v. 1 n. 25 (2025)

Publicado: 27.02.2025

ARTIGOS

  • Inserção da TIC no trabalho com a leitura literária em cursos de EPT: a percepção de professores de escolas estaduais mineiras

    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2025.15735
    Ana Cláudia Santos, Rodrigo Alves dos Santos
    e15735
  • Resistências à formação pedagógica nos discursos de docentes da educação profissional e tecnológica: um estudo de caso no IFES

    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2025.16214
    ELIAS DANTAS
    e16214
  • Os Princípios Educativos e Formativos da Educação Profissional e Tecnológica no Instituto Federal do Tocantins

    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2025.16570
    Deine Danielle Lelis Gori, Rivadavia Cavalcante Porto, Weimar Silva Castilho, Marcelo Rythowem, Jair José Maldaner
    e16570
  • As contribuições e limitações da internacionalização na Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica

    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2025.17067
    Gislaine Aparecida Alves Zamilian, Samuel Carlos Wiedemann
  • A organização curricular no ensino técnico integrado ao Ensino médio: o caso do curso técnico em Meio Ambiente do Instituto Federal Goiano, Campus Ceres

    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2025.15556
    Lucilene Batista Ribeiro, Flávio Manoel Coelho Borges Cardoso
    e15556
  • Tensões emergentes na discussão sobre Ensino Médio Integrado: o caso do CEFET/RJ campus Maracanã

    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2025.16033
    Suelen Pestana Cardoso, Roberto Soares da Cruz-Hastenreiter, Renata Rufino da Silva, Marta Maximo-Pereira, Cristiana Rosa Valença, Vanessa de Oliveira Brunow , Fernanda Zerbinato Bispo Velasco
  • Entre avanços e recuos um olhar à história e memória do ensino de Arte e da educação profissional no Brasil como base para a integração no Ensino Médio Integrado dos Institutos Federais

    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2025.16436
    Edvaldo do Nascimento Carvalho, Argemiro Midonês Bastos
    e16436
  • A RELAÇÃO DOS ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS E OS CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS O CASO DO INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE – CAMPUS CAMBORIÚ

    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2025.16800
    Mateus Testoni Carvalho, Solange Aparecida Zotti, Andressa Graziele Brandt
  • Inteligência Artificial na Educação Profissional e Tecnológica experiências pedagógicas nos institutos federais

    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2025.15906
    Luis Antonio Braga Vieira, Mayra Camelo Madeira de Moura
    e15906
  • Aprender para agir: Desenvolvimento de aplicativo em primeiros socorros para Educação Profissional e Tecnológica

    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2025.16277
    Allysson Macário de Araújo Caldas, Allan Giuseppe de Araújo Caldas, Isabelle de Souza Medeiros, Luciana Silva de Medeiros
    e16277
  • Ensino de Música Popular Brasileira no Ensino Técnico Integrado Reflexões sobre a estruturação curricular do IFSP

    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2025.17080
    Danny Menezes Cunha, Nathália Luiz de Freitas
    e17080
  • Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) Breve histórico e levantamento de produtos educacionais produzidos na Região Sul do Brasil no período de 2018 a 2022

    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2025.15435
    Josi Fernandes Dourado, Angélica Antonechen Colombo
    e15435
  • Panorama de distribuição dos cursos técnicos em enfermagem ofertados pela Rede Federal de Educação Profissional

    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2025.15684
    Sra. Ludmila Anjos, Sr. Gilberto Tadeu Reis da Silva, Sra. Ana Lúcia Arcanjo Oliveira Cordeiro, Sra. Cristina Lavareda Baixinho
  • O IFG – Campus Anápolis promove uma educação inclusiva? Com a palavra seus professores

    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2025.15858
    Lidiane de Lemos Soares Pereira
    e15858
  • Contribuições acerca da integração curricular na Educação Profissional de Jovens e Adultos

    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2025.16140
    Camila Anizio de Almeida, Poliana Daré Zampirolli Pires
    e16140
  • SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE EDUCAÇÃO FISCAL UMA CONTRIBUIÇÃO AO DESENVOLVIMENTO DA CIDADANIA DOS ESTUDANTES DE UM CURSO TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO

    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2025.16850
    Renato Luís Pivello, Amanda Ribeiro Vieira
    e16850
  • Perfil dos egressos do Curso Técnico em Meio Ambiente do Colégio Técnico da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro: um acompanhamento reflexivo

    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2025.15352
    Alex Braz Iacone Santos, Marcelo Borges Rocha
    e15352
  • Rede de colaboração na produção dos produtos educacionais desenvolvidos pelo Programa de Mestrado PROFEP no Instituto Federal da Bahia

    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2025.15548
    Eneida Santana, Tereza Kelly Gomes Carneiro, Vania Souza Alves Bezerra, Cássio Viana Santos, Uilma dos Santos Reis, Camila Costa Cerqueira Tavares
    e15548
  • A CULTURA ORGANIZACIONAL E OS CONCEITOS DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2025.15913
    Alex Rodrigo Brondani, Maria Rosangela Silveira Ramos, Catiane Mazocco Paniz
  • Política Nacional de Educação Profissional e Tecnológica: uma análise do arcabouço legal no Brasil no contexto neoliberal

    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2025.16696
    Maria da Conceição de Oliveira, Suzana Firmino da Silva
    e16696
  • As Origens dos Cursos Técnicos de Agrimensura

    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2025.17015
    Cesar Rogério Cabral, Julia Cucco Dalri
    e17015
  • Educação Profissional e ensino médio integrado considerações a partir da Base Nacional Comum Curricular

    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2025.15745
    Luiz Mário Lopes Cardoso, Heloisia Carneiro de Souza SOUZA , Flávio Manoel Coelho Borges Cardoso Cardoso , Emmanuela Ferreira de Lima Lima, Matias Noll
    e15745
  • Projetos Integradores: metodologias previstas nos PPCs dos Cursos Técnicos em Agropecuária Integrado dos Institutos Federais

    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2025.17024
    Migacir, Michelle
    17024
  • Políticas Públicas, Trabalho e Educação na ilha de Caratateua, periferia amazônica de Belém/PA

    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2025.16590
    Claudia Santos Oliveira, Ronaldo Marcos de Lima Araujo
    e-16590
  • Educação em saúde no ensino médio integrado: percepção dos professores do Instituto Federal Baiano campus Senhor do Bonfim

    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2025.16391
    TASSIA LAINE FERREIRA MOURA, GILVAN MARTINS DURÃES, CRISTIANE BRITO MACHADO
    16391
  • Percepção dos residentes de enfermagem sobre a prática na atenção paliativa oncológica e as implicações da espiritualidade

    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2025.15472
    Rithiely Rosa Feital da Silva, Eliane Ramos Pereira, Rose Mary Costa Rosa Andrade Silva, Renata Carla Nencetti Pereira Rocha, Janaína Mengal Gomes Fabri, Janillê Luciana de Araújo
    e15472
  • Aplicações de realidade aumentada na Educação Profissional e Tecnológica utilizando navegadores WEB

    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2025.15803
    Lana Priscila Souza, Sandro César Silveira Jucá, Maria de Lourdes da Silva Neta
    e15803
  • Economia solidária e emancipação de mulheres: um estado do conhecimento

    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2025.17066
    Cristiane de Brito Cruz, Kelly Aline Hipólito de Medeiros
    17066
  • Desafios dos docentes não licenciados da área de Recursos Naturais do Instituto Federal do Amapá

    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2025.15516
    Marcos Alves Nicacio, Suellem Saldanha Brito Colares, Fiama Jéssica Monteiro da Conceição
    e15516
  • Os egressos do IFPR Campus Paranaguá um estudo sobre alunos que concluíram o Ensino Médio Técnico na instituição

    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2025.15412
    Sidney Reinaldo Silva, Andreia da Silva Temoteo Oliveira
    e15412
  • Histórias e vitórias dos egressos e estudantes do IF-Goiano - Campus Ceres: um documentário do ProfEPT com jovens provenientes da cidade de Guarinos GO

    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2025.15877
    Suelma dos Reis Pereira Alves, Léia Adriana da Silva Santiago, Marco Antônio de Carvalho
    e 15877

RELATO DE EXPERIÊNCIA