ENTRE A PRÁTICA DE EXAMES E A PERSPECTIVA FORMATIVA: AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM A PARTIR DO OLHAR DOS DISCENTES DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO

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DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2020.9912

Resumo

O objetivo deste estudo consistiu em compreender a percepção dos discentes do Ensino Médio Integrado sobre a avaliação da aprendizagem, frente ao caráter histórico da prática de exames e a perspectiva formativa da avaliação. Como metodologia utilizamos a pesquisa bibliográfica, seguida da pesquisa de campo realizada por meio de uma entrevista semiestruturada. Tratando-se de discentes do Ensino Médio Integrado, destacamos as considerações apresentadas sobre a Formação Humana Integral, enquanto uma das principais bases da Educação Profissional e Tecnológica - EPT, onde encontra-se inserida a oferta do Ensino Médio Integrado. Os dados levantados sugerem que a avaliação permanece entrelaçada à prática de exames. O que demanda a indicação da avaliação formativa para melhor atender aos anseios de aprendizagem e Formação Humana Integral dos discentes.

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Biografia do Autor

Raimar Antonio Rodrigues Leitão, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas - Campus Eirunepé

Mestrando do Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT, ofertado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas - IFAM Campus Manaus Centro. Possui Especialização em Gestão Pública (UCAM/2013) e Licenciatura em Normal Superior (UEA/2009). Atualmente é Técnico em Assuntos Educacionais, lotado no Departamento de Ensino do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas - IFAM Campus Eirunepé.

Vanderlei Antonio Stefanuto, Instituto Federal do Paraná, Campus Telêmaco Borba

Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista –(UNESP–Rio Claro,1998); Mestre em Recursos Florestais pela Universidade de São Paulo –  (ESALQ– USP,2002); Doutor em Ciências pelo Centro de Energia Nuclear na Agricultura (CENA–USP,2006) e; Pós-doutorado pelo Centro de Energia Nuclear na Agricultura  (CENA–USP, 2010)  desenvolvido no Laboratório de Radioisótopos. Atuou como docente entre 2010 a 2018 no Instituto Federal do Amazonas (IFAM), Campus Maués e atualmente exerce docência no IFPR - campus Telêmaco Borba, vinculado ao Depto. Ensino, Pesquisa, e Extensão, como servidor em regime de dedicação exclusiva, na área de ensino de Ciências Físicas e Biológicas e áreas correlatas à Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Ministra diversas disciplinas que comprem a matriz curricular dos cursos de ensino integrada à EPT: i) Biologia 01 e 02, além das disciplinas nas Graduação (Educação para Sustentabilidade). Além disso, já contribuiu em funções administrativas de Coordenador de Pesquisa e Inovação (2010 a 2012), e de Chefe do Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão (2012 a 2015).  Colabora eventualmente, como professor convidado no programa de Pós-doutorado do PPGEA, dentro do curso de Educação Agrícola da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, ministrando conteúdos relativos à metodologia de pesquisa para do Mestrado Inter institucional, na área de Educação. Concomitante orienta projetos de Iniciação Científica Júnior na área de Fisiologia Vegetal (03), e de Mestrado na área de Educação Profissional e Tecnológica (03) – IFAM/CMC. Desde 2017 compõe o corpo docente do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica ofertado pela rede federal de educação, onde é responsável pela disciplina: metodologia de pesquisa. Ademais, mantem junto ao IFPR-TB, 02 projetos de extensão: (1) compostagem doméstica e; (2) estruturação de projeto de pesquisa na área de ensino.

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Publicado

22/09/2020

Como Citar

LEITÃO, Raimar Antonio Rodrigues; STEFANUTO, Vanderlei Antonio. ENTRE A PRÁTICA DE EXAMES E A PERSPECTIVA FORMATIVA: AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM A PARTIR DO OLHAR DOS DISCENTES DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 2, n. 19, p. e9912, 2020. DOI: 10.15628/rbept.2020.9912. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/9912. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS