História oral na historiografia da Educação Profissional Brasileira (2015 – 2023)
DOI:
https://doi.org/10.15628/rbept.2025.18457Palavras-chave:
História da Educação Profissional;, Historiografia;, Pós-graduação;, Produção de Conhecimento.Resumo
Nesse artigo buscamos verificar o estatuto conferido à História Oral nas pesquisas sobre a História da Educação Profissional (HEP) nos Programas de Pós-graduação da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica. Para tanto, através de uma pesquisa qualitativa do tipo estado do conhecimento, recorremos às bases de dados de cinco Programas. Refletimos sobre a trajetória da História Oral e apresentamos discussões sobre seu estatuto na historiografia. Ao analisar as produzidas, observamos um movimento de consolidação do uso da História Oral no campo da HEP. Por fim, destacamos características nos trabalhos, como a centralidade, protagonismo e relevância dada ao entrevistado, que revelam a predominância do estatuto de metodologia atribuído à História Oral.
Downloads
Referências
BACK, F. R. Dados, linhas e nós: Uma história da implantação do IFC campus Ibirama. 2023. Dissertação (Mestrado) — Instituto Federal Catarinense, Blumenau, SC.
BARRETO, R. L. Narrativas sobre a Educação Profissional e Tecnológica (EPT) no município de São Gabriel da Cachoeira – AM. 2023. Dissertação (Mestrado) — Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Manaus, AM.
CARVALHO, S. L. Entre memórias e relatos: A implementação, a trajetória e o ensino de um Curso Técnico em Nutrição e Dietética. 2022. Dissertação (Mestrado) — Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, SP.
CAVALCANTI, N. C. S. B.; BARBOSA, G. Ser Professor na Escola Técnica Federal do Pará – ETFPA nos tempos da Ditadura Civil-Militar: história de vida e identidade docente. História Revista, v. 25, n. 2, p. 162–183, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.5216/hr.v25i2.64308.
IENSEN, A. M. Escola Municipal de Aprendizagem Industrial: uma proposta de formação profissional para jovens e adultos em Santa Maria-RS. 2019. Dissertação (Mestrado) — Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS.
LIMA, K. M. D. Construindo história: Narrativas das experiências de aprendizagens vividas na Educação Profissional e Tecnológica pelos alunos do PROEJA do curso de edificações do IFRN campus Mossoró. 2021. Dissertação (Mestrado) — Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Mossoró, RN.
MARTINS, R. M. A educação profissional e Tecnológica de alunos com deficiência visual no IFPA Campus Tucuruí – História de vida dos Egressos. 2019. Dissertação (Mestrado) — Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Manaus, AM.
MATOS, J. S.; SENNA, A. K. História oral como fonte: problemas e métodos. Historiæ, v. 2, n. 1, p. 95–108, 2011. Disponível em: https://periodicos.furg.br/hist/article/view/2395/1286.
MEIHY, J. C. S. B.; HOLANDA, F. História oral: como fazer, como pensar. 2. ed. São Paulo, SP: Contexto, 2015.
MEIHY, J. C. S. B. Os desafios da História Oral Latino-americana: o caso do Brasil. In: ALBERTI, V.; FERNANDES, T. M.; FERREIRA, M. M. (Orgs.). História Oral: Os desafios para o século XXI. 20. ed. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2000. p. 85-97.
MEIHY, J. C. S. B. Manual de história oral. São Paulo, SP: Loyola, 2005.
MEIHY, J. C. S. B. Os novos rumos da história oral: o caso brasileiro. Revista de História, n. 155, p. 191-203, 2006. Disponível em: https://doi.org/10.11606/issn.2316-9141.v0i155p191-203.
MENDES, G. O. História e Memórias dos pioneiros da Educação Profissional em Goiás: narrativas da constituição do Instituto Federal Goiano. 2019. Dissertação (Mestrado) — Instituto Federal Goiano, Morrinhos, GO.
MOROSINI, M. C.; FERNANDES, C. M. B. Estado do Conhecimento: conceitos, finalidades e interlocuções. Educação Por Escrito, v. 5, n. 2, p. 154-164, 2014. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/porescrito/article/view/18875/12399.
MULATINHO, J. B. Técnicos em Vigilância em Saúde de Pernambuco: construção da identidade profissional. 2016. Dissertação (Mestrado) — Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, Rio de Janeiro, RJ.
NÓBILE, V. C. A trajetória do PROEJA EMI nos Institutos Federais (2005-2020). 2022. Tese (Doutorado) — Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Natal, RN.
NOGUEIRA, R. S. Trajetória educacional e ocupacional de alunos do curso técnico de nível médio em nutrição e dietética: um estudo de caso no Senac Rio – unidade Centro Politécnico. 2015. Dissertação (Mestrado) — Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, Rio de Janeiro, RJ.
PASINATO, D.; CUNHA, J. L.; FRITSCH, R. Histórias e narrativas de professores de uma escola rural no contexto da Ditadura Civil-Militar brasileira (1964-1985). Revista Brasileira de História da Educação, v. 24, n. 1, e308, 2024. Disponível em: https://doi.org/10.4025/rbhe.v24.2024.e308.
PORTELLI, A. O que faz a História Oral diferente. Projeto História, n. 14, p. 25–39, 1997. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/revph/article/view/11233/8240.
REGO, S. R. M. A greve dos trabalhadores terceirizados da saúde pública do Rio de Janeiro e sua relação com os ciclos contemporâneos de luta da classe trabalhadora. 2020. Dissertação (Mestrado) — Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, Rio de Janeiro, RJ.
RIBEIRO, A. M. A. História Oral brasileira: Trajetória e perspectivas. Revista de Teoria da História, v. 6, n. 2, p. 108–121, 2011. Disponível em: https://revistas.ufg.br/teoria/article/view/28979/16148.
SILVA, S. L. História Oral de vida de professores da área da Saúde de cursos particulares de nível Técnico de Santa Maria/RS. 2021. Dissertação (Mestrado) — Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS.
SOUZA, L. M. Formar para o cuidado: A formação humana integral das mulheres no curso técnico em enfermagem da escola de saúde da UFRN. 2021. Dissertação (Mestrado) — Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Natal, RN.
URBANETZ, S. T.; CASSIANO, E. L.; BETTONI, V. O Mestrado profissional em Educação Profissional e Tecnológica - PROFEPT e o significado dessa oferta de formação em Pós-Graduação no Brasil. Movimento-revista de educação, v. 7, n. 14, p. 135-156, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.22409/mov.v7i14.43914.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O autor na submissão do artigo transfere o direito autoral ao periódico. À Revista Brasileira da Educação Profisisonal e Tecnológica ficam reservados os direitos autorais pertinentes a todos os artigos nela publicados.