v. 3 n. 24 (2024): Volume especial

Publicado: 05/11/2024

Volume Especial - 2024

  • Kahoot nas aulas de fundamentos de administração em turma do 1º ano do Ensino Técnico em Administração

    Antonio Mascarenhas da Ressurreição
    e14003
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2024.14003
  • Financiamento da pesquisa desafios orçamentários para a pesquisa e seus indicadores na Rede Federal de Ensino

    Célia Aparecida almeida Estevam, Márcia Regina da Silva
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2024.15350
  • Perfil dos estudantes ingressantes de 2020/2 no Curso Técnico Subsequente em Segurança do Trabalho do Instituto Federal de Santa Catarina – IFSC

    Daiana da Rosa Ferreira, Salete Valer
    e14238
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2024.14238
  • O trilhar da Licenciatura em Matemática na Rede de Educação Profissional e Tecnológica (EPT)

    Efraim de Alcântara Matos, Marcelo Bezerra de Morais
    e14302
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2024.14302
  • Professores da EPT levantamento da oferta de formação docente no Instituto Federal do Amapá

    Kelly Cristina Barbosa de Souza, Mábia Nunes Toscano, Diego Armando Silva da Silva
    e14386
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2024.14386
  • Ressemantizar a presença de mulheres na Educação Profissional e Tecnológica um panorama da América Latina e Caribe ao Nordeste do Brasil

    Helena Maria Albuquerque Ximenes, Ana Angélica Mathias Macêdo, Fernando Mendes, Maria Elanny Damasceno Silva, Ana Carênina Albuquerque Ximenes
    e13168
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2024.13168
  • A microbiologia no currículo dos cursos de Ensino Médio Integrado dos Institutos Federais no Rio Grande do Sul

    Caroline Neugebauer Wille, Clarice Monteiro Escott , Michelle Camara Pizzato
    e14689
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2024.14689
  • Potencialidade da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica na contribuição de ações preventivas da violência autoprovocada

    Leonora de Jesus Mendes Tavares, Álvaro Itaúna Schalcher Pereira, Francisco Adelton Alves Ribeiro
    e13586
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2024.13586
  • Conhecer para implementar políticas de equidade da participação feminina um olhar sobre o programa de iniciação científica do IFAC

    Irla de Oliveira Vidal, José Marlo Araújo de Azevedo, Hellen Sandra Freires da Silva Azêvedo, Tiago Ramos de Souza
    e15051
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2024.15051
  • Atendimento Educacional Especializado contribuições de produtos educacionais à educação profissional e tecnológica

    Natércia Freitas Ribeiro, Elenice Monte Alvarenga
    e13910
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2024.13910
  • Ansiedade no Ensino Médio Integrado um produto educacional construído junto aos estudantes

    Weysla Paula Dutra, Cledir Araújo Amaral
    e15245
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2024.15245
  • A presença de mulheres na Educação Profissional e Tecnológica um olhar sobre as relações de gênero

    Simone de Souza Silva Rocha, André Fernando Uébe Mansur, Daniela Medeiros de Azevedo Prates
    14179
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2024.14179
  • Metodologias ativas no ensino remoto de eletrônica digital e analógica um estudo de caso no IFRN

    Eddy Lopes Medeiros, Alexandre Moura Lima Neto
    e14282
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2024.14282
  • Relacionamento entre Universidades e a Rede Federal de Ensino uma análise por Redes Complexas

    Rafael Verão Françozo, Mischel Carmen Neyra Belderrain, Níssia Carvalho Rosa Bergiante
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2024.14356
  • A educação para e pelo lazer em um Instituto Federal projetos de extensão como fonte de experiências e contribuições

    Aracele de Paula Garcia Rocha
    e12871
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2024.12871
  • Instrumentalização de recursos da natureza mediados pela arte

    Ercilene do Nascimento Silva de Oliveira, Eder Márcio Araújo Sobrinho, Jhonatan Xavier, Jean Dalmo de Oliveira Marques, Lucilene da Silva Paes
    e14614
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2024.14614
  • Evasão e permanência no ensino técnico ofertado na Rede Federal análise dos estudos da Pós-graduação stricto sensu brasileira

    Samoel Rodrigues da Silva, Samuel Brasileiro Filho, Natal Lânia Roque Fernandes
    e13205
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2024.13205
  • Juventude e Educação Profissional e Tecnológica o IFNMG/Salinas na socialização juvenil

    Renata Xavier Castro, Bergston Luan Santos
    e14891
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2024.14891
  • Formação omnilateral e vivências artísticas para docentes em EPT uma “oficina de interações musicais vocais”

    Daniel Lopes Freitas, Adriano Eurípedes Medeiros Martins
    e13682
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2024.13682
  • Gestão dos cursos a distância no Instituto Federal de Santa Catarina

    Clara Karolinne de Araujo Virginio Fragoso, Maria da Glória Silva e Silva, Pâmala Évelin Pires Cedro, Manassés dos Santos Silva
    e15210
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2024.15210
  • O uso de atividades práticas no Curso Técnico em Segurança do Trabalho e relevância para a futura atuação profissional do egresso

    Rayron Antério Cardoso, Fabiolla Falconi Vieira, Gabriela Anacleto Alves, Keila Furlan dos Santos
    e14027
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2024.14027
  • A proposta educacional de Gramsci e o Ensino Médio Integrado na perspectiva dos servidores-pesquisadores: conflitos e aproximações

    Gilberto José de Amorim, Alcione De Souza Junior
    e15947
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2024.15947
  • Novas configurações de aprender ensinar no cenário da pandemia da Covid-19 algumas reflexões e vivências na educação profissional técnica

    Ana Raquel de Souza Rodrigues
    e14249
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2024.14249
  • Formação pedagógica para não licenciados a oferta de cursos nos Institutos Federais

    Virgínia soares de Campos, Cristhianny Bento Barreiro
    e14327
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2024.14327
  • Educação Especial Inclusiva (EEI) na Educação Profissional e Tecnológica um recorte sobre a inclusão de pessoas com deficiência no Instituto Federal de Brasília

    Anna Vanessa Lima de Oliveira, Marcos Ramon Gomes Ferreira
    e12750
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2024.12750
  • Tecituras sobre História, Ciência e Tecnologia no contexto do Ensino Tecnológico

    Felipe da Costa Negrão, Ana Cláudia Ribeiro de Souza
    e14490
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2024.14490
  • Provendo conhecimento por meio de um Curso de Redação Científica Percepções dos estudantes e reflexões sobre uma proposta de intervenção pedagógica

    Woska Pires da Costa, Leonardo Batista Pedroso, Eliandra Maria Bianchini Oliveira, Crislaine Messias de Souza, Sangelita Miranda Franco Mariano, Geísa d’Ávila Ribeiro Boaventura
    e13189
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2024.13189
  • Curso Técnico em Agricultura do Instituto Federal de Santa Catarina a utilização das geotecnologias na pequena propriedade rural

    Fábio Rodrigues Spiazzi, Roberta Pasqualli, Carla Emmanuele Mendes Branco
    e14697
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2024.14697
  • Um bate-papo sobre sedentarismo na adolescência: uma prática educativa

    Regina Márcia Ferreira Silva, Cinthia Maria Felício, Júlio César Ferreira, Matias Noll
    e13603
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2024.13603
  • Educação Estatística no âmbito da Educação Profissional e Tecnológica análise da proposta curricular de um Curso Técnico Integrado em Administração

    Rodrigo Pablo Oliveira Machado, José Fernandes da Silva
    e15162
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2024.15162
  • Educação Profissional e Tecnológica (EPT) Agrícola na Bahia, Brasil alguns apontamentos históricos

    Sandra Regina Rodrigues Schleier de Sousa, Adolfo Ramos Lamar
    e13946
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2024.13946
  • Gamificação como prática pedagógica e suas contribuições para o processo de ensino-aprendizagem

    Sandro Baldo, Gabriel Luís da Conceição
    e15330
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2024.15330
  • O ensino de história local e cotidiana para alunos na EPT uma contribuição na formação de cidadãos críticos para a vida e o mundo do trabalho

    Marcus Vinicius Roesler Francisco, Rodrigo Palucci Pantoni
    e14181
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2024.14181
  • Os desafios da formação de professores em Educação Profissional e Tecnológica na Pandemia de Covid-19

    Heloisia Carneiro de Souza, Luiz Mário Lopes Cardoso, Matias Noll, Emmanuela Ferreira de Lima , Flávio Coelho Borges Cardoso
    e14297
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2024.14297
  • Memória e Educação Profissional no Brasil usos e possibilidades

    Pablo Menezes e Oliveira, Douglas Biagio Puglia
    e14377
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2024.14377
  • O aluno adulto do curso técnico subsequente e o desafio da inclusão educacional criação de um guia informacional como ferramenta de integração no ambiente da Educação Profissional Tecnológica

    Esperanza Braga Magalhães, Lerice de Castro Garzoni, Marcus Fernandes Marcusso
    e12881
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2024.12881
  • O uso pedagógico de um jogo digital para fundamentar a formação omnilateral no contexto da Educação Profissional Científica e Tecnológica (EPCT)

    Ivan Carlos Reis de Oliveira
    e14662
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2024.14662
  • O curso Técnico de Teatro do Colégio Estadual do Paraná alguns elementos de sua trajetória (1982 – 2020)

    Rayza Adriely Ferreira, Wilson Lemos Junior
    e13559
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2024.13559
  • O acesso ao Ensino Médio Integrado e o direito à educação básica

    Ana Letícia Couto Araujo, Leonardo Leonidas de Brito
    e14903
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2024.14903
  • Educação Profissional e Tecnológica no Instituto Federal do Pará campus de Breves uma análise das concepções formativas presentes no Projeto Pedagógico do IFPA e Projetos Pedagógicos dos Cursos Técnicos

    Ana Carolina Gonçalves dos Santos, Jeovani de Jesus Couto
    e13812
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2024.13812
  • Espaços não formais de educação importância e contribuições para Educação Profissional e Tecnológica

    Júnior da Costa Moreira, Luís Pedro de Melo Plese, Keila Lima Sanches
    e15211
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2024.15211
  • Ensino de empreendedorismo na Educação Profissional uso dos três momentos pedagógicos como sequência didática de um plano de intervenção

    Nílberte Muniz Sousa, Weyden Cunha e Silva Filho, Raffaella Cristina da Silva Ferreira
    e14064
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2024.14064
  • A avaliação da aprendizagem nos Institutos Federais em Goiás durante a pandemia uma investigação documental

    Tauã Carvalho de Assis, Niele Alves Lima
    e14261
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2024.14261
  • A produção científica sobre Educação Profissional e Tecnológica uma perspectiva cienciométrica

    Fernando Honorato Nascimento, Marlene de Paula Pereira
    e14355
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2024.14355
  • Políticas de gestão propostas pelo Plano de Desenvolvimento Institucional do IFBA (2014-2018)

    Paula Jesus Marques, Danilo Almeida Souza
    e12868
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2024.12868
  • Unidade didática para o letramento crítico em um curso técnico em administração uma abordagem intervencionista

    Alessandra Maria Moraes Martins, Marcel Alvaro de Amorim
    e14595
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2024.14595
  • Intervenção didática na forma de simulação em uma turma de Educação Profissional

    Filipe Batista dos Santos, Acácio de Andrade Pacheco, Pedro Paulo dos Santos
    e13197
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2024.13197
  • A expansão territorial da Educação Superior a partir de Institutos Federais (IFs) em regiões interioranas uma revisão sistemática

    Rodrigo Emanoel de Sousa Almeida, Anderson Cristopher dos Santos
    e14765
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2024.14765
  • O Projeto Integrador na Educação Profissional relato de experiência em um curso técnico à distância

    Diôgo Januário da Costa Neto
    e13635
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2024.13635
  • Avanços no acesso de estudantes pretos e pardos à Educação Profissional, Científica e Tecnológica na rede federal utilizando dados da plataforma Nilo Peçanha

    Mario Jorge Pereira, Renato Lima Novais
    e15199
    DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2024.15199