História oral na historiografia da Educação Profissional Brasileira (2015 – 2023)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2025.18457

Palavras-chave:

História da Educação Profissional;, Historiografia;, Pós-graduação;, Produção de Conhecimento.

Resumo

Nesse artigo buscamos verificar o estatuto conferido à História Oral nas pesquisas sobre a História da Educação Profissional (HEP) nos Programas de Pós-graduação da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica. Para tanto, através de uma pesquisa qualitativa do tipo estado do conhecimento, recorremos às bases de dados de cinco Programas. Refletimos sobre a trajetória da História Oral e apresentamos discussões sobre seu estatuto na historiografia. Ao analisar as produzidas, observamos um movimento de consolidação do uso da História Oral no campo da HEP. Por fim, destacamos características nos trabalhos, como a centralidade, protagonismo e relevância dada ao entrevistado, que revelam a predominância do estatuto de metodologia atribuído à História Oral.

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Biografia do Autor

Luana Maia de Souza, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Mestranda em Educação Profissional pelo Programa de Pós-graduação em Educação Profissional
(PPGEP/IFRN), vinculada à linha de pesquisa História, Historiografia e Memória da Educação Profissional (2024-2026). Especialista em Assistência Sociojurídica e Segurança Pública pela FACEX-RN (2011). Graduada em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2010).

Juan Carlo da Cruz Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2021), Mestre em Análise Matemática pela Universidade Federal da Paraíba (2009). Licenciado e bacharel em Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2006). Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). Atua no Programa de Pós-graduação em Educação Profissional (PPGEP/IFRN). Tem experiência de pesquisa na área de Matemática, com ênfase em Análise Funcional, e em Educação Matemática. Atualmente dedicado à pesquisa em História da Educação Profissional, com interesse nas Instituições Educacionais, nos Intelectuais da Educação e, principalmente, nas Disciplinas Escolares. 

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Publicado

06.08.2025

Como Citar

SOUZA, Luana Maia de; SILVA, Juan Carlo da Cruz. História oral na historiografia da Educação Profissional Brasileira (2015 – 2023) . Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 2, n. 25, 2025. DOI: 10.15628/rbept.2025.18457. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/18457. Acesso em: 17 ago. 2025.

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