Percepção de professores formadores sobre a licenciatura em formação pedagógica de docentes para educação profissional e tecnológica do IFRN
saberes e práticas
DOI:
https://doi.org/10.15628/rbept.2023.15062Palavras-chave:
Docência; Educação Profissional; Currículo Integrado; Prática pedagógica.Resumo
Esta pesquisa teve por objetivo central identificar a percepção de professores formadores sobre a Licenciatura em Formação Pedagógica de Docentes para Educação Profissional e Tecnológica do IFRN. O estudo teve como base os seguintes questionamentos: a) como os atores envolvidos concebem os propósitos formativos do curso; b) quais os contributos do curso para o fortalecimento do Currículo Integrado no IFRN; c) quais desafios no âmbito do curso precisam ser superados? Concernente às configurações metodológicas, utilizamos como técnica de coleta de dados a entrevista semiestruturada, composta de 04 (quatro) questões abertas aplicadas a 03 (três) professores formadores que atuaram no curso, assim como o aporte bibliográfico. Como resultado,aferimos contributos na construção de percursos e cenários formativos de docência vinculados às práticas de Educação Profissional, mediante imersão do professor-estudante em contextos concretos que aprimoram o desenvolvimento profissional no e para o exercício da docência, por meio de um modelo formativo que tem interface dialógica com arquiteturas curriculares pautadas em códigos integrados.
Palavras-chave: Docência; Educação Profissional; Currículo Integrado; Prática pedagógica.
Downloads
Referências
ALMEIDA, M. I. de; PIMENTA, S. G. Pedagogia Universitária: valorizando o ensino e à do-cência na Universidade de São Paulo. In: ALMEIDA, M. I.; PIMENTA, S. G. (Org.). Pedago-gia Universitária. São Paulo: EDUSP, 2009.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 9.394/96, de 20 de de-zembro de 1996.
BOLZAN. D. P. V.; ISAIA. S. Aprendizagem docente na educação superior: construções e tessituras da professoralidade. Educação. PUC, Porto Alegre RS, ano XXIX, nº 3 (60), p. 489 501, set/dez.2006.
CAMPOS, V. T. B. Marcas indeléveis da docência no ensino superior: representações relativas à docência no ensino superior de pós-graduandos de Instituições Federais de Ensino Superior. Tese (Doutorado). 2010. 292 f. Faculdade de Educação, Universidade de São Pau-lo, São Paulo, 2010.
CIAVATTA, M. A formação integrada: a escola e o trabalho como lugares de memó-ria e de identidade. In: FRIGOTTO, G. et al. (org.). Ensino médio integrado: concep-ções e contradições. São Paulo: Cortez, 2005.
CIAVATTA, M. A. Currículo integrado. In: LOPES, A. C.; MACEDO, E. (Orgs.). Currí-culo de ensino médio: novos rumos para a formação humana. São Paulo: Cortez, 2005. p. 11-38.
CUNHA, M. I. Trajetória e Lugares de Formação da Docência Universitária:
da perspectiva individual ao espaço institucional. Araraquara, SP: Junqueira & Marins, 2010.
CUNHA, M. I. O professor universitário na transição de paradigmas. Araraquara, SP: Junqueira e Marin, 2005.
FONSECA, S. G. A constituição dos saberes pedagógicos na formação inicial do professor para o ensino de História na educação básica. In: MONTEIRO, A. M.; GASPARELLO, A. M.; MAGALHÃES, M. de S. (org.). Ensino de História: sujeitos, saberes e práticas. Rio de Ja-neiro: Mauad X, 2007. p.149-156.
FRIGOTTO, G. Educação e trabalho: bases para debater a educação profissional emancipadora. Perspectiva, [s. l.], v. 19, n. 1, p. 71-87, 2001. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/view/8463. Acesso em: 21 ago. 2019.
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE. Licenciatura em formação pedagógica de docentes para Educação Profissional e Tecnológica: Projeto Pedagógico de Curso. Natal, RN: IFRN, 2016.
PACHANE, G. G. A importância da Formação Pedagógica para o Professor Universitá-rio: a experiência da Unicamp. 2003. 255f. Tese (Doutorado em Educação) Faculdade de Educação, Unicamp, Campinas.
PIMENTA, S. G.; ANASTASIOU, L. G. Docência no ensino superior. São Paulo: Cortez, 2010.
MACHADO, L. R. S. Diferenciais inovadores na formação de professores para a educação
profissional. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, Brasília, v. 1, n.
, p. 8- 22, jun. 2008.
MOURA, D. H. Licenciaturas Oferecidas pelos Institutos Federais na Região Nordeste e o Ensino Médio Integrado à Educação Profissional: buscando nexos. 2018. (Relatório de pesquisa).
RAMOS, M. N. Concepção do ensino médio integrado. In: SEMINÁRIO SOBRE ENSINO MÉDIO, 2008. Texto disponibilizado pela autora como fundamentação ao Fórum Goiano de Educação de Jovens e Adultos. Disponível em: http://forumeja.org.br/go/sites/forumeja.org.br.go/files/concepcao_do_ensino_medio_integrad o5.pdf. Acesso em: 15 jan. 2022.
SANTOS, D. S.; MELO, G. F. Docência Universitária: em foco as necessidades formativas de professores bacharéis em Administração. Ensino em Re-Vista, [S. l.], v. 28, n. Contínua, p. e037, 2021. DOI: 10.14393/ER-v28a2021-37. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/emrevista/article/view/60975. Acesso em: 13 abr. 2022. DOI: https://doi.org/10.14393/ER-v28a2021-37
SAVIANI, D. A Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 11 ed. Campi-nas, SP: Autores Associados, 2012.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O autor na submissão do artigo transfere o direito autoral ao periódico. À Revista Brasileira da Educação Profisisonal e Tecnológica ficam reservados os direitos autorais pertinentes a todos os artigos nela publicados.