2012

    Shirley Rocha Afonso, Maria Lucia Mendes Carvalho
    e13770
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2023.13770
  • Planejamento de Ensino para o Estudante Público Alvo da Educação Especial no Instituto Federal de São Paulo

    Natany Ferreira Silva, Carla Ariela Rios Vilaronga, Eniceia Gonçalves Mendes
    e13845
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2023.13845
  • Ensino de dimensionamento de câmaras frigoríficas no curso técnico em refrigeração e climatização através da aprendizagem baseada em projeto

    Alvaro Antonio Ochoa, Rosa Maria Oliveira Teixeira de Vasconcelos
    e13903
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2023.13903
  • E-zine no Ensino Médio Integrado um dispositivo para livre expressividade e contextualização

    Diego Dutra Silva, Jane Piton Serra Sanches , Nathália Luiz de Freitas
    e14196
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2023.14196
  • A política de Educação Profissional e Tecnológica no governo Bolsonaro (2019-2022)

    Maria Raquel Caetano
    e14424
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2023.14424
  • O impacto da reforma do ensino médio nos Institutos Federais de Educação a ótica dos docentes do IF sudeste MG campus Santos Dumont sobre as mudanças na prática pedagógica

    Rafael Arcanjo Duarte e Silva, Gabriel Luís Conceição
    e13607
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2023.13607
  • Identidade docente de professores dos Institutos Federais uma revisão de literatura

    Fernanda Rodrigues Alves Costa, Geide Rosa Coelho
    e13826
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2023.13826
  • Olimpíada Brasileira de Agropecuária (OBAP) Uma análise metodológica e relevância aos estudantes da Olimpíada Científica do setor educacional agropecuário brasileiro

    Marcelo Bregagnoli, Cassia Mara Ribeiro de Paiva, Éder José da Costa Sacconi
    e13882
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2023.13882
  • A importância da gestão de pessoas no ambiente de trabalho Uma proposta de intervenção pedagógica para o curso Técnico em Administração

    Monijany Lins de Góis, Luciano Bernardo Ramo
    e14076
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2023.14076
  • Sequência Didática Interativa na Perspectiva Inclusiva de Estudante com Transtorno do Espectro Autista

    Ângela Paloma Zelli Wiedemann, Anderson Roges Teixeira Góes, Sérgio Camargo, Tania Teresinha Bruns Zimer
    e14380
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2023.14380
  • A percepção dos alunos sobre o ensino remoto emergencial em um Instituto Federal de Educação

    Marcos Rocha Silva, Oswaldo Palma Lopes Sobrinho, Brenda Abigail Freire de Jesus Coelho, Gisele Assis de Almeida
    e14596
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2023.14596
  • (Des)formação de professores da Educação Profissional e Tecnológica um breve histórico

    Natalia Lima Netto, Leonardo Salvalaio Muline
    e13202
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2023.13202
  • Ensino Médio Integrado representações sociais construídas por professores de Física do IFPE - campus Pesqueira

    Paulo César Bispo Silva, Andreza Maria Lima
    e13810
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2023.13810

RELATO DE EXPERIÊNCIA

  • Ciclo de estudos fundamentos do Ensino Médio Integrado Instruí-vos, pois precisaremos de toda vossa inteligência

    Leonardo Carlos Andrade, Eneida Aparecida Machado Monteiro, João Eratóstenes Doulgras Cardoso, Mirelle Amaral de São Bernardo, Miriam Lucia Reis Macedo Pereira
    e13895
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2023.13895
  • Um Experimento de Proposta Metodológica na Educação Profissional Um relato exitoso no ensino médio integrado ao curso técnico em eletromecânica

    Elias Dantas
    e14153
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2023.14153
  • Construção identitária e profissionalização da docência universitária um relato de experiência

    Roniel Santos Figueiredo
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2023.11879

DOSSIÊ - Mundo do trabalho, Educação Profissional e Identidade de Gênero

  • O ensino sobre conteúdos de contabilidade ministrados nos cursos de Tecnologia em Gestão Financeira

    Camila Silva Zanardi, Douglas Silva Neves, Jhonnatan Silva de Sousa, Fernando de Almeida Santos
    e13829
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2023.13829