Formação docente para a Educação Profissional como objeto de estudo nas dissertações do PPGEP/IFRN (2015-2022)
DOI:
https://doi.org/10.15628/rbept.2023.16126Palavras-chave:
Estado do conhecimento; Educação profissional; Formação Docente. Dissertações; PPGEP/IFRN.Resumo
A presente pesquisa tem como foco central mapear as produções científicas que versam sobre formação docente no contexto da Educação Profissional (EP), tendo como fonte de análise dissertações publicadas pelo Programa de Pós-graduação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (PPGEP/IFRN), no período de 2015 a 2022, para, assim, auxiliar teoricamente os estudos e pesquisas subsequentes sobre a temática. Nessa perspectiva, foram analisadas vinte e seis dissertações coletadas no site do PPGEP com o aporte do Repositório Institucional do IFRN. A análise considerou a dimensão histórica das políticas educacionais formativas, bem como os direcionamentos à temática, ancorando-se em uma pesquisa com instrumentação bibliográfica e documental, mediante uma abordagem de caráter qualitativo que dialoga com o método quanti-qualitativo na compreensão dos dados. Os resultados apontam, dentre outros, a preocupação com a endogenia acadêmica, que se configura fator limitante na produção científica; as barreiras na implementação do Ensino Médio Integrado (EMI); a falta de formação pedagógica para profissionais não licenciados que ingressam na docência; os efeitos formativos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID); a lenta evolução das políticas de formação de professores para a EP; a falta de identidade docente em instituições como o IFRN; a mudança de foco nas reuniões pedagógicas do IFRN; e a necessidade de uma formação inclusiva para pessoas com deficiência na EP.
Palavras-chave: Estado do conhecimento; Educação profissional; Formação Docente. Dissertações; PPGEP/IFRN.
Downloads
Referências
BERELSON, B. Graduate education in the United States. New York: McGraw-Hill, 1960.
BEGO, A. M.; FERRARINI, F. O. C.; MORALLES, V. A. Ressignificação dos estágios curriculares supervisionados por meio da implementação de Unidades Didáticas Multiestratégicas. Educação Química em Punto de Vista, v. 5, p. 5-28, 2021. DOI: https://doi.org/10.30705/eqpv.v5i1.2530
CAMARGO, B. V; JUSTO, A. M. IRAMUTEQ: um software gratuito para análises de dados textuais. Temas psicol, Ribeirão Preto, v. 21, n. 2, p. 513-518, dez. 2013. DOI: https://doi.org/10.9788/TP2013.2-16
CHAGAS, E. F. S. das. Sentidos atribuídos por integrantes do PIBID sobre a experiência com o currículo integrado no IFRN. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação Profissional) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.
CHAGAS, E. F. S. das.; TAVARES, A. M. B. do N. A presença de conceitos sobre Educação Profissional no currículo das licenciaturas do IFRN campus Natal central. Ensino em Perspectivas, [s. l.], v. 4, n. 1, p. 1–18, 2023. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/9935. Acesso em: 26 maio. 2023.
DAMASCENA, E. A; NASCIMENTO, A. C. V; MOURA, D. H. Formação de professores para a educação profissional: o que apontam os dispositivos legais mais recentes (2015-2017). In: COLÓQUIO NACIONAL, 4.; COLÓQUIO INTERNACIONAL, 1., 2017, Natal. Anais eletrônicos [...]. Natal: IFRN, 2017. Disponível em: chrome-extension://efaidnbmnnnibpcajpcglclefindmkaj/https://ead.ifrn.edu.br/coloquio/anais/2017/trabalhos/eixo1/E1A33.pdf. Acesso em: 17 maio 2023.
DE SOUZA MACHADO, L. R. Políticas de formação de professores: notório saber e possibilidades emancipatórias. Retratos da Escola, [S. l.], v. 15, n. 31, p. 95–109, 2021. DOI: 10.22420/rde.v15i31.1262. Disponível em: https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1262. Acesso em: 17 set. 2023. DOI: https://doi.org/10.22420/rde.v15i31.1262
FERRARINI, F. O. C.; BEGO, A. M. Potencialidades do processo de implementação de Unidades Didáticas Multiestratégicas para a formação inicial de professores de Química. Revista de iniciação à docência, v. 6, p. 225-247, 2021. DOI: https://doi.org/10.22481/riduesb.v6i2.9764
FELIPE, C. M. Processos formativos de docentes que atuaram na educação profissional do Sistema S - RN. 2016. 108f. Dissertação (Mestrado em Educação Profissional) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.
FERREIRA, N. S. A. As pesquisas denominadas “estado da arte”. Educação & Sociedade. Campinas, v. 23, n. 79, p. 257-272, ago. 2002. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-73302002000300013
HORTA, H. Deepening our understanding of academic inbreeding effects on research information exchange and scientific output: new insights for academic based research. Higher Education, [s.l.], v. 65, n. 4, p.487-510, apr. 2013. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/s10734-012-9559-7. Acesso em: 17 maio 2023. DOI: https://doi.org/10.1007/s10734-012-9559-7
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE. Memoria: Repositório Institucional do Instituto Federal do Rio Grande do Norte. Disponível em: https://memoria.ifrn.edu.br/. Acesso em: 17 maio 2021.
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE. Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional. Natal, 2022. Homepage: https://portal.ifrn.edu.br/ensino/ppgep. Disponível em: http://portal.ifrn.edu.br/ensino/ppgep. Acesso em: 10 maio 2022.
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE. Projeto político-pedagógico do IFRN: uma construção coletiva. Natal: IFRN, 2012. Disponível em: http://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/1066. Acesso em: 17 maio 2023.
KUENZER, A. Z. Da dualidade assumida à dualidade negada: o discurso da flexibilização justifica a inclusão excludente. Educ. Soc., Campinas, v. 28, n. 100 (especial), p. 1153-1178, out. 2007. Disponível em: http://www.cedes.unicamp.br. Acesso em: 9 ago. 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-73302007000300024
KUENZER, A. Z. Formação de professores para a educação profissional e tecnológica: perspectivas históricas e desafios contemporâneos. Educação Superior em Debate, v. 8, p. 9-40, mar. 2008.
LIMA, E. R. S.; SILVA, F. N.; SILVA, L. L. S. A Educação Profissional no Brasil e os Horizontes Utópicos de Alguns de Seus Principais Intérpretes. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, [s.l.], v. 2, n. 5, 2020. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/841. Acesso em: 17 maio 2023.
LIMA, F. B. G. de. A formação de professores nos institutos federais: perfil da oferta. Revista EIXO, Brasília, DF, v. 2, n. 1, p. 83-105, jan./jun. 2013. Disponível em: http://revistaeixo.ifb.edu.br/index.php/RevistaEixo/article/view/104/52. Acesso em: 11 maio 2023. DOI: https://doi.org/10.19123/eixo.v2i1.104
MEDEIROS, D. L. M. Políticas de formação inicial de professores com vistas à educação profissional: um estudo sobre as Licenciaturas e o PIBID oferecidos pelo IFRN-CNAT. Natal, 2016. 162f. Dissertação (Mestrado em Educação Profissional) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.
MINAYO, M. C. S. O desafio da pesquisa social. In: MINAYO, M. C. S. (org.) Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. 28. ed. Petrópolis: Vozes, 2009. p. 9-29.
MIRANDA, P. V. A formação pedagógica dos professores do ensino técnico: para além da instrução. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica) Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria RS, 2017. Disponívelem:<https://repositorio.ufsm.br/bitstream/handle/1/11917/Miranda_Pauline_Vielmo.pdf?sequence=1&isAllow ed=y> Acesso em: 26 jun. 2021
MIRANDA, P. V. Os Institutos Federais Gaúchos e o enfrentamento à pandemia de Covid-19. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 23, p. e12924, 2023. DOI: 10.15628/rbept.2023.12924. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/12924. Acesso em: 26 maio. 2023. DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2023.12924
MONTEIRO, L. F. Formação continuada de professores propiciada pelo instituto de corresponsabilidade pela educação no Centro Estadual de Educação Profissional professor João Faustino Ferreira Neto. Natal, 2021. Dissertação (Mestrado em Educação Profissional) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.
MORAIS, J. M. A formação de professores para a educação profissional: investigando as práticas docentes no curso de Licenciatura em Química no IFRN - Campus Ipanguaçu. Natal, 2016. 150f. Dissertação (Mestrado em Educação Profissional) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.
MORAIS, J. K. C. Os saberes docentes necessários ao trabalho do professor de biologia no Ensino Médio. Natal, 2016. 138f. Dissertação (Mestrado em Educação Profissional) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.
MOURA, D. H. Educação básica e educação profissional e tecnológica: dualidade histórica e perspectivas de integração. Holos, [s.l.], ano 23, v. 2, p. 4-30, 2007. DOI: https://doi.org/10.15628/holos.2007.11
MOURA, D. H. Trabalho e formação docente na educação profissional. Curitiba: IFPR, 2014. (Coleção formação pedagógica, v.3).
OLIVEIRA, M. R. N. S. de. A Pesquisa sobre a formação de professores para a Educação Profissional. In: MOURA, D. H. (org.) Produção do conhecimento, políticas públicas e formação docente em Educação Profissional. Campinas: Mercado de Letras, 2013. p. 77-106.
PAIVA, S. Y. de. Início da carreira e saberes da docência na Educação Profissional e Tecnológica. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação Profissional) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
PEREIRA, L. A. C. A formação de professores e a capacitação de trabalhadores da EPT. In: PACHECO, Eliezer (org.). Institutos Federais: uma revolução na educação profissional e tecnológica. Brasília, DF: Fundação Santillana; São Paulo: Moderna, 2011.
PRADO, C. O.; CASTAMAN, A. S.; DIAS, A. L.; VIEIRA, J. de A. Formação docente para educação profissional: panorama das publicações indexadas pela Scielo. Educação Profissional e Tecnológica em Revista, [s. l.], v. 7, n. 1, p. 10-22, 2023. Disponível em: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/1074. Acesso em: 26 maio. 2023.
QUINTÃO, A de C.; OLIVEIRA, A. L. de. Currículos de cursos técnicos subsequentes/concomitantes do IFSUDESTE-MG: formação para o mercado ou para o mundo do trabalho. Educação Profissional e Tecnológica em Revista, [s. l.], v. 5, n. 2, p. 126-150, 2021. DOI: 10.36524/profept.v5i2.844. Disponível em: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/844. Acesso em: 26 maio. 2023. DOI: https://doi.org/10.36524/profept.v5i2.844
RAMOS, M. Concepção do ensino médio integrado. [Belém], [2008]. 30f. (Texto apresentado no Seminário promovido pela Secretaria de Educação do Estado do Pará nos dias 08 e 09 de maio de 2008). Disponível em: chrome-extension://efaidnbmnnnibpcajpcglclefindmkaj/http://forumeja.org.br/go/sites/forumeja.org.br.go/files/concepcao_do_ensino_medio_integrado5.pdf. Acesso em: 17 maio 2023.
RODRIGUES, J. F. História das práticas de formação contínua em serviço de docentes para a educação profissional no SENAC/RN. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação Profissional) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. Natal, 2022.
RODRIGUES, I. S. Trajetórias Acadêmica e Profissional de Professores Licenciados do Campus Parnamirim (IFRN): Saberes e Práticas Docentes no Ensino Médio Integrado. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação Profissional) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Natal, 2016. Disponível em: https://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/793. Acesso em: 17 maio 2023.
SANTOS, L. F. dos. Formação continuada de professores licenciados que atuam nos Centros Estaduais de Educação Profissional do Rio Grande do Norte (2017-2019). 2021. Dissertação (Mestrado em Educação Profissional) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.
SILVA, K. K. O. O ensino profissional do Rio Grande do Norte: indícios da ação do estado de 1908 a 1957. 2017. 85f. Dissertação (Mestrado em Educação Profissional) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
SILVA, S. H. S. C. Quando engenheiros tornam-se professores: trajetórias formativas de docentes do curso de engenharia elétrica (IFPB/João Pessoa), 2015. 151f. Dissertação (Mestrado em Educação Profissional) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.
SILVA, M. S. Políticas para a formação de professores no Brasil: em busca de indícios de sua articulação com a Educação Profissional. 2016. 166 f. Dissertação (Mestrado em Educação Profissional) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.
SOUZA, F. das C. S.; MEDEIROS NETA, O. M. de. Educação Profissional e Tecnológica no Brasil no século XXI: expansão e limites. Educação Profissional e Tecnológica em Revista, [s. l.], v. 5, n. 2, p. 109-125, 2021. DOI: 10.36524/profept.v5i2.1222. Disponível em: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/1222. Acesso em: 26 maio. 2023. DOI: https://doi.org/10.36524/profept.v5i2.1222
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O autor na submissão do artigo transfere o direito autoral ao periódico. À Revista Brasileira da Educação Profisisonal e Tecnológica ficam reservados os direitos autorais pertinentes a todos os artigos nela publicados.