A POLITECNIA NOS DEBATES PEDAGÓGICOS SOVIÉTICOS DAS DÉCADAS DE 20 E 30

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2020.9575

Palavras-chave:

Pedagogia socialista. Princípio unitário do trabalho. Organização da educação politécnica. Cultura geral do trabalho. Krupskaia.

Resumo

A Revolução Russa de 1917 possibilitou a discussão da teoria materialista da educação, ensejando, especialmente nas décadas de 20 e 30 – momentos de sistematização dos princípios básicos desse novo referencial –, um debate político-pedagógico bastante rico, que vale a pena ser recuperado face às discussões atuais sobre a experiência soviética, que inclui, por extensão, os aspectos educacionais. Neste artigo, pretende-se abordar o conteúdo deste debate, focalizando-se, especialmente, a questão do ensino politécnico, identificando-se as definições e decisões formuladas, as principais contribuições nesse processo de sistematização, bem como as condições objetivas que condicionaram a materialização destes propósitos naquele momento.

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Biografia do Autor

Lucília Regina de Souza Machado, Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais

Professora titular aposentada da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (1980-2001). Nessa Faculdade, atuou na graduação em Pedagogia e Licenciatura, no mestrado e doutorado em Educação, na sua gestão como vice-diretora e diretora. Nessa Universidade, concluiu a graduação em Ciências Sociais e o mestrado em Educação. O doutorado em Educação foi realizado na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Em Paris, no Institut des Recherches sur les Sociétés Contemporaines - Iresco, realizou programa de pós-doutoramento em Sociologia do Trabalho. Trabalhou, antes, na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1973-80) e na então Delegacia do Ministério da Educação em Minas Gerais (1979-1983). Posteriormente à UFMG, atuou na Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação na gestão técnico-pedagógica do Programa de Expansão da Educação Profissional (2003-2004) e como membro da Comissão Executiva Nacional de Cursos Técnicos de Nível Médio - Conac. Foi membro da Comissão Assessora de Especialistas em Educação Técnico Profissional do Centro de Altos Estudos Universitários (CAEU) da Organização dos Estados Iberoamericanos (OEI), onde também atuou na formação de quadros superiores dos estados membros responsáveis pela gestão nacional da educação profissional (2008-2009). Foi professora e coordenadora do Programa de Pós-Graduação (mestrado profissional) em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Local do Centro Universitário Una, em Belo Horizonte ? MG (2008-2019). Nessa instituição, foi, antes (2004-2008), assessora do Reitor, Prof. Pe. Geraldo Magela Teixeira, coordenadora da extensão universitária e do curso de Pedagogia. Integra, atualmente, o Núcleo de Estudos Sobre Trabalho e Educação - Nete (UFMG) cadastrado no Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq e do qual foi um dos criadores, o Grupo de Estudos e Pesquisa em História e Historiografia da Educação Profissional ? Gephhep do Cefet-MG, o Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes e o Comitê Sociocientífico da Universidade Internacional Terra Cidadã.

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Publicado

2020-02-19

Como Citar

MACHADO, L. R. de S. A POLITECNIA NOS DEBATES PEDAGÓGICOS SOVIÉTICOS DAS DÉCADAS DE 20 E 30. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 18, p. e9575, 2020. DOI: 10.15628/rbept.2020.9575. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/9575. Acesso em: 2 jul. 2022.

Edição

Seção

ARTIGOS