A avaliação da aprendizagem nos Institutos Federais em Goiás durante a pandemia

uma investigação documental

Autores

  • Tauã Carvalho de Assis Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
  • Niele Alves Lima

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2024.14261

Palavras-chave:

Covid-19, Ensino Remoto Emergencial, Avaliação da aprendizagem

Resumo

Este trabalho busca apontar a relevância do uso de Este trabalho analisa a produção documental sobre a avaliação da aprendizagem no período de vigência do ensino remoto (2020-2021) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG) e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano). No referido período, as mencionadas instituições de ensino, em decorrência de emergência sanitária global, necessitaram transpor o ensino presencial para uma modalidade não presencial, assim como diversas instituições educacionais ao redor do mundo. A partir da metodologia da pesquisa documental, buscou-se construir um quadro de análise das concepções que respaldaram os processos de  avaliação pedagógica das duas instituições. Conclui-se que as instituições buscaram garantir a avaliação formativa, contínua e processual e que priorizasse os aspectos qualitativos. Contudo, diferenciaram-se quanto às propostas de recuperação da aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALONSO, Angela. Métodos qualitativos de pesquisa: uma introdução. In: ABDAL, Alexandre; OLIVEIRA, Maria Carolina Vasconcelos; GHEZZI, Daniela Ribas; JÚNIOR, Jaime Santos. Métodos de pesquisa em ciências sociais. São Paulo: Sesc São Paulo/Cebrap, 2016, p. 08-23.

BASTOS, Maria Clotilde Pires; FERREIRA, Daniela Vitor. Metodologia Científica. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2016.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação - LDB - Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 16 de maio de 2021.

BRASIL. Lei n° 13.979, de 6 de fevereiro de 2020. Dispõe sobre as medidas para enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do coronavírus responsável pelo surto de 2019. Brasília, DF, [2020]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2019-2022/2020/lei/l13979.htm . Acesso em: 7 ago. 2021.

BRASIL. Lei n° 14.040, de 18 de agosto de 2020. Estabelece normas educacionais excepcionais a serem adotadas durante o estado de calamidade pública reconhecido pelo Decreto Legislativo nº 6, de 20 de março de 2020. Brasília, DF, [2020]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2019-2022/2020/lei/L14040.htm. Acesso em: 8 ago. 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Portaria n° 343, de 17 de março de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus - COVID-19. Brasília, DF, [2020]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Portaria/PRT/Portaria%20n%C2%BA%20343-20-mec.htm. Acesso em: 29 ago. 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Resolução CNE/CP n° 2, de 10 de dezembro de 2020. Institui Diretrizes Nacionais orientadoras para a implementação dos dispositivos da Lei nº 14.040, de 18 de agosto de 2020, que estabelece normas educacionais excepcionais a serem adotadas pelos sistemas de ensino, instituições e redes escolares, públicas, privadas, comunitárias e confessionais, durante o estado de calamidade reconhecido pelo Decreto Legislativo nº 6, de 20 de março de 2020. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/dezembro-2020-pdf/167141-rcp002-20/file. Acesso em: 4 set. 2021.

BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais: introdução aos parâmetros curriculares nacionais. Brasília: MEC/SEF, 1997.

GARCIA, Joe; GARCIA, Nicolas Fish. Impactos da pandemia de COVID-19 nas práticas de avaliação da aprendizagem na graduação. Eccos – Revista Científica, [S.L.], n. 55, 16 dez. 2020. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/18870. Acesso em: 22 jan. 2024.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4ª edição. São Paulo: Atlas, 2002.

GOIÁS. Decreto nº 9.633, de 13 de março de 2020. Dispõe sobre a decretação de situação de emergência na saúde pública do Estado de Goiás, em razão da disseminação do novo coronavírus (2019-nCoV). Disponível em: https://legisla.casacivil.go.gov.br/pesquisa_legislacao/103012/decreto-9633. Acesso em: 15 ago. 2021.

HOFFMANN, Jussara. Avaliação Mediadora: uma prática em construção da pré-escola à universidade. Porto Alegre: Mediação, 2009.

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE GOIÁS. Instrução Normativa n° 06, de 24 de julho de 2020. Define o Regulamento Acadêmico para implantação do Sistema de Ensino Emergencial (SEE) em cursos presenciais de Educação Profissional Técnica de nível médio na forma articulada integrada, na forma subsequente, na modalidade de Educação de Jovens e Adultos e de graduação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG) durante o período de enfrentamento da Pandemia de COVID 19. Disponível em: http://ifg.edu.br/attachments/article/98/INSTRU%C3%87%C3%83O%206_2020%20-%20REI-PROEN_REITORIA_IFG.pdf. Acesso em: 6 set. 2021.

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE GOIÁS. Instrução Normativa n° 07, de 17 de agosto de 2020. Revoga a Instrução Normativa Nº 06/PROEN. Define o Regulamento Acadêmico para implantação do Sistema de Ensino Emergencial (SEE) em cursos presenciais de Educação Profissional Técnica de nível médio na forma articulada integrada, na forma subsequente, na modalidade de Educação de Jovens e Adultos e de graduação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG) durante o período de enfrentamento da Pandemia de COVID 19. Disponível em: https://www.ifg.edu.br/attachments/article/98/INSTRU%C3%87%C3%83O%207_2020%20-%20REI-PROEN_REITORIA_IFG.pdf. Acesso em: 6 set. 2021.

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE GOIÁS. REI-CONSUP/REITORIA/IFG. Resolução 12/2020, de 23 de março de 2020. Dispõe sobre a suspensão do calendário acadêmico de 23 de março a 15 de abril de 2020. Disponível em: https://www.ifg.edu.br/attachments/article/209/RESOLU%C3%87%C3%83O%2012_2020%20-%20REI-CONSUP_REITORIA_IFG.pdf. Acesso em: 5 set. 2021.

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE GOIÁS. REI-CONSUP/REITORIA/IFG. Resolução 17/2020, de 13 de abril de 2020. Dispõe da suspensão do calendário acadêmico por tempo indeterminado. Disponível em: http://ifg.edu.br/attachments/article/209/RESOLU%C3%87%C3%83O%2017_2020%20-%20REI-CONSUP_REITORIA_IFG.pdf. Acesso em: 5 set. 2021.

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE GOIÁS. REI-CONSUP/REITORIA/IFG. Resolução 20/2020, de 30 de junho de 2020. Dispõe da aprovação da retomada do calendário acadêmico 2020 e das atividades de ensino, pesquisa e extensão, no âmbito do IFG. Disponível em: https://www.ifg.edu.br/attachments/article/209/RESOLU%C3%87%C3%83O%2020_2020%20-%20REI-CONSUP_REITORIA-IFG.pdf. Acesso em: 6 set. 2021.

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE GOIÁS. REI-CONSUP/REITORIA/IFG. Resolução 60/2021, de 17 de maio de 2021. Aprova o Regulamento Acadêmico para implantação do Sistema de Ensino Emergencial (SEE) em cursos presenciais de Educação Profissional Técnica de nível médio na forma articulada integrada, na forma subsequente, na modalidade de Educação de Jovens e Adultos e de graduação do IFG durante o período de enfrentamento da Pandemia de Covid-19, e revoga a Instrução Normativa nº 07/PROEN, de 17 de agosto de 2020. Disponível em: http://www.ifg.edu.br/attachments/article/209/RESOLU%C3%87%C3%83O%2060_2021%20-%20REI-CONSUP_REITORIA_IFG.pdf. Acesso em: 6 set. 2021.

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE GOIÁS. REITORIA/IFG. Portaria Normativa 13/2020, de 24 de julho de 2020. Retomada o calendário acadêmico 2020 pelo SEE. Disponível em: https://www.ifg.edu.br/attachments/article/9286/PORTARIA%20NORMATIVA%2013_2020%20-%20REITORIA_IFG.pdf. Acesso em: 6 set. 2021.

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE GOIÁS. REITORIA/IFG. Portaria Normativa 8/2020, de 16 de abril de 2020. Estabelece por tempo indeterminado, as normas e os procedimentos relativos às atividades administrativas e acadêmicas do IFG durante o período de enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do coronavírus (Covid-19). Disponível em: https://www.ifg.edu.br/attachments/article/9286/PORTARIA%20NORMATIVA%208_2020%20-%20REITORIA_IFG.pdf. Acesso em: 5 set. 2021.

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA GOIANO. CONSELHO SUPERIOR - IF Goiano. Resolução n° 21/2020, de 28 de agosto de 2020. Referenda os atos praticados para oferta das atividades não presenciais, de acordo com as Portarias/IF Goiano nº 731 e 1016/2020, e autoriza a reorganização do Calendário acadêmico dos campi do IF Goiano com vistas ao cumprimento do ano letivo vigente. Disponível em: https://suap.ifgoiano.edu.br/media/documentos/arquivos/Resolucao_n21.pdf. Acesso em: 18 set. 2021.

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA GOIANO. Portaria n° 1.016, de 03 de julho de 2020. Dispõe da organização da oferta das disciplinas em EaD. Recebido: 01 out. 2021.

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA GOIANO. Portaria n° 575, de 26 de março de 2020. Dispõe da suspensão do calendário acadêmico em todos os campos do IF Goiano. Disponível em: https://suap.ifgoiano.edu.br/media/documentos/arquivos/POrtaria-575.pdf . Acesso em: 18 set. 2021.

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA GOIANO. Portaria n°731, de 16 de abril de 2020. Autoriza a retomada do calendário acadêmico de forma não presencial, com a utilização de meios e ferramentas de tecnologias de informação e comunicação por meio da Educação a Distância (EaD) e, centralizando essas ações no AVA Institucional (Moodle). Disponível em: https://suap.ifgoiano.edu.br/media/documentos/arquivos/Portaria_731_calendario_academico.pdf. Acesso em: 18 set. 2021.

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA GOIANO. REITOR -IF Goiano. Portaria n° 1.328, de 21 de set. 2020. Estabelece diretrizes para a conclusão do ano letivo 2020 por meio da substituição das atividades acadêmicas presenciais, com a utilização de meios e ferramentas de tecnologia da informação e comunicação. Disponível em: https://suap.ifgoiano.edu.br/media/documentos/arquivos/Portaria_n.1328.pdf. Acesso em: 19 set. 2021.

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA GOIANO. REITOR -IF Goiano. Portaria nº 289, de 23 de março de 2021. Autoriza as aulas e demais atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão não presenciais para todos os níveis e modalidades de ensino ofertados pelos campi do IF Goiano no primeiro semestre letivo de 2021, com a utilização de meios e ferramentas de tecnologias de informação e comunicação, centralizadas no AVA Institucional (Moodle), em substituição às atividades acadêmicas presenciais. Disponível em: https://suap.ifgoiano.edu.br/media/documentos/arquivos/Portaria_IF_Goiano_n%C2%BA_289-2021.pdf. Acesso em: 19 set. 2021.

KRIPKA, Rosana Maria Luvezute; SCHELLER, Morgana; BONOTTO, Danusa de Lara. Pesquisa documenta na pesquisa qualitativa: conceitos e caracterização. Revista de Investigaciones Unad, [S.L.], v. 14, n. 2, p. 55-73, 24 nov. 2015. Disponível em: https://hemeroteca.unad.edu.co/index.php/revista-de-investigaciones-unad/article/view/1455/1771. Acesso em: 01 abr. 2024.

LIBÂNEO, José Carlos. Didática. 2ª edição. São Paulo: Cortez, 2013.

LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem: componente do ato pedagógico. São Paulo: Cortez, 2011.

MENEZES, Jones Baroni Ferreira de. Práticas de avaliação da aprendizagem em tempos de ensino remoto. Revista de Instrumentos, Modelos e Políticas em Avaliação Educacional, [S.L.], v. 2, n. 1, 30 abr. 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/impa/article/view/5384. Acesso em: 11 maio 2024.

RAMOS, Roberto Carlos; SARMENTO, Dirléia Fanfa; MENEGAT, Jardelino. Avaliação da aprendizagem no contexto da pandemia: concepções e práticas docentes. Est. Aval. Educ., São Paulo, v. 32, 2021. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S010368312021000100107&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 12 maio 2024.

SOUZA, D. G. de; MIRANDA, J. C. DESAFIOS DA IMPLEMENTAÇÃO DO ENSINO REMOTO. Boletim de Conjuntura (BOCA), Boa Vista, v. 4, n. 11, p. 81-89, 2020. Disponível em: https://revista.ioles.com.br/boca/index.php/revista/article/view/38. Acesso em: 29 ago. 2022.

Downloads

Publicado

18/11/2024

Como Citar

ASSIS, Tauã Carvalho de; LIMA, Niele Alves. A avaliação da aprendizagem nos Institutos Federais em Goiás durante a pandemia: uma investigação documental. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 3, n. 24, p. e14261, 2024. DOI: 10.15628/rbept.2024.14261. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/14261. Acesso em: 19 nov. 2024.

Edição

Seção

Volume Especial - 2024

Artigos Semelhantes

> >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.