Avaliação de competências transversais de estudantes de Engenharia

uma revisão da literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2023.15221

Palavras-chave:

Competências transversais, Avaliação de estudantes, Métodos de avaliação

Resumo

Avaliar o grau de desenvolvimento das competências transversais de estudantes da área de tecnologia constitui-se atualmente em um desafio para as instituições de ensino. Este trabalho tem como objetivo levantar métodos existentes e analisar a produção de conhecimento acerca da avaliação de competências transversais de estudantes de engenharia. Foi realizada uma revisão integrativa de literatura, envolvendo artigos publicados entre 2010 e 2020. A pesquisa revelou maior enfoque na autoavaliação e o uso da avaliação por pares em trabalhos em equipe. Não foram identificados testes largamente aplicados para avaliação de competências transversais. As pesquisas sobre o tema vêm crescendo nos últimos dez anos e as lacunas apontadas constituem-se em importante subsídio para pesquisas futuras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Camila Pereira-Guizzo, Centro Universitário SENAI CIMATEC

Graduada em Psicologia, com Especialização em Gestão Organizacional e Recursos Humanos. Mestre e Doutora em Educação Especial pela UFSCar. Professora Adjunta do Centro Universitário SENAI CIMATEC e Docente Permanente nos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu Modelagem Computacional e Tecnologia Industrial (Conceito CAPES 6) e Gestão e Tecnologia Industrial (Conceito CAPES 5) do SENAI CIMATEC. É Coordenadora do Comitê de Ética em Pesquisa em Seres Humanos (CEP CIMATEC). Líder do Grupo de Pesquisa do CNPq Fatores Humanos e Aprendizagem Tecnológica (SENAI CIMATEC). Membro do Grupo de Pesquisa Relações Interpessoais e Habilidades Sociais (RIHS/UFSCar) e do Grupo de Trabalho Relações Interpessoais e Competência Social da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia (ANPEPP). Atua especialmente com temas sobre relações interpessoais e habilidades sociais, produção de tecnologias para favorecer o desenvolvimento humano, criatividade e inovação. Já orientou 31 dissertações de mestrado e 03 teses de doutorado. Tem 35 artigos publicados em periódicos, 07 capítulos de livros e 01 livro organizado. Aprovou e coordenou, junto a FAPESB, o projeto RECURSO TECNOLÓGICO PARA DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS E PROMOÇÃO DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO (CONVÊNIO SENAI-FAPESB Nº 0011/2014). 

Renelson Sampaio, Centro Universitário SENAI CIMATEC

Pós-Doutorado (2010/11), realizado no Departamento de Sociologia da Universidade de Wisconsin Madison com o Professor Erik Olin Wright. Doutorado (1986) na área de Economia da Inovação Tecnológica no Science Policy Research Unit - SPRU, University of Sussex, Inglaterra. Mestrado (1979) em History and Social Studies of Science - University of Sussex, Inglaterra. Pós-Graduação (1974-75) em Física-Matemática - UnB, e Bacharelado em Física (1973) - Departamento de Física da UFMG. Atuou na área de planejamento e políticas públicas em ciência e tecnologia, na Secretaria de Tecnologia Industrial - STI (1981/82), na Assessoria de Planejamento da Presidência do CNPq (1982/85) e no Ministério de Ciência e Tecnologia - MCT (1985/88), como Subsecretário de Planejamento do Ministério. No período 1998 - 2006, quando atuou no Instituto Euvaldo Lodi - IEL/BA, foi responsável pela concepção e desenvolvimento do sistema da RETEC - Rede de Tecnologia da Bahia. A RETEC é uma rede que integra ofertas e demandas tecnológicas, apoiada pelo IEL Nacional foi implantada em vários estados da federação. Participou também, em 2002, do grupo de trabalho de criação do SBRT - Serviço Brasileiro de Respostas Técnicas, patrocinado pelo MCT ? Ministério de Ciência e Tecnologia. Professor Titular e pesquisador no Centro Universitário SENAI CIMATEC, Salvador/BA, atuando como professor permanente no Mestrado Profissional em Gestão e Tecnologia Industrial, no Doutorado em Gestão e Tecnologia Industrial e no programa de Mestrado e Doutorado em Modelagem Computacional e Tecnologia Industrial. Trabalhos de pesquisa nos seguintes temas: Geração e difusão de conhecimento em processos de inovação nas organizações; Estudos na competitividade de aglomerados industriais (Sistemas Locais de Produção) com base metodologia da Dinâmica de Sistemas

Referências

ABDULLAH, Siti Rozaimah Sheikh; MOHAMAD, Abu Bakar; ANUAR, Nurina; MARKOM, Masturah; ISMAIL, Manal; ROSLI, Masli Irwan; HASAN, Hassimi Abu. A comparative analysis between direct and indirect measurement of year I integrated project. International Education Studies, v. 6, n. 6, p. 143-150, 2013. Disponível em: https://eric.ed.gov/?id=EJ1068416. Acesso em: 23 jan. 2022. DOI: https://doi.org/10.5539/ies.v6n6p143

ABET. Criteria for Accrediting Engineering Programs: Effective for reviews during the 2022-2023 accreditation cycle. Accreditation Board for Engineering and Technology, 2021. Disponível em: https://www.abet.org/accreditation/accreditation-criteria/criteria-for-accrediting-engineering-programs-2022-2023/. Acesso em: 19 de jan. de 2022.

ADRIAENSEN, Johan; BIJSMANS, Patrick; GROEN, Afke. Monitoring generic skills development in a bachelor European studies. Journal of Contemporary European Research, v. 15, n. 1, p. 110-127, 2019. doi:10.30950/jcer.v15i1.1018. DOI: https://doi.org/10.30950/jcer.v15i1.1018

AUSTRALIAN COUNCIL FOR EDUCATIONAL RESEARCH. Graduate skills assessment: summary report. Department of Education, Training and Youth Affairs, 2001.

BADCOCK, Paul B. T.; PATTISON, Philippa E.; HARRIS, Kerri-Lee. Developing generic skills through university study: a study of arts, science and engineering in Australia. Higher Education, v. 60, n. 4, p. 441-458, 2010. DOI: https://doi.org/10.1007/s10734-010-9308-8

BALDERAS, Antonio; DE-LA-FUENTE-VALENTIN, Luis; ORTEGA-GOMEZ, Miguel; DODERO, Juan Manuel; BURGOS, Daniel. Learning management systems activity records for students’ assessment of generic skills. IEEE Access, v. 6, p. 15958-15968, 2018. DOI: https://doi.org/10.1109/ACCESS.2018.2816987

BALDERAS, Antonio; PALOMO-DUARTE Manuel; DODERO, Juan M.; RUIZ-RUBE, Iván. A domain specific language for online learning competence assessments. International Journal of Engineering Education, v. 31, n. 3, p. 851-862, 2015.

BOTELHO, Louise L. R.; CUNHA, Cristiano C. de A.; MACEDO, Marcelo. O método da revisão integrativa nos estudos organizacionais. Gestão e Sociedade, [S. l.], v. 5, n. 11, p. 121–136, 2011. DOI: 10.21171/ges.v5i11.1220. Disponível em: https://www.gestaoesociedade.org/gestaoesociedade/article/view/1220. Acesso em: 23 jan. 2022. DOI: https://doi.org/10.21171/ges.v5i11.1220

BOŽIĆ, Marija; ĆERTIĆ, Jelena; VUKELIĆ, Milica; CIZMIĆ, Svetlana. New instructional approach for fostering generic and professional competences: Case study of the project and problem based learning engineering practice course. International Journal of Engineering Education, v. 34, n. 5, p. 1581-1591, 2018.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Parecer CNE/CES no 1, de 23 de janeiro de 2019. Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Engenharia. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, Seção I, p. 109, 23 abr. 2019a. Disponível em: < http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=109871-pces001-19-1&category_slug=marco-2019-pdf&Itemid=30192 >. Acesso em: 31 maio 2019.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CES no 2, de 24 de abril de 2019. Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Engenharia. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, Seção I, p. 43, 26 abr. 2019b. Disponível em: < https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/resolu%C3%87%C3%83o-n%C2%BA-2-de-24-de-abril-de-2019-85344528 >. Acesso em: 31 maio 2019.

CANELAS, Dorian A.; HILL, Jennifer L.; NOVICKI, Andrea. Cooperative learning in organic chemistry increases student assessment of learning gains in key transferable skills. Chemistry Education Research and Practice, v. 18, n. 3, p. 441-456, 2017. DOI: https://doi.org/10.1039/C7RP00014F

CRAWLEY, Edward F.; MALMQVIST, John; LUCAS, William A.; BRODEUR, Doris R. Rethinking engineering education: the CDIO approach. 2ª ed. Editora Springer, 2014. DOI: https://doi.org/10.1007/978-3-319-05561-9

DIEZ, Elisabeth Viles; ZÁRRAGA-RODRÍGUEZ, Marta; GARCÍA, Carmen Jaca. Tool to assess teamwork performance in higher education. Intangible Capital, v. 9, n. 1, p. 281-304, 2013. DOI: https://doi.org/10.3926/ic.399

GILL, Grandon; RITZHAUPT, Albert. Systematically evaluating the effectiveness of an information systems capstone course: implications for practice. Journal of Information Technology Education: Research, v. 12, n. 1, p. 69-94, 2013. DOI: https://doi.org/10.28945/1776

HERRINGTON, Jan; HERRINGTON, Anthony. Authentic assessment and multimedia: how university students respond to a model of authentic assessment. Higher Education Research & Development, v. 17, n. 3, p. 305-322, 1998. DOI: https://doi.org/10.1080/0729436980170304

JONSSON, Anders. Rubrics as a way of providing transparency in assessment. Assessment & Evaluation in Higher Education, v. 39, n. 7, p. 840-852, 2014. DOI: https://doi.org/10.1080/02602938.2013.875117

KARLGREN, Klas; LAKKALA, Minna; TOOM, Auli; ILOMÄKI, Liisa; LAHTI-NUUTTILA, Pekka; MUUKKONEN, Hanni. Assessing the learning of knowledge work competence in higher education–cross-cultural translation and adaptation of the Collaborative Knowledge Practices Questionnaire. Research Papers in Education, v. 35, n. 1, p. 8-22, 2019. DOI: https://doi.org/10.1080/02671522.2019.1677752

KHAN, Imtiaz Hussain. The Impact of Appropriate Planning and Robust Evaluation Strategies on Continuous Improvement of Student Learning. International Journal of Online Pedagogy and Course Design (IJOPCD), v. 10, n. 3, p. 19-36, 2020. DOI: https://doi.org/10.4018/IJOPCD.2020070102

LAGUADOR, Jake M.; CHAVEZ-PRINSIPE, Nemy H.; DE CASTRO, Evelyn L. Employability Skill Development Needs of Engineering Students and Employers' Feedback on Their Internship Performance. Universal Journal of Educational Research, v. 8, n. 7, p. 3097-3108, 2020. DOI: https://doi.org/10.13189/ujer.2020.080738

LUTSENKO, Galina. Case study of a problem-based learning course of project management for senior engineering students. European Journal of Engineering Education, v. 43, n. 6, p. 895-910, 2018. DOI: https://doi.org/10.1080/03043797.2018.1454892

MESEGUER-DUEÑAS, José M.; VIDAURRE, Ana; MOLINA-MATEO, José; RIERA, Jaime; SALA, Rosa M. Validation of student peer assessment of effective oral communication in engineering degrees. IEEE Revista Iberoamericana de Tecnologias del Aprendizaje, v. 13, n. 1, p. 11-16, 2018. DOI: https://doi.org/10.1109/RITA.2018.2801897

MORENO, María Luisa Rodriguez De la evaluación a la formación de competencias genéricas: aproximación a un modelo. Revista Brasileira de Orientação Profissional, v.7, n.2, p. 33-48, 2006.

MOTAHHARI-NEJAD, Hossein. Professional competencies in engineering: examining validity and measurement invariance of a scale. Studies in Higher Education, p. 1-12, 2019. DOI: https://doi.org/10.1080/03075079.2019.1699524

OLMEDO-TORRE, Noelia; FARRERONS-VIDAL, Óscar. F. Assessment of the autonomous learning competence in engineering degree courses at the Universitat Politècnica de Catalunya. Journal of Technology and Science Education, v. 7, n. 2, p. 136-149, 2017. DOI: https://doi.org/10.3926/jotse.245

O’NEILL, Thomas A.; PEZER, Leah; SOLIS, Lorena; LARSON, Nicole; MAYNARD, Nicoleta; DOLPHIN, Glenn R.; BRENNAN, Robert W.; LI, Simon. Team dynamics feedback for post-secondary student learning teams: introducing the “Bare CARE” assessment and report. Assessment & Evaluation in Higher Education, p. 1-15, 2020. DOI: https://doi.org/10.1080/02602938.2020.1727412

PÉREZ-MARTÍNEZ, Jorge Enrique; GARCÍA, Javier; MUÑOZ, Isabel. Active learning and generic competences in an operating systems course. International Journal of Engineering Education, v. 26, n. 6, p. 1484-1492, 2010. Disponível em: https://oa.upm.es/32899/. Acesso em: 23 jan. 2022.

RUGE, Gesa; MCCORMACK, Coralie. Building and construction students’ skills development for employability–reframing assessment for learning in discipline-specific contexts. Architectural Engineering and Design Management, v. 13, n. 5, p. 365-383, 2017. DOI: https://doi.org/10.1080/17452007.2017.1328351

SANKARAN, Meenakshi; MOHANTY, Seemita. Student perception on achieved graduate attributes and learning experiences: a study on undergraduate engineering students of India. International Journal of Continuing Engineering Education and Life-Long Learning, v. 28, n. 1, p. 77-98, 2018. DOI: https://doi.org/10.1504/IJCEELL.2018.090247

SÁNCHEZ CARRACEDO, Fermín; SOLER, Antonia; MARTÍN, Carme; LÓPEZ, David; AGENO, Alicia; CABRÉ, Jose; GARCIA, Jordi; ARANDA, Joan; GIBERT, Karina. Competency maps: An effective model to integrate professional competencies across a STEM curriculum. Journal of Science Education and Technology, v. 27, n. 5, p. 448-468, 2018. DOI: https://doi.org/10.1007/s10956-018-9735-3

SANTOS, Simone C. PBL-SEE: an authentic assessment model for PBL-based software engineering education. IEEE Transactions on Education, v. 60, n. 2, p. 120-126, 2017. DOI: https://doi.org/10.1109/TE.2016.2604227

SANTOS, Simone C.; SOARES, Felipe S. F. Authentic assessment in Software Engineering education based on PBL principles a case study in the telecom market. In: 2013 35th International Conference on Software Engineering (ICSE). Proceedings... San Francisco: IEEE, 2013. p. 1055-1062.

STEIN, Barry; HAYNES, Ada; REDDING, Michael; ENNIS, Theresa; CECIL, Misty. Assessing critical thinking in STEM and beyond. In: ISKANDER, M. (Coord.). Innovations in e-learning, instruction technology, assessment, and engineering education. Springer, Dordrecht, 2007. p. 79-82. DOI: https://doi.org/10.1007/978-1-4020-6262-9_14

STEINER, Mark; KANAI, Junichi; HSU, Cheng; ALBEN, Richard; GERHARDT, Lester. Holistic assessment of student performance in multidisciplinary engineering capstone design projects. International Journal of Engineering Education, v. 27, n. 6, p. 1259-1272, 2011.

VIDIC, Andreja Drobnic. Assessment in problem-based learning incorporated into traditional engineering education: Difficulties and evaluation. International Journal of Engineering Education, v. 26, n. 3, p. 554-563, 2010.

ZABALA, Antoni; ARNAU, Laia. Como aprender e ensinar competências. Porto Alegre: Penso Editora, 2014.

ZHANG, Aimao. Peer assessment of soft skills and hard skills. Journal of Information Technology Education: Research, v. 11, n. 1, p. 155-168, 2012. Disponível em: https://www.learntechlib.org/p/111498/. Acesso em: 23 jan. 2022. DOI: https://doi.org/10.28945/1634

ZLATKIN-TROITSCHANSKAIA, Olga; SHAVELSON, Richard J.; KUHN, Christiane. The international state of research on measurement of competency in higher education. Studies in Higher Education, v. 40, n. 3, p. 393-411, 2015. DOI: https://doi.org/10.1080/03075079.2015.1004241

Downloads

Publicado

28/11/2023

Como Citar

GESTEIRA DE ALMEIDA FERRAZ, Tatiana; DE SOUSA PEREIRA-GUIZZO, Camila; RIBEIRO SAMPAIO, Renelson. Avaliação de competências transversais de estudantes de Engenharia: uma revisão da literatura. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 2, n. 23, p. e15221, 2023. DOI: 10.15628/rbept.2023.15221. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/15221. Acesso em: 29 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê - A Produção do Conhecimento e a Constituição do Campo Científico da Educação Profissional

Artigos Semelhantes

> >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.