Percepção de professores formadores sobre a licenciatura em formação pedagógica de docentes para educação profissional e tecnológica do IFRN

saberes e práticas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2023.15062

Palavras-chave:

Docência; Educação Profissional; Currículo Integrado; Prática pedagógica.

Resumo

Esta pesquisa teve por objetivo central identificar a percepção de professores formadores sobre a Licenciatura em Formação Pedagógica de Docentes para Educação Profissional e Tecnológica do IFRN. O estudo teve como base os seguintes questionamentos: a) como os atores envolvidos concebem os propósitos formativos do curso; b) quais os contributos do curso para o fortalecimento do Currículo Integrado no IFRN; c) quais desafios no âmbito do curso precisam ser superados? Concernente às configurações metodológicas, utilizamos como técnica de coleta de dados a entrevista semiestruturada, composta de 04 (quatro) questões abertas aplicadas a 03 (três) professores formadores que atuaram no curso, assim como o aporte bibliográfico. Como resultado,aferimos contributos na construção de percursos e cenários formativos de docência vinculados às práticas de Educação Profissional, mediante imersão do professor-estudante em contextos concretos que aprimoram o desenvolvimento profissional no e para o exercício da docência, por meio de um modelo formativo que tem interface dialógica com arquiteturas curriculares pautadas em códigos integrados.

Palavras-chave: Docência; Educação Profissional; Currículo Integrado; Prática pedagógica.

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Biografia do Autor

Luiz Antonio da Silva dos Santos, IFRN

IFRN

Andrezza Maria Batista do Nascimento Tavares , IFRN

Professora do IFRN Campus Central. 

Edna Oliveira da Paz, UFRN

Professora UFRN. 

Rayane Lourenço de Oliveira, IFRN

Mestranda pelo Programa de Pós-graduação em Educação Profissional do IFRN (PPGEP).

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Publicado

29/06/2023

Como Citar

SANTOS, Luiz Antonio da Silva dos; TAVARES, Andrezza Maria Batista do Nascimento Tavares; PAZ, Edna Oliveira da; OLIVEIRA, Rayane Lourenço. Percepção de professores formadores sobre a licenciatura em formação pedagógica de docentes para educação profissional e tecnológica do IFRN: saberes e práticas. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 23, p. e15062, 2023. DOI: 10.15628/rbept.2023.15062. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/15062. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê - Guarnicê da Educação, da Democracia e da formação dos trabalhadores

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