Tecnoética, Inteligência Artificial e Educação Profissional e Tecnológica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2024.17712

Palavras-chave:

Educação Profissional e Tecnológica, Inteligência artificial, Ética

Resumo

Neste artigo, são discutidas questões éticas implicadas na produção e uso da inteligência artificial (IA), uma tecnologia que traz benefícios sociais e educacionais, mas também riscos e danos. São destacados ganhos com a IA, mas também pontos críticos merecedores da atenção da educação profissional e tecnológica (EPT). São apresentadas propostas de ação para favorecer a formação ética dos estudantes ao lidarem com a produção e uso de informações e recursos disponibilizados pela IA. O artigo foi construído com base em pesquisa bibliográfica. Verificou-se que o uso da IA requer análise crítica, debates e orientação ética, fundamentais para que a EPT propicie uma educação integral e politécnica, usufrua dos benefícios dessa tecnologia e, de forma crítica, responsável e criativa, coopere com o seu desenvolvimento e melhoria.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucília Regina de Souza Machado, Professora titular aposentada da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais

Socióloga, doutora em Educação, com pós-doutorado em Sociologia do Trabalho. É coordenadora do Mestrado Profissional em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Local do Centro Universitário UNA, em Belo horizonte.

Referências

AYALA, Néstor Fabián et al. Inteligência Artificial aplicada à Educação Profissional e Tecnológica. Projeto Profissionais do Futuro: Competências para a Economia Verde. MEC, GIZ, SENAI. Brasília: 2023. 32p. Disponível em: https://static.portaldaindustria.com.br/media/filer_public/a5/88/a588ddc3-77f7-4f47-85fe-0938e2eb273f/2023_12_09_inteligencia_artificial_aplicada_a_educacao.pdf. Acesso em 31 ago. 2024.

BRASIL. Presidência da República. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DOU, 1996. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em 30 ago. 2024.

BRASIL. Presidência da República. Lei n. 14.533, de 11 de janeiro de 2023. Institui a Política Nacional de Educação Digital e altera as Leis nºs 9.394, de 20 de dezembro de 1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), 9.448, de 14 de março de 1997, 10.260, de 12 de julho de 2001, e 10.753, de 30 de outubro de 2003. Brasília: DOU, 2023. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2023-2026/2023/Lei/L14533.htm?=undefined. Acesso em 30 ago. 2024.

BRASIL. Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. IA para o bem de todos. Proposta de Plano Brasileiro de Inteligência Artificial 2024-2028. Brasília, 2024. Disponível em: https://www.iaresponsavel.com.br/2024/07/30/brasil-lanca-pbia/. Acesso em 25 ago. 2024.

CAVALCANTE, Izabella (coord.). Inteligência artificial na educação básica [livro eletrônico]: novas aplicações e tendências para o futuro. São Paulo: Centro de Inovação Para Educação Brasileira -- CIEB, 2024. Disponível em: https://cieb.net.br/wp-content/uploads/2024/06/Inteligencia-Artificial-na-Educacao-Basica_2024.pdf. Acesso em 8 set. 2014.

COSTA, Anna Helena Reali et al. Trajetória acadêmica da Inteligência Artificial no

Brasil. In: COZMAN, Fábio G.; PLONSKI, Guilherme Ary; NERI, Hugo. Inteligência artificial: avanços e tendências. São Paulo: Instituto de Estudos Avançados, USP, 2021. Disponível em: https://www.livrosabertos.abcd.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/view/650/579/2181. Acesso em: 25 ago. 2024.

COSTA, Maria Adélia; RIBEIRO, Giuliano Richard; MOSSIN, Eduardo André. Inteligência artificial: contributos para a prática docente na educação profissional. Conex. Ci. e Tecnol., Fortaleza/CE, v.17, p. 1-11, e022018, 2023. Disponível em: https://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/3089. Acesso em 31 ago. 2023.

ECHEVERRÍA, Javier. Tecnociencia, tecnoética y tecnoaxiología. Revista Colombiana de Bioética, v.5, n.1, enero-junio, 2010, p. 142-152. Disponível em: https://revistas.unbosque.edu.co/index.php/RCB/article/view/844/873. Acesso em 3 ago. 2024.

HAN, Byung-Chul. Infocracia: digitalização e a crise da democracia. Petrópolis: Editora Vozes, 2022.

INSTITUTO HUMANITAS UNISINOS. A produção de sentido na infosfera caótica. Desafios para a cultura e a democracia. Entrevista especial com Felix Stalder. Edição de Patricia Fachin. Tradução de Isaque G. Correa. 29 abril 2021. Disponível em: https://www.ihu.unisinos.br/categorias/159-entrevistas/608768-a-producao-de-sentido-na-infosfera-caotica-desafios-para-a-cultura-e-a-democracia-entrevista-especial-com-felix-stalder . Acesso em 25 jul. 2024.

JOBIN, Anna; IENCA, Marcello; VAYENA, Effy. The global landscape of AI ethics guidelines. In: Nature Machine Intelligence, v.1, n.9, sept. 2019, p.389-399. Disponível em: https://www.nature.com/articles/s42256-019-0088-2. Acesso em 26 ago. 2024.

LIPPOLD, Walter; FAUSTINO, Deivison. Colonialismo digital, racismo e a acumulação primitiva de dados. Germinal: marxismo e educação em debate, Salvador, v.14, n.2, p.56-78. ago. 2022. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/49760. Acesso em 30 ago. 2024.

MARX, Karl. O capital. Livro I, v. 1. 8ª edição. São Paulo: Difel, 1982.

OUELLET, Maxime. Logique algorithmique et reproduction sociétale: les médiations sociales saisies par les algorithmes », tic&société [on line], v. 15, n. 1, 2021a, p. 1-7. Disponível em: http://journals.openedition.org/ticetsociete/5600. Acesso: 2 ago. 2024.

OUELLET, Maxime. Pour une théorie critique de la gouvernance algorithmique et de l’intelligence artificielle, tic&société [on line], v. 15, n. 1, 2021b, p. 9-40. Disponível em: http://journals.openedition.org/ticetsociete/5603. Acesso: 2 ago. 2024.

PUECH, Michel. Une éthique de sagesse pour l’ère de la technologie: pourquoi et surtout comment? Revue française d'éthique appliquée, v. 1, n.1, 2016. Disponível em: https://www.cairn.info/revue-francaise-d-ethique-appliquee-2016-1-page-113.htm. Acesso: 22 jul. 2024.

QUINIOU, Yvon. La question morale dans le marxisme. In: Autres Temps. Cahiers d'éthique sociale et politique, n.68, 2000, p. 10-18. Disponível em: https://www.persee.fr/doc/chris_0753-2776_2000_num_68_1_2230. Acesso em 1º set. 2024.

SANTOS, Bruno Aislã Gonçalves dos; GONTIJO, Fernanda Belo. Introdução ao consequencialismo - parte I. Guairacá Revista de Filosofia, Guarapuava-PR, v. 36, n. 2, p. 5-33, 2020. Disponível em: https://revistas.unicentro.br/index.php/guaiaraca/issue/view/356. Acesso em 25 ago. 2024.

SILVA, Cláudio Nei Nascimento da. A educação profissional e tecnológica e inteligência artificial: um apelo à formação integral ante a antropofagia do ChatGPT. In: SciELO Preprints, 2023. https://doi.org/10.1590/SciELOPreprints.7708. Disponível em: https://preprints.scielo.org/index.php/scielo/preprint/view/7708/14438. Acesso em 1º ago 2024.

SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL. Departamento Nacional. Tendências em inteligência artificial na educação no período de 2017 a 2030: Sumário Executivo / Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, Serviço Social da Indústria, Rosa Maria Vicari. Brasília: SENAI, 2018, 52 p.: il.

UNESCO. Recomendação sobre a Ética da Inteligência Artificial. Aprovada em 21 de novembro de 2021. 2022, 45p. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000381137_por/PDF/381137por.pdf.multi. Acesso em 21 jul. 2024.

VENCO, Selma Borghi; SEKI, Allan Kenji. Política nacional de educação digital: uma análise de seus rebatimentos na educação pública brasileira. Germinal: marxismo e educação em debate, Salvador, v.15, n.2, p.448-471, ago. 2023. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/54144. Acesso em 30 ago. 2024.

Downloads

Publicado

11/12/2024

Como Citar

MACHADO, Lucília Regina de Souza. Tecnoética, Inteligência Artificial e Educação Profissional e Tecnológica. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 2, n. 24, p. e17712, 2024. DOI: 10.15628/rbept.2024.17712. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/17712. Acesso em: 18 dez. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ - A Ética e seus Princípios na Educação Profissional e Tecnológica

Artigos Semelhantes

> >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.