O trabalho como referência para a formação e a democracia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2023.15167

Palavras-chave:

Trabalho; Princípio Educativo; Educação; Educação Profissional; Democracia.

Resumo

A educação profissional e tecnológica brasileira tem o trabalho como princípio educativo como referência fundamental. Polissêmico, o termo referência provoca questionamentos. Como pode o trabalho ser constituinte e organizador da produção alienante do capitalismo e, ao mesmo tempo, base da formação humana e dos direitos de cidadania? Este artigo, um ensaio teórico, alimentou-se de perguntas orientadoras de reflexões, provocadoras de desafios. Buscou os contraditórios postos pela realidade, caminhou pelos condicionantes, ressalvas e requisitos, sempre com a atenção voltada à constituição do ser social segundo a perspectiva marxiana. Concluiu-se que o trabalho se torna referência e princípio educativo quando se revela na memória social, no patrimônio cultural e na disputa social pela escola, a educação.

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Biografia do Autor

Lucília Regina de Souza Machado, Professora titular aposentada da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais.

Socióloga, doutora em Educação, com pós-doutorado em Sociologia do Trabalho.

Professora titular aposentada da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais.

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Publicado

23.06.2023

Como Citar

MACHADO, Lucília Regina de Souza. O trabalho como referência para a formação e a democracia. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 23, p. e15167, 2023. DOI: 10.15628/rbept.2023.15167. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/15167. Acesso em: 6 ago. 2025.

Edição

Seção

Dossiê - Guarnicê da Educação, da Democracia e da formação dos trabalhadores

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