Formação docente para a Educação Profissional como objeto de estudo nas dissertações do PPGEP/IFRN (2015-2022)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2023.16126

Palavras-chave:

Estado do conhecimento; Educação profissional; Formação Docente. Dissertações; PPGEP/IFRN.

Resumo

A presente pesquisa tem como foco central mapear as produções científicas que versam sobre formação docente no contexto da Educação Profissional (EP), tendo como fonte de análise dissertações publicadas pelo Programa de Pós-graduação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (PPGEP/IFRN), no período de 2015 a 2022, para, assim, auxiliar teoricamente os estudos e pesquisas subsequentes sobre a temática. Nessa perspectiva, foram analisadas vinte e seis dissertações coletadas no site do PPGEP com o aporte do Repositório Institucional do IFRN. A análise considerou a dimensão histórica das políticas educacionais formativas, bem como os direcionamentos à temática, ancorando-se em uma pesquisa com instrumentação bibliográfica e documental, mediante uma abordagem de caráter qualitativo que dialoga com o método quanti-qualitativo na compreensão dos dados. Os resultados apontam, dentre outros, a preocupação com a endogenia acadêmica, que se configura fator limitante na produção científica; as barreiras na implementação do Ensino Médio Integrado (EMI); a falta de formação pedagógica para profissionais não licenciados que ingressam na docência; os efeitos formativos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID); a lenta evolução das políticas de formação de professores para a EP; a falta de identidade docente em instituições como o IFRN; a mudança de foco nas reuniões pedagógicas do IFRN; e a necessidade de uma formação inclusiva para pessoas com deficiência na EP.

Palavras-chave: Estado do conhecimento; Educação profissional; Formação Docente. Dissertações; PPGEP/IFRN.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiz Antonio da Silva dos , IFRN

Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional (PPGEP); Mestre em Ensino pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino (POSENSINO), da associação ampla entre (IFRN/UFERSA/UERN). Especialista em Neurociência aplicada à aprendizagem pela EDUCAMINAS (2023); Especialista em Tecnologias Educacionais e Educação a Distância Programa de Pós Graduação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - IFRN (2022); Especialista em Língua Portuguesa e Matemática numa Abordagem Transdisciplinar pelo Programa de Pós Graduação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - IFRN (2013); Pedagogo pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2010); Participa do Grupo de estudos TRABALHO, EDUCAÇÃO E SOCIEDADE (G-TRES), em rede nacional com o HISTEDBR - Grupo de Estudos e Pesquisas "História, Sociedade e Educação no Brasil e do Grupo de Pesquisa ECOS-Escola Contemporânea e Olhar Sociológico (UFRN); Atuou como Professor Substituto de Didática no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - IFRN, Campus Mossoró (2016); Professor Pesquisador Externo da UFRN (2016;2018;2019); Professor da Universidade Potiguar ? UnP; Tutor a distância do IFRN (2014;2020) e Tutor presencial da UFRN (2013-2017); Foi coordenador geral da Secretaria Municipal de Educação de Currais Novos/RN (2017;2018). Exerceu a atividade de Autoria na Dtcom ? Direct To Company S/A, referente à disciplina Gestão Escolar, publicada no formato ebook, e ofertada pela LAUREATE. As atividades profissionais traduzem proximidade com os objetos de pesquisa: Educação Profissional e Tecnológica, Programa Residência Pedagógica, Didática, Integração Curricular, Avaliação Educacional, Formação de Professores, Planejamento e Gestão da Educação e Tecnologias Educacionais. Atualmente atua na coordenação pedagógica da Escola Estadual em Tempo Integral Tristão de Barros e na docência da Rede Municipal de Ensino, desde 2010. Tem livros autorais publicados, capítulos de livros, além de artigos em revistas especializadas. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-2556-3032

Rayane Lourenço de Oliveira, IFRN

Licenciada em Educação Física pela Anhanguera (2020). Especialista em Treinamento Desportivo e Educação Física escolar pela FAVENI (2022). Graduada em Biologia pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Campus Macau (2016). Atuou como bolsista PIBID BIOLOGIA durante a graduação. Pós-graduada a nível de Especialização em Ensino de Ciências Naturais e Matemática, ofertada pelo IFRN Macau. Foi integrante dos Projetos de Extensão "Raízes Econscientes - Educação Ambiental para o Município de Macau/RN" e "Corpos em movimento: por uma vida que se reinventa". Mestranda do Programa de Pós-graduação em Educação Profissional do IFRN, possui como objeto de estudo as discussões referentes à sexualidade e ao currículo. Atualmente faz parte do projeto de pesquisa intitulado por "Pesquisa-ação sobre identidades sexuais e diversidade: um estudo sobre (in)visibilidades e exclusões no contexto escolar de educação profissional", no IFRN campus Natal Central. Foi estagiária de Educação Física do Projeto Qualidade de Vida no Trabalho do IFRN Campus Macau. Funcionária pública na Prefeitura Municipal de Macau, atuando como auxiliar de ensino infantil. Atualmente lotada na Escola Mun. Edinor Avelino enquanto professora de Educação Física. Tem experiência no campo do esporte como atleta (na modalidade do futsal feminino) e na prática profissional atuando como técnica de futsal feminino no IFRN Campus Macau. Possui interesse em temas envolvendo: diversidade sexual e sexualidade no contexto da Educação, e em específico, na Educação Profissional; Educação Física escolar e a corporeidade; e barreiras impostas ao futebol e futsal de mulheres na sociedade.

Edna Oliveira da Paz PAZ, IFRN

Mestre em Educação pelo IFRN. Bacharel em Direito pela Universidade Federal de Campina Grande(2002) e graduada em pedagogia pela Universidade Federal de Campina Grande (2011). Atualmente é professora e coordenadora de Extensão da Faculdade Metropolitana Riograndense Possui Pós-Graduação em Psicopedagogia pela Faculdades Integradas de Patos, Atendimento Educacional Especializado pela Universidade Federal do Ceará- UFC, Especialização em EJA, pela Faculdades Entre Rios, Gestão Educacional pela UFPB, Aluna da Graduação de Letras/Libras pela UFPB. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Inclusão educacional, educação infantil e Formação de Professores. Atualmente faz parte do projeto de pesquisa intitulado: "CONTRIBUIÇÕES E DESAFIOS DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA AOS LICENCIADOS DO IFRN CAMPUS NATAL CENTRAL.

Andrezza Maria Batista do Nascimento , IFRN

Pós-Doutorado pela Universidade do Minho em Portugal e Pós-Doutorado pela Universidade Federal do Piauí. Doutorado e Mestrado em Ciências da Educação pela UFRN. Pedagoga, Psicopedagoga, Psicanalista e Jornalista pela UFRN. Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), onde realiza atividades de ensino, pesquisa, extensão, internacionalização e inovação. No IFRN, atua como Professora do Programa de Pós-Graduação Acadêmica (PPGEP/IFRN), do Mestrado Profissional em Ensino de Física (MNPEF/IFRN) e dos Cursos Superiores de Graduação. Coordenadora Institucional do Programa Pibid/IFRN financiado pela agência de fomento CAPES, no período de 2013 até 2018. Coordenadora Institucional do Programa de Residência Pedagógica/IFRN financiado pela agência CAPES, de 2018 até o ano corrente. Coordenadora do Projeto de Extensão "Diálogos sobre Capital Cultural e Práxis do IFRN", desde 2017. Membro dos Grupos de Pesquisa credenciados ao CNPQ: "Escola Contemporânea e Olhar Sociológico (ECOS), da UFRN?, "Observatório de políticas públicas de educação profissional (OPPEP)" e ?Observatório da Diversidade (ObDiversidade) do IFRN?. Integra a Associação Científica Internacional de Psicopedagogia (ACIP) e a Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped). No Jornalismo, integra a equipe de redação e de reportagem do veículo de comunicação ?Potiguar Notícias? (portal eletrônico, rádio, TV digital e redes sociais). As atividades profissionais realçam proximidade com os campos epistêmicos: Formação de professores, Educação Profissional e Tecnológica, Educação Básica, Ensino Superior, Processos Cognitivos, Teorias da Aprendizagem, Teorias da Comunicação e Espaços Educativos não Escolares.

Referências

BERELSON, B. Graduate education in the United States. New York: McGraw-Hill, 1960.

BEGO, A. M.; FERRARINI, F. O. C.; MORALLES, V. A. Ressignificação dos estágios curriculares supervisionados por meio da implementação de Unidades Didáticas Multiestratégicas. Educação Química em Punto de Vista, v. 5, p. 5-28, 2021. DOI: https://doi.org/10.30705/eqpv.v5i1.2530

CAMARGO, B. V; JUSTO, A. M. IRAMUTEQ: um software gratuito para análises de dados textuais. Temas psicol, Ribeirão Preto, v. 21, n. 2, p. 513-518, dez. 2013. DOI: https://doi.org/10.9788/TP2013.2-16

CHAGAS, E. F. S. das. Sentidos atribuídos por integrantes do PIBID sobre a experiência com o currículo integrado no IFRN. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação Profissional) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.

CHAGAS, E. F. S. das.; TAVARES, A. M. B. do N. A presença de conceitos sobre Educação Profissional no currículo das licenciaturas do IFRN campus Natal central. Ensino em Perspectivas, [s. l.], v. 4, n. 1, p. 1–18, 2023. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/9935. Acesso em: 26 maio. 2023.

DAMASCENA, E. A; NASCIMENTO, A. C. V; MOURA, D. H. Formação de professores para a educação profissional: o que apontam os dispositivos legais mais recentes (2015-2017). In: COLÓQUIO NACIONAL, 4.; COLÓQUIO INTERNACIONAL, 1., 2017, Natal. Anais eletrônicos [...]. Natal: IFRN, 2017. Disponível em: chrome-extension://efaidnbmnnnibpcajpcglclefindmkaj/https://ead.ifrn.edu.br/coloquio/anais/2017/trabalhos/eixo1/E1A33.pdf. Acesso em: 17 maio 2023.

DE SOUZA MACHADO, L. R. Políticas de formação de professores: notório saber e possibilidades emancipatórias. Retratos da Escola, [S. l.], v. 15, n. 31, p. 95–109, 2021. DOI: 10.22420/rde.v15i31.1262. Disponível em: https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1262. Acesso em: 17 set. 2023. DOI: https://doi.org/10.22420/rde.v15i31.1262

FERRARINI, F. O. C.; BEGO, A. M. Potencialidades do processo de implementação de Unidades Didáticas Multiestratégicas para a formação inicial de professores de Química. Revista de iniciação à docência, v. 6, p. 225-247, 2021. DOI: https://doi.org/10.22481/riduesb.v6i2.9764

FELIPE, C. M. Processos formativos de docentes que atuaram na educação profissional do Sistema S - RN. 2016. 108f. Dissertação (Mestrado em Educação Profissional) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.

FERREIRA, N. S. A. As pesquisas denominadas “estado da arte”. Educação & Sociedade. Campinas, v. 23, n. 79, p. 257-272, ago. 2002. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-73302002000300013

HORTA, H. Deepening our understanding of academic inbreeding effects on research information exchange and scientific output: new insights for academic based research. Higher Education, [s.l.], v. 65, n. 4, p.487-510, apr. 2013. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/s10734-012-9559-7. Acesso em: 17 maio 2023. DOI: https://doi.org/10.1007/s10734-012-9559-7

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE. Memoria: Repositório Institucional do Instituto Federal do Rio Grande do Norte. Disponível em: https://memoria.ifrn.edu.br/. Acesso em: 17 maio 2021.

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE. Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional. Natal, 2022. Homepage: https://portal.ifrn.edu.br/ensino/ppgep. Disponível em: http://portal.ifrn.edu.br/ensino/ppgep. Acesso em: 10 maio 2022.

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE. Projeto político-pedagógico do IFRN: uma construção coletiva. Natal: IFRN, 2012. Disponível em: http://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/1066. Acesso em: 17 maio 2023.

KUENZER, A. Z. Da dualidade assumida à dualidade negada: o discurso da flexibilização justifica a inclusão excludente. Educ. Soc., Campinas, v. 28, n. 100 (especial), p. 1153-1178, out. 2007. Disponível em: http://www.cedes.unicamp.br. Acesso em: 9 ago. 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-73302007000300024

KUENZER, A. Z. Formação de professores para a educação profissional e tecnológica: perspectivas históricas e desafios contemporâneos. Educação Superior em Debate, v. 8, p. 9-40, mar. 2008.

LIMA, E. R. S.; SILVA, F. N.; SILVA, L. L. S. A Educação Profissional no Brasil e os Horizontes Utópicos de Alguns de Seus Principais Intérpretes. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, [s.l.], v. 2, n. 5, 2020. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/841. Acesso em: 17 maio 2023.

LIMA, F. B. G. de. A formação de professores nos institutos federais: perfil da oferta. Revista EIXO, Brasília, DF, v. 2, n. 1, p. 83-105, jan./jun. 2013. Disponível em: http://revistaeixo.ifb.edu.br/index.php/RevistaEixo/article/view/104/52. Acesso em: 11 maio 2023. DOI: https://doi.org/10.19123/eixo.v2i1.104

MEDEIROS, D. L. M. Políticas de formação inicial de professores com vistas à educação profissional: um estudo sobre as Licenciaturas e o PIBID oferecidos pelo IFRN-CNAT. Natal, 2016. 162f. Dissertação (Mestrado em Educação Profissional) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.

MINAYO, M. C. S. O desafio da pesquisa social. In: MINAYO, M. C. S. (org.) Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. 28. ed. Petrópolis: Vozes, 2009. p. 9-29.

MIRANDA, P. V. A formação pedagógica dos professores do ensino técnico: para além da instrução. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica) Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria RS, 2017. Disponívelem:<https://repositorio.ufsm.br/bitstream/handle/1/11917/Miranda_Pauline_Vielmo.pdf?sequence=1&isAllow ed=y> Acesso em: 26 jun. 2021

MIRANDA, P. V. Os Institutos Federais Gaúchos e o enfrentamento à pandemia de Covid-19. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 23, p. e12924, 2023. DOI: 10.15628/rbept.2023.12924. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/12924. Acesso em: 26 maio. 2023. DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2023.12924

MONTEIRO, L. F. Formação continuada de professores propiciada pelo instituto de corresponsabilidade pela educação no Centro Estadual de Educação Profissional professor João Faustino Ferreira Neto. Natal, 2021. Dissertação (Mestrado em Educação Profissional) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.

MORAIS, J. M. A formação de professores para a educação profissional: investigando as práticas docentes no curso de Licenciatura em Química no IFRN - Campus Ipanguaçu. Natal, 2016. 150f. Dissertação (Mestrado em Educação Profissional) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.

MORAIS, J. K. C. Os saberes docentes necessários ao trabalho do professor de biologia no Ensino Médio. Natal, 2016. 138f. Dissertação (Mestrado em Educação Profissional) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.

MOURA, D. H. Educação básica e educação profissional e tecnológica: dualidade histórica e perspectivas de integração. Holos, [s.l.], ano 23, v. 2, p. 4-30, 2007. DOI: https://doi.org/10.15628/holos.2007.11

MOURA, D. H. Trabalho e formação docente na educação profissional. Curitiba: IFPR, 2014. (Coleção formação pedagógica, v.3).

OLIVEIRA, M. R. N. S. de. A Pesquisa sobre a formação de professores para a Educação Profissional. In: MOURA, D. H. (org.) Produção do conhecimento, políticas públicas e formação docente em Educação Profissional. Campinas: Mercado de Letras, 2013. p. 77-106.

PAIVA, S. Y. de. Início da carreira e saberes da docência na Educação Profissional e Tecnológica. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação Profissional) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.

PEREIRA, L. A. C. A formação de professores e a capacitação de trabalhadores da EPT. In: PACHECO, Eliezer (org.). Institutos Federais: uma revolução na educação profissional e tecnológica. Brasília, DF: Fundação Santillana; São Paulo: Moderna, 2011.

PRADO, C. O.; CASTAMAN, A. S.; DIAS, A. L.; VIEIRA, J. de A. Formação docente para educação profissional: panorama das publicações indexadas pela Scielo. Educação Profissional e Tecnológica em Revista, [s. l.], v. 7, n. 1, p. 10-22, 2023. Disponível em: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/1074. Acesso em: 26 maio. 2023.

QUINTÃO, A de C.; OLIVEIRA, A. L. de. Currículos de cursos técnicos subsequentes/concomitantes do IFSUDESTE-MG: formação para o mercado ou para o mundo do trabalho. Educação Profissional e Tecnológica em Revista, [s. l.], v. 5, n. 2, p. 126-150, 2021. DOI: 10.36524/profept.v5i2.844. Disponível em: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/844. Acesso em: 26 maio. 2023. DOI: https://doi.org/10.36524/profept.v5i2.844

RAMOS, M. Concepção do ensino médio integrado. [Belém], [2008]. 30f. (Texto apresentado no Seminário promovido pela Secretaria de Educação do Estado do Pará nos dias 08 e 09 de maio de 2008). Disponível em: chrome-extension://efaidnbmnnnibpcajpcglclefindmkaj/http://forumeja.org.br/go/sites/forumeja.org.br.go/files/concepcao_do_ensino_medio_integrado5.pdf. Acesso em: 17 maio 2023.

RODRIGUES, J. F. História das práticas de formação contínua em serviço de docentes para a educação profissional no SENAC/RN. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação Profissional) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. Natal, 2022.

RODRIGUES, I. S. Trajetórias Acadêmica e Profissional de Professores Licenciados do Campus Parnamirim (IFRN): Saberes e Práticas Docentes no Ensino Médio Integrado. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação Profissional) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Natal, 2016. Disponível em: https://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/793. Acesso em: 17 maio 2023.

SANTOS, L. F. dos. Formação continuada de professores licenciados que atuam nos Centros Estaduais de Educação Profissional do Rio Grande do Norte (2017-2019). 2021. Dissertação (Mestrado em Educação Profissional) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.

SILVA, K. K. O. O ensino profissional do Rio Grande do Norte: indícios da ação do estado de 1908 a 1957. 2017. 85f. Dissertação (Mestrado em Educação Profissional) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.

SILVA, S. H. S. C. Quando engenheiros tornam-se professores: trajetórias formativas de docentes do curso de engenharia elétrica (IFPB/João Pessoa), 2015. 151f. Dissertação (Mestrado em Educação Profissional) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.

SILVA, M. S. Políticas para a formação de professores no Brasil: em busca de indícios de sua articulação com a Educação Profissional. 2016. 166 f. Dissertação (Mestrado em Educação Profissional) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.

SOUZA, F. das C. S.; MEDEIROS NETA, O. M. de. Educação Profissional e Tecnológica no Brasil no século XXI: expansão e limites. Educação Profissional e Tecnológica em Revista, [s. l.], v. 5, n. 2, p. 109-125, 2021. DOI: 10.36524/profept.v5i2.1222. Disponível em: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/1222. Acesso em: 26 maio. 2023. DOI: https://doi.org/10.36524/profept.v5i2.1222

Downloads

Publicado

06/12/2023

Como Citar

SANTOS, Luiz Antonio da Silva dos; OLIVEIRA, Rayane Lourenço de; PAZ, Edna Oliveira da Paz; TAVARES, Andrezza Maria Batista do Nascimento. Formação docente para a Educação Profissional como objeto de estudo nas dissertações do PPGEP/IFRN (2015-2022). Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 2, n. 23, p. e16126, 2023. DOI: 10.15628/rbept.2023.16126. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/16126. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê - A Produção do Conhecimento e a Constituição do Campo Científico da Educação Profissional

Artigos Semelhantes

> >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.