O currículo integrado ao ensino médio na Rede Estadual de Educação Profissional da Bahia (2008-2016)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2025.18209

Palavras-chave:

Currículo Integrado, Educação, Educação Profissional da Bahia, Educação Emancipatória

Resumo

O presente artigo retrata a concepção de currículo integrado desenvolvido na rede estadual de educação profissional pública da Bahia, após o Decreto nº 5154, de 2004. Busca demonstrar a possibilidade de desenvolvimento de um currículo integrado de base emancipatória na educação profissional técnica de nível médio com ênfase da relação trabalho e educação. Como procedimento metodológico pesquisa bibliográfica e documental, fundamentado na base materialista-histórica e dialética. Os resultados   indicaram que a proposição curricular oferecido pela Secretaria da Educação da Bahia, através da Superintendência de Educação Profissional no período de 2008 a 2016, contribuiu com a formação emancipatória da classe trabalhadora e seus filhos que estudam na escola pública.

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Biografia do Autor

Celia Tanajura Machado, UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA - UNEB

Possui Licenciatura em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (1986), Mestrado em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2001) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (2007). Realizou o Pós-Doutorado no Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria (2018). Atualmente é professora da Universidade do Estado da Bahia. É Membro da Rede de Ensino, Pesquisa e Extensão da Educação Profissional e Tecnológica Pública da Bahia (RedeEPT-BA) e da Rede Diversidade e Autonomia da Educação Pública (Redap). É lider do Lavoro - Grupo de estudos e pesquisas em Gestão, Trabalho e Educação e Professora do Programa de Pós-Graduação em Gestão e Tecnologias em Educação (Gestec) e do Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade (UNEB). Desde março de 2022, é Editora Executiva da Plurais - Revista Multidisciplinar da UNEB, periódico QUALIS A4 na Área de Educação. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Profissional, Gestão da Educação e Políticas Públicas, atuando principalmente nos seguintes temas: educação profissional, formação de professores, legislação educacional brasileira, política educacional e gestão escolar. 

Antonio Almerico Biondi Lima, Universidade do Recôncavo da Bahia - UFRB

Professor Adjunto de Currículo e Didática da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, possui graduação em Pedagogia pela Faculdade de Educação da Bahia (1994), Mestrado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (1999) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (2005). Foi Coordenador Executiva de Acompanhamento das Políticas Sociais da Casa Civil da Bahia,, Superintendente da Educação Profissional - Secretaria de Educação do Estado da Bahia, tendo sido anteriormente (2003-2007) Diretor de Qualificação do Ministério do Trabalho e Emprego. Foi Conselheiro Estadual de Educação e representa a Rede de Ensino, Pesquisa e Extensão da Educação Profissional Pública da Bahia - REDEEPT no Fórum de Educação da Bahia - FEEBA. Tem experiência na área de Educação (Políticas Públicas, Didática e Currículo), com ênfase em Educação Profissional, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão de políticas públicas (trabalho, educação, juventude), educação de jovens e adultos, desenvolvimento territorial, trabalho e educação e qualificação profissional.

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Publicado

16.07.2025

Como Citar

DUARTE, Ruy José Braga; MACHADO, Celia Tanajura; LIMA, Antonio Almerico Biondi. O currículo integrado ao ensino médio na Rede Estadual de Educação Profissional da Bahia (2008-2016). Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 25, p. e18209, 2025. DOI: 10.15628/rbept.2025.18209. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/18209. Acesso em: 5 out. 2025.

Edição

Seção

Dossiê - 20 anos de Ensino Médio Integrado no Brasil: textos, contextos e pretextos

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