“Farol da Integração”

Relatórios de Prática Profissional e o Currículo Integrado

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2023.13284

Palavras-chave:

Educação profissional, Ensino Médio Integrado, Integração Curricular, Prática Profissional.

Resumo

A integração curricular se configura como uma das orientações das práticas pedagógicas da Educação Profissional e do Ensino Médio Integrado. Dessa forma, o presente trabalho tem por objetivo investigar em que medida uma compreensão integrada de currículo se faz presente na produção dos alunos concluintes dos cursos técnicos integrados de Informática e Mecatrônica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – campus Parnamirim no ano de 2019. Para isso foram analisados os relatórios submetidos como trabalho de conclusão do componente curricular Prática Profissional posteriormente classificados de acordo com uma matriz de análise, batizada de Farol da Integração. A partir do farol foi possível identificar algumas especificidades e um baixo nível de integração curricular. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Júlia Maria Azevedo Guilhermino, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN).

Estudante do 3º ano do curso Técnico de Nivel Médio em Informática, na Forma Integrado, do IFRN Campus Parnamirim; Bolsista de Iniciação científica do Núcleo de Pesquisa em Educação Profissional (NuPEP).

Priscila Tiziana Seabra Marques da Silva Aliança, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN).

Licenciada em Letras (Português-Inglês) pela UFPE; especialista em PROEJA pelo IFRN; mestre em Educação, tendo como área de concentração a Educação Profissional, pelo IFRN. Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional (IFRN) na linha de pesquisa Formação Docente e Práticas Pedagógicas, atuando junto ao Grupo de Pesquisa Observatório da Diversidade. Líder do Núcleo de Pesquisa em Educação Profissional (NuPEP). Estudiosa da abordagem (auto)biográfica como metodologia de (auto)formação e pesquisa, bem como dos processos de formação de professores para a Educação Profissional e Tecnológica. 

Alison Pereira Batista, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN).

Doutorado em Educação (2021), Mestrado em Educação (2013), Especialização em Pedagogia do Movimento (2003) e Licenciatura Plena em Educação Física (2002). Seus cursos de graduação e pós- graduação foram promovidos pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). É professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN - Campus Parnamirim, desde 2012). É autor do livro Conhecimentos sobre o corpo: uma possibilidade de intervenção pedagógica nas aulas de Educação Física no Ensino Médio. Tem como áreas de interesse acadêmico e profissional: CORPO, APRENDIZAGEM, EDUCAÇÃO, CULTURA DE MOVIMENTO, EDUCAÇÃO FÍSICA NA ESCOLA, ENSINO MÉDIO, LAZER e REDs (Recursos Educacionais Digitais). É membro dos Grupos de Pesquisa GEPEC/UFRN (Corpo e Cultura de Movimento), LEFEM/UFRN (Laboratório de Estudos em Educação Física, Esporte e Mídia) e do NuPEP/IFRN/Parnamirim (Núcleo de Pesquisa em Educação Profissional).

Ana Paula Borba Costa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN).

Coordenadora de Pesquisa e Inovação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - Campus Parnamirim. Mestre em Administração pelo Programa de Pós Graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2018). Concluiu a Especialização em Planejamento Estratégico em Comunicação pela Universidade Potiguar (2013). Possui graduação em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2007).

Bruno Emerson Gurgel Gomes, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN).

Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2005), mestrado em Sistemas e Computação (2007) e Doutorado em Ciência da Computação pela mesma instituição (2012). Em sua tese de doutorado criou um método para o desenvolvimento de aplicações para smart cards, na linguagem Java Card, a partir de refinamentos em sua especificação formal descrita no formalismo B. Atuou como professor substituto vinculado ao Departamento de Informática e Matemática Aplicada da UFRN (2007-2008). Desde 2010 é professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). Tem interesse nas áreas de Engenharia de Software, Métodos Formais, desenvolvimento de software para Web e mobile e no estudo da Educação Profissional e Tecnológica (EPT). É membro dos grupos de pesquisa NUPEP (Núcleo de Pesquisa em Educação Profissional) e NITEC (Núcleo de Inovação em Tecnologias Educacionais).

Érika Moreira Santos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN).

Graduada em Letras Português/espanhol pela Universidade Federal de Pernambuco e Especialista em Práticas Docentes em Língua Espanhola, pela Faculdade Frassineti do Recife, mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), na linha de pesquisa de Formação Docente e Práticas Pedagógicas. Atualmente é professora de Língua Espanhola do IFRN, ministrando aulas para alunos do ensino técnico tecnológico e de curso superior de tecnologia. Dedica-se à pesquisa de aspectos relacionados ao ensino/aprendizagem de E/LE, à formação docente para educação profissional e suas práticas pedagógicas, além da Teoria das Representações Sociais.

Referências

BRASIL. Educação profissional técnica de nível médio integrada ao ensino médio. Documento base. Brasília, DF: MEC/SETEC, 2007.

FREIRE, P. Do direito e do dever de mudar o mundo. In: FREIRE; Paulo Pedagogia da indignação cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo UNESP, 2000. DOI: https://doi.org/10.1590/S1414-32832001000100016

IFRN. Projeto pedagógico do curso técnico de nível médio em informática na forma integrada, presencial. Natal/RN, 2012. Disponível em: https://portal.ifrn.edu.br/campus/apodi/arquivos/ppc-informatica/at_download/file Acesso em: 19/03/2021.

IFRN. Projeto pedagógico do curso técnico de nível médio em mecatrônica na forma integrada, presencial. Natal/RN, 2012. Disponível em: https://portal.ifrn.edu.br/ensino/cursos/cursos-tecnicos-de-nivel-medio/tecnico-integrado/tecnico-em-mecatronica/at_download/coursePlan Acesso em: 19/03/2021.

IFRN. Projeto político-pedagógico do IFRN: uma construção coletiva. Natal/RN, 2012. Disponível em: https://portal.ifrn.edu.br/ifrn/institucional/projeto-politico-pedagogico-1/lateral/menu-1/volume-1-documento-base Acesso em: 19/03/21.

IFRN. Organização didática do IFRN. Natal/RN, 2012. Disponível em: https://portal.ifrn.edu.br/ifrn/institucional/projeto-politico-pedagogico-1/lateral/menu-1/volume-3-organizacao-didatica Acesso em: 19/03/2021.

MALHOTRA, N. K. Pesquisa de marketing: uma orientação aplicada. 3.ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.

MOURA, D. H.; LIMA FILHO, D. L.; SILVA, M. R. Politecnia e formação integrada: confrontos conceituais, projetos políticos e contradições históricas da educação brasileira. Rev. Bras. Educ. [online]. 2015, vol.20, n.63, pp.1057-1080. Disponível em https://doi.org/10.1590/S1413-24782015206313. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-24782015206313

SILVA, T. T. da. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte Autêntica. 2005.

YOUNG, M. Teoria do currículo: o que é e por que é importante. Cadernos de Pesquisa, 44 n.151 p.190-202 jan./mar 2014. DOI: https://doi.org/10.1590/198053142851

Downloads

Publicado

08/05/2023

Como Citar

GUILHERMINO, Júlia Maria Azevedo; ALIANÇA, Priscila Tiziana Seabra Marques da Silva; BATISTA, Alison Pereira; COSTA, Ana Paula Borba; GOMES, Bruno Emerson Gurgel; SANTOS, Érika Moreira. “Farol da Integração”: Relatórios de Prática Profissional e o Currículo Integrado. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 23, p. e13284, 2023. DOI: 10.15628/rbept.2023.13284. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/13284. Acesso em: 22 fev. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

> >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.