Interfaces digitais e metodologias ativas no ensino de língua portuguesa no contexto da pandemia da Covid-19
DOI:
https://doi.org/10.15628/rbept.2024.15256Palavras-chave:
Ensino de Língua Portuguesa, Ensino Médio Integrado, Educação Profissional e Tecnológica, Interfaces DigitaisResumo
Este artigo é recorte da pesquisa de Mestrado sobre o ensino de Língua Portuguesa na Educação Profissional e Tecnológica (EPT), no contexto da pandemia da Covid-19. O objetivo foi apresentar o estado da arte do conhecimento acerca das pesquisas sobre interfaces digitais acessíveis aos estudantes do Ensino Médio Integrado no ensino de Língua Portuguesa durante a pandemia. Para tal, realizou-se uma pesquisa bibliográfica na base de dados Google Scholar, utilizando para a busca dos trabalhos, critério de inclusão o período de 2020 e 2021, sendo utilizados os descritores: Língua Portuguesa, Ensino Médio Integrado, Metodologias ativas e ferramentas digitais. Dentre os resultados, identificou-se-que as interfaces digitais no ensino de Língua Portuguesa no cenário pandêmico foram utilizadas pelos professores, mas sua prática ainda necessita ser ressignificada na promoção de aprendizagens significativas com intencionalidade pedagógica.
Palavras-chave: Ensino de Língua Portuguesa; Ensino Médio Integrado; Educação Profissional e Tecnológica; Interfaces Digitais.
Downloads
Referências
ADIL, MT.; RAHMAN, R.; WHITELAW, D.; JAIN, V.; AL-TAAN, O.; RASHID, F.;
MUNASINGHE, A.; Jambulingam, P. SARS-CoV-2 and the pandemic of COVID-19.
Postgraduate medical journal, n. 97, v. 1144, p. 110-116, 2021. DOI: https://doi.org/10.1136/postgradmedj-2020-138386
ALMEIDA, A. R. O uso das mídias digitais como ferramenta de ensino da Língua Portuguesa. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) – Universidade Federal do Pará, Faculdade de Ciências da Linguagem, Abaetetuba, 2019.
ALVES, J. G. Teorias dos novos letramentos e multiletramentos: Perspectiva crítica no ensino de línguas estrangeiras. Papéis – Revista do Programa de Pós- graduação em Estudos de Linguagem, Campo Grande, v. 22, n. 43, 2018.
ANDRÉ, M. O que é Um Estudo de Caso Qualitativo em Educação? Revista da FAEEBA – Educação e Contemporaneidade, Salvador, v. 22, n. 40, p. 95-103, 2013. DOI: https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2013.v22.n40.p95-103
BOGDAN, R.; BIKLEN, S. Investigação qualitativa em educação: fundamentos, métodos e técnicas. Porto: Porto Editora, 1994.
BRASIL. Medida Provisória n. 934, de 1º de abril de 2020. Diário Oficial da União, edição 63-A, seção 1 – extra, 1º de abril de 2020, p. 1. 2020.
CAIADO, R.; MORAIS, A.G. de. Práticas de ensino de Língua Portuguesa com as TDICS. ETD – Educ. temat. digit. Campinas, SP, v.15 n.3 p.578-594 set./dez.2013. DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v15i3.1274
CANI, J. B., et al. Educação e covid-19: a arte de reinventar a escola mediando a aprendizagem “prioritariamente” pelas TDIC.Revista Ifes Ciência, v.6, n. 1, p. 23 – 39, 2020. DOI: https://doi.org/10.36524/ric.v6i1.713
CASTILHO, M. L .; SILVA, C. N. N. da. A covid-19 e a educação profissional e tecnológica: um panorama das ações de aompanhamento e enfrentamento da pandemia nos Institutos Federais. Rev. Nova Paideia - Revista Interdisciplinar em Educação e Pesquisa Brasília/DF, v. 2, n. 3., p. 18 – 34, 2020. DOI: https://doi.org/10.36732/riep.v2i3.60
CAVALCANTE, R. P.; CABRAL, D. M. B.; SENNA, M. L. G. S.; CASTILHO, W. S. Do
currículo à palavra do professor de língua portuguesa do ensino médio integrado. South American Journal of Basic Education, Technical and Technological, v. 8, n.1, p. 681–699, 2021.
DIAS, R. J.; CUZZUOL, R.; FERREIRA, O. S. Prática de leitura e escrita no contexto da pandemia covid-19: uma análise de ensino híbrido em uma turma de 1º ano do ensino médio. (Monografia). Ministério da Educação, Instituto Federal do Espírito Santo, Campus Vitória, 2021.
FERREIRA, Norma Sandra de Almeida. As pesquisas denominadas “Estado da Arte”. Revista Educação Sociedade, ano XXIII, n. 79, Agosto/2002. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/es/v23n79/10857.pdf>. Acesso em 20 de jul. de 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-73302002000300013
GAYDECZKA, B.; KARWOSKI, A. M. Pedagogia dos multiletramentos e desafios para uso das novas tecnologias digitais em sala de aula no ensino de língua portuguesa. Linguagem & Ensino, Pelotas, v18, n.1, p. 151-174, jan./jun. 2015.
HONORATO, H. G.; MARCELINO, A. C. K. A arte de ensinar e a pandemia covid- 19: a visão dos professores. Rede – Revista Diálogos em Educação, v. 1, n. 1, 2020. DOI: https://doi.org/10.29327/218479.1.1-17
JANUÁRIO, A. G.; PINTO, J. F. S.; CÂNDIDO, R. A. O ensino remoto e um olhar sobre a aprendizagem em uma escola do município de Conceição da Barra-ES. (Monografia). IFES – Instituto Federal do Espírito Santo, Campus Vitória/ES, 21 f., 2021.
LACERDA, V. V.; ACCO, C. A. N. As Metodologias Ativas no ensino e na aprendizagem de línguas: utilização, desafios, alcances e impactos. Leitura, Dossiê Linguística Aplicada, Maceió, n. 67, p. 296-311, set./dez. 2020 DOI: https://doi.org/10.28998/2317-9945.202067.269-311
LOUREIRO, C. M. C.; SERRA, J. P. C.; LOUREIRO, B. M. C.; SOUZA, T. D. M.;
GOES, T. M.; NETO, J. S. A. Alterações pulmonares na COVID-19. Revista de Saúde do Hospital Santa Izabel, v. 4, n. 2, p. 89-99, 2020. DOI: https://doi.org/10.35753/rchsi.v4i2.175
MARTINS, K. S. O ensino de libras como língua adicional em uma abordagem metacognitiva com o uso de objetos digitais de aprendizagem. (Dissertação Mestrado), UNIVATES – Universidade do Vale do Taquari, Lajeado/RS, 110 fl, 2021.
MEIRA, A. N. G. OLHEMAIS: Perspectivas para a Alfabetização Visual no Instagram. (Dissertação Mestrado). Instituto Federal da Paraíba (IFPB), João Pessoa/PB, 167 fls, 2021.
MOULAZ, K. M. Letramentos Digitais no Currículo do Ensino Médio de duas escolas públicas de Pontes e Lacerda: Uma análise dialógica. (Dissertação Mestrado), Faculdade de Educação e Linguagem, Câmpus de Cáceres, Universidade do Estado de Mato Grosso, 111 fl, 2020.
MOURA, A. Geração móvel: um ambiente de aprendizagem suportado por tecnologias móveis para a “Geração Polegar”. Portugal: Universidade do Minho, Centro de Competência. 2009.
NOVAES, T. D. O Ensino de Língua Portuguesa na Educação Profissional. In: X, Congresso Nacional de Educação, Anais..., Curitiba, 2011.
OLIVEIRA, R. M. DE; CORREA, Y. Ensino de língua portuguesa das tecnologias digitais em tempos de pandemia. Dialogia, São Paulo, n. 36, p. 252-268, 2020. DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.n36.18336
OPAS. Organização Pan-Americana de Saúde. COVID-19 (doença causada pelo novo coronavírus). 2020. Disponível em: https://www.paho.org/pt/covid19. Acesso em: 25 agosto 2022.
PAIVA, L. C. de.; ARAÚJO, C. H. S. Educação e tecnologia na educação profissional e tecnológica: um material didático-formativo. Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás – Câmpus Anápolis, 49 FL, 2019.
ROJO, R.; MOURA, E. Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola, 2012.
SANTANA, C. L. S.; SALES, K. M. B. Aula em casa: educação, tecnologias digitais e pandemia covid-19. Revista Interfaces Científicas. Aracaju, v. 10, n. 1 p. 75 – 92, 2020. DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v10n1p75-92
SANTOS, E. Pesquisa-formação na cibercultura. Teresina: EDUFPI, 2019.
SCHUH, A. B.; ALVES, A. P. F. Enfrentando a pandemia da covid-19: uma reflexão a partir da perspectiva de Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. Ministério da Educação, Universidade Federal de Santa Maria, Observatório Socioeconômico da COVID-19, 2020.
SILVA, J. R. da. Schoolgamify: Uma proposta de aplicativo mobile para implementar a gamificação e a sala de aula invertida no contexto escolar. (Dissertação Mestrado), UFSM/RS – Universidade Federal de Santa Maria, 128 fl, 2021.
SILVEIRA, P. M. F. A produção escrita em Língua Inglesa mediada pelas tecnologias digitais no Curso Técnico de Agroindústria/PROEJA. (Monografia Especialização), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba/PB, Cabedelo, 22 fl, 2020.
SOUZA, E. M. P. de. A cibercultura e o ensino da Língua Portuguesa. Revista Comunicação Universitária, Belém, PA, v.1, n.1, p. 1-16, DOI: https://doi.org/10.69675/RCU.2763-7646.4363
VINER, R. M; RUSSELL S. J.; CROKER, H.; PACKER, J.; WARD, J.; STANSFIELD,
C.; MYTTON, O.; BONELL, C.; BOOY, R. School closure and management prac- tices during coronavirus outbreaks including COVID19: a rapid systematic re- view. The Lancet Child & Adolescent Health, v. 4, n. 5, p. 397-404, 2020. DOI: https://doi.org/10.1016/S2352-4642(20)30095-X
WHITTLE, C.; TIWARI, S.; YAN, S.; WILLIAMS, J. Emergency remote teaching environment: a conceptual framework for responsive online teaching in crises. Information and Learning Sciences, v. 121, n. 5, p. 311-319, 2020. DOI: https://doi.org/10.1108/ILS-04-2020-0099
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O autor na submissão do artigo transfere o direito autoral ao periódico. À Revista Brasileira da Educação Profisisonal e Tecnológica ficam reservados os direitos autorais pertinentes a todos os artigos nela publicados.