v. 2 n. 24 (2024)

					Visualizar v. 2 n. 24 (2024)
Publicado: 26/07/2024

APRESENTAÇÃO

  • Apresentação do dossiê

    Dr.a Isabel Cristina de Jesus Brandão, Dr.a Kalyane Kelly Duarte de Oliveira, Dr.a Lenina Lopes Soares Silva , Dr. Leandro Silva Costa , Dr. Pablo Castro Santos
    e18089
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2024.18089

DOSSIÊ - A Ética e seus Princípios na Educação Profissional e Tecnológica

  • A revisão integrativa como ferramenta para educação profissional e tecnológica em Bioética

    Caroline Filla Rosaneli, Marta Luciane Fischer
    e17809
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2024.17809
  • Reflexões sobre Ética no uso de Inteligência Artificial em pesquisas no campo da Educação Profissional e Tecnológica

    Juh Círico
    e17376
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2024.17376
  • Desenvolvimento do Programa de especialização Técnica direcionado as áreas com mais infrações éticas no Brasil

    Maria Soraya Pereira Franco Araújo, Anne Karoline Cândido Araújo, Caroline Evelin Nascimento Kluczynik, Fabíola Fialho Furtado Gouvêa
    e17667
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2024.17667
  • Ética na docência: aproximações a partir de trajetórias formativas de professores/pós-graduandos da Educação Profissional

    Jeanne da Silva Barbosa Bulcão, José Mateus do Nascimento, Roberto Douglas da Costa, Emerson Carlos da Silva
    e17771
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2024.17771
  • Ética no ensino do paliativismo na Educação Profissional em Saúde e as ressonâncias do imaginário social

    Sheyla Gomes Pereira de Almeida, Erika Andrade dos Reis Gusmão Andrade, Anna Katyanne Arruda Silva e Souza
    e17844
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2024.17844
  • O lugar da ética na normalização dos trabalhos acadêmicos uma análise dos discentes concluintes de cursos técnicos integrados

    Maria de Lourdes Cardoso, Rodrigo Alves dos Santos
    e17404
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2024.17404
  • Formação de professores e maternidade: uma reflexão sobre ética e estética a partir de uma história de si

    Maria Carolina Xavier da Costa, Ilane Ferreira Cavalcante
    e17729
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2024.17729
  • Entre a Eticidade, a Moralidade e a Deontologia na Educação Profissional Tecnológica

    Sidinei Cruz Sobrinho
    e17395
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2024.17395
  • Formação ética no ensino de filosofia: análise de projetos pedagógicos de cursos técnicos profissionalizantes integrados ao ensino médio do Instituto Federal Catarinense – Campus Araquari, de 2010 a 2017 analysis of pedagogical projects of professionalizing technical courses integrated to high school education at the Instituto Federal Catarinense – Campus Araquari, from 2010 to 2017

    Leandro Kingeski Pacheco, Celso João Carminati
    e17398
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2022.17398
  • Da Sustentabilidade a uma Ética do Cuidado provocações à Educação Profissional e Tecnológica

    José Cavalcante Lacerda Junior, Taisa Lorene Sampaio Farias
    e17693
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2024.17693
  • A construção de uma formação ética na Rede de Educação Profissional, Científica e Tecnológica

    Alcides Leão Santos Júnior
    e17811
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2024.17811
  • Educação, ética e tecnologia Impressões e reflexões

    Erich Bezerra
    e17540
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2024.17540
  • Educar para a vida a Ética como pilar da Educação Profissional

    Isabel Cristina Adão Schiavon, Lilian do Nascimento, Isabella Cristina Moraes Campos, Maria das Graças Alves Costa
    e17729
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2024.17769
  • A ética na Educação Profissional: análise do Projeto Pedagógico institucional do IFPA a partir da complexidade

    Suellen Ferreira Barbosa, Fabiana Sena da Silva, Marcio Antonio Raiol dos Santos
    e17841
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2024.17841
  • Formação ética nos projetos dos cursos de Formação Pedagógica dos Institutos Federais algumas considerações

    Luís Fernando Lopes, Fabio Franzon, Erenice Reis Santos
    e17782
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2024.17782
  • Tecnoética, Inteligência Artificial e Educação Profissional e Tecnológica

    Lucília Regina de Souza Machado
    e17712
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2024.17712

ARTIGOS

  • Tecnologia e educação ambiental desenvolvimento do aplicativo Educoambiental para a preservação do rio Ceará-mirim/RN

    Leandro Silva Costa, Pedro Baesse Alves Pereira, Leticia Cândido Soares, Maihara Estefany Lima Silva
    e15543
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2024.15543
  • Igualdade se constrói com representatividade análise da perspectiva de gênero na Educação Profissional e Tecnológica

    Lisandra Maria Kovaliczn Nadal, Cíntia de Souza Batista Tortato
    e15730
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2024.15730
  • Implementação do Novo Ensino Médio na Rede Estadual de Ensino de Pernambuco

    Luanna Ferreira da Silva, Edilene Rocha Guimarães
    e15999
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2024.15999
  • Um estudo de caso sobre a implementação da interdisciplinaridade no projeto pedagógico do curso Técnico em refrigeração e climatização do IFBA - campus Salvador

    Sílvia Gabriela Brito Barbosa, Marcelo Vera Cruz Diniz, Tereza Kelly Gomes Carneiro
    e12385
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2024.12385
  • Atividade integradora no curso Técnico Integrado em Alimentos aproximação com a teoria da objetivação

    Alexandre Geraldo Viana Faria, Lucas Matheus Morais, Muryel Furtado de Barros
    e16387
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2024.16387
  • A formação integrada nos Institutos Federais qual o princípio pedagógico?

    Gilberto José de Amorim, João Antônio Rocha
    e15213
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2024.15213
  • Necessidades de educação permanente sobre medidas de proteção contra COVID-19 para Agentes Comunitários de Saúde

    Carla Araújo Cunha, Gislaine Aneanes da Silva, Anita Coelho dos Santos Teixeira, Pollyanna de Ulhôa Santos, Quézia Catharinne Cavalcante de Melo, Silvely Tiemi Kojo Sousa, Mirian Cristina dos Santos Almeida
    e15456
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2024.15456
  • Ecologia de saberes e território integração do ACS e do ACE na Atenção Primária à Saúde

    Isabelle Maria Mendes de Araújo, Deborah Zuleide de Farias Melo, Luciana Maria Pereira de Sousa
    e15523
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2024.15523
  • Transposição curricular itinerário do currículo por competências na graduação tecnológica em gestão pública

    Lis Barreto, Fabiana França, Yonaré Barros, Rodinei Silva
    e15644
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2024.15644
  • Avaliação do estilo de vida de acadêmicos de um programa de mestrado uma análise comparativa entre ingressantes durante e após a pandemia Covid-19

    Denise Insaurriaga Silva, Eduardo Augusto Werneck Ribeiro
    e15836
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2024.15836
  • Servidores técnico-administrativos em educação nos Institutos Federais um estudo da produção científica no Brasil nos últimos anos (2017-2022) a study of scientific production in Brazil in recent years (2017-2022)

    Virgínia Santos de Holanda Vieira, Andreza Maria de Lima 
    e16160
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2024.16160
  • O olhar do agente comunitário de saúde para a sua formação profissional

    Monique Nunes Fiuza Dias
    e14071
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2024.14071
  • Atividades extracurriculares para o Ensino Médio Integrado um estudo sobre processo de divulgação e participação discente no Colégio Pedro II

    Ricardo Fagundes Freitas da Cunha, Robson Costa de Castro, Fabio Cardoso Ponso
    e15401
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2024.15401
  • Instrumentalização de recursos da natureza mediados pela arte

    Ercilene do Nascimento Silva de Oliveira, Eder Marcio Araujo Sobrinho, Jhonatan Luan Almeida Xavier , Jean Dalmo de Oliveira Marques, Lucilene da Silva Paes
    e15511
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2024.15511
  • A história recente dos mestrados profissionais no Brasil análise da pesquisa e do perfil dos orientandos e orientadores na Área 46 da CAPES

    Alexandre Shigunov Neto
    e15572
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2024.15572
  • Formação e inserção no mercado de trabalho a partir da compreensão dos egressos dos cursos técnicos de nível médio em Minas Gerais

    João Batista Rafael Antunes, Adriana Maria Tonini, Erick Fonseca Boaventura
    e15772
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2024.15772
  • O uso das tecnologias como estratégia de ensino - aprendizagem nos cursos técnicos da área da saúde

    Patricia Granja Coelho
    e12402
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2024.12402
  • Interfaces digitais e metodologias ativas no ensino de língua portuguesa no contexto da pandemia da Covid-19

    Maikom Joaquim Barbosa Ecard da Silva, Pollyana, Rosemay, Octavio
    e15256
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2024.15256
  • Plataforma tecnológica para apoio à gestão de egressos de Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu

    Geraldo Ranthum, Guataçara dos Santos Junior
    e15503
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2024.15503
  • Análise da verticalização no ensino de engenharia no Instituto Federal Sul-rio-grandense - campus Passo Fundo

    Mauricio Rodrigues Policena
    e15536
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2024.15536
  • Proposta de intervenção pedagógica para o curso técnico em edificações: contribuindo para a valorização de fazeres-saberes na construção civil

    Camila de Andrade Oliveira, Cícero Pedroza da Silva
    e15680
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2024.15680
  • A educação técnica de nível médio enquanto itinerário formativo um debate acerca da formação integral a partir da reforma do Ensino Médio

    Ana Carina Tavares, Rosangela Fritsch, Darciel Pasinato
    e15896
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2024.15896
  • Inclusão de surdos na Educação Profissional e Tecnológica por meio de vídeo instrucional

    Keller Batista de Souza, Riama Coelho Gouveia
    e11763
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2024.11763
  • “Redecast” além das cadeiras, quadro e caderno. Uma perspectiva pós-pandemia

    Osmar da Silva Souza, Mário André de Freitas Farias
    e16199
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2024.16199
  • Experiências e prospecções do letramento audiovisual no Instituto Federal de Ciência, Tecnologia E Educação – campus Santos Dumont

    João Gabriel Rabello Silva, Priscila Júlio Guedes Pinto
    e14119
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2024.14119
  • Painéis históricos do Cetep da Bacia do Paramirim um lugar de memória e materialização de pressupostos da Educação Profissional e Tecnológica

    Alan José Alcântara de Figueiredo, Célia Tanajura Machado
    e15422
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2024.15422
  • Educación Profesional y Tecnológica formación de trabajadores en Brasil

    Anderson Boanafina
    e15519
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2024.15519
  • Epistemologias feministas, cuidado e educação profissional e tecnológica

    Etiane Araldi, Marcia Oliveira Moraes
    e15612
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2024.15612
  • Flexibilização no ensino médio e formação profissional dos jovens pobres uma análise programa Mediotec

    Ramon de Oliveira
    e15796
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2024.15796
  • Perfil bibliométrico e temático da produção científica em Educação Profissional e Tecnológica

    Alcina Maria Barcelos de Melo e Macedo, Reginaldo Morais de Macedo, Ramony Maria da Silva Reis Oliveira
    e16132
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2024.16132
  • Metodologias participativas no contexto de um mestrado profissional em enfermagem reflexões e ações possíveis

    Carine Vendruscolo
    e15381
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2024.15381
  • As práticas pedagógicas em saúde na educação profissional reflexões introdutórias sobre o estado da arte

    Ana Kamily de Souza Sampaio, Avelino Aldo de Lima Neto
    e15506
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2024.15506
  • A produção de conhecimento no ProfEPT no período de 2018 A 2020 o que o conjunto das dissertações revela?

    Claudio Nei Nascimento da Silva, Debora Leite Silvano, Igor de Oliveira Melo Borges
    e16088
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2023.16088

RELATO DE EXPERIÊNCIA