Gestão Educacional em tempos de pandemia

o contexto da Educação Profissional e Tecnológica a partir do estado do conhecimento

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2024.14481

Palavras-chave:

Gestão Educacional, Ensino Remoto;, Pandemia;, Diretor Escolar;

Resumo

O presente estudo consiste em uma pesquisa de construção do “Estado do Conhecimento”, através de uma revisão de literatura das pesquisas realizadas e publicadas nas bases de dados da BDTD e da CAPES. O objetivo deste estudo foi o levantamento das produções científicas já registradas, considerando o tema “os desafios pedagógicos da gestão educacional em tempos de pandemia no contexto da EPT”. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório, na forma de uma revisão bibliográfica. Os resultados desta proposta investigativa, constataram que não existem estudos específicos que contemplam as questões relativas à gestão educacional em tempos de pandemia visando a condução dos processos pedagógicos no contexto tanto da EPT quanto da RFEPCT.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Verlaine, IFFar - Campus Jaguari

Mestranda do Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional - PROFEPT. Especialista em Administração - Ênfase em Gestão de Pessoas pela FAISA - Faculdades Alternativas Santo Augusto (2009). Graduada em Administração pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ (1998). Administradora efetiva no Instituto Federal Farroupilha - Campus Santo Augusto/RS. E-mail: verlaine.gerlach@iffarroupilha.edu.br.

Daniela, Instituto Federal Farroupilha

Doutora em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul/ UFRGS, Mestre em Biologia Celular e Molecular pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul/PUC-RS, Especialista em Genética e Evolução Biológica pela Universidade de Passo Fundo/UPF-RS, Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade de Cruz Alta/UNICRUZ, Docente efetiva do Instituto Federal Farroupilha. E-mail: daniela.copetti@iffarroupilha.edu.br.

Referências

ALMEIDA, Sandy Katherine Weiss de. O Diretor de Escola e a Gestão Escolar: Formação e Prática em Escolas Municipais Paulistanas. Orientação: Rosemary Roggero. 2021. 213 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Práticas Educacionais) – Universidade Nove de Julho, São Paulo, SP, 2021. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=11227161. Acesso em: 10 ago. 2022.

ARAUJO, Luciane Dias Lopes. Desafios e Possibilidades no Ensino Remoto em Tempos de Pandemia: um estudo de caso em uma escola municipal de educação infantil e ensino fundamental de Votorantim – SP. Orientação: Francisco Evangelista. 2021. 157 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro Universitário Salesiano de São Paulo, São Paulo, SP, 2021. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=11379831#. Acesso em: 20 jul. 2022.

ARRUDA, Eucidio Pimenta. Educação remota emergencial: elementos para políticas públicas na educação brasileira em tempos de Covid-19. EmRede-Revista de Educação a Distância, v. 7, n. 1, p. 257-275, 2020. Disponível em: https://www.aunirede.org.br/revista/index.php/emrede/article/view/621. Acesso em: 25 set. 2022. DOI: https://doi.org/10.53628/emrede.v7.1.621

BATISTA, Ângela Bigonha Bovarêto. Experiência e Vivência Educacional no Contexto das Tecnologias: o Colégio dos Jesuítas durante a pandemia. Orientação: Maria Aparecida Marques da Rocha. 2021. 178 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão Educacional) – Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo, RS, 2021. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=1105398. Acesso em: 20 jul. 2022.

BUNIOTTI, Daniel. Diretores, Vice-Diretores de Escola e o Ensino Remoto em Tempos de Isolamento Social: Conflitos, Tensões e Perspectivas. Orientação: Paulo César Gomes. 2021. 164 f. Dissertação (Mestrado em Formação Docente Interdisciplinar) – Universidade Estadual do Paraná - Reitoria, Paranavaí, PR, 2021. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=10963055#. Acesso em 26 jul. 2022.

SCHUNK, Luciana. Concepções de Gestão Escolar Democrática: um estudo fenomenográfico com diretores de escolas públicas. Orientação: Rubens de Araújo Amaro. 2021. 163 f. Dissertação (Mestrado em ADMINISTRAÇÃO) – Universidade Federal do espírito Santo, Vitória, ES, 2021. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=11114556#. Acesso em: 18 jul. 2022.

CYMBALUK, Mabel Aparecida. Gestor Escolar em Tempos de Pandemia: marcos legais, mudanças necessárias e rumos da escola. Orientação: Sirley Terezinha Filipak. 2021. 180 f. Dissertação (Mestrado em EDUCAÇÃO) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, PR, 2021. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=11054313. Acesso em: 18 jul. 2022.

DIAS, Érika; PINTO, Fátima Cunha Ferreira. A Educação e a Covid-19. Ensaio: avaliação e políticas públicas em educação, v. 28, p. 545-554, 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/s0104-40362019002801080001

LÜCK, Heloísa. Dimensões de Gestão Escolar e Suas Competências. Curitiba: Editora Positivo, 2009.

MARQUEZAN, Lorena Peterini; SAVEGNAGO, Cristiano Lanza. O mestrado profissional no contexto da formação continuada e o impacto na atuação dos profissionais da educação. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 6, p. e020011, 2019. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8654993. Acesso em: 22 set. 2022. DOI: https://doi.org/10.20396/riesup.v6i0.8654993

MOROSINI, Marília Costa; FERNANDES, Cleoni Maria Barboza. Estado do Conhecimento: conceitos, finalidades e interlocuções. Educação por escrito, v. 5, n. 2, p. 154-164, 2014. DOI: https://doi.org/10.15448/2179-8435.2014.2.18875

NAÇÕES UNIDAS. Organização Mundial da Saúde declara novo coronavírus uma pandemia. 2020. ONU News

Perspectiva Global Reportagens Humanas. Disponível em:<https://news.un.org/pt/story/2020/03/1706881>. Acesso em: 19 set. 2022.

NÓVOA, António; ALVIM, Yara. Nothing is new, but everything has changed: A viewpoint on the future school. Prospects, v. 49, n. 1, p. 35-41, 2020. DOI: https://doi.org/10.1007/s11125-020-09487-w

OLIVEIRA, Ivana Campos; VASQUES-MENEZES, Ione. Revisão de Literatura: O Conceito de Gestão Escolar. Caderno de Pesquisa. v. 48 n. 169. São Paulo jul./set. 2018. Disponível em: https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/5341/pdf. Acesso em: 09 set. 2022. DOI: https://doi.org/10.1590/198053145341

PACHECO, Katia Correa. Os Desafios da Gestão Escolar na EMEIEF Santo Eduardo – Presidente Kennedy/ES: 2020/2021. Orientação: Sônia Maria da

Costa Barreto. 2021. 79 f. Dissertação (Mestrado Profissional em CIÊNCIA, TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO) – Centro Universitário Vale do Cricaré, São Mateus, ES, 2021. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=11061500. Acesso em: 03 ago. 2022.

POPPE, Ana Beatriz Gorgen. Gestão escolar nas comunidades educativas de educação básica da Rede La Salle no Rio Grande do Sul: desafios em tempos de pandemia COVID-19. Orientação: Dirléia Fanfa Sarmento. 2021. 119 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade La Salle, Canoas, RS, 2021. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/2798. Acesso em: 30 jul. 2022.

SANTOS, Aline Ribeiro. Desafios da Gestão Escolar em Tempos Incertos: Ressignificando Processos. Orientação: Silvia Regina Canan. 2021. 117 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, Frederico Westphalen, RS, 2021. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=11071788. Acesso em: 18. jul. 2022.

SOARES, Magda Becker; MACIEL, Francisca. Alfabetização – Brasil. Série Estado do Conhecimento. MEC/INEP/Comped. Brasília, 2000. Disponível em: http://estadoconhecimento.inep.gov.br/ojs3/index.php/estadoconhecimento/issue/view/410/47. Acesso em: 12 set. 2022.

Downloads

Publicado

08/04/2024

Como Citar

BRASIL GERLACH, Verlaine Denize; SANTOS, Daniela Copetti. Gestão Educacional em tempos de pandemia: o contexto da Educação Profissional e Tecnológica a partir do estado do conhecimento . Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 24, p. e14481, 2024. DOI: 10.15628/rbept.2024.14481. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/14481. Acesso em: 29 abr. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos Semelhantes

> >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.