Iniciação Científica no Ensino Médio Integrado:
ampliando a visão e o crescimento no ambiente acadêmico
DOI:
https://doi.org/10.15628/rbept.2022.12706Palavras-chave:
iniciação científica, ensino médio integrado, integração curricular, relato de experiênciaResumo
Este relato trata da experiência como bolsista de iniciação científica do Ensino Médio Integrado que vivenciei, em 2020, como membro do Núcleo de Pesquisa em Educação Profissional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, campus Parnamirim, ao longo do desenvolvimento do projeto de pesquisa “Farol da Integração: analisando a integração curricular nos relatórios de Prática Profissional”. Essa vivência ampliou minha visão sobre o processo de produção científica, evidenciou a importância de desenvolver a criticidade, ter responsabilidade social e construir uma educação que caminhe em direção à formação integral dos sujeitos.Downloads
Referências
BRASIL. Educação profissional técnica de nível médio integrada ao ensino médio. Documento base. Brasília, DF: mec/setec, 2007. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/setec/arquivos/pdf/documento_base.pdf. Acesso em: 11 de junho de 2021.
IFRN. Projeto político-pedagógico do IFRN: uma construção coletiva. Natal/RN, 2012. Disponível em: https://portal.ifrn.edu.br/ifrn/institucional/projeto-politico-pedagogico-1/lateral/menu-1/volume-1-documento-base. Acesso em: 19 de março de 2021.
MALHOTRA, N. K. Pesquisa de marketing: uma orientação aplicada. 3.ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.
MOURA, D. H.; LIMA FILHO, D. L.; SILVA, M. R. Politecnia e formação integrada: confrontos conceituais, projetos políticos e contradições históricas da educação brasileira. Rev. Bras. Educ. [online]. 2015, vol.20, n.63, pp.1057-1080. ISSN 1809-449X.
https://doi.org/10.1590/S1413-24782015206313.
SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte Autêntica. 2005.
YOUNG, M. Teoria do currículo: o que é e por que é importante. Cadernos de Pesquisa, 44 n.151 p.190-202 jan./mar 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O autor na submissão do artigo transfere o direito autoral ao periódico. À Revista Brasileira da Educação Profisisonal e Tecnológica ficam reservados os direitos autorais pertinentes a todos os artigos nela publicados.