CONTRIBUIÇÃO DOS RECURSOS DIDÁTICOS NA EJA: UMA ANÁLISE A PARTIR DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2020.8266

Palavras-chave:

Recursos Didáticos, Educação de Jovens e Adultos, Estágio Supervisionado.

Resumo

Os recursos didáticos são importantes ferramentas que auxiliam na condução do processo de ensino e aprendizagem, fornecendo subsídios para a construção do conhecimento e atuando como mediadores da aprendizagem. Os materiais utilizados como recursos didáticos nas salas de aula são diversificados quanto à estrutura, composição, aplicação e formas de uso, encontrando, portanto, sua função didática nas formas como é trabalhado pelo professor. Os recursos didáticos encontram aplicações nos diversos segmentos da Educação Básica, no entanto, no campo da Educação de Jovens e Adultos (EJA) são escassos os trabalhos que analisam as contribuições destes para o processo de ensino-aprendizagem nesta modalidade de ensino. Diante do exposto, o presente trabalho versa sobre os resultados obtidos a partir do desenvolvimento do projeto de intervenção na experiência do Estágio Supervisionado II, do curso de Pedagogia, em uma turma EJA, no município de Esperança – PB, onde a temática escolhida consistiu na utilização de Recursos Didáticos como estratégia metodológica para tornar as aulas mais atrativas e dinâmicas. Nesse sentido, o artigo tem como objetivo apresentar as contribuições da utilização de Recursos Didáticos na Educação de Jovens e Adultos. Os recursos didáticos foram utilizados como atividade de fixação do conteúdo e como suporte para a realização de atividades propostas nas diversas disciplinas. Os resultados mostram maior interação entre os alunos, atenção, dinamização das aulas e aprendizagem significativa dos conteúdos abordados. Os recursos didáticos se mostraram ferramentas facilitadoras do processo de aprendizagem e agem motivando, despertando a curiosidade e estimulando o aluno no desenvolvimento das atividades.

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Biografia do Autor

Jean Oliveira Campos, Universidade Estadual da Paraíba - UEPB

Licenciado em Pedagogia pelo Centro Universitário UNINTA e Graduado em Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade Estadual da Paraíba - UEPB

Jardênio de Oliveira Marinho, Universidade Estadual da Paraíba - UEPB

Graduado em Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade Estadual da Paraíba - UEPB

Valda Ozeane Camara Cassiano de Oliveira, Universidade Estadual da Paraíba - UEPB

Graduada em Letras, Língua Portuguesa e Espanhola pela Universidade Estadual da Paraíba. Especialista em Fundamentos da Educação e em Língua e Literatura Hispânica. Mestrado Profissional em Formação de Professores pela UEPB, Docente do curso de Licenciatura em Pedagogia do Centro Universitário UNINTA

Lediam Rodrigues Lopes Ramos Reinaldo, Universidade Estadual da Paraíba - UEPB

Graduada em Pedagogia e Engenharia Agronômica, Mestre em Solos e Nutrição de Plantas - UFV, Doutora em Recursos Naturais - UFCG. Docente do curso de Licenciatura em Geografia - UEPB

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Publicado

29/02/2020

Como Citar

CAMPOS, Jean Oliveira; MARINHO, Jardênio de Oliveira; OLIVEIRA, Valda Ozeane Camara Cassiano de; REINALDO, Lediam Rodrigues Lopes Ramos. CONTRIBUIÇÃO DOS RECURSOS DIDÁTICOS NA EJA: UMA ANÁLISE A PARTIR DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 18, p. e8266, 2020. DOI: 10.15628/rbept.2020.8266. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/8266. Acesso em: 29 maio. 2024.

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