A FÍSICA NO ENSINO MÉDIO TÉCNICO INTEGRADO EM EDIFICAÇÕES NO INSTITUTO FEDERAL DA BAHIA: UMA ANÁLISE A PARTIR DO PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2020.8994

Palavras-chave:

Ensino Médio Integrado. Educação Profissional. Ensino de Física

Resumo

Este artigo apresenta uma discussão sobre a disciplina de Física no Ensino Médio Integrado (EMI) no curso de edificações do Instituto Federal da Bahia (IFBA). A pesquisa é de natureza qualitativa e avalia, a partir da análise dos Projetos Pedagógico do Curso (PPC) de cinco campi, como os elementos da parte dedicada a Física remetem ao EMI defendido por teóricos do campo da educação e trabalho, e como se dá sua articulação com as disciplinas do núcleo tecnológico. Esta pesquisa justifica-se por estudos ainda escassos no ensino de ciências que discutam o currículo dessas disciplinas no universo da educação profissional técnica. Nossos resultados apontam a semelhança do currículo da Física no EMI com o do ensino médio regular. Especialmente para o curso de edificações, indicamos a possibilidade de construírmos currículos que agreguem os fundamentos da Física apoiado no universo profissional e que garantam a mesma ou maior capacidade de formação a partir de uma integração mais efetiva.

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Biografia do Autor

Danilo Almeida Souza, Instituto Federal da Bahia/ Campus Ilhéus

Doutor em Ensino, Filosofia e História das Ciências pela Universidade Federal da Bahia/ Universidade Estadual de Feira de Santana (UFBA-UEFS, 2019). Licenciado e Mestre em Física pela Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC/ BA (2008, 2011), Especialista em Ensino de Física pela Universidade Cândido Mendes - UCAM/ RJ (2017). Atualmente é Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) no Campus Ilhéus. Tem experiência na Área de Física com ênfase em Ensino de Física. Dialoga com temas ligados a Educação Profissional Tecnológica (sobretudo, Ensino Médio Integrado), Divulgação e Popularização da Ciência e tópicos de educação no Ensino Médio.

Maria Cristina Martins Penido, Instituto de Física da Universidade Federal da Bahia

Professora Titular da Universidade Federal da Bahia. Graduada em Física pela Universidade Federal da Bahia (1975), Mestre em Ensino de Ciências (Modalidade Física e Química) pela Universidade de São Paulo (1986) e Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (1995). Tem experiência na área de Física, com ênfase em Ensino de Física, atuando principalmente nos seguintes temas: Fundamentos de Física, Formação de Professores, Divulgação Científica, Atividades Experimentais no Ensino da Física.

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Publicado

04/04/2020

Como Citar

SOUZA, Danilo Almeida; PENIDO, Maria Cristina Martins. A FÍSICA NO ENSINO MÉDIO TÉCNICO INTEGRADO EM EDIFICAÇÕES NO INSTITUTO FEDERAL DA BAHIA: UMA ANÁLISE A PARTIR DO PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 18, p. e8994, 2020. DOI: 10.15628/rbept.2020.8994. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/8994. Acesso em: 3 dez. 2024.

Edição

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ARTIGOS

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