A ética na Educação Profissional: análise do Projeto Pedagógico institucional do IFPA a partir da complexidade
DOI:
https://doi.org/10.15628/rbept.2024.17841Palavras-chave:
Ética, Educação Profissional, Complexidade, Proposta curricularResumo
Este trabalho tem como objetivo analisar, a partir dos pressupostos teóricos da complexidade, a concepção de ética presente no Projeto Pedagógico Institucional (PPI) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do estado do Pará (IFPA). Para tanto, utilizou-se como metodologia a pesquisa documental, seguindo a perspectiva de análise de conteúdo proposto por Bardin (2011). Os resultados apontaram que o PPI apresenta preocupação com as questões éticas. No entanto, a ética no documento sinaliza uma aproximação com o saber estritamente técnico e com o conhecimento de princípios e normas pré-estabelecidas. A ausência da ética da compreensão, da antropoética e da reforma do pensamento estreita o vínculo da perspectiva de ética do PPI com a vertente tradicional.
Downloads
Referências
ALMEIDA, Maria da Conceição; CARVALHO, Edgard de Assis. (Orgs.). Educação e complexidade: os sete saberes e outros ensaios. São Paulo: Cortez, 2004.
ALMEIDA, Maria da Conceição de. A consciência do corpo nos humanos. p. 85-101. In: Cultura e pensamento complexo. Ed. Sulina, 2012a.
ALMEIDA, Maria da Conceição de. Ciências da Complexidade e Educação. Razão apaixonada e politização do pensamento. Natal: EDUFRN, 2012b.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.
CELLARD André. Análise documental. In: Poupart J, Deslaurriers J-P, Grouxl L-H, Laperrière A, Mayer R, Pires AP, organizadores. A pesquisa qualitativa: enfoques epistemológicos e metodológicos.4ª ed. Petrópolis: Editora Vozes; 2021. p. 295-316.
CRESWELL, Jonh. W. Investigação qualitativa e projeto de pesquisa: escolhendo entre cinco abordagens. Tradução: Sandra Mallmann da Rosa; revisão técnica: Dirceu da Silva. 3° ed. Dados eletrônicos. Porto Alegre: Penso, 2014.
DESCARTES, R. Discurso do método. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
FRIGOTTO, Gaudêncio. A formação integrada: a escola e o trabalho como lugares de memória e de identidade. In: FRIGOTTO, Gaudêncio, CIAVATTA, Maria e RAMOS, Marise (orgs.). O Ensino Médio integrado. Concepção e contradições. São Paulo: Cortez, 2005.
FORTIN, Robin. Compreender a complexidade: introdução à O Método de Edgar Morin. Lisboa: Instituto Piaget, 2007.
GADAMER, Hans-Georg. El estado oculto de la salud. Barcelona: Gedisa Editorial, 2001.
IFPA. Projeto Pedagógico Institucional. Pará. 2017. Disponível em :https://ifpa.edu.br/documentos-institucionais. Acesso em: 20. set. 2024.
LOPES, Alice Casimiro; MACEDO, Elizabeth. Teorias de currículo. São Paulo: Cortez, 2011.
MARTINAZZO, José Celso; GRZECA, Francine Carla. A Compreensão da Ética Complexa: desafio para a educação escolar num mundo planetário. Revista Teias v. 12 • n. 25 • 33-46 • maio/ago. 2011
MORAES, Maria Cândida. Paradigma Educacional Ecossistêmico: por uma nova ecologia da aprendizagem humana. Rio de Janeiro: Wak editora, 2021.
MORIN, Edgar. O Método 6: Ética. Porto Alegre: Sulina, 2005.
MORIN, Edgar. Educação e complexidade: os sete saberes e outros ensaios.4. ed. São Paulo: Cortez, 2007.
MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo: Cortez, 2011.
MORIN, Edgar. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. 18. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2014.
PENA-VEGA, Alfredo; ALMEIDA, Cleide R. S.; PETRAGLA, Isabel (Org.). Edgar Morin: ética, cultura e educação. São Paulo: Cortez, 2001.
PETRAGLIA, Isabel. Edgar Morin: A educação e a complexidade do ser e do saber. 12ª Edição. Petrópolis: Vozes, 2011.
PETRAGLIA, Izabel. Pensamento complexo e educação. São Paulo: Livraria da Física, 2013.
PINTO. Geraldo Augusto. A organização do trabalho no século 20: taylotismo, fordismo e toyotismo. São Paulo: Expressão Popular, 2007.
RAMOS, Marise Nogueira. "A formação integrada: a escola e o trabalho como lugares de memória e de identidade." (“A FORMAÇÃO INTEGRAL NO ENSINO MÉDIO (DES)INTEGRADO NO BRASIL”) In: FRIGOTTO, Gaudêncio, CIAVATTA, Marise RAMOS, Marise (orgs.). O ensino médio integrado: Concepção e contradições. São Paulo: Cortez, 2005.
SILVA, Tomaz Tadeu da. O currículo como fetiche: a poética e a política do texto curricular. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2010.
SINGER, P. Ética prática. Tradução de Jefferson Luiz Camargo. São Paulo: Martins Fontes, 2006.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O autor na submissão do artigo transfere o direito autoral ao periódico. À Revista Brasileira da Educação Profisisonal e Tecnológica ficam reservados os direitos autorais pertinentes a todos os artigos nela publicados.