v. 1 n. 22 (2022)

Publicado: 06/01/2022

DOSSIÊ - Em defesa do projeto de formação humana integral

RELATO DE EXPERIÊNCIA

  • Iniciação Científica no Ensino Médio Integrado: ampliando a visão e o crescimento no ambiente acadêmico

    Júlia Maria Azevedo Guilhermino, Alison Pereira Batista, Priscila Tiziana Aliança, Luiz Alberto Celestino Pessoa Pimentel
    e12706
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2022.12706

ARTIGOS

  • Educação Profissional e Tecnológica sob uma perspectiva de Gênero: uma breve retrospectiva da trajetória da educação feminina no Brasil

    Evelyn Rueb Lacerda de Araújo, Julio Cezar Pinheiro de Oliveira
    e13139
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2022.13139
  • Atividades não presenciais durante a pandemia de covid-19: a percepção de alunos de dois Institutos Federais

    Andréia Ambrósio-Accordi, Iury de Almeida Accordi
    e13204
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2022.13204
  • Educação x Trabalho: um estudo com os egressos do Curso Técnico em Prótese Dentária da Escola Técnica de Saúde da Universidade Federal de Uberlândia

    Luciana Aparecida Santos Morais, Adriano Eurípedes Medeiros Martins
    e13238
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2022.13238
  • Ensino Médio Integrado e o mundo do trabalho: o estágio supervisionado no contexto do IFSULDEMINAS - campus Poços de Caldas

    Cissa Gabriela da Silva, Marcus Fernandes Marcusso
    e11680
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2022.11680
  • Os percursos da inclusão e da formação profissional de pessoas com deficiência na rede federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica

    Elís Fabia Lopes Cabral, Luzia Matos Mota, Tereza kelly Gomes
    e11694
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2022.11694
  • Análise curricular dos cursos superiores de tecnologia em radiologia de instituições públicas federais no Brasil

    Mauricio Mitsuo Monção, Carolina Neis Machado, Charlene da Silva, Daiane Cristini Barbosa de Souza, Marcus Vinícius Linhares de Oliveira, Juliana dos Santos Muller
    e11699
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2022.11699
  • Produtos educacionais no ensino e aprendizagem de matemática

    Carla Müller, Leandro Marcos Salgado Alves
    e11703
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2022.11703
  • Políticas Afirmativas nos Institutos Federais: um estudo sobre Teses/Dissertações

    Bárbara Rocha Silva
    e11720
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2022.11720
  • Bullying na Educação Profissional e Tecnológica: análise crítica sob a perspectiva da sociedade capitalista contemporânea

    Nara Carvalho Silva, José Espínola Silva Júnior
    e11778
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2022.11778
  • Projeto sobre educação financeira: contribuições para uma formação emancipadora no Ensino Médio Integrado no IFSP – campus sertãozinho

    Susiany Mirela Machado, Riama Coelho Gouveia
    e11722
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2022.11722
  • Diferenciação curricular no Ensino Médio Integrado: recursos acessíveis, mediação pedagógica e trabalho colaborativo

    Renata Porcher Scherer
    e11492
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2022.11492
  • Práticas Curriculares no Curso de Licenciatura em Computação - relato de projetos

    Andréa Pereira
    e11550
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2022.11550
  • A equoterapia no contexto dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia

    André Luiz Melo, Teresa Paula Dias Figueiras, Rui Manuel Nunes Corredeira, Nuno José Corte-Real Correia Alves
    e11622
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2022.11622
  • A (re)construção curricular na Educação Profissional e Tecnológica: integração e interdisciplinaridade conectando teoria e prática

    Lidia Noronha Pereira
    e11616
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2022.11616
  • Concepções dos docentes de um curso técnico integrado ao ensino médio do IFSP sobre a integração curricular

    Alessandra Vetorelli Pereira, Márcio José dos Reis, Rodrigo Yamakami Camilo
    e11642
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2022.11642
  • A concepção do projeto político pedagógico dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia

    Caetana Juracy Rezende Silva, Eliezer Moreira Pacheco
    e13658
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2022.13658
  • A efetividade do acompanhamento de egressos na Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica no Estado da Bahia

    Etiene Santiago Carneiro, Carlos Alex de Cantuária Cypriano, Shirlei Pereira de Souza, Marcelo Vera Cruz Diniz
    e12900
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2022.12900
  • Oferta de cursos e instituições de formação de técnicos em saúde no estado de São Paulo

    Adriana Katia Corrêa, Maria Conceição Bernardo de Mello Souza, Maria José Clapis
    e11787
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2022.11787
  • Escolas inovadoras: percepções sobre aprendizagem e objetivos pedagógicos

    Anselmo Gonçalves Silva, Bianca Jussara Borges Clemente
    e11851
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2022.11851
  • O lugar da produção docente em uma organização não governamental

    Rodrigo dos Santos França, Áurea Regina Guimarães Tomasi
    e12317
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2021.12317
  • Cursos de formação pedagógica para docentes graduados não licenciados dos Institutos Federais

    Marcelo Vera Cruz Diniz, Tereza Kelly Gomes Carneiro, Braulio José de oliveira Carneiro
    e12384
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2022.12384
  • Contribuições da leitura de imagem fotográfica para a formação integral no Ensino Médio Integrado

    Ana Cláudia Tabosa Mendes de Oliveira, Edilene Rocha Guimarães
    e10922
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2022.10922
  • A TI Verde enquanto elemento pedagógico para a formação humana integral: uma análise das perspectivas dos docentes do IFS Campus Socorro

    Lucas Antonio Feitosa de Jesus, José Osman dos Santos, Luiz Carlos Pereira Santos
    e11463
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2022.11463
  • A formação científico-profissional do psicólogo: uma experiência na Escola Superior Politécnica do Bié, Angola

    Ramiro Gross-Tur, Angel Deroncele-Acosta, Yonayka Licea-Suárez, Elayne Hechavarría-Munive, Hiancell Gallardo-Olazábal, Ricardo Cassoma
    e11475
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2022.11475
  • Iniciação científica como caminho para a emancipação do aluno vinculado ao Ensino Médio Integrado

    Altino Farias de Morais, Richarles de Araújo Sousa, Regiane de Souza Oliveira Farias, Priscila Ferreira Wolter, Mário Sérgio Pedroza Lobão
    e12031
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2022.12031
  • Esportes adaptados e inclusão nas aulas de educação física

    Valdinei Matias Santana, Evaldo Júlio Ferreira Soares
    e12108
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2022.12108
  • Experimentação no ensino de ciências: possibilidades e desafios

    Laura Jamilly Alves Moisés, José Diêgo Silva Nunes, Lucas Moura de Souza, Andrea de Lucena Lira, Anderson Sávio de Medeiros Simões
    e12562
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2022.12562
  • Artefatos da produção do conhecimento em trabalho e educação no século XIX

    Antonio Max Ferreira Costa, Maria Adilina Freire Jerônimo de Adrade, José Mateus do Nascimento
    e13465
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2022.13465
  • A Revista Brasileira de Educação Profissional e Tecnológica e o Estado do Conhecimento sobre o uso da Educação Comparada como metodologia de pesquisa

    Thalita Alves dos Santos
    e13218
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2022.13218
  • O estado do conhecimento sobre inclusão da pessoa com deficiência na Educação Profissional e Tecnológica

    Aline Zorzi Schultheis de Freitas, Ilane Ferreira Cavalcante
    e12865
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2022.12865
  • O SENAC e a formação de comerciários no Estado de São Paulo: a experiência da Universidade do Ar (1947–1961)

    José Geraldo Pedrosa, Renata Romanini
    e13209
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2022.13209
  • Do ideal ao cotidiano uma aproximação ao ensino de desenho técnico na Educação Profissional e Tecnológica

    Fábio de Lucena Pereira Pimenta, Rafael José Alves do Rego Barros
    e12603
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2022.12603
  • Perfil dos alunos do curso técnico integrado em Metalurgia do IFMG/OP: ações afirmativas como estratégia que auxiliem a permanência e exito discente

    Carla Cristina Vicente, Ana Paula Lelis Rodrigues de Oliveira
    e12872
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2022.12872
  • A Educação Profissional e Tecnológica no Curso de Licenciatura em Matemática

    Maria Virginia Claudino Ribeiro, Gilmara Teixeira Barcelos Peixoto
    e12869
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2022.12869