A FÍSICA NO ENSINO MÉDIO TÉCNICO INTEGRADO EM EDIFICAÇÕES NO INSTITUTO FEDERAL DA BAHIA: UMA ANÁLISE A PARTIR DO PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO
DOI:
https://doi.org/10.15628/rbept.2020.8994Palavras-chave:
Ensino Médio Integrado. Educação Profissional. Ensino de FísicaResumo
Este artigo apresenta uma discussão sobre a disciplina de Física no Ensino Médio Integrado (EMI) no curso de edificações do Instituto Federal da Bahia (IFBA). A pesquisa é de natureza qualitativa e avalia, a partir da análise dos Projetos Pedagógico do Curso (PPC) de cinco campi, como os elementos da parte dedicada a Física remetem ao EMI defendido por teóricos do campo da educação e trabalho, e como se dá sua articulação com as disciplinas do núcleo tecnológico. Esta pesquisa justifica-se por estudos ainda escassos no ensino de ciências que discutam o currículo dessas disciplinas no universo da educação profissional técnica. Nossos resultados apontam a semelhança do currículo da Física no EMI com o do ensino médio regular. Especialmente para o curso de edificações, indicamos a possibilidade de construírmos currículos que agreguem os fundamentos da Física apoiado no universo profissional e que garantam a mesma ou maior capacidade de formação a partir de uma integração mais efetiva.
Downloads
Referências
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Este texto não substitui o publicado no DOU de 23.12.1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/Ccivil_03/leis/L9394.htm. Acesso em: 30/03/2018.
BRASIL. Decreto nº 2.208, de 17 de abril de 1997. Regulamenta o § 2 º do art. 36 e os arts. 39 a 42 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. DOU de 18.4.1997. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/d2208.htm. Acesso em: 30/03/2018.
BRASIL. Decreto nº 5.154 de 23 de julho de 2004. Regulamenta o § 2º do art. 36 e os arts. 39 a 41 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e dá outras providências. 26.7.2004. 2004a. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2004/decreto/d5154.htm. Acesso em 30/03/2018.
BRASIL. Lei nº 11.982, de 28 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. DOU de 30 de dezembro de 2008.
BRASIL. Ministério da Educação/ MEC. Catálogo Nacional de Cursos Técnicos. 3. ed. Brasília: MEC, 2016.
CIAVATTA, Maria. A formação integrada: a escola e o trabalho como lugares de memória e de identidade. In: RAMOS, Marise. (Org.); FRIGOTTO, Gaudêncio (Org.); CIAVATTA, Maria (Org.). Ensino Médio Integrado: Concepção e Contradições. São Paulo: Cortez, 2012; pp. 83-105.
FRANCA, Frank Hebert Pires. Uma sequência didática para o de conceitos de mecânica quântica utilizando os raios x sob a perspectiva sociocultural. In: XXIII Simpósio Nacional de Ensino de Física, 2019, Salvador. Anais do XXIII Simpósio Nacional de Ensino de Física, 2019.
FRIGOTTO, Gaudêncio; CIAVATTA, Maria; RAMOS, Marise. A gênese do decreto n. 5.154/2004: um debate no contexto controverso da democracia restrita. In: RAMOS, Marise;
FRIGOTTO, Gaudêncio; CIAVATTA, Maria (Orgs.). Ensino Médio Integrado: Concepção e Contradições. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2012; pp. 21-56.
GARCIA, Nilson Marcos Dias. A Física no Ensino Técnico Industrial Federal: um retrato em formado A4. 1995. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências (Modalidades Física e Química)). Universidade de São Paulo, São Paulo.
IFBA. Resolução CONSUP, nº 30/CONSUP, de 24/05/2016: Instrução Normativa Pedagógica para Reformulação Curricular dos Cursos da Educação Profissional Técnica de Nível Médio, Forma Integrada. Disponível em: http://portal.ifba.edu.br/menu-institucional/consup/resolucoes-2016/resol-no-30-2016-anexo.pdf. Acesso em 31/08/2018.
IFBA. Projeto Pedagógico Institucional do IFBA. Salvador, 2013. Disponível em: http://portal.ifba.edu.br/menu-institucional/documento/documentos-institucionais. Acesso em 02/04/2018.
IFBA. Instituto Federal da Bahia – Processo Seletivo IFBA 2018. 2018. Disponível em: http://portal.ifba.edu.br/menu-campi/escolha-o-campus. Acesso em 02/04/2018.
IFBA. Projeto Pedagógico do Curso Técnico de Nível Médio em Edificações, Forma: Integrada ao Ensino Médio, campus Eunápolis, 2011.
IFBA. Projeto Pedagógico do Curso Técnico de Nível Médio em Edificações, Forma: Integrada ao Ensino Médio, campus Feira de Santana, 2011.
IFBA. Projeto Pedagógico do Curso Técnico de Nível Médio em Edificações, Forma: Integrada ao Ensino Médio, campus Salvador, 2011.
IFBA. Projeto Pedagógico do Curso Técnico de Nível Médio em Edificações, Forma: Integrada ao Ensino Médio, campus Barreiras, 2016.
IFBA. Projeto Pedagógico do Curso Técnico de Nível Médio em Edificações, Forma: Integrada ao Ensino Médio, campus Ilhéus, 2016.
MOURA, Dante Henrique. Educação básica e educação profissional e tecnológica: dualidade histórica e perspectivas de integração. Revista Holos., v.2, p. 4 -30, mar. 2007.
MOURA, Dante Henrique; GARCIA, Sandra Regina de Oliveira; RAMOS, Marise Nogueira. Ministério da Educação. Educação Profissional Técnica de Nível Médio Integrada ao Ensino Médio: Documento Base, 2007.
RAMOS, Marise. Concepção do ensino médio integrado. In: SEMINÁRIO SOBRE ENSINO MÉDIO, 2008. Secretaria de Educação do Pará. 08-09 maio 2008. Disponível em: https://tecnicadmiwj.files.wordpress.com/2008/09/texto-concepcao-do-ensino-medio-integrado-marise-ramos1.pdf
RAMOS, Marise. Possibilidades e desafios na organização do currículo integrado. In: RAMOS, Marise; FRIGOTTO, Gaudêncio;
CIAVATTA, Maria. Ensino Médio Integrado: Concepção e Contradições. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2012; pp. 107-128.
ROCHA, Jonyson Marcs Borges da; MELO, Claudia Adriana de Sousa. Uso de material paradidático para a montagem de dispositivos térmicos caseiros no ensino profissionalizante para o estudo da calorimetria. In: XXIII Simpósio Nacional de Ensino de Física, 2019, Salvador. Anais do XXIII Simpósio Nacional de Ensino de Física, 2019.
SAVIANI, Dermeval. Sobre a concepção de politecnia. Rio de Janeiro: FIOCRUZ. Politécnico da Saúde Joaquim Venâncio, 1989.
SAVIANI, Dermeval. Trabalho e educação: fundamentos ontológicos e históricos. Revista Brasileira de Educação. 2007, vol.12, n.34, pp. 152-165.
SIMÕES, Carlos Artexes. Juventude e Educação Técnica: a experiência na formação de jovens trabalhadores da Escola Estadual Prof. Horácio Macedo/CEFET-RJ. Dissertação de Mestrado. Niterói, UFF, 2007.
SOUZA, D. A.; PENIDO, M. C. M. . O currículo de Física na educação profissional técnica de nível médio: quais elementos do plano de curso favorecem a integração?. In: XXIII Simpósio Nacional de Ensino de Física, 2019, Salvador. Anais do XXIII Simpósio Nacional de Ensino de Física, 2019.
SOUZA, D. A.; PENIDO, M. C. M. . O ensino de física na educação tecnológica integrada de nível médio: reflexões a partir do plano de curso de uma instituição da rede federal de educação profissional tecnológica. In: III Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências, 2018, Campina Grande. Anais do III Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências, 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O autor na submissão do artigo transfere o direito autoral ao periódico. À Revista Brasileira da Educação Profisisonal e Tecnológica ficam reservados os direitos autorais pertinentes a todos os artigos nela publicados.