v. 1 n. 23 (2023)

Publicado: 01/01/2023

Dossiê - Guarnicê da Educação, da Democracia e da formação dos trabalhadores

  • Dossiê: Apresentação Guarnicê da Educação, da Democracia e da Formação dos Trabalhadores

    Ana Lúcia Sarmento Henrique; Ronaldo Marcos de lima Araujo
    e15667
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2023.15667
  • O trabalho como referência para a formação e a democracia

    Lucília Regina de Souza Machado
    e15167
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2023.15167
  • Gramsci e Freire e suas contribuições alvissareiras na educação de pessoas trabalhadoras

    Maria Margarida Machado, Júlio César Apolinário Maia
    e15140
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2023.15140
  • História da Educação Profissional esperanças, lutas e (in)dependências.

    Maria Ciavatta
    e14776
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2023.14776
  • A desconstrução da formação da juventude agora eu (não) escolho

    Adriana Oliveira dos Santos Siqueira, Adriana Saraiva, José Moisés
    e15300
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2023.15300
  • A Formação Escolar em Disputa A Reforma do Ensino Médio como Expropriação Cultural e a Urgência de uma Escola Unitária

    Walson Lopes, Danielle Rezera, André Luís Pereira, Izac de Sousa Belchior
    e15290
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2023.15290
  • O ensino médio anunciado na Lei nº 13.415/2017 e as ações do estado do Rio Grande do Norte com vistas à implementação da contrarreforma do ensino médio em sua rede

    Elizeu Costacurta Benachio, Dante Henrique Moura
    e15209
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2023.15209
  • A formação de profissionais para o cuidado em saúde de Travestis e Transexuais

    Roberta Baccarim, Grazielle Tagliamento, Fernanda Cabral Bonato
    e14764
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2023.14764
  • O ensino médio e técnico na conjuntura do avanço de políticas ultraconservadoras desafios teóricos e políticos

    Marise Nogueira Ramos
    e15279
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2023.15279
  • Os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia e a formação para o trabalho associado e autogestionário: discutindo potencialidades

    Maria Clara Bueno Fischer, Josiane Roberta Krebs
    e15317
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2023.15317
  • Pedagogia da Alternância na Rede Federal um retrato nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia

    Jacqueline de Moura Ferreira, Roberta Pereira Matos
    e14802
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2023.14802
  • Formação em alternância e integração dos saberes tradicionais e dos saberes científicos na França

    Catherine Guillaumin
    e15219
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2023.15219
  • Ensino médio integrado desafios para os que lutam por uma escola emancipatória

    Ramon de Oliveira
    e14688
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2023.14688
  • Tecnologia e educação tecnológica nas bases legais dos cursos superiores de tecnologia

    Clecí Körbes, Renata Alves
    e15247
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2023.15247
  • Percepção de professores formadores sobre a licenciatura em formação pedagógica de docentes para educação profissional e tecnológica do IFRN saberes e práticas

    Luiz Antonio da Silva dos Santos, Andrezza Maria Batista do Nascimento Tavares , Edna Oliveira da Paz, Rayane Lourenço de Oliveira
    e15062
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2023.15062
  • As Práticas Profissionais Articuladoras (PPA) no currículo integrado do IFBA – Campus Brumado tensões, aproximações e limites à ação pedagógica

    Jádson Fábio de Araújo Marques, Tatyanne Gomes Marques
    e15236
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2023.15236
  • O amensalismo do agronegócio, os Educadores Ambientais Críticos e a preparação para o novo (Guarnicê) reflexões sobre Trabalho, Ambiente e Educação

    Alexandre Maia do Bomfim
    e15255
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2023.15255
  • Democracia e Direito perspectivas inclusivas de jovens e adultos com Transtorno do Espectro Autista no Mundo do Trabalho

    Ariane Alves Gutierrez, Danilo Almeida Souza
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2023.15249
  • A construção cotidiana de currículos na EJA das experiências de educação popular e radiofônica às práticas emergentes

    Fabíola Maria Dantas, Francisco Canindé da Silva
    e15054
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2023.15054
  • Formação docente para a Educação Profissional e Tecnológica no século XXI mudanças e permanências

    Francisco das Chagas de Sena, Francisco das Chagas Silva Souza
    e14545
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2023.14545
  • A Extensão na Educação Profissional e Tecnológica os estágios não obrigatórios e possíveis contribuições para a transformação social

    Laiane Frescuras Flores, Magalia Gloger dos Santos, Melissa Welter Vargas, Pedro Luís Büttenbender, Nelson José Thesing
    e15250
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2023.15250

ARTIGOS

  • A produção do conhecimento na Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica acerca das práticas pedagógicas no EMIEPT

    Prof. Dr. João Kaio Cavalcante de Morais , Dra. Ana Lúcia Sarmento Henrique
    e15251
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2023.15251
  • Evasão escolar na educação profissional técnica de nível médio no curso técnico em enfermagem fatores e reflexões

    Angela Valéria de Amorim, José Alex Alves dos Santos, Danielle Mota Bastos, Joana D'arc Lyra Batista, Pauline Cristine da Silva Cavalcanti, Patrícia Maria de Oliveira Andrade Araújo, Rosa Maria de oliveira Teixeira de Vasconcelos
    e14095
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2023.14095
  • Entregadores/as por aplicativo de Natal-RN uma classe em si ou para si?

    Eliane Juraski Camillo, Dante Henrique Moura
    e14431
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2023.14431
  • Libras nas licenciaturas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba ensino e inclusão na análise do currículo acadêmico

    José de Arimateia Tavares, Priscilla Andrade
    e13301
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2023.13301
  • A Academia Imperial de Belas Artes As Artes na História da Educação Profissional (1826 – 1880)

    Cristiane Maass Wieler, Wilson Lemos Junior
    e13517
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2023.13517
  • A inclusão de surdos uma proposta bilíngue para além da integração no ensino médio durante a pandemia de Covid-19

    Edivaldo Dos Santos Junior, Rivadávia Porto Cavalcante, Jair José Maldaner, Heloisa Beatriz Cordeiro Moreira
    e12403
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2023.12403
  • Os Institutos Federais Gaúchos e o enfrentamento à pandemia de Covid-19

    Pauline Vielmo Miranda
    e12924
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2023.12924
  • Planejar a ação docente em Agroecologia percepções e enfrentamentos dos docentes do curso técnico integrado em Agroecologia (IFAL-Murici)

    João Manoel da Silva, Elvys Blayne Sales de Souza
    e13270
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2023.13270
  • Aprendizagem significativa na Educação Profissional uma revisão bibliográfica

    Claudio Pereira da Silva, Elidiane Ferreira Bispo Corrêa
    e13668
  • Projeto Integrador: articulação para o ensino da pesquisa científica na formação técnica de nível médio

    Mirlândia Regina Amazonas-Passos, José Anglada-Rivera
    e13950
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2023.13950
  • Inclusão da Química Verde na formação de profissionais técnicos que atuam na indústria química

    Renata Cristina Nunes, Lucas de Souza Gomes, Hugo de Azevedo Bastos Pessanha Rocha
    e12659
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2023.12659
  • Uma reflexão acerca das necessidades formativas dos professores que atuam na educação profissional diante dos desafios da inclusão

    Fabiana Fernandes Harami, Elisabeth Cristina de Faria
    e13208
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2023.13208
  • O uso de metodologias ativas no contexto da Educação Profissional e Tecnológica uma proposta didático-pedagógica

    Renata Riscado Cardoso, Leonardo Salvalaio Muline
    e13346
  • Desafios e perspectivas para a aplicação do modelo de aprendizagem experimental de Kolb no contexto da educação profissional técnica integrada no IFMG - campus Ibirité

    Fábio Fonseca Gonçalves
    e13722
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2023.13722
  • Currículo leituras críticas e apontamentos para uma teoria curricular no âmbito do PROFEPT

    José Henrique Duarte Neto, Edlamar Oliveira Dos Santos
    e11246
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2023.11246
  • Programa de assistência estudantil e sua contribuição para programa de ação afirmativa

    Kely Meiry Damasceno
    e12430
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2023.12430
  • Os Institutos Federais na faixa de fronteira criação e expansão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica

    Marcos Bohrer, Ludmila Losada da Fonseca, Nestor André Kaercher
    e12962
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2023.12962
  • “Farol da Integração” Relatórios de Prática Profissional e o Currículo Integrado

    Júlia Maria Azevedo Guilhermino, Priscila Tiziana Seabra Marques da Silva Aliança, Alison Pereira Batista, Ana Paula Borba Costa, Bruno Emerson Gurgel Gomes, Érika Moreira Santos
    e13284
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2023.13284
  • Profissional de Tecnologia da Informação, formação acadêmica e empregabilidade o estado da arte da literatura científica

    Geraldo Marcio de Assis Silva, Rodrigo Franklin Frogeri, Alessandro Ferreira Alves
    e13407
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2023.13407
  • A Educação Profissional e Tecnológica nas Leis de Diretrizes e Bases da Educação nacional uma trajetória histórica

    Lemuel da Cruz Gandara, Ivanildo de Sousa
    e12330
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2023.12330
  • Proteção Radiológica na matriz curricular dos cursos Tecnólogo em Radiologia análise em universidades públicas do Brasil

    Gabriel Victor dos Santos, Ingrid Carolina Nascimento, Jessica Gomes Ferreira da Silva, Josefina da Silva Santos
    e12667
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2023.12667
  • A prestação de contas dos projetos de extensão nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia e suas contribuições para consecução dos objetivos da Educação Profissional e Tecnológica

    Alessandro Franco de Melo, Georges Souto Rocha
    e13259
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2023.13259
  • O Ensino Médio Integrado no Instituto Federal do Paraná A categoria inclusão nos Projetos Pedagógicos de Curso

    Samuel Carlos Wiedemann, Joelson Juk, Simone Aparecida Milliorin, Camile Ribeiro Texca, Daniel Parada Poletto
    e13347
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2023.13347
  • As reformas educacionais e as perspectivas da Educação Profissional no Brasil do século XXI

    Julio Cesar de Paula, Cláudio Alves Pereira
    e13890
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2023.13890
  • CTSA no ensino médio integrado como prática libertadora e construtura de cidadãos planetários

    Áurea Sandra Araújo, Vanderlei A. Stefanuto, Diego Soares Carvalho
    e11832
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2023.11832
  • Motivações e expectativas de ingressantes em relação aos cursos técnicos integrados do Instituto Federal Goiano olhares e impactos na evasão escolar

    Danyla Martins Rezende da Costa, Marco Antônio de Carvalho
    e13135
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2023.13135

RELATO DE EXPERIÊNCIA

  • A alteridade na docência em um contexto de busca pela aprendizagem significativa

    Emerson Bianchini Estivalete, Angelisa Benetti Clebsch, João Carlos Ruszczyk, Adriana Marin
    e12248
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2023.12248
  • Organização e métodos de estudo para o ensino técnico e tecnológico

    Vilma Ribeiro de Almeida, Brendson Carlos Brito, Mabell Nery Ribeiro, Erika Shizue Hayashida, Kadja Janaína Pereira Vieira
    e12493
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2023.12493