Idioma
Português (Brasil) English Español (España) Français (France)
Foco e Escopo
A Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica (RBEPT) é um periódico, exclusivamente eletrônico, de acesso aberto que está vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional (PPGEP) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. A RBEPT iniciou suas publicações 2008, vinculada ao Ministério de Educação e Cultura, e a partir de 2013 passou a ser editada pelo PPGEP. A revista aceita manuscritos em português, espanhol, francês e inglês e possui como objetivo a publicação de trabalhos inéditos na área de Educação Profissional e Tecnológica.Política de Seções
Artigo:
A seção recebe manuscritos decorrentes de investigação que verse sobre a educação profissional e tecnológica, o ensino médio integrado, formação humana integral, em seus aspectos políticos, educacionais e históricos. Os artigos devem ser submetidos no template da RBEPT (disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/index) e seguir, fundamentalmente, a estrutura de Introdução, Metodologia, Resultados e Discussão.
Dossiê:
A seção reúne um conjunto de artigos que abordam uma temática específica, dentro do escopo temático da revista. Tem publicação de dois volumes anuais (junho e dezembro), cuja chamada pode ocorrer a partir de definição dos Editores ou da comunidade acadêmica, bem como por edital específico aberto ao público. Os artigos do dossiê devem ser submetidos no template da RBEPT (disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/index) e seguir, fundamentalmente, a estrutura de Introdução, Metodologia, Resultados e Discussão.
Relato de experiência:
A seção recebe manuscritos decorrentes de investigação e práticas que versem sobre a educação profissional e tecnológica, o ensino médio integrado, formação humana integral, em seus aspectos políticos, educacionais e históricos. Os relatos devem ser submetidos no template da RBEPT (disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/index) e seguir, fundamentalmente, a estrutura de Introdução, Metodologia, Resultados e Discussão.
Resenha:
A seção reúne manuscritos de síntese e análise crítica de obras ou documentos, nacionais ou internacionais, que versem sobre as temáticas da Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica. O texto deve conter: a) apresentação sucinta da obra resenhada; b) leitura crítica; c) apreciação do mérito; e d) recomendações sobre a obra. As resenhas devem ser submetidas no template da RBEPT (disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/index).
Entrevista:
A seção reúne entrevistas feitas a pesquisadora/es com trabalho relevante no escopo temático da RBEPT. Tem fluxo contínuo e sua avaliação é de responsabilidade de editores e/ou de convidados. Ao texto da entrevista deve anteceder uma minibiografia da/o entrevistada/o e suceder uma minibiografia do entrevistador/a. O resumo deve conter as principais ideias apresentadas pela/o entrevistada/o. Caso obras ou artigos sejam citados na entrevista, elas devem constar nas referências. As questões devem ser curtas e objetivas, e o texto deve ser submetido, com estrutura dialógica no template da RBEPT (disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/index).
DocumentosNesta seção, são divulgados textos individuais ou coletivos, com até 4 (quatro) autores, que discutam documentos legais, como pareceres, portarias, decretos, leis, diretrizes, parâmetros, projetos pedagógicos, planos de curso, etc. oriundos de órgãos governamentais ou instituições públicas ou privadas, ou outros documentos, como cartas, abaixo-assinados etc. produzidos por associações e afins que tratem de questões de interesse da área da educação profissional. Os manuscritos submetidos a esta seção devem seguir o template disponibilizado (disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/index).
Política de Avaliação pelos Pares
A Revista Brasileira de Educação Profissional e Tecnológica possui um Conselho Editorial composto por cientistas e pesquisadores do campo da Educação Profissional que exercem a avaliação dos manuscritos, emitindo pareceres sobre os trabalhos submetidos à RBEPT.
Lembre-se de que
1) Avaliação inicial
O texto passa por uma avaliação preliminar para constatar se ele se enquadra nas diretrizes e escopo da revista. Caso não esteja de conformidade com as diretrizes, o autor recebe notificação com solicitações específicas de ajustes. Caso não esteja no escopo da RBEPT, o texto é rejeitado. Se estiver de acordo com as diretrizes e escopo da RBEPT segue para avaliação pelos pares.
Avaliação por pares
Os textos são encaminhados para dois pareceristas ad hoc. No caso de haver uma disparidade nos pareceres, um terceiro parecerista é designado à avaliação. O passo seguinte é a missão da decisão editorial pelo editor. Os pareceristas ad hoc tem um prazo de 2 semanas para a avaliação do manuscrito após a aceitação da avaliação. É garantido o anonimato do autor e dos pareceristas.
Aceitação
Ocorre quando os pareceristas são favoráveis à publicação sem alteração. Raramente um texto é aceito sem revisão alguma.
Aceitação com revisão
Se os pareceristas ad hoc forem favoráveis à publicação com a necessidade de revisão, os originais serão reenviados ao autor para a realização das revisões requeridas e, posteriormente, avaliado pelos editores para decisão editorial final.
Rejeição
A rejeição pode ocorrer:
Política Livre de Plágio
A Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica (RBEPT) utiliza o iThenticate para detecção de plágio. Os trabalhos que contiverem indícios de plágio ou autoplágio serão prontamente rejeitados e arquivados. Todos os artigos submetidos passam por programa anti-plágio antes de ser encaminhado aos avaliadores. Em caso de detecção de plágio ou autoplágio, o artigo submetido será rejeitado.
Política de direitos autorais
A Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica (RBEPT) utiliza-se da Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Uma nova publicação do mesmo texto, de iniciativa de seu autor ou de terceiros, fica sujeita à expressa menção da precedência de sua publicação neste periódico, citando-se a edição e a data dessa publicação.Política de auto-arquivo
A Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica (RBEPT) permite o auto-arquivo em sites pessoais, repositórios institucionais, repositórios temáticos. O auto-arquivo ou depósito dos trabalhos pode ser feito no momento da publicação dos artigos. A versão do publicado pode ser usada para este depósito é a pós-impressão (versão editorial).Sponsors
Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (PPGEP/IFRN).Fontes de Apoio
Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (PROPI/IFRN).Histórico do periódico
A Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica iniciou suas publicações 2008, vinculada ao Ministério de Educação e Cultura do Brasil e, a partir de 2013, passou a ser editada pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. A revista é de periodicidade semestral e, a partir de 2018, passou a ser editada de forma contínua.Política de ética e boas práticas na publicação
A Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica (RBEPT) é um periódico com arbitragem científica, objetivando assegurar os mais elevados padrões de ética na publicação. Desse modo, é relevante e necessária a concordância dos agentes envolvidos no processo de publicação - Editores, Conselho Editorial, Conselho Científico, Pareceristas ad hoc e Autores - relacionada aos padrões de comportamento ético. Tomando-se como referência o Código de Conduta e Normas de Boas Práticas para Editores de Periódicos do Committee on Publication Ethics (COPE), são considerados os princípios que seguem.Qualis 2017-2020
Qualis 2013-2016