POSSÍVEIS ARTICULAÇÕES ENTRE OS CONCEITOS DE TECNOLOGIA E COMPETÊNCIAS NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL DOCENTE
DOI:
https://doi.org/10.15628/rbept.2017.5561Palavras-chave:
Tecnologia, Formação profissional docente, Competências.Resumo
O presente artigo é resultado de várias atividades desenvolvidas na disciplina Fundamentos para a Formação de Professores do Ensino Tecnológico do Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (MPET/IFAM). O objetivo geral é discutir a formação profissional docente, trazendo a concepção do conceito de tecnologia e abordando as competências como tendência na formação de professores. Foram realizadas atividades, como: fichamentos, resumos, levantamentos de ideias e conceitos relevantes, tendo como sustentação teórica Ferreti (2002); Imbernón (2006), Oliveira (2008), Pinto (2005), Penã (2003), Ghedin (2009), Perrenoud (1999). De maneira mais específica pretendemos: (1) discutir algumas concepções do termo tecnologia, em que procuramos estabelecer algumas classificações; (2) mostrar o conceito de competência e seu processo formativo e (3) articular o conceito de tecnologia com as novas competências de ensinar, segundo Philippe Perrenoud. O artigo está organizado em cinco partes: (a) introdução com abordagem geral de todo o trabalho; (b) o conceito de tecnologia: sentidos do termo; (c) O conceito de competências: uma visão formativa; (e) para além do conceito de tecnologia: as competências e a formação docente e (e) considerações finais.
Downloads
Referências
FERRETI, Celso João. A pedagogia das competências: Autonomia ou adaptação? Educ. Soc., Campinas, vol. 23, n.81, p. 299-306, dez. 2002.
FONTANA, Roseli; CRUZ, Nazaré. Psicologia do Trabalho Pedagógico. São Paulo: Atual, 1997.
GHEDIN, Evandro. Tendências e dimensões da formação do professor na contemporaneidade. In: CONGRESSO NORTE PARANAENSE DE EDUCAÇAO FÍSICA ESCOLAR, 4. 2009, Londrina. Anais...Londrina 2009: UEL, 2009. p.1-28
OLIVEIRA, Eva Aparecida. A técnica, a techné e a tecnologia. Itinerarius – Revista Eletrônica do curso de Pedagogia do Campus Jataí, UFG, vol. 2, n. 5, jul/dez. 2008, p. 1-13. Disponível em: http://www.revistas.ufg.br/index.php/ritref/article/download/20417/11905
PERRENOUD, Philippe. Avaliação da excelência à regulação das aprendizagens: entre duas lógicas. Porto Alegre: Artmed, 1999.
PERRENOUD, Phillipe et al. As competências para ensinar no século XXI: a formação dos professores e o desafio da educação.1. ed. Porto Alegre: ARTMED, 2002.
PIMENTA, Neylanne Aracely de Almeida. A formação de professores orientada por competência: análise de conceitos e de um curso no Estado do Amazonas. Natal: Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2002 (Tese de Doutorado).
PIMENTA, Selma Garrido e GHEDIN, Evandro. Professor reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. São Paulo: Cortez, 2002.
PINTO, Álvaro Vieira. O Conceito de Tecnologia. Rio Janeiro: Contraponto, 2005. 2v.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O autor na submissão do artigo transfere o direito autoral ao periódico. À Revista Brasileira da Educação Profisisonal e Tecnológica ficam reservados os direitos autorais pertinentes a todos os artigos nela publicados.