Mulher e identidade profissional: processos educativos, relações sociais de sexo e o mundo do trabalho

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2021.12656

Palavras-chave:

Trabalho, Projetos educacionais, Divisão sexual do trabalho, Relações sociais de sexo, Identidade.

Resumo

O objetivo deste artigo é evidenciar como os processo educativo, a relação entre os sexos e a participação da mulher no mundo do trabalho contribuem para a construção de uma nova identidade social da mulher. Optou-se por uma pesquisa qualitativa de natureza teórica. Por meio destes ensaios teóricos aponta-se contribuições para uma nova identidade social da mulher. De acordo com os resultados pode-se concluir que o processo educativo, através da descolonização do currículo, contribui com a formação da consciência crítica em relação às estruturas de dominação e exploração da sociedade capitalista e possibilita a formação de uma nova identidade social da mulher. A participação da mulher no mundo do trabalho mostra a necessidade de subverter as identidades através de um esforço coletivo.

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Biografia do Autor

Thiago Eduardo Freitas Bicalho, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - CEFET/MG

Mestrando em Educação Tecnológica pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG), Especialista em Juventude no Mundo Contemporâneo pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE), Licenciatura em Turismo, Hospitalidade e Lazer (CEFET-MG), Bacharel em Turismo pela Universidade Federal de Minas Gerais/Universidade do Algarve (UFMG/UAlg) e Técnico em Guia de Turismo pelo Senac Minas. Tem experiência no mercado de turismo e com processos de educação não-formal no âmbito ambiental, patrimonial/artístico e religioso. Áreas de interesse: Turismo, Formação humana e profissional, Juventude e Cultura.

Myrnna Lorena Figueredo Almeida, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - CEFET/MG

Mestranda em Educação Tecnológica pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG). Especialista em Gestão de Políticas Públicas com Foco na Temática de Gênero e Raça, pela Universidade Federal de Viçosa (2015). Graduada em Serviço Social pela Universidade Estadual de Montes Claros (2009). Atualmente é Assistente Social do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais ? CEFET-MG, atuando na política de assistência estudantil na Coordenação de Desenvolvimento Estudantil. Trabalhou na gestão da política de assistência social, realizando o planejamento, monitoramento e avaliação dos serviços, programas, projetos e benefícios socioassistenciais na Prefeitura Municipal de Nova Lima. Foi conselheira municipal do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher. Atuou como secretária-executiva do Conselho Municipal de Assistência Social, do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e no Conselho Municipal do Idoso de Rio Acima. Atuou como Assistente Social nos serviços de proteção social especial de média e alta complexidade e no acompanhamento técnico do Programa Bolsa Família no município de Rio Acima. Trabalhou também como orientadora pedagógica nos cursos técnicos e nos cursos de formação inicial e continuada do Pronatec, ofertados pelo Instituto Federal de Minas Gerais - IFMG.

Eliane Kelli Gaudêncio, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - CEFET/MG

Possui graduação em Gestão Pública pelo Centro Universitário UNA(2014), especialização em Gestão de Instituições Federais de Educação Superior pela Universidade Federal de Minas Gerais(2018) e curso-tecnico-profissionalizante em Administração e Ciências Contábeis pelo Instituto Municipal de Administração e Ciências Contábeis(1996). Atualmente é Assistente em Administração da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de Administração. 

Ailton Vitor Guimarães, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - CEFET/MG

Doutor em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (FaE/UFMG), na Linha de Pesquisa Política, Trabalho e Formação Humana; Mestre em Tecnologia (Educação Tecnológica) pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG); Licenciatura Plena em Educação Física e Especialização em Lazer, ambos pela UFMG. É Professor Titular do CEFET-MG, integra o quadro permanente do Programa de Pós-graduação em Educação Tecnológica (PPGET) da instituição e atua, principalmente, nas áreas de: educação, trabalho, tecnologia, educação profissional e tecnológica, educação física escolar e políticas públicas. Foi Editor Executivo da Revista Trabalho & Educação (2010-2018), publicada pelo Núcleo de Estudos sobre Trabalho e Educação (NETE), da FaE/UFMG, disponível em www.fae.ufmg.br/trabalhoeeducacao. Atualmente, é Editor Adjunto do periódico e lidera o Grupo de Pesquisa em Teoria e Metodologia do Ensino Tecnológico (PETMET), no CEFET-MG. Sua atuação na área de Educação Profissional e Tecnológica (EPT) tem como foco os processos educacionais da escola de EPT. Inclui ainda, nesse universo, elementos relacionados aos aspectos da formação humana, suas particularidades nas relações sociais estabelecidas e na construção social da realidade por meio dos recursos comunicacionais, fundados na ação humana transformadora e impulsionados pela ciência e tecnologia. No seu trabalho é possível identificar traços de sua atuação de origem, como músico/compositor, o que permite a introdução de elementos relacionados à sua produção artístico-cultural. Arte e cultura, em função disso, são elementos latentes que têm perpassado parte de seus interesses, naquilo que a interseção com o ensino e com a formação na EPT influencia e, por vezes, define nas relações sociais.

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Publicado

21/12/2021

Como Citar

BICALHO, Thiago Eduardo Freitas; ALMEIDA, Myrnna Lorena Figueredo; GAUDÊNCIO, Eliane Kelli; GUIMARÃES, Ailton Vitor. Mulher e identidade profissional: processos educativos, relações sociais de sexo e o mundo do trabalho. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 2, n. 21, p. e12656, 2021. DOI: 10.15628/rbept.2021.12656. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/12656. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ - Mundo do trabalho, Educação Profissional e Identidade de Gênero

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