CONTRIBUIÇÃO DOS RECURSOS DIDÁTICOS NA EJA: UMA ANÁLISE A PARTIR DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO
DOI:
https://doi.org/10.15628/rbept.2020.8266Palavras-chave:
Recursos Didáticos, Educação de Jovens e Adultos, Estágio Supervisionado.Resumo
Os recursos didáticos são importantes ferramentas que auxiliam na condução do processo de ensino e aprendizagem, fornecendo subsídios para a construção do conhecimento e atuando como mediadores da aprendizagem. Os materiais utilizados como recursos didáticos nas salas de aula são diversificados quanto à estrutura, composição, aplicação e formas de uso, encontrando, portanto, sua função didática nas formas como é trabalhado pelo professor. Os recursos didáticos encontram aplicações nos diversos segmentos da Educação Básica, no entanto, no campo da Educação de Jovens e Adultos (EJA) são escassos os trabalhos que analisam as contribuições destes para o processo de ensino-aprendizagem nesta modalidade de ensino. Diante do exposto, o presente trabalho versa sobre os resultados obtidos a partir do desenvolvimento do projeto de intervenção na experiência do Estágio Supervisionado II, do curso de Pedagogia, em uma turma EJA, no município de Esperança – PB, onde a temática escolhida consistiu na utilização de Recursos Didáticos como estratégia metodológica para tornar as aulas mais atrativas e dinâmicas. Nesse sentido, o artigo tem como objetivo apresentar as contribuições da utilização de Recursos Didáticos na Educação de Jovens e Adultos. Os recursos didáticos foram utilizados como atividade de fixação do conteúdo e como suporte para a realização de atividades propostas nas diversas disciplinas. Os resultados mostram maior interação entre os alunos, atenção, dinamização das aulas e aprendizagem significativa dos conteúdos abordados. Os recursos didáticos se mostraram ferramentas facilitadoras do processo de aprendizagem e agem motivando, despertando a curiosidade e estimulando o aluno no desenvolvimento das atividades.
Downloads
Referências
ARROYO, M. G. Educação de Jovens e Adultos: um campo de direitos e de responsabilidade pública. In: SOARES, L.; GIOVANETTI, M. A. G de C.; GOMES, N. L. G. (Orgs.). Diálogos na Educação de Jovens e Adultos. 2ed., Belo Horizonte: Autêntica, 2007.
BRASIL. Ministério da Educação. Educação para jovens e adultos: ensino fundamental: proposta curricular. Coordenação e texto final (de) Vera Maria Masagão. São Paulo: Ação Educativa; Brasília: MEC, 2001. 239p
CASTOLDI, R.; POLINARSKI, C. A. A Utilização de Recursos Didático-Pedagógicos na Motivação da Aprendizagem. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE ENSINO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA,I, 2009, Ponta Grossa – PR. Anais do I Simpósio Nacional de Ensino de Ciência e Tecnologia – SINECT, Ponta Grossa – PR: UTFPR, 2009, p. 684-692. Disponível em: < https://atividadeparaeducacaoespecial.com/wp-content/uploads/2014/09/recursos-didatico-pedag%C3%B3gicos.pdf>. Acesso em 20 de Nov. de 2018.
CAVALCANTE, E. dos S. L.; CARDOSO, M. A. Reflexões sobre a metodologia utilizada na Educação de Jovens e Adultos: entre o real e o ideal. Revista Lugares de Educação [RLE], Bananeiras-PB, v. 6, n. 12, p.158-181, Jan.-Jul., 2016. Disponível em: < http://www.periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/rle/article/view/23979>. Acesso em 10 de Out. de 2018.
CORDEIRO, K. M. dos. S.; BARCELLOS, W. de S. O uso de jogos pedagógicos na Educação de Jovens e Adultos. Revista Científica Interdisciplinar, vol. 2, n.4, p. 222-232, Out./Dez., 2015.
DI PIERRO, M. C.; JOIA, O. RIBEIRO, V. M. Visões da Educação de Jovens e Adultos no Brasil. Cadernos Cedes, v. 21, nº 55, p. 58-77, nov., 2001. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/ccedes/v21n55/5541.pdf>. Acesso em 10 de Set. de 2018.
FERREIRA, S.M.M. Os recursos didáticos no processo de ensino-aprendizagem: estudo de caso da escola secundária Cónego Jacinto. 2007. 69 f. Monografia (Bacharelado em Ciências da Educação e Praxis Educativa) - Universidade Jean Piaget de Cabo Verde, Grande Cidade da Praia, Santiago, Cabo Verde. 2007.
IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Panorama: Esperança, 2010. Disponível em: < https://cidades.ibge.gov.br/brasil/pb/esperanca/panorama> Acesso em 20 de Nov. de 2018.
LEITE, N. da C. BELO, A. L. M. A importância da ludicidade na educação de jovens e adultos: um estudo numa escola pública no município de Macapá/AP. Faculdade Atual, Macapá – AP, 2016. Disponível em: < https://www.monografias.com/pt/trabalhos3/importancia-ludicidade-educacao-jovens-adultos/importancia-ludicidade-educacao-jovens-adultos2.shtml>Acesso em 25 de Nov. de 2018.
PAIVA, C. de L. C. Material didático na Educação de Jovens e Adultos: Avaliação dos Mediadores de Leitura do Município de Conde-PB. 2016. 38f. (Monografia de Graduação) Universidade Federal da Paraíba – UFPB, João Pessoa, 2016.
RONDÔNIA. Secretaria de Estado da Educação. Educação de Jovens e Adultos – EJA: ensino fundamental e ensino médio, 2013. Disponível em: < http://www.seduc.ro.gov.br/curriculo/wp-content/uploads/2013/02/EDUCACAO-DE-JOVENS-E-ADULTOS-EJA.pdf> Acesso em 20 de Nov. de 2018.
SILVA, A. C. M.; FREITAG, I. H.; TOMASELLI, M. V. F. BARBOSA, C. P. A importância dos recursos didáticos para o processo ensino-aprendizagem. Arquivos do MUDI, v 21, n 02, p. 20-31, 2017. Disponível em: <http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ArqMudi/article/view/38176>. Acesso em 22 de Out. de 2018.
SOUSA, E. S. de O. S. Prática pedagógica e o uso dos recursos didáticos na EJA: um estudo em uma escola municipal de Porto Velho-RO. 2016. 79f. Monografia de TCC (Curso de Pedagogia). Departamento de Ciências da Educação. Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho – RO, 2016.
SOUZA, M. A. Educação de jovens e adultos. Curitiba: IBPEX, 2007.
VIEIRA, M. C. Fundamentos históricos, políticos e sociais da educação de jovens e adultos. Volume I: aspectos históricos da educação de jovens e adultos no Brasil. Universidade de Brasília, Brasília, 2004.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O autor na submissão do artigo transfere o direito autoral ao periódico. À Revista Brasileira da Educação Profisisonal e Tecnológica ficam reservados os direitos autorais pertinentes a todos os artigos nela publicados.