Interdisciplinaridade e ensino de Física em cursos técnicos de Ensino Médio Integrado por meio de Teias de Conhecimento

o que a experiência do Instituto Federal da Bahia campus Ilhéus nos revela?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2022.12011

Palavras-chave:

Ensino Médio Integrado, Teias de Conhecimento, Ensino de Física, Interdisciplinaridade.

Resumo

O objetivo deste artigo é discutir a interdisciplinaridade no ensino de Física na EPT a partir da experiência de Teias de Conhecimento aplicada no período de Atividades de Ensino Não Presenciais Emergenciais (AENPE) do Instituto Federal da Bahia campus Ilhéus. A pesquisa é de natureza qualitativa e parte da análise de três planos de AENPE pensadas para o público do Ensino Médio Integrado (EMI). Os dados revelam que o tratamento interdisciplinar da Física não aparece de forma explícita para todos os planos analisados. Apesar disso, identificamos elementos que estavam ausentes em estudos anteriores que avaliaram cursos de EMI, no contexto do ensino presencial. Dessa forma, a experiência das Teias pode representar uma travessia de um currículo disciplinar para um currículo efetivamente integrado.

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Biografia do Autor

Danilo Almeida Souza, Instituto Federal da Bahia, campus Ilhéus

Licenciado e Mestre em Física pela Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC/BA (2008, 2011). Especialista em Ensino de Física pela Universidade Cândido Mendes - UCAM/RJ (2017) e Doutor em Ensino, Filosofia e História das Ciências pela Universidade Federal da Bahia/Universidade Estadual de Feira de Santana - UFBA/UEFS (2019). Atualmente é Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) no campus Ilhéus. Membro do corpo docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (Mestrado Profissional) - ProfEPT/IFBA no campus Salvador. Pesquisador vinculado ao Grupo de Pesquisa em Nanomateriais, Física Atômica e Molecular, Energias Renováveis e Ensino de Física e do Grupo de Pesquisa Práticas Educativas, Docência e Interculturalidade. É sócio/ membro da Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (ABRAPEC) e da Sociedade Brasileira de Física (SBF). Tem experiência na área de Física com ênfase em ensino de Ciências/Física. Dialoga com temas ligados a Educação Profissional (sobretudo, Ensino Médio Integrado), Divulgação e Popularização da Ciência e tópicos de educação no Ensino Médio.

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Publicado

26/12/2022

Como Citar

SOUZA, Danilo Almeida. Interdisciplinaridade e ensino de Física em cursos técnicos de Ensino Médio Integrado por meio de Teias de Conhecimento: o que a experiência do Instituto Federal da Bahia campus Ilhéus nos revela?. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 2, n. 22, p. e12011, 2022. DOI: 10.15628/rbept.2022.12011. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/12011. Acesso em: 15 abr. 2024.

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