ENSINO MÉDIO INTEGRADO À EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: A RELAÇÃO ENTRE O CURRÍCULO INTEGRADO E A PRÁTICA PEDAGÓGICA DOCENTE

Angeline Santos Castro, José Henrique Duarte Neto

Resumo


O presente artigo tem a finalidade de analisar o currículo no que concerne à construção de uma prática pedagógica estruturada numa concepção de educação omnilateral, que aponte para o horizonte da emancipação humana. Os principais autores escolhidos para mediar esta discussão foram: Ramos (2012 e 2014), Ciavatta (2012, 2014), Gramsci (1982), Saviani (2011), Duarte Neto (2013) e Sacristán (1998). A coleta de informações realizou-se a partir da pesquisa bibliográfica e documental, de entrevistas semiestruturadas e de grupo focal. Para a análise das informações, tomamos como base a análise de conteúdo temática. Os achados da pesquisa evidenciam que a prática pedagógica no ensino médio integrado em que acreditamos, fundamentada numa formação politécnica e omnilateral, ainda está no horizonte.


Palavras-chave


Ensino Médio Integrado; Currículo Integrado; Prática Pedagógica; Formação Humana

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DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2021.11088

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