A POLITECNIA NOS DEBATES PEDAGÓGICOS SOVIÉTICOS DAS DÉCADAS DE 20 E 30

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2020.9575

Palavras-chave:

Pedagogia socialista. Princípio unitário do trabalho. Organização da educação politécnica. Cultura geral do trabalho. Krupskaia.

Resumo

A Revolução Russa de 1917 possibilitou a discussão da teoria materialista da educação, ensejando, especialmente nas décadas de 20 e 30 – momentos de sistematização dos princípios básicos desse novo referencial –, um debate político-pedagógico bastante rico, que vale a pena ser recuperado face às discussões atuais sobre a experiência soviética, que inclui, por extensão, os aspectos educacionais. Neste artigo, pretende-se abordar o conteúdo deste debate, focalizando-se, especialmente, a questão do ensino politécnico, identificando-se as definições e decisões formuladas, as principais contribuições nesse processo de sistematização, bem como as condições objetivas que condicionaram a materialização destes propósitos naquele momento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucília Regina de Souza Machado, Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais

Professora titular aposentada da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (1980-2001). Nessa Faculdade, atuou na graduação em Pedagogia e Licenciatura, no mestrado e doutorado em Educação, na sua gestão como vice-diretora e diretora. Nessa Universidade, concluiu a graduação em Ciências Sociais e o mestrado em Educação. O doutorado em Educação foi realizado na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Em Paris, no Institut des Recherches sur les Sociétés Contemporaines - Iresco, realizou programa de pós-doutoramento em Sociologia do Trabalho. Trabalhou, antes, na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1973-80) e na então Delegacia do Ministério da Educação em Minas Gerais (1979-1983). Posteriormente à UFMG, atuou na Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação na gestão técnico-pedagógica do Programa de Expansão da Educação Profissional (2003-2004) e como membro da Comissão Executiva Nacional de Cursos Técnicos de Nível Médio - Conac. Foi membro da Comissão Assessora de Especialistas em Educação Técnico Profissional do Centro de Altos Estudos Universitários (CAEU) da Organização dos Estados Iberoamericanos (OEI), onde também atuou na formação de quadros superiores dos estados membros responsáveis pela gestão nacional da educação profissional (2008-2009). Foi professora e coordenadora do Programa de Pós-Graduação (mestrado profissional) em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Local do Centro Universitário Una, em Belo Horizonte ? MG (2008-2019). Nessa instituição, foi, antes (2004-2008), assessora do Reitor, Prof. Pe. Geraldo Magela Teixeira, coordenadora da extensão universitária e do curso de Pedagogia. Integra, atualmente, o Núcleo de Estudos Sobre Trabalho e Educação - Nete (UFMG) cadastrado no Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq e do qual foi um dos criadores, o Grupo de Estudos e Pesquisa em História e Historiografia da Educação Profissional ? Gephhep do Cefet-MG, o Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes e o Comitê Sociocientífico da Universidade Internacional Terra Cidadã.

Referências

BRICKMAN, W. W. Actitudes del Estado Soviético hacia John Dewey considerado como educador. In: Douglas E. L.; Arthur E. L. (compiladores). John Dewey, visión y influencia de un pedagogo. Buenos Aires, Editorial Nova, 1966.

CHAPOVALENKO, S. G. (diretor de publicação). L'Enseigment polytechnique en URSS. Paris, Unesco, 1964.

COLETIVO DE AUTORES SOVIÉTICOS. Nadiezhda Konstantinovna Krupskaya. Havana, Editorial de Ciencias Sociales, 1987.

KONSTANTINOV, N. A.; SAVICH, A. L.; SMIRNOV, M. T. Problemas fundamentales de la pedagogía. Ministério de Educación, República de Cuba, Departamento de Publicaciones, 1962.

KRUPSKAIA, N. Acerca de la educación comunista. Moscou, Ediciones en Lenguas Extranjeras, s/d.

KUZIN, N. P.; KOLMAKOVA, M. N.; RAVKIN, Z. I. Studies in the history of the school and the pedagogical thought of the peoples of the USSR, 1917-1941. Soviet Education, nov. 1982, V. XXV, Nº 1, dec. 1982, V. XXV, Nº 2.

LÊNIN, V. I. Sobre a educação. Lisboa, Seara Nova, 1977, V. l.

LÊNIN, V. I. Sobre a educação. Lisboa, Seara Nova, 1977, V. II.

MACHADO, L. R. S. Politecnia, escola unitária e trabalho. São Paulo, Cortez & Autores Associados, 1989.

MONOSZON, E. I. The establishment and development of soviet pedagogy. Soviet Education, nov. 1988, V. XXX, Nº 11.

MONOSZON, E. I. The establishment and development of soviet pedagogy. Soviet Education, dec. 1988, V. XXX, Nº 12.

MONOSZON, E. I. The establishment and development of soviet pedagogy. Soviet Education, jan. 1989, V. XXXI, Nº 1.

SKATKIN, M. N. Soviet Experience in polytechnical education before the reform (1917-58). In: UNESCO. Polytecnical Education in the USSR, Paris, 1963.

Downloads

Publicado

19/02/2020

Como Citar

MACHADO, Lucília Regina de Souza. A POLITECNIA NOS DEBATES PEDAGÓGICOS SOVIÉTICOS DAS DÉCADAS DE 20 E 30. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 18, p. e9575, 2020. DOI: 10.15628/rbept.2020.9575. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/9575. Acesso em: 20 nov. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos Semelhantes

> >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.