Sobre a Revista

Foco e Escopo

A Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica (RBEPT) é um periódico, exclusivamente eletrônico, de acesso aberto que está vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional (PPGEP) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. A RBEPT iniciou suas publicações 2008, vinculada ao Ministério de Educação e Cultura, e a partir de 2013 passou a ser editada pelo PPGEP. A revista aceita manuscritos em português, espanhol, francês e inglês e possui como objetivo a publicação de trabalhos inéditos na área de Educação Profissional e Tecnológica.

A partir de 2018, a RBEPT é editada de forma contínua. A revista publica artigos inéditos e dossiês que abordem temas associados à área da educação profissional, resultantes prioritariamente de pesquisas. Também são publicadas, excepcionalmente, traduções de artigos estrangeiros editados anteriormente em livros ou periódicos que tenham circulação restrita no Brasil. São publicados ainda outros gêneros como relatos de experiência, resenhas, entrevistas e documentos.
 

Política de Seções

Artigo:
  
A seção recebe manuscritos decorrentes de investigação que verse sobre a educação profissional e tecnológica, o ensino médio integrado, formação humana integral, em seus aspectos políticos, educacionais e históricos. Os artigos devem ser submetidos no template da RBEPT (disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/index) e seguir, fundamentalmente, a estrutura de Introdução, Metodologia, Resultados e Discussão.

Dossiê:
 
A seção reúne um conjunto de artigos que abordam uma temática específica, dentro do escopo temático da revista. Tem publicação de dois volumes anuais (junho e dezembro), cuja chamada pode ocorrer a partir de definição dos Editores ou da comunidade acadêmica, bem como por edital específico aberto ao público. Os artigos do dossiê devem ser submetidos no template da RBEPT (disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/index) e seguir, fundamentalmente, a estrutura de Introdução, Metodologia, Resultados e Discussão.

Relato de experiência:
 
A seção recebe manuscritos decorrentes de investigação e práticas que versem sobre a educação profissional e tecnológica, o ensino médio integrado, formação humana integral, em seus aspectos políticos, educacionais e históricos. Os relatos devem ser submetidos no template da RBEPT (disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/index) e seguir, fundamentalmente, a estrutura de Introdução, Metodologia, Resultados e Discussão.

Resenha:
 
 A seção reúne manuscritos de síntese e análise crítica de obras ou documentos, nacionais ou internacionais, que versem sobre as temáticas da Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica. O texto deve conter: a) apresentação sucinta da obra resenhada; b) leitura crítica; c) apreciação do mérito; e d) recomendações sobre a obra. As resenhas devem ser submetidas no template da RBEPT (disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/index).

Entrevista:
 
 A seção reúne  entrevistas feitas a pesquisadora/es com trabalho relevante no escopo temático da RBEPT. Tem fluxo contínuo e sua avaliação é de responsabilidade de editores e/ou de convidados. Ao texto da entrevista deve anteceder uma minibiografia da/o entrevistada/o e suceder uma minibiografia do entrevistador/a. O resumo deve conter as principais ideias apresentadas pela/o entrevistada/o. Caso obras ou artigos sejam citados na entrevista, elas devem constar nas referências. As questões devem ser curtas e objetivas, e o texto deve ser submetido,  com estrutura dialógica no template da RBEPT (disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/index).

DocumentosNesta seção, são divulgados textos individuais ou coletivos, com até 4 (quatro) autores, que discutam documentos legais, como pareceres, portarias, decretos, leis, diretrizes, parâmetros, projetos pedagógicos, planos de curso, etc. oriundos de órgãos governamentais ou instituições públicas ou privadas, ou outros documentos, como cartas, abaixo-assinados etc. produzidos por associações  e afins que tratem de questões de interesse da área da educação profissional. Os manuscritos submetidos a esta seção devem seguir o template disponibilizado (disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/index).

Política de Avaliação pelos Pares

A Revista Brasileira de Educação Profissional e Tecnológica possui um Conselho Editorial composto por cientistas e pesquisadores do campo da Educação Profissional que exercem a avaliação dos manuscritos, emitindo pareceres sobre os trabalhos submetidos à RBEPT.

Sobre a Avaliação
Prezado(a) avaliador(a),

Lembre-se de que

  • avaliar é, no caso da RBEPT, analisar a relevância da produção para o campo da educação profissional;
  • avaliar é analisar a produção quanto à coerência entre objetivos, metodologia, resultados, discussão e posicionamentos epistemológico adotados. Portanto, não é emissão de opinião;
  • avaliar, em um peródico, é analisar a produção de um(a) colega pesquisador(a). Portanto, a cortesia é essencial.

1) Avaliação inicial
O texto passa por uma avaliação preliminar para constatar se ele se enquadra nas diretrizes  e escopo da revista. Caso não esteja de conformidade com as diretrizes, o autor recebe notificação com solicitações específicas de ajustes. Caso não esteja no escopo da RBEPT, o texto é rejeitado. Se estiver de acordo com as diretrizes e escopo da RBEPT segue para avaliação pelos pares.

Avaliação por pares
Os textos são encaminhados para dois pareceristas ad hoc. No caso de haver uma disparidade nos pareceres, um terceiro parecerista é designado à avaliação. O passo seguinte é a missão da decisão editorial pelo editor. Os pareceristas ad hoc tem um prazo de 2 semanas para a avaliação do manuscrito após a aceitação da avaliação. É garantido o anonimato do autor e dos pareceristas.

Aceitação
Ocorre quando os pareceristas são favoráveis à publicação sem alteração. Raramente um texto é aceito sem revisão alguma.

Aceitação com revisão
Se os pareceristas ad hoc forem favoráveis à publicação com a necessidade de revisão, os originais serão reenviados ao autor para a realização das revisões requeridas e, posteriormente, avaliado pelos editores para decisão editorial final.

Rejeição
A rejeição pode ocorrer:

a) logo após a submissão, se o manuscrito não estiver no escopo da revista;
b) após a avaliação inicial, ou avaliação feita por pares; e
c) após uma revisão e reenvio do trabalho.

Os trabalhos são avaliados às cegas por dois avaliadores. Havendo pareceres divergentes, os editores encaminham o trabalho para um terceiro avaliador. Os pareceres são analisados e acatados pelo conselho editorial.
A avaliação dos manuscritos levará em consideração os seguintes critérios: ineditismo, consistência teórica e metodológica, relevância para a área e atendimento às normas da revista. E, o tempo para avaliação das submissões até decisão editorial é de até 6 meses. Os trabalhos submetidos passam por verificação de dados usando o iThenticate.
 
Periodicidade
A Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica (RBEPT) é de periodicidade semestral. V.1. janeiro; V.2. julho.
 
Política de Acesso Livre e Gratuito
A Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica (RBEPT) oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. A Revista também não cobra taxas dos autores para submissão nem publicação (APCs).

Política Livre de Plágio

A Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica (RBEPT) utiliza o iThenticate para detecção de plágio. Os trabalhos que contiverem indícios de plágio ou autoplágio serão prontamente rejeitados e arquivados. Todos os artigos submetidos passam por programa anti-plágio antes de ser encaminhado aos avaliadores. Em caso de detecção de plágio ou autoplágio, o artigo submetido será rejeitado.

Política de direitos autorais

A Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica (RBEPT) utiliza-se da Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Uma nova publicação do mesmo texto, de iniciativa de seu autor ou de terceiros, fica sujeita à expressa menção da precedência de sua publicação neste periódico, citando-se a edição e a data dessa publicação.

Política de auto-arquivo

A Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica (RBEPT) permite o auto-arquivo em sites pessoais, repositórios institucionais, repositórios temáticos. O auto-arquivo ou depósito dos trabalhos pode ser feito no momento da publicação dos artigos. A versão do publicado pode ser usada para este depósito é a pós-impressão (versão editorial).

Sponsors

Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (PPGEP/IFRN).

Fontes de Apoio

Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (PROPI/IFRN).

Histórico do periódico

A Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica iniciou suas publicações 2008, vinculada ao Ministério de Educação e Cultura do Brasil e, a partir de 2013, passou a ser editada pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. A revista é de periodicidade semestral e, a partir de 2018, passou a ser editada de forma contínua.

Política de ética e boas práticas na publicação

A Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica (RBEPT) é um periódico com arbitragem científica, objetivando assegurar os mais elevados padrões de ética na publicação. Desse modo, é relevante e necessária a concordância dos agentes envolvidos no processo de publicação - Editores, Conselho Editorial, Conselho Científico, Pareceristas ad hoc e Autores - relacionada aos padrões de comportamento ético. Tomando-se como referência o Código de Conduta e Normas de Boas Práticas para Editores de Periódicos do Committee on Publication Ethics (COPE), são considerados os princípios que seguem.
Os Editores são responsáveis por:
1)
Analisar os artigos submetidos e aprovar aqueles que estão no escopo da Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica (RBEPT) para o fluxo editorial, tomando como referência o foco temático do periódico, as diretrizes para publicação e aspectos legais em matéria de difamação, violações de direitos de autor e plágio.
2)
Agir de forma objetiva e justa, evitando qualquer tipo de discriminação religiosa, políticas, social, gênero, orientação sexual ou crenças dos autores.
3) Instruir Editores Convidados, Autores e Avaliadores sobre o fluxo editorial e o processo de arbitragem por pares, o que envolve atendimento às diretrizes da Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica (RBEPT), submissão, avaliação e encaminhamentos.
4) Garantir um processo anônimo de arbitragem dos artigos (double blind peer review), justo e imparcial, assegurando que as informações permaneçam confidenciais.
5)
Assegurar a proteção da identidade dos autores e dos avaliadores envolvidos no processo de arbitragem.
6) Realizar uma adequada seleção dos avaliadores.
7) Organizar a relação dos avaliadores e manter seus dados atualizados.
8) Assegurar que materiais não publicados em um artigo não sejam utilizados em pesquisas e publicações realizadas por Editores ou membros do Conselho Científico sem anuência dos autores.
9)
Responder a questionamentos relacionados a um artigo publicado, referentes a possibilidade de má conduta editorial, seguindo as orientações do COPE.
10) Publicar, quando se fizer necessário, correções, esclarecimentos, retratações e pedidos de desculpa.
11) Assegurar a autonomia das decisões editoriais.
12) Proteger a propriedade intelectual e os direitos dos autores.
13) Garantir a manutenção das boas práticas editoriais.
14) No caso de detecção ou suspeita de plágio, redundância (publicação dupla), dados fabricados, conflitos de interesse ou problemas éticos (por exemplo, violação de patentes protegidas, experimentos com animais ou humanos sem o devido rigor ético), antes ou após a publicação dos manuscritos, os editores da Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica (RBEPT) tomarão medidas de acordo com as diretrizes recomendadas pelo Comitê de Ética em Publicações (COPE), fornecendo oportunidade para que autores respondam as eventuais reclamações/denúncias, mantendo arquivada toda documentação referente ao caso.
 
Os Avaliadores membros do Conselho Científico ou do corpo de Pareceristas ad hoc são responsáveis por:
1) Notificar os Editores de sua disponibilidade para avaliar um artigo.
2) Recusar o convite sempre que não se sentir qualificado para realizar a avaliação em função do tema abordado, da identificação de aspectos que levem a reconhecer a autoria, e/ou se houver conflito de interesse.
3) Tratar os manuscritos como documentos confidenciáveis, protegendo a propriedade intelectual e os direitos dos autores, mantendo sigilo sobre as informações e comprometendo-se a não usar informações privilegiadas para proveito próprio, inclusive em suas pesquisas e/ou publicações.
4) Comunicar os Editores sobre a identificação de violação de direitos por parte dos autores e/ou de práticas de plágio.
5) Em caso de potenciais conflitos de interesse com o(s) autor(es) de um manuscrito recebido, informar ao Editor responsável e se abster da revisão do mesmo.
6) Elaborar o parecer amparando-se nas boas práticas editoriais no que se refere a ética, impessoalidade, razoabilidade e ao respeito aos direitos humanos.

Os Autores (no máximo 4) são responsáveis por:
1)
Conhecer foco, escopo, objetivo, abrangência temática, políticas e diretrizes para submissão relativos à Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica (RBEPT), descritas no seu site.
2) Elaborar o artigo com base em investigação e/ou estudo sistemático realizado, abordando e problematizando, coerentemente, os dados e apresentando as contribuições para a área de Ensino de Ciências e Matemática.
3) Garantir que o artigo submetido é original e quando se tratar de ampliação de trabalho publicado em anais de evento científicos, assegurar consistente abordagem e significativa análise.
4) Não submeter o artigo simultaneamente a outro periódico.
5) Atentar para as normas do Comitê de Ética em Pesquisa da instituição a qual se vincula a pesquisa retratada no artigo, quando se tratar do envolvimento de seres humanos.
6) Quando a pesquisa envolver experimentação com humanos e animais, os autores devem cumprir os requisitos da Resolução 466, de 12 de dezembro de 2012, do Conselho Nacional de Saúde/Brasil (disponível em: http://conselho.saude.gov.br/resolucoes/2012/Reso466.pdf, incluindo informações sobre a opinião do Comitê de Ética em Pesquisa das instituições envolvidas).
7) Assegurar que não há expressões ou inserções que configurem plágio, bem como dar crédito citando as fontes de excertos de outras produções.
8) Informar, no texto, se a pesquisa foi aprovada por Comitê de Ética em Pesquisa com seres humanos.
9) Enviar juntamente com o manuscrito a cópia da certidão e/ou declaração atestando a observância às normas éticas de pesquisa, inclusive cópia da aprovação do protocolo de pesquisa em Comitê de Ética com seres humanos. Os manuscritos que não atenderem estes requisitos não serão aceitos para publicação na Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica (RBEPT). 
10)
Garantir que o artigo não foi publicado em outro periódico e quando se tratar da tradução de uma publicação internacional, essa informação deve constar na primeira página do mesmo.
11) Atribuir a autoria a quem contribuiu significativamente para a concepção e desenvolvimento do artigo, limitando-se a quatro autores.
12) Manter a comunicação com os Editores, informando, inclusive, a necessidade de correção de alguma informação no artigo publicado.
13) Garantir que existe um consenso entre todos/as os/as coautores/as na aprovação da versão final do artigo e na sua subsequente submissão à Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica (RBEPT) para publicação.

A Editora é responsável por:
1)
Garantir que as boas práticas sejam mantidas de acordo com os padrões descritos acima e com as suas políticas;
ATENÇÃO! A prática editorial para o caso de má conduta científica (plagiarismo, autoplagiarismo, falsificação ou fabricação de dados, uso indevido de referências ou citações, duplicidade, disputa de autoria, entre outras) segue os procedimentos, checklist e diretrizes do Code of Conduct and Best Practice Guidelines for Journal Editors do Committee on Publication Ethics (COPE – http://publicationethics.org/). A Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica (RBEPT) adota ferramentas de rastreamento de plágio e autoplágio, e os autores devem estar atentos para as implicações previstas nos dispositivos legais do Código Penal (artigo 184) e da Lei de Direitos Autorais (Art. 7º, parágrafo terceiro da Lei n. 9.610, de 19 de fevereiro de 1998 – vide Lei n. 12.853, de 2013).
 
Procedimentos para lidar com suspeitas de má conduta
Para detectar possíveis plágios, todos os manuscritos submetidos à RBEPT serão analisados pelo softwares anti-plágio iThenticate. Se houver suspeita de um incidente de plágio, o processo de avaliação será interrompido e os autores serão solicitados a fornecer esclarecimentos.
Má conduta e comportamento antiético tais como plágio, redundância (publicação dupla), dados fabricados, conflitos de interesse ou problemas éticos (por exemplo, violação de patentes protegidas, experimentos com animais ou humanos sem o devido rigor ético) podem ser identificados e trazidos à atenção do editor a qualquer momento, por qualquer pessoa.
Quem quer que informe o editor ou editor sobre tal conduta deve fornecer informações e evidências suficientes para que uma investigação seja iniciada. Todas as alegações devem ser levadas a sério e tratadas da mesma maneira, até que uma decisão ou conclusão definitiva seja alcançada.
No caso de detecção ou suspeita antes ou depois da publicação do manuscrito, os editores da Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica (RBEPT) tomarão medidas de acordo com as diretrizes recomendadas pelo Comitê de Ética em Publicações (COPE), disponíveis em: https://publicationethics.org/files/Full set of English flowcharts_9Nov2016.pdf.
Caso seja comprovado o plágio, redundância, dados fabricados, conflitos de interesse ou problemas éticos em qualquer artigo publicado, a Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica (RBEPT) está isenta de qualquer responsabilidade e os autores estarão sujeitos a todas as penalidades legais previstas em lei e ônus das irregularidades cometidas por eles.
No caso de detecção de má conduta, dependendo do tipo e da gravidade do caso, os autores poderão sofrer uma ou mais das seguintes penalidades:
1) Ser formalmente esclarecido sobre eventuais mal-entendidos que incorreram em desvios de conduta.
2) Ser mencionado em um aviso formal ou editorial da revista detalhando a má conduta.
3) Ter o caso formalmente relatado para a chefia ou agência de financiamento do autor da má conduta.
4) Ser impedido de submeter novos manuscritos à revista.
5) Ter o caso formalmente relatado para uma organização profissional ou autoridade superior para investigações e ações adicionais.