Submissões

A revista não está aceitando submissões neste momento.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original, inédita e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor". A justificativa será avaliada pelos editores para aceitação.
  • A contribuição tem até 4 (quatro) autores.
  • Preenchimento, no formulário de submissão, de todos os metadados solicitados para todos os autores e coautores, incluindo ORCID e minibiografia.
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word ou OTH.
  • Nas referências foram informadas as URLs, quando possível.
  • Nas referências, o nome e prenome dos autores estão integralmente por extenso.
  • O texto está em espaço simples; usa fonte arial de 12 pontos; as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, disponível no menu Submissão.
  • O manuscrito está formatado de acordo com o template da Revista. Ver template no menu principal (https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT).
  • ATENÇÃO: não será incluída autoria após o processo de submissão.
    É de responsabilidade dos autores a conferência do dados na submissão e a manutenção dos dados de contato atualizados em seu perfil.

Diretrizes para Autores

Template (Modelo de formatação)

Idiomas aceitos para publicação: Português, inglês, francês e espanhol.

Tipos de trabalhos aceitos para publicação: artigos, relatos de experiência, resenhas, entrevistas e documentos.

Os textos devem ter, no m´´aximo, 4 (quatro) autores.

Artigo, com até 4 (quatro) autores, deve conter até 20 páginas incluindo-se as referências e gráficos, tabelas, figuras e imagens, e excluídos dessa contagem o resumo e suas versões, que deverão conter até 15 linhas, justificado em ambos os lados e letra Arial, tamanho 10.

Relato de Experiência, com até 4 (quatro) autores, deve conter até 20 páginas incluindo-se as referências e gráficos, tabelas, figuras e imagens) e excluídos dessa contagem o resumo e suas versões em inglês e língua vernácula.

Resenhas, com até 4 (quatro) autores, deve conter até 10 páginas  Nesta seção, priorizam-se os livros publicados no máximo há cinco anos no Brasil ou livros estrangeiros que sejam de relevância para a área da educação, especialmente da educação profissional.

Entrevistas, com até 4 (quatro) autores, deve conter até 10 páginas. Ao texto da entrevista deve anteceder uma minibiografia da/o entrevistada/o e suceder uma minibiografia do entrevistador/a. O resumo deve conter as principais ideias apresentadas pela/o entrevistada/o. Caso obras ou artigos sejam citados na entrevista, elas devem constar nas referências.  As questões devem ser curtas e objetivas, e o texto deve ser submetido,  com estrutura dialógica no template da RBEPT (disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/index).

Documentos: Nesta seção, são divulgados textos individuais ou coletivos, com até 4 (quatro) autores, que discutam documentos legais, como pareceres, portarias, decretos, leis, diretrizes, parâmetros, projetos pedagógicos, planos de curso, etc. oriundos de órgãos governamentais ou instituições publicas ou privadas, ou outros documentos, como cartas, abaixo-assinados etc. produzidos por associações  e afins que tratem de questões de interesse da área da educação profissional. Os manuscritos submetidos a esta seção devem seguir o template disponibilizado (Modelo de formatação),

Padrão de normalização adotado: ABNT.

Seguir a NBR 6023/2008 e NBR 10520/2023

Exemplos:

Livros: CERVO, Amado Luiz; BERVIAN, Pedro Alcino; SILVA, Roberto Da. Metodologia científica. 6. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.

Artigos:  MACHADO, Lucília Regina de Souza. A politecnia nos debates pedagógicos soviéticos das décadas de 20 e 30. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, v. 1, n. 18, p. e9575, 2020. Disponível em: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/9575. Acesso em: 02 maio 2020.

Coletâneas: PACHECO, Eliezer Moreira; MORIGI, Valter. (Org.). Ensino Técnico, Formação Profissional e Cidadania: a revolução da Educação Profissional e Tecnológica no Brasil. Porto Alegre: Tekne, 2012.

Dissertação/Teses: MARQUES, Waleska Barroso dos Santos Kramer. A permanência no programa nacionalde integração da educação profissional à educação básica na modalidade de educação de jovens e adultos na perspectiva dos estudantes. 2020, 133f. Dissertação (Mestrado em
Educação Profissional) - Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional – PPGEP,
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.

Trabalhos em meio eletrônico:  SILVA, Giselda Meschh Ferreria da; MARASCHIN, Mariglei Severo. A gestão da EJA EPT dos Institutos Federais gaúchos sob a égide da lei. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 24, p. e15145, 2024. DOI: 10.15628/rbept.2024.15145. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/15145. Acesso em: 9 maio 2024.

EDITORIAL

Seção cujos conteúdos estão a cargo do Editor-Chefe (ou de alguém designado por ele). São expostas posições relacionadas aos aspectos políticos, teóricos gerais, conceituais entre outras, com as quais a revista se alinha.

ARTIGOS

 
A seção recebe manuscritos decorrentes de investigação que verse sobre a educação profissional e tecnológica, o ensino médio integrado, formação humana integral, em seus aspectos políticos, educacionais e históricos. Os artigos devem ser submetidos no template da RBEPT (disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/index) e seguir, fundamentalmente, a estrutura de Introdução, Metodologia, Resultados e Discussão.

RESENHAS

A seção reúne manuscritos de síntese e análise crítica de obras ou documentos, nacionais ou internacionais, que versem sobre as temáticas da Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica. O texto deve conter: a) apresentação sucinta da obra resenhada; b) leitura crítica; c) apreciação do mérito; e d) recomendações sobre a obra.As resenhas devem ser submetidas no template da RBEPT (disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/index).

DOCUMENTOS

Nesta seção Documentos são divulgados textos individuais ou coletivos, com até 4 (quatro) autores, que discutam documentos legais, como pareceres, portarias, decretos, leis, diretrizes, parâmetros, projetos pedagógicos, planos de curso, etc. oriundos de órgãos governamentais ou instituições publicas ou privadas, ou outros documentos, como cartas, abaixo-assinados etc. produzidos por associações  e afins que tratem de questões de interesse da área da educação profissional. Os manuscritos submetidos a esta seção devem seguir o template disponibilizado.

ENTREVISTA

A seção reúne  entrevistas feitas a pesquisadora/es com trabalho relevante no escopo temático da RBEPT. Tem fluxo contínuo e sua avaliação é de responsabilidade de editores e/ou de convidados. Ao texto da entrevista deve anteceder uma minibiografia da/o entrevistada/o e suceder uma minibiografia do entrevistador/a. O resumo deve conter as principais ideias apresentadas pela/o entrevistada/o. Caso obras ou artigos sejam citados na entrevista, elas devem constar nas referências.  As questões devem ser curtas e objetivas, e o texto deve ser submetido,  com estrutura dialógica no template da RBEPT (disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/index).

DOSSIÊ - A Ética e seus Princípios na Educação Profissional e Tecnológica

O DOSSIÊ - A Ética e seus Princípios na Educação Profissional e Tecnológica receberá artigos, ensaios, resenhas, relato de experiências e entrevistas, em português, espanhol, inglês e francês.

Na submissão ao Dossiê, escolher o tipo de documento (artigo, ensaio, resenha, relato de experiências ou entrevista). Os trabalhos aprovados e não incluídos no Dossiê serão redirecionados para as mesmas seções na RBEPT em fluxo contínuo.

O manuscrito deve versar sobre princípios éticos na ação educativa, considerando as diferentes modalidades da ética aplicada à educação profissional e tecnológica quais sejam: a bioética,  a  ética  ambiental, a  ética  como conteúdo de ensino, na pesquisa, na extensão, a ética no uso da inteligência artificial no processo de ensino e na produção do conhecimento,  a ética em seus fundamentos políticos, culturais, religiosos, sociais e ideológicos que perpassam educação básica e superior no país.

As submissões devem atender ao template da revista, disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/index.

Organizadores:

Dr. Pablo Castro Santos (UERN),

Dr. Leandro Silva Costa (IFRN),

Dr.a Lenina Lopes Soares Silva (IFRN),

Dr.a Kalyane Kelly Duarte de Oliveira (UERN)

Dr.a Isabel Cristina de Jesus Brandão (UESB)

DOSSIÊ - A Produção do Conhecimento em Educação Profissional: Políticas, História e Formação Docente.

Este dossiê está destinado a receber os trabalhos dos convidados para as palestras e conferências ocorridas no VII Colóquio Nacional e IV Internacional: A Produção do Conhecimento em Educação Profissional: Políticas, História e Formação Docente.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.