v. 1 n. 20 (2021)

					Visualizar v. 1 n. 20 (2021)
Publicado: 04/01/2021

DOSSIÊ - Diálogos Internacionais sobre a Educação Profissional

  • Apresentação: Dossiê “Diálogos internacionais sobre a educação profissional”

    Olivia Morais Medeiros Neta, Lenina Lopes Soares Silva, Leandro Silva Costa
    e13165
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2021.13165
  • Interdisciplinary approach to the teaching of technical writing in two technological institutes in Brazil and Norway

    Rosana Ferrareto Lourenço Rodrigues, Hana Gustafsson
    e11943
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2021.11943
  • Internationalization from a Dialogical Perspective: A Responsibility of the Federal Network of Professional, Scientific and Technological Education

    Samuel de Carvalho Lima
    e12004
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2021.12004
  • Tecnologias digitais de informação e comunicação e os processos educativos em Moçambique: um estudo centrado em instituições de Educação Profissional e de ensino superior na cidade de Lichinga

    Marleth Maria Zita Benedito Verde Borges, Andrezza Maria Batista do Nascimento Tavares, Dionísio Luís Tumbo
    e12353
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2021.12353
  • Mundo afora Educação Profissional e Tecnológica: uma síntese da produção

    Isabel Cristina de Jesus Brandao
    e12401
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2021.12401
  • Diálogos Internacionais em Educação Profissional: Tempo e produção de conhecimento no doutorado no Brasil e Portugal

    Fernando Manuel Rocha da Cruz, Kadydja Karla Nascimento Chagas, Marta Mariane Ferreira Gomes de Souza
    e13130
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2021.13130
  • O acordo bilateral Brasil/Canadá na educação profissional para o programa Mulheres Mil

    Rita de Cássia Rocha, Lenina Lopes Soares Silva
    e12952
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2021.12952
  • Uma análise comparativa sobre a educação profissional entre Brasil e Estados Unidos da América

    Adriana Aparecida Souza, Anderson Cristopher dos Santos
    e12987
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2021.12897
  • História da educação profissional no Brasil e no Paraguai no contexto das reformas educacionais dos anos 1990

    Engel Faustino Silva, Francinaide de Lima Silva Nascimento
    e13159
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2021.13159

ARTIGOS

  • A ROBÓTICA NO ENSINO DE MATEMÁTICA

    Odair José Kunzler, Marcele Homrich Ravasio, Sandra Bazana Nonenmacher, Taniamara Vizzotto Chaves
    e8761
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2021.8761
  • ENSINO MÉDIO INTEGRADO À EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: A RELAÇÃO ENTRE O CURRÍCULO INTEGRADO E A PRÁTICA PEDAGÓGICA DOCENTE

    Angeline Santos Castro, José Henrique Duarte Neto
    e11088
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2021.11088
  • RECURSOS INFORMACIONAIS ABERTOS NA ÁREA DE QUÍMICA PARA ESTUDANTES DO CURSO TÉCNICO DE NÍVEL MÉDIO

    Rita Rodrigues Souza, Maria Aparecida Rodrigues de Souza
    e9790
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2021.9790
  • CONTRIBUIÇÃO DA EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL PARA UMA FORMAÇÃO OMNILATERAL NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO

    Brenda Franklin, Jair José Maldaner, Rivadávia Porto Cavalcante, Rosa Maria Machado de Sena
    e9874
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2021.9874
  • EDUCAÇÃO FINANCEIRA COMO ESTRATÉGIA NA FORMAÇÃO INTEGRAL DOS ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

    Marina Gonçalves, Rafael Felipe Coelho Neves
    e10019
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2021.10019
  • GLOBALIZAÇÃO E EDUCAÇÃO: A INTEGRAÇÃO ENTRE A REDE FEDERAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA E OS PROCESSOS MIGRATÓRIOS NO BRASIL NO SÉCULO XXI

    Rayna Sargem da Silva, Jefferson Manhães de Azevedo
    e10288
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2021.10288
  • PERCURSOS E TRAJETÓRIAS EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: OS CURSOS DE LICENCIATURA NO IFF CAMPUS CAMPOS CENTRO

    Camila Borges Barreto de Carvalho, Gilmara Teixeira Barcelos
    e10378
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2021.10378
  • EDUCAÇÃO, TRABALHO E FORMAÇÃO HUMANA NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO: UMA ANÁLISE DOS PLANOS PEDAGÓGICOS DOS CURSOS DO IFPB/CAMPUS GUARABIRA E CAMPUS SOUSA

    Claudia Maria Bezerra da Silva
    e10527
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2021.10527
  • A EDUCOMUNICAÇÃO NO ENSINO PROFISSIONAL INTEGRADO AO MÉDIO: UMA ANÁLISE DOS PPCs E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO CAMPUS PALMAS DO IFTO

    Eliane Vieira de Ataides Valim, Mary Lúcia Gomes Silveira de Senna, Rivadávia Porto Cavalcante, Weimar Castilho
    e10860
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2021.10860
  • POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO BRASIL (1988-1998)

    Vanessa Cauê Krugel, Wilson Lemos Junior
    e10386
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2021.10386
  • O PAPEL EDUCATIVO DOS COMITÊS DE ÉTICA EM PESQUISA COM SERES HUMANOS NOS INSTITUTOS FEDERAIS: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

    Maria Mercedes de Almeida Bendati, Andréia Modrzejewski Zucolotto
    e10392
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2021.10392
  • ORIENTAÇÕES POLÍTICO PEDAGÓGICAS DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA

    Jamille de Amorim Oliveira, Yara Fonseca de Oliveira e Silva
    e9757
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2021.9757
  • A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA NO BRASIL: UM ESTUDO ATRAVÉS DA PERSPECTIVA FOUCAULTIANA

    Lucas Labigalini Fuini
    e9882
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2021.9882
  • IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO CIENTÍFICA NA FORMAÇÃO DOCENTE E PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS: ALGUMAS REFLEXÕES PERTINENTES

    Alesson Sardinha de Moraes, Elen de Fátima Lago Barros Costa
    e10532
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2021.10532
  • CONCEPÇÕES DE DOCENTES EM RELAÇÃO A INTEGRAÇÃO DE DISCIPLINAS NO INSTITUTO FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL

    Caroline Aparecida Sampaio Guimarães de Moraes, Odair Diemer
    e10534
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2021.10534
  • PROJETO DE PESQUISA NO INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ (IFPR), CAMPUS PINHAIS: DIÁLOGOS ENTRE EDUCAÇÃO BÁSICA, PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

    Felipe Comitre, Geovanna Alberti Correia de Freitas
    e10671
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2021.10671
  • O SER DOCENTE NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL EM SAÚDE: DESCORTINANDO O UNIVERSO REPRESENTACIONAL DOS PROFESSORES QUE ATUAM NESSA FORMAÇÃO

    Anna Katyanne Arruda Silva e Souza, Erika dos Reis Gusmão Andrade
    e8636
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2021.8636
  • Sensibilização para o teatro: experiência com alunos do curso técnico de eventos

    Maria Carolina de Andrade José
    e9886
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2021.9886
  • O PLANEJAMENTO DOS INSTITUTOS FEDERAIS (IF): VALORES INSTITUCIONAIS E DOCUMENTOS NORTEADORES

    Claudio Nei Nascimento da Silva, Mara Lucia Castilho
    e10002
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2021.10002
  • UM ESTUDO DE CASO SOBRE OS EFEITOS DA TECNOLOGIA NO ENSINO BÁSICO DE SABARÁ-MG POR MEIO DE PROJETO DE INCLUSÃO DIGITAL DE MULHERES

    Luis Fernando Orlande de Almeida, Carlos Alexandre Silva, Bruno Nonato Gomes, Débora Silva Veloso Rocha, Éder Aguiar Mendes Oliveira, Cássia do Carmo Pires Fernandes
    e11457
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2021.11457
  • Mapeamento de teses e dissertações sobre os egressos do Ensino Médio Integrado de 2014 a 2019

    Camila Iorrane Costa Santana, Odaléia Alves da Costa
    e10021
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2021.10021
  • Modelo de gestão do curso técnico em apicultura na Educação a Distância da Universidade Federal do Piauí

    Soraya Oka Lobo, Domingos Leite Lima Filho, Laurielson Chaves Alencar
    e8853
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2021.8853
  • A licenciatura em geografia do estado de Alagoas e o geoprocessamento como parte da formação do técnico em meio ambiente do IFAL - MD

    Frantchesco Porciúncula Dias Pinto, Sheyla Karine Barbosa de Macedo Dias, Ana Paula Santos de Melo Fiori
    e9715
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2021.9715
  • Perfil dos tecnólogos em radiologia egressos de uma instituição pública: um estudo censitário

    Juliana dos Santos Müller, Fernanda Vieira Cardoso, Marcus Vinicius Linhares de Oliveira, Mauricio Mitsuo Monção, Charlene da Silva
    e10447
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2021.10447
  • Currículo integrado e Educação politécnica: concepções e percepções no Ensino Médio Integrado

    Claudia Maria Bezerra da Silva
    e10657
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2021.10657
  • Análise dos resultados de um estudo de demanda para proposição de uma especialização técnica em saúde do idoso

    Isabella Cristina Moraes Campos, Isabel Cristina Adão Schiavon, Vaneska Ribeiro Perfeito Santos, Lilian do Nascimento, Suzana Vale Rodrigues
    e10874
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2021.10874
  • História, perspectivas e contradições no Ensino Médio Integrado na rede federal de Educação Profissional

    Elane Nardotto Rios
    e7389
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2021.7389
  • Pesquisa e extensão no Instituto Federal Catarinense: Uma investigação sobre as problemáticas e uma revisão de posturas da gestão institucional

    Marlon Cordeiro Domenech, Vanderlei Cristiano Juraski, Marcelo Volpatto Marques, Viviane Menes Da Silva, Ana Luíza Pozzobom
    e8252
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2021.8252
  • APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: UMA PROPOSTA DO ENSINO DE CROQUIS PARA LEVANTAMENTOS TOPOGRÁFICOS

    Évelin Moreira Gonçalves, Priscila Juliana da Silva
    e8460
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2021.8460
  • Educação no Brasil: a indústria como força motriz para a expansão da Educação Profissional e a reforma do Ensino Médio: Lei no 13.415/2017

    Rômulo José de Resende Paz, Jeferson Luís Marinho de Carvalho
    e9471
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2021.9471
  • As bases conceituais da educação profissional e tecnológica nas histórias de vida de professoras do IFPA campi de Bragança e Tucuruí

    Robson de Sousa Feitosa
    e9951
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2021.9951
  • Um estudo sobre a evasão nos cursos de graduação dos Institutos Federais

    Elisângela de Souza, Lourdes Francisca Freitas
    e10757
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2021.10757
  • Impactos do gerencialismo no desenvolvimento da Educação Profissional Tecnológica no Brasil

    Celia Cristina Pereira da Silva Veiga, José dos Santos Souza
    e10834
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2021.10834
  • A plataforma eduCAPES e sua contribuição para a formação integral: conhecimento e uso das tecnologias digitais por parte dos professores do Ensino Médio Integrado

    Cyntia Layane Gusmão Souza Sampaio, Claudio Nei Nascimento da Silva
    e10314
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2021.10314
  • Educação física em ação: a eficácia da utilização de um vlog como recurso didático no ensino médio integrado

    Eder Marcio Araujo Sobrinho, José Anglada Rivera
    e11363
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2021.11363
  • A Lei nº 11.892/2008 e a Criação do Instituto Federal de Alagoas

    Geórgia Valéria Andrade Loureiro Nunes, Veronica Teixeira Marques, Daniela do Carmo Kabengele, Pedro Simonard, Fábio Francisco de Almeida Castilho
    e10665
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2021.10665
  • Educação Profissional e acessibilidade: Reflexões a partir do estudo no contexto do laboratório de bioquímica do IFRS/POA

    João Victor Chaves, Karin Tallini, Liliane Madruga Prestes, Milene Gehling Liska
    e10871
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2021.10871
  • O professor e o aluno, as múltiplas faces do ensinar e aprender

    Mairiele Paula Carvalho Palma Santos, Daniel Knebel Baggio, Maria Aparecida Duarte Ciufa, Fabio da Silva
    e10997
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2021.10997
  • Tecnologia e mídia interativa como ferramentas eficazes no progresso da educação infantil

    Alice Aparecida Costa Turetta Ferreira
    e11067
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2021.11067
  • Etnomatemática e assistência estudantil na Educação Profissional e Tecnológica: da relação professor-aluno à pesquisa aplicada

    Antônio Márcio de Lima Soares, Odailde Ferreira Campos dos Santos, Mário André de Freitas Farias, Rodrigo Bozi Ferrete
    e11077
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2021.11077

RELATO DE EXPERIÊNCIA

  • Elas por elas: experiências docentes nos espaços escolares da educação básica, um estudo na literatura negra

    Luzineide Vieira de Sousa
    e10907
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2021.10907
  • Gênero, sexualidade e protagonismo juvenil: relato de uma experiência no CEFET-RJ

    Cristiana Rosa Valença, Keila Lucio Carvalho
    e10516
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2021.10516
  • Tutoria para capacitação de técnicos de enfermagem no enfrentamento da covid-19: relato de experiência

    Eliane Santos Cavalcante, Elisângela Franco de Oliveira Cavalcante, Cleonice Andrea Alves Cavalcante, Maria Lúcia Azevedo Ferreira de Macedo, Viviane Peixoto dos Santos Pennafort, Verbena Santos Araújo, Juliana Teixeira Jales Menescal Pinto
    e1330
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2021.11330