Tecnoética, Inteligência Artificial e Educação Profissional e Tecnológica
DOI:
https://doi.org/10.15628/rbept.2024.17712Palavras-chave:
Educação Profissional e Tecnológica, Inteligência artificial, ÉticaResumo
Neste artigo, são discutidas questões éticas implicadas na produção e uso da inteligência artificial (IA), uma tecnologia que traz benefícios sociais e educacionais, mas também riscos e danos. São destacados ganhos com a IA, mas também pontos críticos merecedores da atenção da educação profissional e tecnológica (EPT). São apresentadas propostas de ação para favorecer a formação ética dos estudantes ao lidarem com a produção e uso de informações e recursos disponibilizados pela IA. O artigo foi construído com base em pesquisa bibliográfica. Verificou-se que o uso da IA requer análise crítica, debates e orientação ética, fundamentais para que a EPT propicie uma educação integral e politécnica, usufrua dos benefícios dessa tecnologia e, de forma crítica, responsável e criativa, coopere com o seu desenvolvimento e melhoria.
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