A ROBÓTICA NO ENSINO DE MATEMÁTICA

Odair José Kunzler, Marcele Homrich Ravasio, Sandra Bazana Nonenmacher, Taniamara Vizzotto Chaves

Resumo


O emprego de recursos tecnológicos em sala de aula pressupõe o caminho inverso de suas concepções. Oriundos de avanços científicos que se propagam dos bancos escolares e universitários para fora dos muros dessas instituições, encontrando espaço cada vez maior em um mundo que se constitui de tecnologias, agora são estas que se voltam às instituições de ensino, fomentando práticas educativas que visam facilitar os processos que permeiam a educação. O presente artigo apresenta análise de uma Oficina de Robótica em uma escola pública, atividade de extensão da disciplina de Matemática, que objetiva integrar conhecimentos teóricos multidisciplinares à prática da criação de robôs e, por consequência, despertar nos discentes o interesse pelas ciências envolvidas nesse processo. Nesse sentido, a proposta deste trabalho é avaliar, através de uma abordagem qualitativa de um estudo de caso, a repercussão que a oficina de robótica tem assumido no processo de ensino e aprendizagem dos alunos participantes. Como resultado, é possível identificar que os participantes da oficina têm apresentado avanços na assimilação de conteúdos relacionados à Matemática, assumindo postura diferenciada em relação àqueles que não participam da mesma atividade.


Palavras-chave


Educação. Matemática. Robótica.

Texto completo:

PDF

Referências


BARROS, R. P., et al. CardBot: Tecnologias assistivas para imersão de deficientes visuais na robótica educacional. In: Workshop de Robótica Educacional, 5, 2014. São Carlos. Anais... São Carlos: Editora Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2014. p. 11-16.

GONÇALVES, L. M. G.; AROCA, R. V. História do WRE. In: Workshop de Robótica Educacional, 5, 2014. São Carlos. Anais... São Carlos: Editora Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2014. p. 7-9.

LIBARDONI, G. C. Oficina de Robótica no Ensino Médio como metodologia de construção de conhecimentos de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde. Porto Alegre: UFRGS, 2018 ( Tese de Doutorado)

MARQUES, M. O. A Educação no limiar do terceiro milênio, exigente de outro paradigma. Revista Contexto e Educação. n. 59. p 113-128. Disponível em: https://www.revistas.unijui.edu.br/index.php/contextoeducacao/article/view/1235. Acesso em 27/02/2018.

MONEREO, C. C. C, et al. Psicologia da Educação Virtual: Aprender e Ensinar com as Tecnologias da Informação e da Comunicação. Porto Alegre: Armed, 2010.

MOREIRA, M. A. Teorias de Aprendizagem. 2 ed. São Paulo: E.P.U., 2015.

POZO, J. I. Aprendizes e Mestres: A Nova Cultura da Aprendizagem. Porto Alegre: Alianza Editorial, 1999.

SCHONS, C.; PRIMAZ, É.; WIRTH, G. A. P. Introdução a Robótica na Instituição Escolar para alunos de Ensino Fundamental da disciplina de Língua Espanhola através das novas tecnologias de aprendizagem. Florianópolis: PUCRS, 2008.

SILVA, M. Sala de aula interativa. 5. ed. São Paulo: Edições Loyola, 2010.




DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2021.8761

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2021 Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

RBEPTISSN 2447-1801 (Eletrônico)

Indexação: Latindex - DOAJIresie - Indice de Revistas de Educación Superior e Investigación Educativa - BBE – Bibliografia Brasileira de Educação – (Brasil-Cibec/Inep/MEC)  - ERIH PLUS – European Reference Index for the Humanities and the Social Sciences - Sistema eletrônico de editoração de revistas do IBICT - OasisBr - Portal de Periódicos CAPES/MEC - Diadorim - Sumários.org - LivRe - Catálogo de Periódicos de Livre Acesso - CrossRef -  Google Scholar - WorldCat - Airiti Library - MIAR - Information Matrix for the Analysis of Journals - International Institute of Organized Research (I2OR) - LatinREV - Red Latinoamericana de Revistas Académicas en Ciencias Sociales y Humanidades - Publons - Citefactor - Scientific Indexing Services (SIS) 

Siga a RBEPT: