Inteligência artificial no ensino técnico: estudo comparativo entre duas metodologias no ensino remoto
DOI:
https://doi.org/10.15628/rbept.2021.11456Palavras-chave:
ensino remoto, Ensino remoto emergencial, Ensino de inteligência artificialResumo
Este trabalho visa analisar o ensino e aprendizagem de inteligência artificial em um curso técnico integrado de nível médio. A comparação da oferta do conteúdo utiliza-se de dois métodos distintos no ensino remoto: aulas síncronas e aulas assíncronas. A abordagem quantitativa foi adotada a partir da experimentação e análise dos resultados obtidos pelos estudantes nos questionários avaliativos em uma turma do primeiro ano do ensino Técnico Integrado em Automação Industrial do Instituto Federal de Minas Gerais, Campus Betim. Comparações dos resultados de avaliação obtidos nas duas abordagens apontam que o elevado intervalo entre a oferta do conteúdo e a realização das atividades pode ter influência negativa no desempenho dos estudantes, conforme formato de ensino remoto adotado.Downloads
Referências
ARAUJO, Ana Liz Souto O.; SANTOS, J. S.; MELO, M. R. A.; ANDRADE, W. L.; GUERRERO, DALTON D. SEREY; FIGUEIREDO, J. C. A. Teoria de Resposta ao Item. In: JAQUES, Patrícia Augustin; SIQUEIRA; Sean; BITTENCOURT, Ig; PIMENTEL, Mariano. (Org.). Metodologia de Pesquisa Científica em Informática na Educação: Abordagem Quantitativa. 1ed.Porto Alegre: SBC, 2020, v. 1, p. 1-29.
CENTRO DE INOVAÇÃO PARA A EDUCAÇÃO BRASILEIRA. Inteligência Artificial na Educação. CIEB Notas Técnicas, 2019. (16).
FREITAS, Leandro. Breve Introdução à Inteligência Artificial. Youtube, 17 setembro 2020. Disponível em https://www.youtube.com/playlist?list=PLO_DMxeQexXSVpqmWJAvVwKu805Ta5aR6. Acesso em: 29 setembro 2020.
IFMG. Projeto Pedagógico do Curso Técnico em Automação Industrial, (integrado). Betim, 2018. Disponível em:<https://www.ifmg.edu.br/betim/cursos-1/tecnico/tec-automacao> Acesso em: 13 out. 2020.
MANYIKA, James; LUND, Susan; CHUI, Michael; BUGHIN, Jacques; WOETZEL, Jonathan; BATRA, Parul; KO, Ryan; SANGHVI, Saurabh. Jobs lost, jobs gained: What the future of work will mean for jobs, skills, and wages. McKinsey Global Institute, dez. de 2017.
OLIVEIRA, João Batista Araujo e; GOMES, Matheus; BARCELLOS, Thais. A Covid-19 e a volta às aulas: ouvindo as evidências. Ensaio: aval.pol.públ.Educ., Rio de Janeiro , v. 28, n. 108, p. 555-578, set. 2020.Disponívelem:<http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40362020000300555&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 13 out. 2020.
UNESCO. COVID-19 impact on education. Disponível em: https://en.unesco.org/covid19/educationresponse. Acesso em: 13 out. 2020.
YAGHMOUR, K.S.; OBAIDAT, L.T.; HAMADNEH, Q.M. The Level of Diagnostic Tests' Preparation Skills among the Teachers of the First Three Elementary Grades' Teachers at the Directorate of Education of Bani Kinana District. Journal of Education and Practice, v. 7, p. 155-164, 2016.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O autor na submissão do artigo transfere o direito autoral ao periódico. À Revista Brasileira da Educação Profisisonal e Tecnológica ficam reservados os direitos autorais pertinentes a todos os artigos nela publicados.