A FÍSICA NO ENSINO MÉDIO TÉCNICO INTEGRADO EM EDIFICAÇÕES NO INSTITUTO FEDERAL DA BAHIA: UMA ANÁLISE A PARTIR DO PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2020.8994

Palavras-chave:

Ensino Médio Integrado. Educação Profissional. Ensino de Física

Resumo

Este artigo apresenta uma discussão sobre a disciplina de Física no Ensino Médio Integrado (EMI) no curso de edificações do Instituto Federal da Bahia (IFBA). A pesquisa é de natureza qualitativa e avalia, a partir da análise dos Projetos Pedagógico do Curso (PPC) de cinco campi, como os elementos da parte dedicada a Física remetem ao EMI defendido por teóricos do campo da educação e trabalho, e como se dá sua articulação com as disciplinas do núcleo tecnológico. Esta pesquisa justifica-se por estudos ainda escassos no ensino de ciências que discutam o currículo dessas disciplinas no universo da educação profissional técnica. Nossos resultados apontam a semelhança do currículo da Física no EMI com o do ensino médio regular. Especialmente para o curso de edificações, indicamos a possibilidade de construírmos currículos que agreguem os fundamentos da Física apoiado no universo profissional e que garantam a mesma ou maior capacidade de formação a partir de uma integração mais efetiva.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Danilo Almeida Souza, Instituto Federal da Bahia/ Campus Ilhéus

Doutor em Ensino, Filosofia e História das Ciências pela Universidade Federal da Bahia/ Universidade Estadual de Feira de Santana (UFBA-UEFS, 2019). Licenciado e Mestre em Física pela Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC/ BA (2008, 2011), Especialista em Ensino de Física pela Universidade Cândido Mendes - UCAM/ RJ (2017). Atualmente é Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) no Campus Ilhéus. Tem experiência na Área de Física com ênfase em Ensino de Física. Dialoga com temas ligados a Educação Profissional Tecnológica (sobretudo, Ensino Médio Integrado), Divulgação e Popularização da Ciência e tópicos de educação no Ensino Médio.

Maria Cristina Martins Penido, Instituto de Física da Universidade Federal da Bahia

Professora Titular da Universidade Federal da Bahia. Graduada em Física pela Universidade Federal da Bahia (1975), Mestre em Ensino de Ciências (Modalidade Física e Química) pela Universidade de São Paulo (1986) e Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (1995). Tem experiência na área de Física, com ênfase em Ensino de Física, atuando principalmente nos seguintes temas: Fundamentos de Física, Formação de Professores, Divulgação Científica, Atividades Experimentais no Ensino da Física.

Referências

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Este texto não substitui o publicado no DOU de 23.12.1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/Ccivil_03/leis/L9394.htm. Acesso em: 30/03/2018.

BRASIL. Decreto nº 2.208, de 17 de abril de 1997. Regulamenta o § 2 º do art. 36 e os arts. 39 a 42 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. DOU de 18.4.1997. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/d2208.htm. Acesso em: 30/03/2018.

BRASIL. Decreto nº 5.154 de 23 de julho de 2004. Regulamenta o § 2º do art. 36 e os arts. 39 a 41 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e dá outras providências. 26.7.2004. 2004a. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2004/decreto/d5154.htm. Acesso em 30/03/2018.

BRASIL. Lei nº 11.982, de 28 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. DOU de 30 de dezembro de 2008.

BRASIL. Ministério da Educação/ MEC. Catálogo Nacional de Cursos Técnicos. 3. ed. Brasília: MEC, 2016.

CIAVATTA, Maria. A formação integrada: a escola e o trabalho como lugares de memória e de identidade. In: RAMOS, Marise. (Org.); FRIGOTTO, Gaudêncio (Org.); CIAVATTA, Maria (Org.). Ensino Médio Integrado: Concepção e Contradições. São Paulo: Cortez, 2012; pp. 83-105.

FRANCA, Frank Hebert Pires. Uma sequência didática para o de conceitos de mecânica quântica utilizando os raios x sob a perspectiva sociocultural. In: XXIII Simpósio Nacional de Ensino de Física, 2019, Salvador. Anais do XXIII Simpósio Nacional de Ensino de Física, 2019.

FRIGOTTO, Gaudêncio; CIAVATTA, Maria; RAMOS, Marise. A gênese do decreto n. 5.154/2004: um debate no contexto controverso da democracia restrita. In: RAMOS, Marise;

FRIGOTTO, Gaudêncio; CIAVATTA, Maria (Orgs.). Ensino Médio Integrado: Concepção e Contradições. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2012; pp. 21-56.

GARCIA, Nilson Marcos Dias. A Física no Ensino Técnico Industrial Federal: um retrato em formado A4. 1995. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências (Modalidades Física e Química)). Universidade de São Paulo, São Paulo.

IFBA. Resolução CONSUP, nº 30/CONSUP, de 24/05/2016: Instrução Normativa Pedagógica para Reformulação Curricular dos Cursos da Educação Profissional Técnica de Nível Médio, Forma Integrada. Disponível em: http://portal.ifba.edu.br/menu-institucional/consup/resolucoes-2016/resol-no-30-2016-anexo.pdf. Acesso em 31/08/2018.

IFBA. Projeto Pedagógico Institucional do IFBA. Salvador, 2013. Disponível em: http://portal.ifba.edu.br/menu-institucional/documento/documentos-institucionais. Acesso em 02/04/2018.

IFBA. Instituto Federal da Bahia – Processo Seletivo IFBA 2018. 2018. Disponível em: http://portal.ifba.edu.br/menu-campi/escolha-o-campus. Acesso em 02/04/2018.

IFBA. Projeto Pedagógico do Curso Técnico de Nível Médio em Edificações, Forma: Integrada ao Ensino Médio, campus Eunápolis, 2011.

IFBA. Projeto Pedagógico do Curso Técnico de Nível Médio em Edificações, Forma: Integrada ao Ensino Médio, campus Feira de Santana, 2011.

IFBA. Projeto Pedagógico do Curso Técnico de Nível Médio em Edificações, Forma: Integrada ao Ensino Médio, campus Salvador, 2011.

IFBA. Projeto Pedagógico do Curso Técnico de Nível Médio em Edificações, Forma: Integrada ao Ensino Médio, campus Barreiras, 2016.

IFBA. Projeto Pedagógico do Curso Técnico de Nível Médio em Edificações, Forma: Integrada ao Ensino Médio, campus Ilhéus, 2016.

MOURA, Dante Henrique. Educação básica e educação profissional e tecnológica: dualidade histórica e perspectivas de integração. Revista Holos., v.2, p. 4 -30, mar. 2007.

MOURA, Dante Henrique; GARCIA, Sandra Regina de Oliveira; RAMOS, Marise Nogueira. Ministério da Educação. Educação Profissional Técnica de Nível Médio Integrada ao Ensino Médio: Documento Base, 2007.

RAMOS, Marise. Concepção do ensino médio integrado. In: SEMINÁRIO SOBRE ENSINO MÉDIO, 2008. Secretaria de Educação do Pará. 08-09 maio 2008. Disponível em: https://tecnicadmiwj.files.wordpress.com/2008/09/texto-concepcao-do-ensino-medio-integrado-marise-ramos1.pdf

RAMOS, Marise. Possibilidades e desafios na organização do currículo integrado. In: RAMOS, Marise; FRIGOTTO, Gaudêncio;

CIAVATTA, Maria. Ensino Médio Integrado: Concepção e Contradições. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2012; pp. 107-128.

ROCHA, Jonyson Marcs Borges da; MELO, Claudia Adriana de Sousa. Uso de material paradidático para a montagem de dispositivos térmicos caseiros no ensino profissionalizante para o estudo da calorimetria. In: XXIII Simpósio Nacional de Ensino de Física, 2019, Salvador. Anais do XXIII Simpósio Nacional de Ensino de Física, 2019.

SAVIANI, Dermeval. Sobre a concepção de politecnia. Rio de Janeiro: FIOCRUZ. Politécnico da Saúde Joaquim Venâncio, 1989.

SAVIANI, Dermeval. Trabalho e educação: fundamentos ontológicos e históricos. Revista Brasileira de Educação. 2007, vol.12, n.34, pp. 152-165.

SIMÕES, Carlos Artexes. Juventude e Educação Técnica: a experiência na formação de jovens trabalhadores da Escola Estadual Prof. Horácio Macedo/CEFET-RJ. Dissertação de Mestrado. Niterói, UFF, 2007.

SOUZA, D. A.; PENIDO, M. C. M. . O currículo de Física na educação profissional técnica de nível médio: quais elementos do plano de curso favorecem a integração?. In: XXIII Simpósio Nacional de Ensino de Física, 2019, Salvador. Anais do XXIII Simpósio Nacional de Ensino de Física, 2019.

SOUZA, D. A.; PENIDO, M. C. M. . O ensino de física na educação tecnológica integrada de nível médio: reflexões a partir do plano de curso de uma instituição da rede federal de educação profissional tecnológica. In: III Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências, 2018, Campina Grande. Anais do III Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências, 2018.

Downloads

Publicado

04/04/2020

Como Citar

SOUZA, Danilo Almeida; PENIDO, Maria Cristina Martins. A FÍSICA NO ENSINO MÉDIO TÉCNICO INTEGRADO EM EDIFICAÇÕES NO INSTITUTO FEDERAL DA BAHIA: UMA ANÁLISE A PARTIR DO PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 18, p. e8994, 2020. DOI: 10.15628/rbept.2020.8994. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/8994. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos Semelhantes

> >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.