DIFERENCIAIS INOVADORES NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
DOI:
https://doi.org/10.15628/rbept.2008.2862Resumo
Sem esgotar a riqueza das contribuições das intervenções dos participantes do GT - Formação de Professores para a Educação Profissional e Tecnológica, constituído pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica - Setec do Ministério da Educação - MEC, por intermédio do Departamento de Políticas e Articulações Institucionais, este artigo reúne alguns aspectos da discussão ocorrida nas duas reuniões que este grupo realizou no segundo semestre de 2007. Trata-se de um assunto urgente, complexo e de enorme relevância educacional. O objetivo deste artigo é o de registrar considerações, indicações e recomendações feitas por este GT e sua finalidade é a de contribuir para a ampliação do debate de todos os setores interessados na construção de uma sólida e articulada política nacional de formação de professores para a educação profissional e tecnológica.Downloads
Referências
ANDRÉ, M. Etnografia da prática escolar. Campinas, SP: Papirus, 1995.
CENTRAL ÚNICA DOS TRABALHADORES. Formação de formadores para educação profissional: a experiência da CUT; 1998/1999. São
Paulo: CUT, 2000. 193 p.
CHARLOT, B. Da relação com o saber: elementos para uma teoria. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.
HUWER, Devoyra. A formação de educadores para a educação profissional. In: Tecnologia educacional. Rio de Janeiro, vol. 26, nº 143
(out. /dez. 1998), p. 37-39.
DUBAR, C. A socialização: construção das identidades sociais e profissionais. Porto: Porto, 1997.
GRAMSCI, Antônio. Os intelectuais e a organização da cultura. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1978.
GRINSPUN, Mirian Paura Zippin. Educação tecnológica: desafios e perspectivas. São Paulo: Cortez, 1999.
HERRAIZ, Maria Luisa. Formación de formadores: manual didáctico. Montevideo: Cinterfor, 1994. 158 p.
NETO, Othílio Magela. A formação de professores para o ensino técnico no Brasil: um estudo histórico e documentário. (Dissertação de
Mestrado). Mestrado em Educação Tecnológica, Cefet/MG, 1992. 227 p.
NÓVOA, A. (org). Os professores e a sua formação. Lisboa: D. Quixote, 1991.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O autor na submissão do artigo transfere o direito autoral ao periódico. À Revista Brasileira da Educação Profisisonal e Tecnológica ficam reservados os direitos autorais pertinentes a todos os artigos nela publicados.