Rede de colaboração na produção dos produtos educacionais desenvolvidos pelo Programa de Mestrado PROFEP no Instituto Federal da Bahia
DOI:
https://doi.org/10.15628/rbept.2025.15548Palavras-chave:
1. Produto Educacional. 2. Análise de Redes Sociais. 3. Rede de colabora. 4. Rede de coautoria. 5. Educação, Profissional e TecnológicaResumo
O estudo tem como objetivo mapear as colaborações entre autores e coautores na produção de produtos educacionais publicados pelo ProfEPT/Ifba. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa e utiliza o método de análise documental, apoiado pela análise de redes sociais (ARS). Foram coletados produtos educacionais nos repositórios Educapes e Observatório ProfEPT (IFMT) de 2019 a 2021, relacionados às produções do Instituto Federal da Bahia. Simultaneamente, foi realizado um estudo documental embasado nas bases conceituais e no histórico do ProfEPT, visando a contextualizar o processo de criação e promoção desses produtos educacionais. A investigação resultou na construção de uma rede de colaboração composta por 53 vértices (|V|) e 37 arestas (|E|). A análise realizada revelou que a rede de colaboração dos produtos educacionais possui uma estrutura dispersa e fragmentada, com conexões limitadas entre autores e comunidades bem definidas. Desse modo, a pesquisa propõe a implementação de ações que incentivam o compartilhamento de conhecimentos e o desenvolvimento de pesquisas colaborativas no contexto do ProfEPT e do Ifba. Essas ações visam a fortalecer as conexões entre os autores e ampliar o alcance dos produtos educacionais.
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