A Extensão na Educação Profissional e Tecnológica

os estágios não obrigatórios e possíveis contribuições para a transformação social

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2023.15250

Palavras-chave:

Educação Profissional e Tecnológica, Institutos Federais, Extensão, Estágios não obrigatórios.

Resumo

A educação profissional e tecnológica sustenta-se pela indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. Este artigo tem como objetivo analisar as contribuições dos estágios não obrigatórios, para a formação acadêmica e profissional de estudantes e sua repercussão na transformação social. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, bibliográfica e documental, caracterizando-se como estudo de caso. Como resultados, se evidenciou a relevância de uma ação de extensão, mais especificamente dos estágios não obrigatórios, para o desenvolvimento de habilidades e competências, sendo um caminho importante que une teoria e prática, bem como, para a qualificação profissional, proporcionando amadurecimento, trocas de experiências, autoconhecimento e emancipação dos sujeitos.

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Biografia do Autor

Laiane Frescuras Flores, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUI

Doutoranda em Desenvolvimento Regional no PPGDR/Unijuí RS. Mestra em Políticas Públicas e Gestão Educacional. Bolsista PROSUC/CAPES. 

Magalia Gloger dos Santos, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ

Doutoranda em Desenvolvimento Regional no PPGDR/Unijuí RS. Mestra em Desenvolvimento. Bolsista PROSUC/CAPES.

Melissa Welter Vargas, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ

Doutoranda em Desenvolvimento Regional no PPGDR/Unijuí RS. Mestra em Desenvolvimento. Bolsista PROSUC/CAPES. 

Pedro Luís Büttenbender, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ

Professor do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional - PPGDR/Unijuí RS. Doutor em Administração (UNAM e UFMS). Mestre em Gestão Empresarial (FGV/Ebape). Administrador e Tecnólogo. Estagiário Pós-Doc no PPGDPP-UFFS. Bolsista Produtividade em Pesquisa do CNPq e Pesquisador Gaúcho - FAPERGS.

Nelson José Thesing, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ

Professor do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional - PPGDR/Unijuí RS. Doutor em Integração Regional (UFPel).

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Publicado

19/07/2023

Como Citar

FRESCURAS FLORES, Laiane; GLOGER DOS SANTOS, Magalia; WELTER VARGAS, Melissa; LUÍS BÜTTENBENDER, Pedro; JOSÉ THESING, Nelson. A Extensão na Educação Profissional e Tecnológica: os estágios não obrigatórios e possíveis contribuições para a transformação social. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 23, p. e15250, 2023. DOI: 10.15628/rbept.2023.15250. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/15250. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê - Guarnicê da Educação, da Democracia e da formação dos trabalhadores

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