Interdisciplinaridade e ensino de Física em cursos técnicos de Ensino Médio Integrado por meio de Teias de Conhecimento

o que a experiência do Instituto Federal da Bahia campus Ilhéus nos revela?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2022.12011

Palavras-chave:

Ensino Médio Integrado, Teias de Conhecimento, Ensino de Física, Interdisciplinaridade.

Resumo

O objetivo deste artigo é discutir a interdisciplinaridade no ensino de Física na EPT a partir da experiência de Teias de Conhecimento aplicada no período de Atividades de Ensino Não Presenciais Emergenciais (AENPE) do Instituto Federal da Bahia campus Ilhéus. A pesquisa é de natureza qualitativa e parte da análise de três planos de AENPE pensadas para o público do Ensino Médio Integrado (EMI). Os dados revelam que o tratamento interdisciplinar da Física não aparece de forma explícita para todos os planos analisados. Apesar disso, identificamos elementos que estavam ausentes em estudos anteriores que avaliaram cursos de EMI, no contexto do ensino presencial. Dessa forma, a experiência das Teias pode representar uma travessia de um currículo disciplinar para um currículo efetivamente integrado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Danilo Almeida Souza, Instituto Federal da Bahia, campus Ilhéus

Licenciado e Mestre em Física pela Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC/BA (2008, 2011). Especialista em Ensino de Física pela Universidade Cândido Mendes - UCAM/RJ (2017) e Doutor em Ensino, Filosofia e História das Ciências pela Universidade Federal da Bahia/Universidade Estadual de Feira de Santana - UFBA/UEFS (2019). Atualmente é Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) no campus Ilhéus. Membro do corpo docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (Mestrado Profissional) - ProfEPT/IFBA no campus Salvador. Pesquisador vinculado ao Grupo de Pesquisa em Nanomateriais, Física Atômica e Molecular, Energias Renováveis e Ensino de Física e do Grupo de Pesquisa Práticas Educativas, Docência e Interculturalidade. É sócio/ membro da Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (ABRAPEC) e da Sociedade Brasileira de Física (SBF). Tem experiência na área de Física com ênfase em ensino de Ciências/Física. Dialoga com temas ligados a Educação Profissional (sobretudo, Ensino Médio Integrado), Divulgação e Popularização da Ciência e tópicos de educação no Ensino Médio.

Referências

ARAUJO, Ronaldo Marcos de Lima; FRIGOTTO, Gaudêncio. Práticas pedagógicas e ensino integrado. Revista Educação em Questão, Natal, v. 52, n. 38, p. 61-80, maio/ago. 2015. DOI: https://doi.org/10.21680/1981-1802.2015v52n38ID7956

BRASIL. Decreto nº 5.154 de 23 de julho de 2004. Regulamenta o § 2º do art. 36 e os arts. 39 a 41 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e dá outras providências. 26.7.2004. 2004.

CRESWELL, John W. Projeto de Pesquisa: Método qualitativo, quantitativo e misto. Tradução de Luciana de Oliveira da Rocha. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2007. 248p.

FRIGOTTO, Gaudêncio; CIAVATTA, Maria; RAMOS, Marise (Orgs.). Ensino Médio Integrado: Concepção e Contradições. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2012.

GRAMSCI, Antonio. Os intelectuais e a organização da cultura. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1978.

Instituto Federal da Bahia. IFBA. Resolução CONSUP, nº 19, de 24 de agosto de 2020. Aprovar as normas acadêmicas emergenciais e provisórias para as Atividades de Ensino Não Presencial durante o período de suspensão das atividades presenciais, no âmbito do IFBA, enquanto durar a situação de pandemia do novo coronavírus - COVID-19, conforme documento em anexo. 2020a.

Instituto Federal da Bahia. IFBA. Portaria DG IFBA Ilhéus, nº 83, de 28 de setembro de 2020. APROVAR o Plano de Implementação das Atividades de Ensino Não Presencial Emergencial (Anexos I e II), elaborado pela Comissão Didático-Pedagógica. 2020b.

Instituto Federal da Bahia. IFBA. ANEXO I – Plano AENPE ITE21. Plano de Atividades Educacionais Não Presenciais Emergenciais – AENPE da Turma ITE21. Curso Técnico de Edificações, 2020.

Instituto Federal da Bahia. IFBA. ANEXO I – Plano AENPE ITI11 e 12. Plano de Atividades Educacionais Não Presenciais Emergenciais – AENPE da Turma ITI 11 e 12. Curso Técnico de Informática, 2020.

Instituto Federal da Bahia. IFBA. ANEXO I – Plano AENPE ITST21 e 41. Plano de Atividades Educacionais Não Presenciais Emergenciais – AENPE da Turma ITST21 e 41. Curso Técnico de Segurança do Trabalho, 2020.

MOURA, Dante Henrique. Educação básica e educação profissional e tecnológica: dualidade histórica e perspectivas de integração. HOLOS., v. 2, p. 4-30, mar. 2007. DOI: https://doi.org/10.15628/holos.2007.11

MOURA, Dante Henrique. A organização curricular do ensino médio integrado a partir do eixo estruturante: trabalho, ciência, tecnologia e cultura. Revista Labor, nº 7, vol. 1, 2012. DOI: https://doi.org/10.29148/labor.v1i7.6702

NASCIMENTO, Naiane Gama do; PEREIRA, Leonésia Leandro; SHAW, Gisele Soares Lemos. Conceitos de interdisciplinaridade em pesquisas publicadas na área de ensino e educação (2009-2018). Revista Alexandria, v. 13 n. 2, p. 143-165, 2020. DOI: https://doi.org/10.5007/1982-5153.2020v13n2p143

OLLAIK, Leila Giandoni. ZILLER, Henrique Moraes. Concepções de validade em pesquisas qualitativas. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.38, n.1, 229-241, 2012. DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-97022012005000002

RAMOS, Marise. Concepção do ensino médio integrado. In: SEMINÁRIO SOBRE ENSINO MÉDIO, 2008. Secretaria de Educação do Pará. 08-09 maio 2008. Disponível em: https://tecnicadmiwj.files.wordpress.com/2008/09/texto-concepcao-do-ensino-medio-integrado-marise-ramos1.pdf

RAMOS, M. Possibilidades e desafios na organização do currículo integrado. In: FRIGOTTO, G.; CIAVATTA, M.; RAMOS, M. (Org.). Ensino Médio Integrado: Concepção e Contradições. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2012. p. 107-128.

SAVIANI, Dermeval. Sobre a concepção de politecnia. Rio de Janeiro: FIOCRUZ. Politécnico da Saúde Joaquim Venâncio, 1989.

SILVA, L. F.; CARVALHO, L. M. A temática ambiental e o ensino de física na escola média: subsídios para o desenvolvimento do tema produção de energia elétrica em larga escala. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 24, p. 342-352, 2002. DOI: https://doi.org/10.1590/S1806-11172002000300012

SILVA, L. F.; CARVALHO, L. M. O Ensino de Física a Partir de Temas Controversos: a produção de energia elétrica em larga escala. Interacções (Portugal), v. 02, p. 42-63, 2006.

SOUZA, Danilo Almeida. A Física no Ensino Médio Integrado: Dimensões Curriculares e Concepções Docentes. Tese (Doutorado). Programa de Pós-graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências - Instituto de Física, Universidade Federal da Bahia, Universidade Estadual de Feira de Santana, Salvador, 2019.

SOUZA, Danilo Almeida. Uma análise da pesquisa em ensino de Física sobre/no Ensino Médio Integrado a partir de atas dos últimos eventos de pesquisadores da área. In: XVIII Encontro de Pesquisa em Ensino de Física, 2020. Anais do XVIII Encontro de Pesquisa em Ensino de Física, 2020.

SOUZA, Danilo Almeida; PENIDO, Maria Cristina Martins. A FÍSICA NO ENSINO MÉDIO TÉCNICO INTEGRADO EM EDIFICAÇÕES NO INSTITUTO FEDERAL DA BAHIA: UMA ANÁLISE A PARTIR DO PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, v. 1, n. 18, p. e8994, abr. 2020. DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2020.8994

Downloads

Publicado

26/12/2022

Como Citar

SOUZA, Danilo Almeida. Interdisciplinaridade e ensino de Física em cursos técnicos de Ensino Médio Integrado por meio de Teias de Conhecimento: o que a experiência do Instituto Federal da Bahia campus Ilhéus nos revela?. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 2, n. 22, p. e12011, 2022. DOI: 10.15628/rbept.2022.12011. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/12011. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos Semelhantes

> >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.