v. 2 n. 25 (2025)

Publicado: 21.07.2025

Proeja e EJA Integrada à EPT: fundamentos, história(s), políticas e práticas

  • A Educação Profissional e Tecnológica Integrada à Educação de Jovens e Adultos e os desafios na docência

    Heloisia Carneiro de Souza, Luiz Mário Lopes Cardoso, Flávio Manoel Coelho Borges Cardoso, Marcos Moraes de Sousa
    e18813
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2025.18813
  • EJA-EPT e Economia Solidária sobre a força potencial e material do encontro de dois rios

    Guilherme Brandt de Oliveira, Maria Clara Bueno Fischer
    e18885
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2025.18885
  • O peso da desigualdade de gênero na trajetória educacional de mulheres: desafio e estratégias na EJA-EPT

    Caroline Ceno Machado, Adriana Duarte Leon
    e18546
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2025.18546
  • Reflexões sobre a Busca Ativa na EJA-EPT (PROEJA): aspectos políticos, teóricos e práticos

    Ivanir Ribeiro, Kênia Mara Gaedtke
    e18887
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2025.18887
  • Educação de Jovens e Adultos integrada à Educação Profissional e Tecnológica: historicidade e desafios atuais

    Ticiana Cougo Cardoso, Viviane Aquino Zitzke, Antonio Carlos Porto Silveira Junior, Luciane Albernaz de Araujo Freitas
    e18777
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2025.18777
  • Políticas Públicas para a EJA-EPT: uma análise documental desde a Constituição Federal de 1988

    Saionara Rosa da Cruz, Elane Kreile Manhães, Breno Fabrício Terra Azevedo
    e18494
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2025.18494
  • A Educação de Jovens e Adultos e Educação Profissional e Tecnológica no Brasil: uma análise das resoluções CNE/CEB nº 1/2021 e nº 3/2025

    Valter Garabed de Souza Moreira
    e18819
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2025.18819
  • Análise do PROEJA nos Institutos Federais [IFs] a prioridade não priorizada.

    Sidinei Cruz Sobrinho
    e18479
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2025.18479
  • Mapeamento de EJA-EPT nos Institutos Federas do Brasil: um estudo quanti-qualitativo

    Andréia Moura Casagrande, Thamiris Oliveira de Araújo
    e18600
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2025.18600
  • Entre o prescrito e o real: a EJA nos IF e suas desigualdades regionais Brasileiras (2017-2022)

    Alexandre Moura Giarola, Wenceslau Gonçalves Neto, Cláudio Alves Pereira, Luciano Marcos Curi
    e18757
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2025.18757
  • Estado da Arte: qualificação profissional integrada ao Ensino Fundamental na modalidade de Educação Jovens e Adultos

    Luciano Lima Silva, Joseval Reis Miranda
    e18811
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2025.18811
  • O currículo integrado do PROEJA reconhecido nas experiências discentes: uma concepção curricular produzida entre vivências

    Gabriel Silveira Pereira, Sita Mara Lopes Sant' Anna
    e18716
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2025.18716
  • Percepção e intervenção didática na forma de estudo dirigido em turma da EJA Integrada - EPT

    Francisco Alves dos Santos, Patrícia da Silva Chaves, Pedro Paulo dos Santos, David Durval Jesus Vieira
    e18802
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2025.18802
  • Da teoria crítico-superadora à práxis: potencialidades de um jogo pedagógico na Educação Física no PROEJA

    Camila da Silva Aragão, Lucas Montes Werneck de Freitas, Natalia Guimarães Santuchi
    e18812
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2025.18812
  • Educação dialógica no PROEJA Peer Instruction e a vocação ontológica para ser mais

    Maria Helena Ramos Barroca, Ricardo Fagundes Freitas da Cunha
    e18596
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2025.18596
  • Podcast EJA na EPT: história e práticas do Proeja no IF Sudeste MG - Campus Juiz de Fora

    Silvania Braga Leite, Paula Reis de Miranda
    e18671
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2025.18671

ARTIGOS

  • O Ensino Médio Integrado na Rede Estadual de Ensino de Santa Catarina: repercussões da Lei 13.415/2017

    Filomena Lucia Gossler Rodrigues Silva, Janice Kleemann Thomé da Cruz Bunn
    e18204
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2025.18204
  • Contribuições da Teoria Poulantziana para a Investigação de Políticas de Educação Profissional e Tecnológica

    Kamila Fernanda Oliveira Anzen, Lucas Barbosa Pelissari
    e16224
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2025.16224
  • Aplicando a Teoria da Aprendizagem Experiencial e o Videoprocesso na Educação Profissional Técnica em Química

    Terezinha Ribeiro Alvim , Luiza Nathalia de Carvalho
    e16460
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2025.16460
  • Branquitude, cânone literário e o ensino-aprendizagem de Literatura Brasileira no Campus Maragogi/IFAL

    Adrielle Soares Cunha, Doriele Andrade Duvernoy
    e17877
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2025.17877
  • Inovação da Educação Tecnológica com a transformação de Dois em Duas: ascensões imprescindíveis

    Atair Silva de Sousa, Wanderley dos Santos Roberto
    e17748
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2025.17748
  • Organização pedagógico-didática da carga horária a distância nos cursos técnicos integrados ao ensino médio do Instituto Federal Goiano - Campus Trindade

    Natalia Carvalhaes de Oliveira, Maria Eduarda Marques da Silva
    e18190
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2025.18190
  • O ensino de Ciências na formação de técnicos de nível médio: Revisão de pesquisas nacionais sobre o ensino e a aprendizagem

    Ana Clara Viana Mendes, Alexandre Fagundes Faria
    e16231
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2025.16231
  • Estado do Conhecimento das pesquisas sobre o ensino de literatura na Educação Profissional e Tecnológica

    Sérgio Augusto Escolástico, Samuel carlos Wiedemann
    e16597
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2025.16597
  • Contribuições do mestrado profissional e tecnológico para práticas educacionais com tecnologias uma revisão sistemática da literatura

    Patrícia Florêncio, André Luis Canuto Duarte Melo, Luis Paulo Leopoldo Mercado
    e16808
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2025.16808
  • O Ensino de marketing digital a partir de metodologias ativas Proposição de sequência didática a ser adotada num curso técnico

    Plinio Alexandre dos Santos Caetano, Antonio Henrique Sobrinho de Sousa, Bruno Pellizzaro Dias Afonso
    e17214
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2025.17214
  • Transtorno do Espectro Autista na Educação Profissional e Tecnológica: contribuições para o desenvolvimento de habilidades sociais no mundo do trabalho

    Carolina Gouvêia da Silva, Leonardo Da Fonseca Barbosa
    e16144
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2025.16144
  • A construção da epistemologia na Educação Profissional e Tecnológica Brasileira os Institutos Federais como estudo de caso

    Maria Luisa Hilleshein de Souza, Nilson Marcos Dias Garcia
    e16419
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2025.16419
  • Alfabetização Científica no Novo Ensino Médio e sua Relação com a Profissionalização e o Ensino De Biologia

    Maria Luiza Cougo Gonçalves, Camila Quevedo Oppelt
    e16884
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2025.16884
  • Educar e instruir a mocidade a escola como desvio da vadiagem e da delinquência

    Irlen Antônio Gonçalves
    e17206
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2025.17206
  • Ciclo de estudos sobre o Currículo Integrado: recriando espaços e memórias no pós-pandemia

    Adão Caron Cambraia, Lurdes Elena Soares Mazuí, Letícia Brites, Maria Cistina Pansera de Araújo
    e16283
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2025.16283
  • A importância da compreensão da categoria trabalho para os profissionais que atuam na educação profissional

    Julio Cezar Garcia , Denise Silva Araújo, Lúcia Helena Ríncon Afonso
    e16609
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2025.16609
  • Educação Profissional na Amazônia a influência da Infraestrutura Institucional na prática pedagógica docente

    André Felipe da Costa Cunha, Douglas Junio Fernandes Assumpção
    e16862
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2025.16862
  • Fotografia e História da Educação Profissional: reflexões sobre possibilidades de pesquisa

    Maria Augusta Martiarena
    e17127
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2025.17127
  • Inteligência artificial chatGPT como tecnologia educacional

    João Marcos Heggler, Romeu Miqueias Szmoski, Awdry Feisser Miquelin
    e17221
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2025.17221
  • Estratégias de ensino-aprendizagem nos cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio do IFTM – Campus Uberaba Parque Tecnológico: concepções e utilização

    Luiz Carlos Eufrasio Macedo, Marcelo Ponciano da Silva
    e16218
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2025.16218
  • Emoção, neurociência e educação tecnológica estado do conhecimento

    Márcia Gorett Ribeiro Grossi, Letícia Ribeiro Lyra
    e16462
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2025.16462
  • Educação Profissional no Brasil e Estados Unidos da América distanciamentos e aproximações

    Graziella de Camargo da Costa, Shirley Bernardes Winter, Mariglei Severo Maraschin, Liliana Soares Ferreira
    e16890
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2025.16890
  • Percepção dos estudantes da educação profissional e tecnológica sobre o auxílio estudantil

    Iara de Souza Januário, Paulo César Geglio
    e17209
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2025.17209
  • Prática Profissional Integrada na Educação Profissional e Tecnológica: pistas teóricos-metodológicas necessárias

    Evelize Dorneles Minuzzi, Renato Xavier Coutinho, Roberta Pasqualli
    e16138
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2025.16138
  • (Poli)docência na Rede e-Tec Brasil uma revisão integrativa de literatura na Educação Profissional e Tecnológica.

    Marina Knaip Delogo
    e16644
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2025.16644
  • Concepções de Trabalho e Educação nos Normativos que Regulamentam a Educação Profissional e Tecnológica em Prisões

    Viviane Ribeiro Rocha dos Santos, Edilene Rocha Guimarães
    e16868
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2025.16868
  • BRICS e a educação profissional no contexto da nova revolução industrial

    Rodrigo da Costa Lima, João Henrique Zanelatto
    e17202
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2025.17202
  • A formação técnica integrada e a Contrarreforma do Ensino Médio: retalhos de uma colcha inacabada

    Rodrigo dos Santos Almeida, Telma Alves, Marcus Vinicius da Silva Pereira, Giselle Rôças
    e15997
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2025.15997
  • Ciências Agrárias e o Ensino Remoto Emergencial na EPT: reflexões em um contexto de pandemia

    Tiago Jorge de Araujo Barbosa, Antônio Carlos Santos Lima, Luis Antônio Costa Silva
    e16017
  • Cosméticos e o Ensino de Química no Ensino Médio Brasileiro: uma revisão narrativa

    Mayker Miranda
    e16802
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2025.16802
  • História oral na historiografia da Educação Profissional Brasileira (2015 – 2023)

    Luana Maia de Souza, Juan Carlo da Cruz Silva
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2025.18457

RELATO DE EXPERIÊNCIA

  • Olimpíada Nacional de Ciências: relato de atividades da elaboração de um material didático para aulas preparatórias na Educação Profissional, Científica e Tecnológica

    Ubaldo Fernandes Almeida, Anderson Fernandes Gomes, Anderson Luiz Pinheiro de Oliveira, Heitor Bruno de Araújo Souza, Kleber Luiz Gavião Machado de Souza, Luana Tayna Silva Lima, Saulo Carneiro Maciel, Ulisandra Ribeiro de Lima Silva, Wenderson da Silva Nascimento
    e16651
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2025.16651
  • Importância das metodologias ativas com ênfase no Curso Técnico em Agrimensura

    Débora Paula Simões, Angelo Marcos Santos Oliveira
    e16308
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2025.16308
  • Relato de experiência de docentes no processo de ensino-aprendizagem do estudante técnico inserido em projeto de pesquisa

    Angélica de Godoy Torres Lima, Juliana de Castro Nunes Pereira, Jaciele Cristina da Silva Belone
    e16995
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2025.16995
  • Práticas pedagógicas inclusivas com Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação: impactos e desafios no ensino técnico integrado do IFMA

    Adriana Alves da Silva Chaves Chaves, Alvaro Itauna Schalcher Pereira, Francisco Adelton Alves Ribeiro, Laiz Mara Meneses Macedo
    e16078
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2025.16078