Interdisciplinaridade e ensino de Física em cursos técnicos de Ensino Médio Integrado por meio de Teias de Conhecimento
o que a experiência do Instituto Federal da Bahia campus Ilhéus nos revela?
DOI:
https://doi.org/10.15628/rbept.2022.12011Palavras-chave:
Ensino Médio Integrado, Teias de Conhecimento, Ensino de Física, Interdisciplinaridade.Resumo
O objetivo deste artigo é discutir a interdisciplinaridade no ensino de Física na EPT a partir da experiência de Teias de Conhecimento aplicada no período de Atividades de Ensino Não Presenciais Emergenciais (AENPE) do Instituto Federal da Bahia campus Ilhéus. A pesquisa é de natureza qualitativa e parte da análise de três planos de AENPE pensadas para o público do Ensino Médio Integrado (EMI). Os dados revelam que o tratamento interdisciplinar da Física não aparece de forma explícita para todos os planos analisados. Apesar disso, identificamos elementos que estavam ausentes em estudos anteriores que avaliaram cursos de EMI, no contexto do ensino presencial. Dessa forma, a experiência das Teias pode representar uma travessia de um currículo disciplinar para um currículo efetivamente integrado.
Downloads
Referências
ARAUJO, Ronaldo Marcos de Lima; FRIGOTTO, Gaudêncio. Práticas pedagógicas e ensino integrado. Revista Educação em Questão, Natal, v. 52, n. 38, p. 61-80, maio/ago. 2015. DOI: https://doi.org/10.21680/1981-1802.2015v52n38ID7956
BRASIL. Decreto nº 5.154 de 23 de julho de 2004. Regulamenta o § 2º do art. 36 e os arts. 39 a 41 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e dá outras providências. 26.7.2004. 2004.
CRESWELL, John W. Projeto de Pesquisa: Método qualitativo, quantitativo e misto. Tradução de Luciana de Oliveira da Rocha. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2007. 248p.
FRIGOTTO, Gaudêncio; CIAVATTA, Maria; RAMOS, Marise (Orgs.). Ensino Médio Integrado: Concepção e Contradições. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2012.
GRAMSCI, Antonio. Os intelectuais e a organização da cultura. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1978.
Instituto Federal da Bahia. IFBA. Resolução CONSUP, nº 19, de 24 de agosto de 2020. Aprovar as normas acadêmicas emergenciais e provisórias para as Atividades de Ensino Não Presencial durante o período de suspensão das atividades presenciais, no âmbito do IFBA, enquanto durar a situação de pandemia do novo coronavírus - COVID-19, conforme documento em anexo. 2020a.
Instituto Federal da Bahia. IFBA. Portaria DG IFBA Ilhéus, nº 83, de 28 de setembro de 2020. APROVAR o Plano de Implementação das Atividades de Ensino Não Presencial Emergencial (Anexos I e II), elaborado pela Comissão Didático-Pedagógica. 2020b.
Instituto Federal da Bahia. IFBA. ANEXO I – Plano AENPE ITE21. Plano de Atividades Educacionais Não Presenciais Emergenciais – AENPE da Turma ITE21. Curso Técnico de Edificações, 2020.
Instituto Federal da Bahia. IFBA. ANEXO I – Plano AENPE ITI11 e 12. Plano de Atividades Educacionais Não Presenciais Emergenciais – AENPE da Turma ITI 11 e 12. Curso Técnico de Informática, 2020.
Instituto Federal da Bahia. IFBA. ANEXO I – Plano AENPE ITST21 e 41. Plano de Atividades Educacionais Não Presenciais Emergenciais – AENPE da Turma ITST21 e 41. Curso Técnico de Segurança do Trabalho, 2020.
MOURA, Dante Henrique. Educação básica e educação profissional e tecnológica: dualidade histórica e perspectivas de integração. HOLOS., v. 2, p. 4-30, mar. 2007. DOI: https://doi.org/10.15628/holos.2007.11
MOURA, Dante Henrique. A organização curricular do ensino médio integrado a partir do eixo estruturante: trabalho, ciência, tecnologia e cultura. Revista Labor, nº 7, vol. 1, 2012. DOI: https://doi.org/10.29148/labor.v1i7.6702
NASCIMENTO, Naiane Gama do; PEREIRA, Leonésia Leandro; SHAW, Gisele Soares Lemos. Conceitos de interdisciplinaridade em pesquisas publicadas na área de ensino e educação (2009-2018). Revista Alexandria, v. 13 n. 2, p. 143-165, 2020. DOI: https://doi.org/10.5007/1982-5153.2020v13n2p143
OLLAIK, Leila Giandoni. ZILLER, Henrique Moraes. Concepções de validade em pesquisas qualitativas. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.38, n.1, 229-241, 2012. DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-97022012005000002
RAMOS, Marise. Concepção do ensino médio integrado. In: SEMINÁRIO SOBRE ENSINO MÉDIO, 2008. Secretaria de Educação do Pará. 08-09 maio 2008. Disponível em: https://tecnicadmiwj.files.wordpress.com/2008/09/texto-concepcao-do-ensino-medio-integrado-marise-ramos1.pdf
RAMOS, M. Possibilidades e desafios na organização do currículo integrado. In: FRIGOTTO, G.; CIAVATTA, M.; RAMOS, M. (Org.). Ensino Médio Integrado: Concepção e Contradições. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2012. p. 107-128.
SAVIANI, Dermeval. Sobre a concepção de politecnia. Rio de Janeiro: FIOCRUZ. Politécnico da Saúde Joaquim Venâncio, 1989.
SILVA, L. F.; CARVALHO, L. M. A temática ambiental e o ensino de física na escola média: subsídios para o desenvolvimento do tema produção de energia elétrica em larga escala. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 24, p. 342-352, 2002. DOI: https://doi.org/10.1590/S1806-11172002000300012
SILVA, L. F.; CARVALHO, L. M. O Ensino de Física a Partir de Temas Controversos: a produção de energia elétrica em larga escala. Interacções (Portugal), v. 02, p. 42-63, 2006.
SOUZA, Danilo Almeida. A Física no Ensino Médio Integrado: Dimensões Curriculares e Concepções Docentes. Tese (Doutorado). Programa de Pós-graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências - Instituto de Física, Universidade Federal da Bahia, Universidade Estadual de Feira de Santana, Salvador, 2019.
SOUZA, Danilo Almeida. Uma análise da pesquisa em ensino de Física sobre/no Ensino Médio Integrado a partir de atas dos últimos eventos de pesquisadores da área. In: XVIII Encontro de Pesquisa em Ensino de Física, 2020. Anais do XVIII Encontro de Pesquisa em Ensino de Física, 2020.
SOUZA, Danilo Almeida; PENIDO, Maria Cristina Martins. A FÍSICA NO ENSINO MÉDIO TÉCNICO INTEGRADO EM EDIFICAÇÕES NO INSTITUTO FEDERAL DA BAHIA: UMA ANÁLISE A PARTIR DO PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, v. 1, n. 18, p. e8994, abr. 2020. DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2020.8994
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O autor na submissão do artigo transfere o direito autoral ao periódico. À Revista Brasileira da Educação Profisisonal e Tecnológica ficam reservados os direitos autorais pertinentes a todos os artigos nela publicados.