Interfaces digitais e metodologias ativas no ensino de língua portuguesa no contexto da pandemia da Covid-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2024.15256

Palavras-chave:

Ensino de Língua Portuguesa, Ensino Médio Integrado, Educação Profissional e Tecnológica, Interfaces Digitais

Resumo

Este artigo é recorte da pesquisa de Mestrado sobre o ensino de Língua Portuguesa na Educação Profissional e Tecnológica (EPT), no contexto da pandemia da Covid-19. O objetivo foi apresentar o estado da arte do conhecimento acerca das pesquisas sobre interfaces digitais acessíveis aos estudantes do Ensino Médio Integrado no ensino de Língua Portuguesa durante a pandemia. Para tal, realizou-se uma pesquisa bibliográfica na base de dados Google Scholar, utilizando para a busca dos trabalhos, critério de inclusão o período de 2020 e 2021, sendo utilizados os descritores: Língua Portuguesa, Ensino Médio Integrado, Metodologias ativas e ferramentas digitais. Dentre os resultados, identificou-se-que as interfaces digitais no ensino de Língua Portuguesa no cenário pandêmico foram utilizadas pelos professores, mas sua prática ainda necessita ser ressignificada na promoção de aprendizagens significativas com intencionalidade pedagógica.

Palavras-chave: Ensino de Língua Portuguesa; Ensino Médio Integrado; Educação Profissional e Tecnológica; Interfaces Digitais.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maikom Joaquim Barbosa Ecard da Silva, IFES

Doutorando em Educação no Centro de Educação e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Carlos (PPGE/CECH/UFSCar). Mestre em Educação Profissional e Tecnológica no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional (PROFEPT/IFES), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo, na Linha de Pesquisa Práticas Educativas na Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Possui Graduação em Letras: Português e Espanhol pela Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES/SP), Letras: Português e Inglês pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Alegre (FAFIA/ES) e Artes Visuais pela Universidade de Jales (UNIJALES/SP). 

Pollyana, IFES

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Espírito Santo (2005), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (2008) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2014). Atualmente é professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes) Campus Guarapari e no curso de Mestrado Profissional em Educação Profissional em Rede Nacional (ProfEPT), Ifes Campus Vitória. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: juventude, medidas socioeducativas, políticas públicas de juventude, educação em espaços de privação de liberdade, formação de professores, ensino, educação profissional.

Rosemay, UNEB

Doutora e Pós-Doutora em Educação; Mestre em Letras e Linguística; Especialista em Gramática e Texto e em Psicanálise; Licenciada em Letras Vernáculas com Inglês e respectivas Literaturas. Atualmente professora Titular DE do curso de Pedagogia da Universidade do Estado da Bahia e do Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade - PPGEDUC, coordenando a pesquisa CONSTITUIÇÃO DE LEITORES. Atuei no Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS (2016-2018) e no Mestrado Profissional em Educação de Jovens e Adultos - MPEJA (2016-2018). Atuei no Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil da Universidade Federal da Bahia (2010 - 2016), na condição de bolsista FNDE.Líder do Grupo de Pesquisa e Estudo em Leitura e Contação de Histórias GPELCH e vice-líder do grupo de pesquisa Formacceinfnacia, Linguagens e EJA FORINLEJA - DEDC I- UNEB. Membro da Rede de Pesquisadores sobre Leitura Literária e Arte Narrativa - Rede de Pesquisadores LLAN, coordenado pela professora Ilsa Vieira do Carmo Goulart (Universidade Federal de Lavras).Membro da Pesquisa Interinstitucional Cacimba de HIstórias, coordenado por Luciene Sousa Santos - UEFS. Tenho experiência na área de Letras, com ênfase em Linguística, atuando principalmente nos seguintes temas: letramentos, enleituramento, leitura, contação de histórias, escrita, análise de discursos, gamificação, formação de professores de língua portuguesa e inglesa. Escritora de livros e artigos acadêmicos e textos literários. http://orcid.org/0000-0003-1165-8265 https://www.researchgate.net/profile/Rosemary_De_Oliveira

Octavio, IFES

Possui graduação em Administração pela Faculdade Estácio de Sá de Vila Velha (2004), mestrado em Ciências Contábeis, com Concentração em Administração Estratégica pela FUCAPE Business School (2007), especialização em Ensino pela FASE (2010) e doutorado em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Cruzeiro do Sul (2012). Atualmente é voluntário da Associação Junior Achievement do Espírito Santo, professor ensino básico, técnico e tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes) e Diretor Geral do Ifes Colatina. Tem experiência na área de Administração Privada e Pública, atuando principalmente nos seguintes temas: Cidadania corporativa, Fidelização de clientes, aprendizagem, ensino de matemática, educação a distância, afetividade e métodos quantitativos.

Referências

ADIL, MT.; RAHMAN, R.; WHITELAW, D.; JAIN, V.; AL-TAAN, O.; RASHID, F.;

MUNASINGHE, A.; Jambulingam, P. SARS-CoV-2 and the pandemic of COVID-19.

Postgraduate medical journal, n. 97, v. 1144, p. 110-116, 2021. DOI: https://doi.org/10.1136/postgradmedj-2020-138386

ALMEIDA, A. R. O uso das mídias digitais como ferramenta de ensino da Língua Portuguesa. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) – Universidade Federal do Pará, Faculdade de Ciências da Linguagem, Abaetetuba, 2019.

ALVES, J. G. Teorias dos novos letramentos e multiletramentos: Perspectiva crítica no ensino de línguas estrangeiras. Papéis – Revista do Programa de Pós- graduação em Estudos de Linguagem, Campo Grande, v. 22, n. 43, 2018.

ANDRÉ, M. O que é Um Estudo de Caso Qualitativo em Educação? Revista da FAEEBA – Educação e Contemporaneidade, Salvador, v. 22, n. 40, p. 95-103, 2013. DOI: https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2013.v22.n40.p95-103

BOGDAN, R.; BIKLEN, S. Investigação qualitativa em educação: fundamentos, métodos e técnicas. Porto: Porto Editora, 1994.

BRASIL. Medida Provisória n. 934, de 1º de abril de 2020. Diário Oficial da União, edição 63-A, seção 1 – extra, 1º de abril de 2020, p. 1. 2020.

CAIADO, R.; MORAIS, A.G. de. Práticas de ensino de Língua Portuguesa com as TDICS. ETD – Educ. temat. digit. Campinas, SP, v.15 n.3 p.578-594 set./dez.2013. DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v15i3.1274

CANI, J. B., et al. Educação e covid-19: a arte de reinventar a escola mediando a aprendizagem “prioritariamente” pelas TDIC.Revista Ifes Ciência, v.6, n. 1, p. 23 – 39, 2020. DOI: https://doi.org/10.36524/ric.v6i1.713

CASTILHO, M. L .; SILVA, C. N. N. da. A covid-19 e a educação profissional e tecnológica: um panorama das ações de aompanhamento e enfrentamento da pandemia nos Institutos Federais. Rev. Nova Paideia - Revista Interdisciplinar em Educação e Pesquisa Brasília/DF, v. 2, n. 3., p. 18 – 34, 2020. DOI: https://doi.org/10.36732/riep.v2i3.60

CAVALCANTE, R. P.; CABRAL, D. M. B.; SENNA, M. L. G. S.; CASTILHO, W. S. Do

currículo à palavra do professor de língua portuguesa do ensino médio integrado. South American Journal of Basic Education, Technical and Technological, v. 8, n.1, p. 681–699, 2021.

DIAS, R. J.; CUZZUOL, R.; FERREIRA, O. S. Prática de leitura e escrita no contexto da pandemia covid-19: uma análise de ensino híbrido em uma turma de 1º ano do ensino médio. (Monografia). Ministério da Educação, Instituto Federal do Espírito Santo, Campus Vitória, 2021.

FERREIRA, Norma Sandra de Almeida. As pesquisas denominadas “Estado da Arte”. Revista Educação Sociedade, ano XXIII, n. 79, Agosto/2002. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/es/v23n79/10857.pdf>. Acesso em 20 de jul. de 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-73302002000300013

GAYDECZKA, B.; KARWOSKI, A. M. Pedagogia dos multiletramentos e desafios para uso das novas tecnologias digitais em sala de aula no ensino de língua portuguesa. Linguagem & Ensino, Pelotas, v18, n.1, p. 151-174, jan./jun. 2015.

HONORATO, H. G.; MARCELINO, A. C. K. A arte de ensinar e a pandemia covid- 19: a visão dos professores. Rede – Revista Diálogos em Educação, v. 1, n. 1, 2020. DOI: https://doi.org/10.29327/218479.1.1-17

JANUÁRIO, A. G.; PINTO, J. F. S.; CÂNDIDO, R. A. O ensino remoto e um olhar sobre a aprendizagem em uma escola do município de Conceição da Barra-ES. (Monografia). IFES – Instituto Federal do Espírito Santo, Campus Vitória/ES, 21 f., 2021.

LACERDA, V. V.; ACCO, C. A. N. As Metodologias Ativas no ensino e na aprendizagem de línguas: utilização, desafios, alcances e impactos. Leitura, Dossiê Linguística Aplicada, Maceió, n. 67, p. 296-311, set./dez. 2020 DOI: https://doi.org/10.28998/2317-9945.202067.269-311

LOUREIRO, C. M. C.; SERRA, J. P. C.; LOUREIRO, B. M. C.; SOUZA, T. D. M.;

GOES, T. M.; NETO, J. S. A. Alterações pulmonares na COVID-19. Revista de Saúde do Hospital Santa Izabel, v. 4, n. 2, p. 89-99, 2020. DOI: https://doi.org/10.35753/rchsi.v4i2.175

MARTINS, K. S. O ensino de libras como língua adicional em uma abordagem metacognitiva com o uso de objetos digitais de aprendizagem. (Dissertação Mestrado), UNIVATES – Universidade do Vale do Taquari, Lajeado/RS, 110 fl, 2021.

MEIRA, A. N. G. OLHEMAIS: Perspectivas para a Alfabetização Visual no Instagram. (Dissertação Mestrado). Instituto Federal da Paraíba (IFPB), João Pessoa/PB, 167 fls, 2021.

MOULAZ, K. M. Letramentos Digitais no Currículo do Ensino Médio de duas escolas públicas de Pontes e Lacerda: Uma análise dialógica. (Dissertação Mestrado), Faculdade de Educação e Linguagem, Câmpus de Cáceres, Universidade do Estado de Mato Grosso, 111 fl, 2020.

MOURA, A. Geração móvel: um ambiente de aprendizagem suportado por tecnologias móveis para a “Geração Polegar”. Portugal: Universidade do Minho, Centro de Competência. 2009.

NOVAES, T. D. O Ensino de Língua Portuguesa na Educação Profissional. In: X, Congresso Nacional de Educação, Anais..., Curitiba, 2011.

OLIVEIRA, R. M. DE; CORREA, Y. Ensino de língua portuguesa das tecnologias digitais em tempos de pandemia. Dialogia, São Paulo, n. 36, p. 252-268, 2020. DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.n36.18336

OPAS. Organização Pan-Americana de Saúde. COVID-19 (doença causada pelo novo coronavírus). 2020. Disponível em: https://www.paho.org/pt/covid19. Acesso em: 25 agosto 2022.

PAIVA, L. C. de.; ARAÚJO, C. H. S. Educação e tecnologia na educação profissional e tecnológica: um material didático-formativo. Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás – Câmpus Anápolis, 49 FL, 2019.

ROJO, R.; MOURA, E. Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola, 2012.

SANTANA, C. L. S.; SALES, K. M. B. Aula em casa: educação, tecnologias digitais e pandemia covid-19. Revista Interfaces Científicas. Aracaju, v. 10, n. 1 p. 75 – 92, 2020. DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v10n1p75-92

SANTOS, E. Pesquisa-formação na cibercultura. Teresina: EDUFPI, 2019.

SCHUH, A. B.; ALVES, A. P. F. Enfrentando a pandemia da covid-19: uma reflexão a partir da perspectiva de Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. Ministério da Educação, Universidade Federal de Santa Maria, Observatório Socioeconômico da COVID-19, 2020.

SILVA, J. R. da. Schoolgamify: Uma proposta de aplicativo mobile para implementar a gamificação e a sala de aula invertida no contexto escolar. (Dissertação Mestrado), UFSM/RS – Universidade Federal de Santa Maria, 128 fl, 2021.

SILVEIRA, P. M. F. A produção escrita em Língua Inglesa mediada pelas tecnologias digitais no Curso Técnico de Agroindústria/PROEJA. (Monografia Especialização), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba/PB, Cabedelo, 22 fl, 2020.

SOUZA, E. M. P. de. A cibercultura e o ensino da Língua Portuguesa. Revista Comunicação Universitária, Belém, PA, v.1, n.1, p. 1-16, DOI: https://doi.org/10.69675/RCU.2763-7646.4363

VINER, R. M; RUSSELL S. J.; CROKER, H.; PACKER, J.; WARD, J.; STANSFIELD,

C.; MYTTON, O.; BONELL, C.; BOOY, R. School closure and management prac- tices during coronavirus outbreaks including COVID19: a rapid systematic re- view. The Lancet Child & Adolescent Health, v. 4, n. 5, p. 397-404, 2020. DOI: https://doi.org/10.1016/S2352-4642(20)30095-X

WHITTLE, C.; TIWARI, S.; YAN, S.; WILLIAMS, J. Emergency remote teaching environment: a conceptual framework for responsive online teaching in crises. Information and Learning Sciences, v. 121, n. 5, p. 311-319, 2020. DOI: https://doi.org/10.1108/ILS-04-2020-0099

Downloads

Publicado

26/07/2024

Como Citar

BARBOSA ECARD DA SILVA, Maikom Joaquim; DOS SANTOS, Pollyana; LAPA DE OLIVEIRA, Rosemary; CAVALARI JÚNIOR, Octavio. Interfaces digitais e metodologias ativas no ensino de língua portuguesa no contexto da pandemia da Covid-19. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 2, n. 24, p. e15256, 2024. DOI: 10.15628/rbept.2024.15256. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/15256. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos Semelhantes

> >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.