A efetividade da implantação do ensino remoto com as disciplinas organizadas em ciclos no Ensino Médio Integrado

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2022.12739

Palavras-chave:

Ensino Remoto, Ensino Médio Integrado, Organização em Ciclos, Permanência e Êxito

Resumo

O ensino remoto no IFFar- Campus São Vicente do Sul foi implantado de forma emergencial em decorrência da pandemia da Covid-19. Nesse contexto, o presente artigo tem como objetivo refletir sobre a necessidade de reorganização do ensino e do reflexo nos resultados de permanência e êxito dos estudantes nos Cursos Técnicos Integrados, a partir da estratégia de distribuição de disciplinas em ciclos. Essa proposta foi elaborada após diálogo constante com estudantes, familiares e docentes pelo Setor de Assessoria Pedagógica. Como resultado, é possível observar que foi positiva essa organização, favorecendo a qualidade do trabalho docente e promovendo a motivação para os estudantes seguirem os seus estudos e alcançarem o êxito ao final do ano letivo de 2020.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Itagiane Jost, Instituto Federal Farroupilha- Campus São Vicente do Sul

Formação em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Federal de Santa Maria. Atuação como pedagoga no Instituto Federal Farroupilha -Campus São Vicente do Sul, desde o ano de 2010. Atuação aos Cursos Técnicos Integrados, no processo de ensino e aprendizagem, metodologia, avaliação e nas estratégias de permanência e êxito de estudantes.

Lidiane Bolzan Druzian, Instituto Federal Farroupilha- Campus São Vicente do Sul

Graduação em Pedagogia-Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Santa Maria (2004), Pós Graduação "lato sensu"- Especialização em Pedagogia Gestora: Orientação, Supervisão e Administração Escolar pelo Centro Universitário Diocesano do Sudoeste do Paraná (2005) e Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Franciscana (2019). Trabalha no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha - Campus São Vicente do Sul.

Neiva Lílian Ferreira, Instituto Federal Farroupilha- Campus São Vicente do Sul

Graduada em Pedagogia, Especialização em Psicopedagogia pela Universidade da região da Campanha - URCAMP Alegrete. Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e matemática pela UFN. Doutoranda em Ensino de ciências e Matemática na UFN.

Referências

BRASIL. Decreto nº 5.154, de 23 de julho de 2004. Brasília: Presidência da República, 2004. Disponível em: <http://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/2004/decreto-5154-23-julho-2004-533121-publicacaooriginal-16200-pe.html>. Acesso em: 12 fev. 2020.

BRASIL. Medida Provisória 934 de abril de 2020. Brasília: Atos do Poder Executivo, 2020. Disponível em:https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/medida-provisoria-n-934-de-1-de-abril-de-2020-250710591 . Acesso em: 19 ago. 2020.

COELHO, Maria das Graças. Evasão, permanência e êxito: um estudo nos cursos técnicos de nível médio, ofertados a distância no CEFET-MG polo Curvelo. 2020. Dissertação - (Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica - PROFEPT) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais (IFNMG), Montes Claros, Minas Gerais. 2020. Disponível em: https://www.ifnmg.edu.br/dissertacoes-e-produtos-educacionais-profept. Acesso em: 4 jun. 2021.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. São Paulo: Paz e Terra, 1996. Disponível em: http://www.apeoesp.org.br/sistema/ck/files/4-%20Freire_P_%20Pedagogia%20da%20autonomia.pdf. Acesso em: 25 ago.2020.

IFFAR. Código de Regulamentos de atribuições de Direções, Coordenações e Serviços de Ensino: Santa Maria: Instituto Federal Farroupilha, Pró-reitoria de Ensino, 2013. Disponível em: http:<http://www.iffarroupilha.edu.br/documentos-ead/item/3804-regulamentos>. Acesso em: 20 ago. 2020.

IFFAR. Plano de Desenvolvimento Institucional. PDI 2019-2026. Instituto Federal Farroupilha, 2019. Disponível em: https://www.iffarroupilha.edu.br/documentos-do-pdi/item/13876-pdi-2019-2026 Acesso em: 31 jul. 2020.

IFFAR. Portaria nº 313 de março de 2020. Santa Maria: Instituto Federal Farroupilha, Reitoria, 2020a. Disponível em https://www.iffarroupilha.edu.br/component/k2/attachments/download/20009/e2c0d443b9b40b28542cea3c31eb407b. Acesso em: 18 ago. 2020.

IFFAR. Portaria nº 314 de março de 2020. Santa Maria: Instituto Federal Farroupilha, Reitoria, 2020b. Disponível em: https://www.iffarroupilha.edu.br/component/k2/attachments/download/19866/b69f5f45aa462478b4b3290904610abb. Acesso em: 19 ago. 2020.

IFFAR. Portaria nº 347 de março de 2020. Santa maria: Instituto Federal Farroupilha, Reitoria, 2020c. Disponível em: https://www.iffarroupilha.edu.br/component/k2/attachments/download/19934/274ac6286bf60014a9260d8b110c4cc5. Acesso em: 19 ago. 2020.

IFFAR. Parecer n.º 04/2020 IF Farroupilha/CAEN: 09/07/2020. Orientações para elaboração do planejamento de retomada do calendário acadêmico de forma remota. Santa Maria: Comitê Assessor de Ensino, 2020d. Disponível em: https://www.iffarroupilha.edu.br/component/k2/attachments/download/22289/3edda42cff168975a5afe952de4ff4da. Acesso em: 8 ago. 2021.

IFFAR. Relatório parcial sobre a participação dos estudantes nas atividades acadêmicas do ensino remoto. Santa Maria: Pró-Reitoria de Ensino, 2021a.Disponível em:. https://www.iffarroupilha.edu.br/component/k2/attachments/download/24796/32553fce9d929c66e9c87d85f79c7e7f.0 Acesso em 10 fev. 2021.

IFFAR. Relatório parcial sobre o desenvolvimento do ensino remoto no. Santa Maria: Pró-Reitoria de Ensino, 2021b. Disponível em: https://www.iffarroupilha.edu.br/component/k2/attachments/download/24797/adc57ab2d849b1f65feb365c6d47a332. Acesso em 10 fev. 2021.

IFFar. Parecer nº 02-IF Farroupilha, Título: Orientações sobre os critérios de progressão para a finalização do ano letivo 2020 nos cursos Técnicos Integrados do IFFar. Santa Maria: Comitê Assessor de Ensino, 2021c. Disponível em: https://www.iffarroupilha.edu.br/component/k2/attachments/download/23190/26b0b8f023180e02bea6baadbef959f0. Acesso em: 8 ago. 2021.

IFFAR. Relatório da situação final dos estudantes dos cursos técnicos e de graduação do Instituto Federal Farroupilha - ano letivo 2020. Santa Maria: Pró-Reitoria de Ensino, 2021c. Disponível em: https://www.iffarroupilha.edu.br/component/k2/attachments/download/24798/0d68d8b149a13cc28dd055a2f39f95f1. Acesso em 10 fev. 2021.

JOYCE, Cassandra; MOREIRA, Marília; ROCHA, Sinara. Educação a distância ou atividade educacional remota emergencial: em busca do elo perdido da educação escolar em tempos de COVID-19. Research, Society and Development, v.9, nº 7, 2020, p. 1-29.Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/download/4299/3757/20309. Acesso em: 4 jul.2020 DOI: https://doi.org/10.33448/rsd-v9i7.4299

LIBÂNEO, José Carlos. Pedagogia e pedagogos: inquietações e buscas. Educar em Revista, Curitiba, v. 17, n. 17, p. 153-173. 2001. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2074/1726. Acesso em: 7 ago. 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/0104-4060.226

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Portaria n 343, de 17 de março de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus - COVID-19. Brasília: Ministério da Educação, 2020a. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-343-de-17-de-marco-de-2020-248564376. Acesso em: 7 ago. 2021.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Portaria n 343, de 19 de março de 2020. Altera a Portaria MEC nº 343, de 17 de março de 2020. Brasília: Ministério da Educação, 2020b. Disponível em: https://pesquisa.in.gov.br/imprensa/jsp/visualiza/index.jsp?jornal=603&pagina=1&data=19/03/2020&totalArquivos=1. Acesso em: 7 ago. 2021.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Portaria nº 376, de 3 de abril de 2020. Dispõe sobre as aulas nos cursos de educação profissional técnica de nível médio, enquanto durar a situação de pandemia do novo coronavírus - Covid-19. Brasília: Ministério da Educação, 2020c. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-376-de-3-de-abril-de-2020-251289119 Acesso em: 7 ago. 2021.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Portaria nº 544, de 16 de junho de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais, enquanto durar a situação de pandemia do novo coronavírus - Covid-19, e revoga as Portarias MEC nº 343, de 17 de março de 2020, nº 345, de 19 de março de 2020, e nº 473, de 12 de maio de 2020. Brasília: Ministério da Educação, 2020d. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-544-de-16-de-junho-de-2020-261924872. Acesso em: 7 ago. 2021.

MOREIRA, José; SCHLEMMER, Eliane. Por um novo conceito e paradigma de educação digital onlife. Revista UFG, v.20, n. 6, 2020. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/revistaufg/article/view/63438. Acesso em: 2jun. 2020. DOI: https://doi.org/10.5216/revufg.v20.63438

PACHECO, Eliezer. Institutos Federais: uma Revolução na Educação Profissional e Tecnológica. 1. ed. São Paulo: SP, Moderna. 2011.

PIMENTA, Selma Garrido. Orientador Educacional ou Pedagogo. Revista da ANDE, São Paulo, n. 9, p. 29-37, 1985.

SCHWARTZMAN, Simon. Educação Média Profissional do Brasil: situações e caminhos. São Paulo: Fundação Santillana, 2016.

SOUTO, Xênia. COVID-19: Aspectos gerais e implicações globais. Revista de Educação, Ciência e tecnologia de Almenara/MG, v. 2, n. 1, p. 12-36, 2020. Disponível em: https://recital.almenara.ifnmg.edu.br/index.php/recital/article/view/90 Acesso em: 2 jul. 2020.TONIN, C. M. da C.; BELINAZO, N. B. C.; DRABACH, N. P. Diretrizes Pedagógicas para o Ensino Remoto no IFFar. Santa Maria: Pró-Reitoria de Ensino, 2020. Disponível em: https://www.iffarroupilha.edu.br/component/k2/attachments/download/21206/ca4a863c692c92649c7cb74e5f6b3bcf. Acesso em: 8 ago. 2021.

UNICEF. Enfrentamento da cultura do fracasso escolar: Reprovação, abandono e distorção idade-série. São Paulo: Cenpec Educação, 2021. Disponível em: https://www.unicef.org/brazil/media/12566/file/enfrentamento-da-cultura-do-fracasso-escolar.pdf. Acesso em 15 abr. 2021.

Publicado

26/08/2022

Como Citar

JOST, Itagiane; DRUZIAN, Lidiane Bolzan; FERREIRA, Neiva Lílian. A efetividade da implantação do ensino remoto com as disciplinas organizadas em ciclos no Ensino Médio Integrado. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 2, n. 22, p. e12739, 2022. DOI: 10.15628/rbept.2022.12739. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/12739. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos Semelhantes

> >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.