Atuação do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional (PPGEP-IFRN) para a Formação do Docente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2023.16112

Palavras-chave:

Formação Docente; Educação Profissional e Tecnológica; PPGEP.

Resumo

O Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional (PPGEP) oferecido pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) é uma possibilidade para a formação de docentes da Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Este artigo pretende evidenciar como o Programa buscou atender às demandas por formação profissional para os docentes da EPT. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa, documental e de campo, através de entrevista semiestruturada com dois professores fundadores do PPGEP. Utilizou-se da Análise Textual Discursiva (ATD) para análise dos dados. Como resultado, destaca-se o contexto de ampliação da EPT como importante para o surgimento do PPGEP e que o programa tem atingido sua proposta inicial, segundo os docentes entrevistados.

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Biografia do Autor

Johnattan Eduardo Lima da Silva , Instituto Federal de Educação

Graduado em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Também graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Potiguar (UnP). Atualmente é mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional (PPGEP) oferecido pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN).

Tatiana Losano de Abreu, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - IFRN

Graduada e Mestre em Economia pelo Programa de Pós Graduação em Economia da Universidade Federal da Paraíba (PPGE-UFPB). Também possui mestrado em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) na área de ensino. Atualmente é doutoranda pelo Programa de Pós Graduação em Educação Profissional - PPGEP, oferecido pelo Instituto Federal do Rio Grande do Norte. Atua como professora efetiva do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba, no campus de Guarabira-PB. É membro e fundadora do Núcleo Catalisador de Empreendimentos Solidários (NUCAES), núcleo atuante no brejo paraibano desde 2015. Tem desenvolvido projetos de pesquisa e extensão com vistas ao fortalecimento dos Empreendimentos de Economia Solidária. Também tem interesse em desenvolver pesquisa e extensão nas áreas de Educação, seja educação em espaços formais e não formais de ensino e formação docente.

José Mateus do Nascimento , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - IFRN

Pedagogo, possui Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2006); Tem experiência na área de Educação, com ênfase em História da Educação, História Social da Infância e passa a atuar em pesquisas relacionadas à Educação de Jovens e Adultos integrada à Educação Profissional no NUPED (Núcleo de Pesquisa em Educação) do IFRN - Campus Natal Central; Integra o corpo docente permanente do PPGEP - Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional do IFRN, vinculado a Linha de Pesquisa Formação Docente e Práticas Pedagógicas na Educação Profissional; Coopera com o Grupo de Estudos Fundamentos da Educação e Práticas Culturais (CE -UFRN); colabora com o GEPeeeS - Grupo de Estudos e Pesquisas Educação, Etnias e Economia Solidária (UFPB - CCAE - Campus IV) e com o NUPEI - Núcleo de Pesquisa em Educação Inclusiva (IFRN-CNAT).

Andrezza Maria Batista do Nascimento Tavares, Instituto Federal de Educação

  1. Pós-Doutorado pela Universidade do Minho em Portugal e Pós-Doutorado pela Universidade Federal do Piauí. Doutorado e Mestrado em Ciências da Educação pela UFRN. Pedagoga, Psicopedagoga, Psicanalista e Jornalista pela UFRN. Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), onde realiza atividades de ensino, pesquisa, extensão, internacionalização e inovação. No IFRN, atua como Professora do Programa de Pós-Graduação Acadêmica (PPGEP/IFRN), do Mestrado Profissional em Ensino de Física (MNPEF/IFRN) e dos Cursos Superiores de Graduação. Coordenadora Institucional do Programa Pibid/IFRN financiado pela agência de fomento CAPES, no período de 2013 até 2018. Coordenadora Institucional do Programa de Residência Pedagógica/IFRN financiado pela agência CAPES, de 2018 até o ano corrente. Coordenadora do Projeto de Extensão "Diálogos sobre Capital Cultural e Práxis do IFRN", desde 2017. Membro dos Grupos de Pesquisa credenciados ao CNPQ: "Escola Contemporânea e Olhar Sociológico (ECOS), da UFRN?, "Observatório de políticas públicas de educação profissional (OPPEP)" e ?Observatório da Diversidade (ObDiversidade) do IFRN?. Integra a Associação Científica Internacional de Psicopedagogia (ACIP) e a Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped). No Jornalismo, integra a equipe de redação e de reportagem do veículo de comunicação ?Potiguar Notícias? (portal eletrônico, rádio, TV digital e redes sociais). As atividades profissionais realçam proximidade com os campos epistêmicos: Formação de professores, Educação Profissional e Tecnológica, Educação Básica, Ensino Superior, Processos Cognitivos, Teorias da Aprendizagem, Teorias da Comunicação e Espaços Educativos não Escolares.

Ana Lúcia Sarmento Henrique , Instituto Federal de Educação

Sou lotada no IFRN, como professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico. Possuo graduação em Letras - Licenciatura Plena com Inglês, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1983), mestrado em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1996) e doutorado em Educação pela Universidade Complutense de Madrid. Fui Coordenadora da UAB no IFRN até 2010 e Coordenadora-adjunta da Universidade Aberta do Brasil no IFRN até 2012. Atuei na elaboração de material didático da disciplina de Língua Portuguesa para a modalidade de Educação a Distância no Programa PROITEC e para o curso Técnico de Nível Médio Integrado na modalidade Educação de Jovens e Adultos (presencial). Atuei como professora na especialização do PROEJA (2008, 2009 e 2010), na Especialização em Português e Matemática numa perspectiva Transdisciplinar na Modalidade EAD , no curso de Aperfeiçoamento de Professores do Município (2009, 2010 e 2011), no Curso de Aperfeiçoamento em Gestão em EaD (2013, 2014) e no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional. Sou lotada no Campus Natal Zona Leste - EAD, do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. Atualmente Coordenadora do GT 18 da ANPED (educação de Jovens e adultos) e Coordeandora do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional (PPGEP/IFRN). Temas de Interesse: Educação, educação profissional, formação de professores para a educação profissional, Educação de Jovens e adultos.

Referências

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Publicado

19/01/2024

Como Citar

EDUARDO LIMA DA SILVA , Johnattan; LOSANO DE ABREU, Tatiana; DO NASCIMENTO , José Mateus; DO NASCIMENTO TAVARES, Andrezza Maria Batista; SARMENTO HENRIQUE , Ana Lúcia. Atuação do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional (PPGEP-IFRN) para a Formação do Docente. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 2, n. 23, p. e16112, 2024. DOI: 10.15628/rbept.2023.16112. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/16112. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê - A Produção do Conhecimento e a Constituição do Campo Científico da Educação Profissional

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