v. 1 n. 24 (2024)

					Visualizar v. 1 n. 24 (2024)
Publicado: 05/02/2024

EDITORIAL

  • Editorial

    Dra. Ana Lúcia Sarmento Henrique, Dra. Elizama das Chagas Lemos, Dr. João Kaio Cavalcante de Morais
    1-12
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2024.17325

DOSSIÊ - A Produção do Conhecimento em Educação Profissional: Políticas, História e Formação Docente.

  • PPGEP - 10 anos de contra-hegemonia

    Dra. Ana Lúcia Sarmento Henrique, Dr. Dante Henrique Moura
    e17304
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2024.17304
  • Ensino Médio e Educação Profissional no século XXI avanços e retrocessos

    Marise Ramos
    e17187
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2024.17187
  • Formação humana omnilateral e o Ensino Médio Integrado a (des)conexão entre formação científica e política da juventude

    Gaudêncio Frigotto
    e17172
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2023.17172
  • Formação docente novos ou velhos desafios? As diretrizes curriculares e a instituição ou institucionalização da precarização da formação

    Dra Acacia Zeneida Kuenzer
    e17282
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2024.17282
  • Ensino Médio integrado à Educação Profissional contradições entre sua afirmação e negação

    Celso Ferretti
    e17177
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2024.17177
  • Imagens e Fotografias fontes históricas para análise da imposição do trabalho e a negação da educação

    Maria Ciavatta
    e17043
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2024.17043
  • EJA-EPT potencialidades e (im)possibilidades

    Dra. Edna Castro Oliveira, Dra. Edna Scopel
    e17154
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2024.17154
  • O que dizem as pesquisas sobre as experiências de Ensino Médio Integrado nas Escolas Públicas Estaduais?

    Ramon de Oliveira
    e17114
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2024.17114
  • Une nouvelle ère de réformes pour l'enseignement professionnel français Les habits neufs d'un vieil argumentaire

    Fabienne Maillard
    e17064
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2024.17064
  • O serviço de alimentação e higiene escolar do departamento de Ensino Profissional

    Maria Lucia Mendes de Carvalho
    e16980
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2024.16980
  • Formação no trabalho em movimentos populares na Argentina

    Anahi Guelman
    e17124
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2024.17124
  • A formação como requisito da legitimidade pedagógica dos professores da educação profissional e tecnológica

    Lucília Regina de Souza Machado
    e17072
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2024.17072
  • “Alimentar de pessoal capacitado o desenvolvimento industrial do país” representações sobre o ensino industrial na revista Ensino Industrial no período 1964-1969

    Mario Lopes Amorim
    e17120
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2024.17120

ARTIGOS

  • Reflexões Sobre os Desafios Sociais dos Institutos Federais

    Lucas Boeira Michels, Marilene Ritter
    e12329
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2024.12329
  • Avaliação de um Vídeo Educativo sobre Ginástica Laboral para Estudantes da Educação Profissional e Tecnológica

    Adalberon Lima Filho, Aline Rose Santos Vieira da Silva
    e15065
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2024.15065
  • Sala de aula invertida metodologia ativa e tecnologia digital na educação profissional e tecnológica

    Lianza Rossella Caldeira de Lima Lemes, Luis Augusto da Silva Domingues
    e12664
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2024.12664
  • A implantação do PROEJA no IFAC/campus Rio Branco um olhar a partir das narrativas dos atores envolvidos

    Irismar Silva Fernandes, Mario Sergio Pedroza Lobão, Renata Gomes de Abreu Freitas
    e12822
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2024.12822
  • Uso da plataforma BIM no curso técnico integrado ao ensino médio em Edificações uma intervenção nas aulas de projeto

    Alexandre Cunha Machado, Ana Paula Santos de Melo Fiori
    e13913
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2024.13913
  • Comportamento humano e qualidade de vida no trabalho impactos do estudo em grupo de servidores do Instituto Federal de Santa Catarina - IFSC

    Douglas Juliani, Sabrina Bleicher, Felipe da Rosa Quintao, Nilda Martins
    e14357
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2024.14357
  • Proposta de curso de qualificação profissional para a prática do intraempreendedorismo na educação básica

    Nei Domiciano da Silva, Letícia Rodrigues da Fonseca
    e14704
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2024.14704
  • O papel da assistência estudantil frente à necessidade da garantia do direito à educação

    Virginia do Nascimento Barbosa da Rocha, Raimundo Santos de Castro
    e12512
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2024.12512
  • A gestão da EJA EPT dos Institutos Federais gaúchos sob a égide da lei

    Giselda Mesch Ferreira da Silva, Mariglei Severo Maraschin
    e15145
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2024.15145
  • Arte e Ciência algumas aproximações

    Ester Rohr, Danilo Ribeiro de Sá Teles
    e12761
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2024.12761
  • A concepção de tecnologia como um fator de propulsão para a emancipação humana

    Thiago Chaves Sabino, Ellen Cristine dos Santos Ribeiro, Betânea Moreira de Moraes
    e13846
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2024.13846
  • Pensamento computacional na formação de professores de matemática uma análise curricular nos cursos de graduação em matemática dos Institutos e Universidades Federais do nordeste

    Maria Gracielly Lacerda de Abrantes, Rafael José Alves do Rego Barros
    e14332
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2024.14332
  • A racista desvalorização do trabalho manual e da educação profissional no Brasil

    Leonardo Rangel dos Reis, Matheus Barbosa
    e14660
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2024.14660
  • Proposta pedagógica utilização de mapas conceituais na abordagem do bioma Caatinga

    Ismaiara Rodrigues
    e14866
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2024.14866
  • Proeja caminhos e descaminhos no Rio de Janeiro

    Amanda Pereira Pedrosa, Kátia Regina Xavier da Silva
    e12363
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2024.12363
  • Impactos do PROCAD para fortalecimento da pesquisa em Educação Integral no interior da Amazônia

    Leandro Sartori, Maria Lilia Imbiriba Sousa Colares
    e15123
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2024.15123
  • Política de formação de professores na EBPT análise a partir do mapeamento de egressos

    Danieli Melo Zarzicki, Neiva Maria Frizon Auler
    e12668
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2024.12668
  • Gestão da Aprendizagem Integral na Educação Profissional e Tecnológica modelo para a práxis pedagógica

    Luan Matheus Moreira
    e12980
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2024.12980
  • Noções de Segurança do Trabalho para futuros gestores uma proposta de intervenção pedagógica para o Curso Técnico em Administração

    Moaci Arnaldo de Souza, Luciano Bernardo Ramo
    e14090
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2024.14090
  • Gestão Educacional em tempos de pandemia o contexto da Educação Profissional e Tecnológica a partir do estado do conhecimento

    Verlaine, Daniela
    e14481
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2024.14481
  • As necessidades formativas de docentes para o ensino de surdos na Educação Profissionalizante

    Rafaella Rodrigues Holanda Gadelha, Natal Lânia Roque Fernandes
    e14981
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2024.14981
  • A importância do estágio supervisionado para a formação do estudante da educação profissional e tecnológica

    Mariana Soares Castro, Helton Nonato de Souza
    e12653
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2024.12653
  • Ensino Médio Integrado à Educação Profissional como formação educacional para a classe trabalhadora brasileira uma análise bibliográfica

    Décio de Santana Filho, Fábio Francisco de Almeida Castilho
    e12770
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2024.12770
  • Formação e atuação das/os pedagogas/os nos Institutos Federais no Brasil

    Nara Moreira, Astrogildo
    e13883
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2024.13883
  • A Química e os Instrumentos Musicais

    Andréa de Lucena Lira, Jamily Raquel Barbosa Aragão, Joyce dos Santos Farias, Manoel Vanderson Vieira Batista, Maysa Alessandra Pereira Guedes, Anderson Sávio de Medeiros Simões
    e14337
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2024.14337
  • A presença da arte nos Institutos Federais mapeando vestígios e construindo horizontes

    Carla Giane Fonseca do Amaral, Thulho Cezar Santos de Siqueira, Luciana Gruppelli Loponte
    e14686
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2024.14686
  • A participação dos estudantes nos espaços de decisão o grêmio estudantil como travessia para uma outra relação dialógica

    Vanderlei Wosniak, Cloves Alexandre de Castro
    e14896
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2024.14896
  • Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia no Brasil Mapeamento da Propriedade Industrial

    Daliane Teixeira Silva, Edmilson Silva Dias, Núbia Moura Ribeiro
    e12480
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2024.12480
  • A omnilateralidade nos projetos político-pedagógicos do Instituto Federal Do Paraná

    Kenedy Everaldo Rufino Lima, Cíntia de Souza Batista Tortato
    e15131
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2024.15131
  • A educação profissional no Brasil na perversa confluência de dois projetos políticos cidadania e participação

    Carolina Soares Mendes
    e12692
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2024.12692
  • Roberto mange um pensador na indústria – raciocínio, reflexão e ação

    Desire Luciane Dominschek, Mara Regina Martins Jacomeli
    e13248
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2024.13248
  • Aspectos ergonômicos no ensino profissional tecnológico – EPT estudo de caso no curso técnico de agricultura

    Irisneth Duarte Santos Vieira, Kleiton Rocha Saraiva, Márcio Aurélio Carvalho de Morais, Marcello de Alencar Silva, Diego Rubens Alves de Sena
    e14254
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2023.14254
  • Ensino médio técnico em tempos de pandemia análise do acesso, permanência e êxito no município de Uruçuí-Piauí

    Miguel Antonio Rodrigues, Ana Estela Haddad
    e14630
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2024.14630
  • Adolescentes demonstram autonomia na modalidade remoto escolar? Um estudo de caso em biologia com alunos do ensino médio técnico

    Ana Carla Costa-Souza, Ana Raquel Oliveira Mano
    e14856
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2024.14856

RELATO DE EXPERIÊNCIA

  • Quimare Soluções LTDA Relato das trilhas de uma webquest interdisciplinar

    Nayana Bruna Nery Moncao , José Ribamar Lopes Batista Júnior
    e15165
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2024.15165
  • Confecção de um recurso didático para o ensino da grafia química braille a estudantes com deficiência visual

    Alexandre Ferry, Vivian Caroline Farias
    e14897
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2024.14897
  • Tutoria no projeto ImunizaSUS relato de experiência de educação na saúde na modalidade digital

    Kellen Campos Castro Moreira, Fabiana Fernandes Silva de Paula, Álvaro da Silva Santos, Bethânia Ferreira Goulart
    e14810
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2024.14810