Avaliação de competências transversais de estudantes de Engenharia

uma revisão da literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2023.15221

Palavras-chave:

Competências transversais, Avaliação de estudantes, Métodos de avaliação

Resumo

Avaliar o grau de desenvolvimento das competências transversais de estudantes da área de tecnologia constitui-se atualmente em um desafio para as instituições de ensino. Este trabalho tem como objetivo levantar métodos existentes e analisar a produção de conhecimento acerca da avaliação de competências transversais de estudantes de engenharia. Foi realizada uma revisão integrativa de literatura, envolvendo artigos publicados entre 2010 e 2020. A pesquisa revelou maior enfoque na autoavaliação e o uso da avaliação por pares em trabalhos em equipe. Não foram identificados testes largamente aplicados para avaliação de competências transversais. As pesquisas sobre o tema vêm crescendo nos últimos dez anos e as lacunas apontadas constituem-se em importante subsídio para pesquisas futuras.

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Biografia do Autor

Camila Pereira-Guizzo, Centro Universitário SENAI CIMATEC

Graduada em Psicologia, com Especialização em Gestão Organizacional e Recursos Humanos. Mestre e Doutora em Educação Especial pela UFSCar. Professora Adjunta do Centro Universitário SENAI CIMATEC e Docente Permanente nos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu Modelagem Computacional e Tecnologia Industrial (Conceito CAPES 6) e Gestão e Tecnologia Industrial (Conceito CAPES 5) do SENAI CIMATEC. É Coordenadora do Comitê de Ética em Pesquisa em Seres Humanos (CEP CIMATEC). Líder do Grupo de Pesquisa do CNPq Fatores Humanos e Aprendizagem Tecnológica (SENAI CIMATEC). Membro do Grupo de Pesquisa Relações Interpessoais e Habilidades Sociais (RIHS/UFSCar) e do Grupo de Trabalho Relações Interpessoais e Competência Social da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia (ANPEPP). Atua especialmente com temas sobre relações interpessoais e habilidades sociais, produção de tecnologias para favorecer o desenvolvimento humano, criatividade e inovação. Já orientou 31 dissertações de mestrado e 03 teses de doutorado. Tem 35 artigos publicados em periódicos, 07 capítulos de livros e 01 livro organizado. Aprovou e coordenou, junto a FAPESB, o projeto RECURSO TECNOLÓGICO PARA DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS E PROMOÇÃO DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO (CONVÊNIO SENAI-FAPESB Nº 0011/2014). 

Renelson Sampaio, Centro Universitário SENAI CIMATEC

Pós-Doutorado (2010/11), realizado no Departamento de Sociologia da Universidade de Wisconsin Madison com o Professor Erik Olin Wright. Doutorado (1986) na área de Economia da Inovação Tecnológica no Science Policy Research Unit - SPRU, University of Sussex, Inglaterra. Mestrado (1979) em History and Social Studies of Science - University of Sussex, Inglaterra. Pós-Graduação (1974-75) em Física-Matemática - UnB, e Bacharelado em Física (1973) - Departamento de Física da UFMG. Atuou na área de planejamento e políticas públicas em ciência e tecnologia, na Secretaria de Tecnologia Industrial - STI (1981/82), na Assessoria de Planejamento da Presidência do CNPq (1982/85) e no Ministério de Ciência e Tecnologia - MCT (1985/88), como Subsecretário de Planejamento do Ministério. No período 1998 - 2006, quando atuou no Instituto Euvaldo Lodi - IEL/BA, foi responsável pela concepção e desenvolvimento do sistema da RETEC - Rede de Tecnologia da Bahia. A RETEC é uma rede que integra ofertas e demandas tecnológicas, apoiada pelo IEL Nacional foi implantada em vários estados da federação. Participou também, em 2002, do grupo de trabalho de criação do SBRT - Serviço Brasileiro de Respostas Técnicas, patrocinado pelo MCT ? Ministério de Ciência e Tecnologia. Professor Titular e pesquisador no Centro Universitário SENAI CIMATEC, Salvador/BA, atuando como professor permanente no Mestrado Profissional em Gestão e Tecnologia Industrial, no Doutorado em Gestão e Tecnologia Industrial e no programa de Mestrado e Doutorado em Modelagem Computacional e Tecnologia Industrial. Trabalhos de pesquisa nos seguintes temas: Geração e difusão de conhecimento em processos de inovação nas organizações; Estudos na competitividade de aglomerados industriais (Sistemas Locais de Produção) com base metodologia da Dinâmica de Sistemas

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Publicado

28/11/2023

Como Citar

GESTEIRA DE ALMEIDA FERRAZ, Tatiana; DE SOUSA PEREIRA-GUIZZO, Camila; RIBEIRO SAMPAIO, Renelson. Avaliação de competências transversais de estudantes de Engenharia: uma revisão da literatura. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 2, n. 23, p. e15221, 2023. DOI: 10.15628/rbept.2023.15221. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/15221. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê - A Produção do Conhecimento e a Constituição do Campo Científico da Educação Profissional

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