Interfaces digitais e metodologias ativas no ensino de língua portuguesa no contexto da pandemia da Covid-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2024.15256

Palavras-chave:

Ensino de Língua Portuguesa, Ensino Médio Integrado, Educação Profissional e Tecnológica, Interfaces Digitais

Resumo

Este artigo é recorte da pesquisa de Mestrado sobre o ensino de Língua Portuguesa na Educação Profissional e Tecnológica (EPT), no contexto da pandemia da Covid-19. O objetivo foi apresentar o estado da arte do conhecimento acerca das pesquisas sobre interfaces digitais acessíveis aos estudantes do Ensino Médio Integrado no ensino de Língua Portuguesa durante a pandemia. Para tal, realizou-se uma pesquisa bibliográfica na base de dados Google Scholar, utilizando para a busca dos trabalhos, critério de inclusão o período de 2020 e 2021, sendo utilizados os descritores: Língua Portuguesa, Ensino Médio Integrado, Metodologias ativas e ferramentas digitais. Dentre os resultados, identificou-se-que as interfaces digitais no ensino de Língua Portuguesa no cenário pandêmico foram utilizadas pelos professores, mas sua prática ainda necessita ser ressignificada na promoção de aprendizagens significativas com intencionalidade pedagógica.

Palavras-chave: Ensino de Língua Portuguesa; Ensino Médio Integrado; Educação Profissional e Tecnológica; Interfaces Digitais.

 

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Biografia do Autor

Maikom Joaquim Barbosa Ecard da Silva, IFES

Doutorando em Educação no Centro de Educação e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Carlos (PPGE/CECH/UFSCar). Mestre em Educação Profissional e Tecnológica no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional (PROFEPT/IFES), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo, na Linha de Pesquisa Práticas Educativas na Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Possui Graduação em Letras: Português e Espanhol pela Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES/SP), Letras: Português e Inglês pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Alegre (FAFIA/ES) e Artes Visuais pela Universidade de Jales (UNIJALES/SP). 

Pollyana, IFES

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Espírito Santo (2005), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (2008) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2014). Atualmente é professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes) Campus Guarapari e no curso de Mestrado Profissional em Educação Profissional em Rede Nacional (ProfEPT), Ifes Campus Vitória. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: juventude, medidas socioeducativas, políticas públicas de juventude, educação em espaços de privação de liberdade, formação de professores, ensino, educação profissional.

Rosemay, UNEB

Doutora e Pós-Doutora em Educação; Mestre em Letras e Linguística; Especialista em Gramática e Texto e em Psicanálise; Licenciada em Letras Vernáculas com Inglês e respectivas Literaturas. Atualmente professora Titular DE do curso de Pedagogia da Universidade do Estado da Bahia e do Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade - PPGEDUC, coordenando a pesquisa CONSTITUIÇÃO DE LEITORES. Atuei no Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS (2016-2018) e no Mestrado Profissional em Educação de Jovens e Adultos - MPEJA (2016-2018). Atuei no Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil da Universidade Federal da Bahia (2010 - 2016), na condição de bolsista FNDE.Líder do Grupo de Pesquisa e Estudo em Leitura e Contação de Histórias GPELCH e vice-líder do grupo de pesquisa Formacceinfnacia, Linguagens e EJA FORINLEJA - DEDC I- UNEB. Membro da Rede de Pesquisadores sobre Leitura Literária e Arte Narrativa - Rede de Pesquisadores LLAN, coordenado pela professora Ilsa Vieira do Carmo Goulart (Universidade Federal de Lavras).Membro da Pesquisa Interinstitucional Cacimba de HIstórias, coordenado por Luciene Sousa Santos - UEFS. Tenho experiência na área de Letras, com ênfase em Linguística, atuando principalmente nos seguintes temas: letramentos, enleituramento, leitura, contação de histórias, escrita, análise de discursos, gamificação, formação de professores de língua portuguesa e inglesa. Escritora de livros e artigos acadêmicos e textos literários. http://orcid.org/0000-0003-1165-8265 https://www.researchgate.net/profile/Rosemary_De_Oliveira

Octavio, IFES

Possui graduação em Administração pela Faculdade Estácio de Sá de Vila Velha (2004), mestrado em Ciências Contábeis, com Concentração em Administração Estratégica pela FUCAPE Business School (2007), especialização em Ensino pela FASE (2010) e doutorado em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Cruzeiro do Sul (2012). Atualmente é voluntário da Associação Junior Achievement do Espírito Santo, professor ensino básico, técnico e tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes) e Diretor Geral do Ifes Colatina. Tem experiência na área de Administração Privada e Pública, atuando principalmente nos seguintes temas: Cidadania corporativa, Fidelização de clientes, aprendizagem, ensino de matemática, educação a distância, afetividade e métodos quantitativos.

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Publicado

26/07/2024

Como Citar

BARBOSA ECARD DA SILVA, Maikom Joaquim; DOS SANTOS, Pollyana; LAPA DE OLIVEIRA, Rosemary; CAVALARI JÚNIOR, Octavio. Interfaces digitais e metodologias ativas no ensino de língua portuguesa no contexto da pandemia da Covid-19. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 2, n. 24, p. e15256, 2024. DOI: 10.15628/rbept.2024.15256. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/15256. Acesso em: 31 ago. 2024.

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ARTIGOS

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