v. 1 n. 18 (2020)

Publicado: 06/01/2020

ARTIGOS

  • A POLITECNIA NOS DEBATES PEDAGÓGICOS SOVIÉTICOS DAS DÉCADAS DE 20 E 30

    Lucília Regina de Souza Machado
    e9575
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2020.9575
  • ADOECIMENTO MENTAL NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: O QUE PENSAM OS ESTUDANTES CONCLUINTES DE CURSOS TÉCNICO INTEGRADOS

    Fabiane do Amaral Pacheco, Sandra Elisabet Bazana Nonenmacher, Adão Caron Cambraia
    e9173
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2020.9173
  • CURRÍCULO TÉCNICO INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO: IMPLANTAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE PRÁTICAS NO CONTEXTO BRASILEIRO

    Italan Carneiro
    e8177
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2020.8177
  • O LUGAR DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NA GARANTIA DO DIREITO

    Nivia Barreto dos Anjos
    e8766
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2020.8766
  • PANORAMA DOS CURSOS PROFISSIONALIZANTES DE NÍVEL MÉDIO PRESENCIAL DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DO ESTADO DO PARANÁ

    Eduardo Henrique Baltrusch de Gois
    e8818
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2020.8818
  • CARACTERÍSTICAS DE PROFESSORES DE UM CAMPUS DA REDE FEDERAL: ANÁLISE DE ASPECTOS PESSOAIS, PROFISSIONAIS E SOCIAIS.

    Adriana Vieira dos Santos, Manuel Alves de Sousa Junior
    e9277
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2020.9277
  • FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO: CONCEPÇÕES E IMPORTÂNCIA

    Claudia Maria Bezerra da Silva, Edlamar Oliveira dos Santos
    e9281
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2020.9281
  • EXPANSAO DA EDUCACAO SUPERIOR NO BRASIL NA ULTIMA DECADA: SURGIMENTO DE UM NOVO CENARIO DE ACESSO?

    Danilo Custódio de Medeiros, Elisa Antonia Ribeiro
    e8689
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2020.8689
  • ANÁLISE ESTATÍSTICA DO DESEMPENHO DE ALUNOS COTISTAS VERSUS NÃO COTISTAS: UM ESTUDO SOBRE O RENDIMENTO ESCOLAR DE ESTUDANTES DE CURSO TÉCNICO INTEGRADO

    Claudiney Nunes de Lima, Adilson Ribeiro de Oliveira, Thiago Luiz Borges da Cruz
    e7900
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2020.7900
  • EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E A INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA: UM MAPEAMENTO SISTEMÁTICO

    Fernanda Souza da Silva, Laíse do Nascimento Paula, Talita Soares Lago Duarte Costa, Francisco Adelton Alves Ribeiro, Alvaro Itaúna Schalcher Pereira
    e8199
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2020.8199
  • TRABALHO E TERCEIRIZAÇÃO: implicações nas políticas de educação e trabalho para jovens no Brasil

    Yossonale Viana Alves, Márcio Adriano Azevedo
    e6953
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2020.6953
  • CREATIVITY AND ART: A POEM THAT TEACHES ABOUT SOLID HEALTH WASTE DISPOSAL

    Edna Maria da Cruz, Daniela Aparecida Rosendo de Souza, Daniela de Fátima Diniz, Fernanda Macedo Roldão, Geisa Sacramento Baú, Micaela de Araújo Saraiva, Olivia Beloto da Silva
    e7869
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2020.7869
  • A INTEGRAÇÃO CURRICULAR NA PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES DE TRÊS CÂMPUS DO INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA

    Adriano Larentes da Silva, Saionara Greggio, Sandra Antonini Agne
    e7929
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2020.7929
  • O CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO: DESAFIOS PARA INTEGRAÇÃO

    Maria Adélia Costa
    e7948
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2020.7948
  • REFORMA DO ENSINO MÉDIO (LEI Nº 13.415/2017): RETROCESSO NO ENSINO MÉDIO PROPEDÊUTICO E TÉCNICO-PROFISSIONALIZANTE

    Italan Carneiro
    e8121
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2020.8121
  • CONTRIBUIÇÃO DOS RECURSOS DIDÁTICOS NA EJA: UMA ANÁLISE A PARTIR DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO

    Jean Oliveira Campos, Jardênio de Oliveira Marinho, Valda Ozeane Camara Cassiano de Oliveira, Lediam Rodrigues Lopes Ramos Reinaldo
    e8266
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2020.8266
  • FORMANDO FORMADORES: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM REDE NA ÁREA DE ENSINO

    Ana Sara Castaman, Ricardo Antonio Rodrigues
    e8520
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2020.8520
  • A FORMAÇÃO EM MASSOTERAPIA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA, PÚBLICO FEDERAL DE CURITIBA (ET-UFPR/IFPR): UMA ANÁLISE DOCUMENTAL DOS 20 ANOS DA OFERTA DE CURSOS

    Elisângela Valevein Rodrigues, Volmir Von Dentz, Evelise Dias Antunes
    e8760
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2020.8760
  • REFLEXÕES SOBRE O CURRÍCULO INTEGRADO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES

    Wallace Pereira Sant Ana, Sara Maria Souza Nogueira, Wanderley Azevedo de Brito
    e8813
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2020.8813
  • INTERDISCIPLINARIDADE: REFLEXÕES SOBRE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO

    Daguia de Medeiros Silva, F. O. ARAÚJO, R. G. FERREIRA
    e8814
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2020.8814
  • A ÁGUA COMO FONTE DE CONHECIMENTO: UMA PROPOSTA NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO

    Jéssica De Góes Bilar, Rômulo Hohemberger, Renato Xavier Coutinho
    e8833
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2020.8833
  • ACTIVIDADES INTER/TRANSDISCIPLINARIAS Y EL APRENDIZAJE DE LENGUA EXTRANJERA

    Rosane Salete Sasset, Miriam Orloski Pereira, Belami Cassia da Silva
    e8848
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2020.8848
  • FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NO INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA - CAMPUS FREDERICO WESTPHALEN-RS

    Elis Angela Botton, Arthur Breno Stürmer
    e8981
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2020.8981
  • EMPREGO DA METODOLOGIA ATIVA MAP NA CONSTRUÇÃO DO APARATO EXPERIMENTAL DE VISUALIZAÇÃO DE FLUXO EM ÁGUA

    Paulo Francisco do Carmo, Inge Renate Fröse Suhr
    e9246
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2020.9246
  • A CONSTRUÇÃO DO PRODUTO EDUCACIONAL OFICINA PARA CADERNO DE NARRATIVA AUTOBIOGRÁFICA: REFLEXÕES E PRÁTICAS DE UMA DOCENTE DA EBTT

    Ricardo Jorge de Sousa Cavalcanti, Rossana Viana Gaia
    e9060
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2020.9060
  • O CURSO TÉCNICO EM MEIO AMBIENTE INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO NO ESTADO DO PARANÁ COMO ALTERNATIVA PARA A FORMAÇÃO INTEGRAL DOS JOVENS

    Ana Paula da Silva Rodrigues, Eloy Fassi Casagrande Junior, Marcia Regina Rodrigues da Silva Zago, Maclovia Corrêa da Silva
    e9094
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2020.9094
  • FORMAÇÃO DE EDUCADORES PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: A ARTICULAÇÃO ENSINO-PESQUISA-EXTENSÃO

    Deloize Lorenzet, Felipe Andreolla
    e6136
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2020.6136
  • A ATUAÇÃO DO EGRESSO DO CURSO TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO NO MERCADO DE TRABALHO

    Daniel Rocha Silva, Moises Luna Brandão, Fabricio Molica Mendonça, Jelson Luiz Dick
    e6394
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2020.6394
  • EXPERIÊNCIAS DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO REALIZADAS NO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA DO INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE – CAMPUS ARAQUARI

    Marilândes Mól Ribeiro de Melo, Anelise Grunfeld De Luca
    e7502
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2020.7502
  • A Teoria do Capital Humano e a noção e empregabilidade: um estudo comparativo.

    Janilson Gomes da Fonseca, Maria Aparecida Dos Santos Ferreira
    e7859
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2020.7859
  • SpeakCode: Uma Ferramenta de Acessibilidade para Pessoas com Deficiência Visual

    Marcio Carneiro Brito Pache, Aline Bezerra da Costa, Sandro Rodrigues Souza, Lucas Hermann Negri
    e7934
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2020.7934
  • UTILIZAÇÃO DO APLICATIVO PLICKERS NO ENSINO DA MATEMÁTICA

    Fabio Henrique Marinho Cabral
    e7939
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2020.7939
  • A EDUCAÇÃO DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NO BRASIL E NA REDE FEDERAL DE ENSINO COM ENFOQUE NO ALUNO SURDO: UMA ABORDAGEM SOBRE OS ASPECTOS LEGAIS E HISTÓRICOS DO PROCESSO DE INCLUSÃO ESCOLAR

    Cristiane Rodrigues de Freitas, Cirlande Cabral da Silva
    e7975
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2020.7975
  • A MATEMÁTICA, O PROFESSOR DE MATEMÁTICA E A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: UMA RELAÇÃO DE POTENCIALIDADES

    Antônio Márcio de Lima Soares, Rodrigo Bozi Ferrete, Elza Ferreira Santos, Marco Arlindo Amorim Melo Nery
    e8402
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2020.8402
  • ESCOLA TÉCNICA FEDERAL DE JANUÁRIA: PERCURSO HISTÓRICO, REGIONALIDADE, PRÁTICAS EDUCATIVAS

    Bruno Vieira da Silva, Helder de Moraes Pinto
    e8539
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2020.8539
  • O TRABALHO E A FORMAÇÃO DOCENTE EM UM CURSO TÉCNICO INTEGRADO PERTENCENTE À REDE PÚBLICA ESTADUAL DO PARANÁ

    Niélcia de Aguiar Herreira, Sandra Terezinha Urbanetz
    e8571
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2020.8571
  • GERAÇÃO Z E AS METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM: desafios na Educação Profissional e Tecnológica

    Luiz Gustavo da Silva Bispo Andrade, Niliane Cunha Aguiar, Rodrigo Bozi Ferrete, Juliane dos Santos
    e8575
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2020.8575
  • PERCEPÇÕES E CONCEPÇÕES DOS DOCENTES DA REDE FEDERAL DE EDUCAÇÃO ACERCA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: Com a palavra os docentes do Curso Técnico Subsequente em Administração do Instituto Federal do Piauí – Campus Avançado Dirceu Arco Verde

    layane bastos dos santos, Alvaro Itaúna Schalcher Pereira, Francisco Adelton Alves Ribeiro, Lilian Maria de Oliveira Ferreira, Kalinka Maria Leal Madeira
    e8674
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2020.8674
  • O USO DO DOCUMENTÁRIO “DERRUBARAM O PINHEIRINHO” PARA O ESTUDO DE CONCEITOS DE GEOGRAFIA URBANA EM UMA TURMA DE PROEJA

    Francisco Fernandes Ladeira
    e8711
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2020.8711
  • O PROJETO PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL (PPI) DO IFSC 2015-2018: UMA ANÁLISE ENTRE O PROCLAMADO E O REALIZADO, A PARTIR DA SUA CONCEPÇÃO EDUCATIVA HISTÓRICO-CRÍTICA, DEMOCRÁTICA E EMANCIPADORA.

    Evandro Belmiro da Silva, Adriano Larentes da Silva
    e8755
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2020.8755
  • EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E AS CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DE EMPREENDEDORES DO ENSINO TÉCNICO

    Shirlei Paques Pereira, Roberto Kanaane
    e8841
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2020.8841
  • EDUCAÇÃO FÍSICA, AMBIENTAL E INCLUSIVA: um relato de experiência interdisciplinar no desenvolvimento e apresentação de Jogos Sensoriais uma estudante com Deficiência Visual.

    João Paulo dos Santos Oliveira, Rafaela Dias Melo
    e8987
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2020.8987
  • A FÍSICA NO ENSINO MÉDIO TÉCNICO INTEGRADO EM EDIFICAÇÕES NO INSTITUTO FEDERAL DA BAHIA: UMA ANÁLISE A PARTIR DO PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO

    Danilo Almeida Souza, Maria Cristina Martins Penido
    e8994
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2020.8994
  • ANÁLISE DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA ACERCA DA FORMAÇÃO CONTINUADA DE DOCENTES DOS INSTITUTOS FEDERAIS

    Danise Vivian Gonçalves dos Santos, Anne Alilma Silva Souza Ferrete, Luiz Anselmo Menezes Santos
    e9097
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2020.9097
  • PERSPECTIVAS ACERCA DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NOS CURSOS DE LICENCIATURA DE UM INSTITUTO FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL

    VANTOIR ROBERTO BRANCHER, Naires de Cassia Nunes Moraes, Elisandra Gomes Squizani, LISIANE DARLENE CANTERLE
    e9127
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2020.9127
  • PERFIL DOS EGRESSOS DE UMA FACULDADE DE TECNOLOGIA E SEUS INTERESSES NA CRIAÇÃO DE UM PORTAL DO EGRESSO

    Lilian Wrzesinski Simon, Thais Hoffman Arnoni, Andressa Sasaki Vasques Pacheco
    e9130
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2020.9130
  • LEVANTAMENTO DAS PERCEPÇÕES DE EGRESSOS DE CURSOS TÉCNICOS EM AGROPECUÁRIA ACERCA DO CURRÍCULO DO CURSO

    Clécio Henrique Limeira, Manoella de Queiroz Rodrigues Limeira, Paloma Rodrigues Siebert, Luciano de Sousa Chaves
    e9256
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2020.9256
  • DUALIDADE EDUCACIONAL E FORMAÇÃO POLITÉCNICA: APROXIMAÇÕES AO DEBATE TEÓRICO

    Juliane dos Santos, Lucas Antonio Feitosa de Jesus, Luiz Gustavo da Silva Bispo Andrade, Maria Silene da Silva
    e9355
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2020.9355
  • IMPACTO DO ENSINO DE HISTÓRIA DA METEOROLOGIA NO CURSO TÉCNICO DE METEOROLOGIA DO CEFET/RJ, CAMPUS MARACANÃ

    Raquel Brigagão Monteiro de Castro, Laurio Yukio Matsushita
    e8688
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2020.8688

RELATO DE EXPERIÊNCIA

  • CONTRIBUIÇÕES DE OFICINAS DE PRODUÇÃO DE RECURSOS DIDÁTICOS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE QUÍMICA

    Cynthia Torres Daher, Michele Waltz Comarú, Carolina Nascimento Spiegel
    e9176
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2020.9176