“Farol da Integração”
Relatórios de Prática Profissional e o Currículo Integrado
DOI:
https://doi.org/10.15628/rbept.2023.13284Palavras-chave:
Educação profissional, Ensino Médio Integrado, Integração Curricular, Prática Profissional.Resumo
A integração curricular se configura como uma das orientações das práticas pedagógicas da Educação Profissional e do Ensino Médio Integrado. Dessa forma, o presente trabalho tem por objetivo investigar em que medida uma compreensão integrada de currículo se faz presente na produção dos alunos concluintes dos cursos técnicos integrados de Informática e Mecatrônica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – campus Parnamirim no ano de 2019. Para isso foram analisados os relatórios submetidos como trabalho de conclusão do componente curricular Prática Profissional posteriormente classificados de acordo com uma matriz de análise, batizada de Farol da Integração. A partir do farol foi possível identificar algumas especificidades e um baixo nível de integração curricular.
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