Rede de colaboração na produção dos produtos educacionais desenvolvidos pelo Programa de Mestrado PROFEP no Instituto Federal da Bahia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2025.15548

Palavras-chave:

1. Produto Educacional. 2. Análise de Redes Sociais. 3. Rede de colabora. 4. Rede de coautoria. 5. Educação, Profissional e Tecnológica

Resumo

O estudo tem como objetivo mapear as colaborações entre autores e coautores na produção de produtos educacionais publicados pelo ProfEPT/Ifba. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa e utiliza o método de análise documental, apoiado pela análise de redes sociais (ARS). Foram coletados produtos educacionais nos repositórios Educapes e Observatório ProfEPT (IFMT) de 2019 a 2021, relacionados às produções do Instituto Federal da Bahia. Simultaneamente, foi realizado um estudo documental embasado nas bases conceituais e no histórico do ProfEPT, visando a contextualizar o processo de criação e promoção desses produtos educacionais. A investigação resultou na construção de uma rede de colaboração composta por 53 vértices (|V|) e 37 arestas (|E|). A análise realizada revelou que a rede de colaboração dos produtos educacionais possui uma estrutura dispersa e fragmentada, com conexões limitadas entre autores e comunidades bem definidas. Desse modo, a pesquisa propõe a implementação de ações que incentivam o compartilhamento de conhecimentos e o desenvolvimento de pesquisas colaborativas no contexto do ProfEPT e do Ifba. Essas ações visam a fortalecer as conexões entre os autores e ampliar o alcance dos produtos educacionais.

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Biografia do Autor

Eneida Santana, Instituto Federal da Bahia

Doutoranda pelo Programa de doutoramento Multi-institucional e Multidisciplinar em Difusão do Conhecimento (2017). Possui mestrado em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Bahia (2011), Especialização em Educação a Distância: tecnologias Educacionais pelo Instituto Federal do Paraná (2016) e graduação em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade Federal da Bahia (2008). Atualmente é bibliotecária do Instituto Federal da Bahia, pesquisadora da formação docente, tecnologias educacionais e práticas extensionistas e Coordenadora de Extensão no Instituto Federal da Bahia\Camaçari. Certificada nível 2 - Google For Education Tem experiência na área de Ciência da Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: formação inicial e continuada, gestão de projetos, extensão universitária, arquivos de família, sistemas de informação, tecnologias educacionais e educação à distância e Redes Complexas. É membro do Grupo de Pesquisa Tecnologias Aplicadas à Educação e Saúde- Ticase, linha de pesquisa Informação, Difusão do Conhecimento e Redes Complexas, atua como colaboradora no grupo de pesquisa Fuxicos e Boatos - Senai/Cimatec, na área de Redes Sociais e Afinidades.

Tereza Kelly Gomes Carneiro, Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica - IFBA

Doutora em Difusão do Conhecimento pela Universidade Federal da Bahia-UFBA (2014) e Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal de Alagoas-UFAL (2005). É Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia -Campus Camaçari. Bacharela em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Alagoas -UFAL (1997). Licenciada em Pedagogia pela Faculdade Batista Brasileira- FBB (2011). Líder do Grupo de Pesquisa Tecnologias, Informação e Educação- Ticase do IFBA. Coordenadora, Professora e Pesquisadora do Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT, do IFBA. Membro do Comitê Gestor Institucional de Formação Inicial e Continuada de Profissionais de Magistério da Educação Básica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia/IFBA. Tem experiência no campo da Educação, com ênfase em Tecnologia Social e Educacional, atuando com os seguintes temas de pesquisa: Educação; Ensino, Educação Profissional, Estágio Supervisionado; Educação Tecnológica e Educação a Distância. Estuda nas seguintes linhas de pesquisas: Educação Profissional e Tecnológica (EPT); Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos na EPT; Tecnologia, Informação e Educação e Educação e Tecnologia. https://orcid.org/0000-0002-8081-9029 Web of Science - AFR-2198-2022

Vania Souza Alves Bezerra, Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica - IFBA

Especialista em Educação Matemática, Educação a Distância e Graduada em Licenciatura em Matemática pela Universidade Católica do Salvador. Professora do EMITec - Ensino Médio com Intermediação Tecnológica, pela Secretaria de Educação e Cultura do Estado da Bahia. Mestranda do ProfET - IFBA. Experiência na área de Matemática, com ênfase em Matemática Aplicada, Matemática Financeira, Estatística e Gestão Financeira.

Cássio Viana Santos, Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica - IFBA

Possui graduação em Biologia pela Faculdade de Tecnologia e Ciências (2009). Especialista em Educação de Jovens e Adultos pelo Instituto Federal da Bahia (2011). Curso de Extensão "Anatomia Radiológica" (2017) Atualmente cursa o 2º semestre do Mestrado PROFEPT

Uilma dos Santos Reis, Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica - IFBA

Graduada em Secretariado Executivo pela Universidade Católica do Salvador (1999) e especialista em Administração de Serviços pela Universidade Federal da Bahia (2002). Mestranda no curso de Educação Profissional e Tecnológica do Instituto Federal da Bahia. Atualmente é Assistente em Administração e Coordenadora Geral do PRONATEC do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano. Tem experiência na área de Educação e Administração.

Camila Costa Cerqueira Tavares, Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica - IFBA

Mestranda em Educação Profissional e Tecnológica (IFBA campus Salvador). Especialista em Teoria e Técnica Psicanalítica (Faculdade de Sergipe). Possui graduação em Psicologia pela Universidade Tiradentes (2005). Atualmente é psicóloga do Instituto Federal da Bahia - campus Jequié (desde 2011). Tem experiência na área de Psicologia social, clínica, e atualmente se dedica a Psicologia escolar e educacional.

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Publicado

08.04.2025

Como Citar

SANTANA, Eneida; GOMES CARNEIRO, Tereza Kelly; SOUZA ALVES BEZERRA, Vania; VIANA SANTOS, Cássio; DOS SANTOS REIS, Uilma; COSTA CERQUEIRA TAVARES, Camila. Rede de colaboração na produção dos produtos educacionais desenvolvidos pelo Programa de Mestrado PROFEP no Instituto Federal da Bahia . Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 25, p. e15548, 2025. DOI: 10.15628/rbept.2025.15548. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/15548. Acesso em: 21 maio. 2025.

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