Ensino de dimensionamento de câmaras frigoríficas no curso técnico em refrigeração e climatização através da aprendizagem baseada em projeto

Autores

  • Alvaro Antonio Ochoa Instituto Federal de Tecnologia de Pernambuco
  • Rosa Maria Oliveira Teixeira de Vasconcelos IFPE

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2023.13903

Resumo

Este trabalho tem por objetivo compreender como a introdução de uma nova estratégia metodológica através da aprendizagem baseada em projeto, aplicada ao ensino do dimensionamento de câmaras frigoríficas, visando facilitar o ensino e aprendizagem, impacta o desempenho acadêmico dos discentes, desse componente curricular. Dentre os resultados mais impactantes foi o aumento significativo de aprovados por média no ano de 2015, onde foi introduzido pela primeira vez, o método de aprendizagem baseada em projeto, levando a, aproximadamente 94% de aprovação dos discentes que cursaram o componente curricular.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ACOSTA, O.C. Recomendação de conteúdo em um ambiente colaborativo da aprendizagem baseada em projetos. UFRGS. 130p. Tese de Doutorado, 2016. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wcbie.2016.30

ABREU, T.L.; CAVALCANTE, I.F.; HENRIQUE, A.L.S. A prática do tripé ensino, pesquisa e extensão para a formação dos docentes dos Institutos Federais. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, v. 2, n. 22, p.1-18e12817, 2022. DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2022.12817

AMORIM J.J.W. DE; SCHLINDWEIN, V. DE L.D.C. MATOS, L.A.L. DE. O trabalho do professor EBTT: entre a exigência do capital e a possibilidade humana. Rev. line Política e Gestão Educ. v. 22, n. 1, 1217–1232, 2018. https://doi.org/10.22633/rpge.v22i3.11894 DOI: https://doi.org/10.22633/rpge.v22i3.11894

ASSIS, S.M. DE; MORAIS, O.; NETA, D.M. Educação Profissional No Brasil (1960-2010): Uma História Entre Avanços E Recuos. Tópicos Educ, v. 21, n.1, 190–211, 2015.

BENDER, W. N. Aprendizagem baseada em projetos: Educação Diferenciada para o Século XXI. 1ra Edição. Editora Penso. 156p. 2014.

BRASIL. PARECER CNE/CEB no 16/1999. Brasília, DF, 1996.

CIPOLLA, L.E. Aprendizagem baseada em projetos: a educação diferenciada para o século XXI. Adm. Ensino e Pesqui. V. 17, n. 1, 567–585, 2016 DOI: https://doi.org/10.13058/raep.2016.v17n3.440

CIAVATTA, M. História da Educação Profissional: Esperanças, lutas e (in)dependências. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, v. 1, n. 23, p. 1-16, 2023. DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2023.14776

DALFOVO, M.S.; LANA, R. A.; SILVEIRA, A. Métodos quantitativos e qualitativos: um resgate teórico. Revista Interdisciplinar Científica Aplicada, Blumenau, v.2, n.4, 1-13, Sem II. 2008.

DE OLIVEIRA, N. A.A.; MATTAR, J. A. FOLHETIM LORENIANAS: Aprendizagem Baseada em Projetos, Pesquisa e Inovação Responsáveis na Educação. Rev. e-Curriculum, v. 16, n. 1, 341–363, 2018. DOI: https://doi.org/10.23925/1809-3876.2018v16i2p341-363

DE SENA, F.C.; SOUZA, F.C.S. Formação docente para a Educação Profissional e Tecnológica nas primeiras décadas do século XXI. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, v. 1, n. 23, p. e14545, 2023. DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2023.14545

DE SOUZA, B.F. TERESINHA, G.; ZILLI, S. Currículo e aprendizagem por projetos, in: X ANPED SUL, Florianópolis. pp. 1–15, outubro de 2014.

DENZIN, N. K.; LINCOLN, Y. S. Handbook of Qualitative Research. Thousand Oaks: Sage, 1143p. 2011.

DOS SANTOS, R. T. A engenharia didático-informática: uma metodologia para a produção de software educativo. Universidade Federal de Pernambuco, 194p.Tese de doutorado, Recife, 2020.

FIGUEIREDO, N.G. DA S. Análise Dos Fatores Geradores De Evasão No Curso Técnico Em Telecomunicações Do Cefet-RJ/Uned Petrópolis: Uma Reflexão Sobre Qualidade Em Educação Profissional. Universidade Federal Fluminense. 100p. Dissertação de Mestrado, 2014.

FOTANELLA, B.J.B.; LUCHESI, B.M.; SAIDEL, M.G.B.; RICAS, J. TURATO, E.R.; MELO, D.G. Amostragem em pesquisas qualitativas: Proposta de procedimentos para constatar saturação teórica. Research Note, v. 27, n. 2, p. 389-394, 2011. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-311X2011000200020

GÜNTHER, H. Pesquisa qualitativa versus pesquisa quantitativa: esta é a questão?. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, v. 22, n. 2, p. 201-210, 2006. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-37722006000200010

IFPE. Projeto Pedagógico: Curso Técnico em Refrigeração e Climatização – Subsequente, 2015.

______. Projeto Pedagógico: Curso Técnico em Refrigeração e Climatização (Integrado-PROEJA), 2016.

KUENZER, A.Z. Educação Profissional: desafios para a construção de um projeto para os que vivem do trabalho. Perspectiva, v. 24, n. 1, 297–318, 2006.

______. Educação e Trabalho do Brasil: O estado da questão. 2da Ed. Inep, Brasília, 1991, 120p.

______. Trabalho e escola: a aprendizagem flexibilizada. Anais. Reun. Científica Reg. da ANPED – XI ANPED SUL 1–22, 2016.

MAZUCATO, T.; ZAMBELLO, A.V.; SOARES, A.G.; TAUIL, C.E.; DONZELLI, C.A.; FONTANA, F.; CHOTOLLI, W.P. Metodologia da pesquisa e do trabalho científico. 1ra Edição, Editora FUENPE, 96p., 2018.

MEIRA, C.A. A evasão escolar no ensino técnico profissionalizante: um estudo de caso no campus Cariacica do Instituto Federal do Espírito Santo. Espírito Santo, Universidade Federal de Espírito Santo, 118p. Dissertação de Mestrado. 2015.

OLIVEIRA, N.G.; CUNHA, M.D. DA. Pedagogia de projetos: a visão dos professores acerca do projeto de leitura no município de Bertioga. Cad. da Pedagog. V. 13, n. 15, 4–15, 2019. DOI: https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e7245

OLIVEIRA, K.V. R.; SANTOS, S.K.S. L. Aprendizagem Baseada em Projetos como estratégia para o desenvolvimento de atividades não presenciais no ensino médio integrado em informática no IFB Campus Brasília. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, v. 2, n. 22, p.1-13,e11815, 2022 DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2022.11815

PASQUALETTO, T.I.; VEIT, E.A.; ARAUJO, I.S. Aprendizagem Baseada em Projetos no Ensino de Física: uma Revisão da Literatura. Rev. Bras. Pesqui. em Educ. em Ciências. V. 17, n.1, 551–577, 2017. DOI: https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2017172551

PRODANOV, C. C.; DE FREITAS E.C. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. – Novo Hamburgo: Feevale, 277p., 2013.

RODRIGUES, L.C.P.; DOS ANJOS, M.B.; RÔÇAS, G. Pedagogia de projetos: resultados de uma experiência. Ciências & Cognição, v.13, n. 1, 65-71, 2008.

SACCARO, A.; FRANÇA, M.T.A.; JACINTO, P. DE A. Fatores Associados à Evasão no Ensino Superior Brasileiro: um estudo de análise de sobrevivência para os cursos das áreas de Ciência, Matemática e Computação e de Engenharia, Produção e Construção em instituições públicas e privadas. Estudos Econômicos (São Paulo), v. 49, n.2, 337-373. 2019. https://doi.org/10.1590/0101-41614925amp DOI: https://doi.org/10.1590/0101-41614925amp

SOUSA, I.; GANDARA, L.C. A Educação Profissional e Tecnológica nas Leis de Diretrizes e Bases da Educação nacional: uma trajetória histórica. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, v. 1, n. 23, p.1-18, e12330, 2023 DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2023.12330

STAFFORD, J.R. O currículo e o trabalho por meio de projetos: construindo alternativas pela prática investigativa. Rev. Gestão e Avaliação Educ. v. 5, n. 1, 55–64, 2016. DOI: https://doi.org/10.5902/2318133821972

STRAUSS, A.; CORBIN, J. Basics of Qualitative Research: Techniques and Procedures for Developing. Grounded Theory. 4. ed. Thousand Oaks: Sage, 2015

TOMÉ, A.C.A. Trabalho e/ou educação: história da educação profissional no brasil. Tear Rev. Educ. Ciência e Tecnol. Canoas, v. 1, n.1, 1–13, 2012. DOI: https://doi.org/10.35819/tear.v1.n2.a1740

TOYOHARA, D.Q.K.; SENA, G.J. DE; ARAÚJO, A.M. DE; AKAMATSU, J.I. Aprendizagem Baseada em Projetos – uma nova Estratégia de Ensino para o Desenvolvimento de Projetos, in: PBL 2010 Congresso Internacional. pp. 1–11, 2010.

TURATO, E.R. Tratado da metodologia da pesquisa clínico-qualitativa: Construção teórico-epistemológica, discussão comparada e aplicação nas áreas da saúde e humanas. 6ta Edição, Editora Vozes, 688p., 2013.

Downloads

Publicado

16/11/2023

Como Citar

OCHOA, Alvaro Antonio; DE VASCONCELOS, Rosa Maria Oliveira Teixeira. Ensino de dimensionamento de câmaras frigoríficas no curso técnico em refrigeração e climatização através da aprendizagem baseada em projeto. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 2, n. 23, p. e13903, 2023. DOI: 10.15628/rbept.2023.13903. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/13903. Acesso em: 29 abr. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS