APRENDIZAGEM PROFISSIONAL: possibilidades e perspectivas para adolescentes e jovens das classes populares
DOI:
https://doi.org/10.15628/rbept.2019.8212Palavras-chave:
Educação Profissional. Aprendizagem Profissional. Mundo do Trabalho.Resumo
Pensar em educação profissional na sociedade brasileira é encarar a dualidade histórica existente desde os primórdios do processo educacional no Brasil, em que para os filhos da classe operária era fornecida uma educação para o trabalho braçal e para os filhos das elites uma educação propedêutica, voltada aos cursos superiores de graduação. Nesse contexto, a aprendizagem profissional se coloca como uma alternativa a esses adolescentes e jovens da classe operária que, além de estudar, precisam trabalhar, não podem esperar concluir o ensino superior para ir em busca de uma inserção no mundo do trabalho, pois as necessidades financeiras se sobrepõem. Desta forma, este artigo apresenta alguns aspectos dessa dualidade histórica, por meio de uma revisão bibliográfica, parte integrante de uma pesquisa de Mestrado Profissional realizada no período de janeiro de dois mil e dezoito a março de dois mil e dezenove. Apresenta-se também as principais características do que se entende por Aprendizagem Profissional, as alterações ocorridas nesta modalidade no decorrer da história e que hoje, embora com algumas fragilidades, se coloca como alternativa a milhares de adolescentes e jovens pobres para uma inserção protegida no mundo do trabalho, garantindo-lhes o acesso a direitos humanos previstos na Constituição Federal do Brasil.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
27/12/2019
Como Citar
DIAS MARTINS PUPO, Matilde; URBANETZ, Sandra Terezinha. APRENDIZAGEM PROFISSIONAL: possibilidades e perspectivas para adolescentes e jovens das classes populares. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 2, n. 17, p. e8212, 2019. DOI: 10.15628/rbept.2019.8212. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/8212. Acesso em: 12 out. 2024.
Edição
Seção
ARTIGOS
Licença
O autor na submissão do artigo transfere o direito autoral ao periódico. À Revista Brasileira da Educação Profisisonal e Tecnológica ficam reservados os direitos autorais pertinentes a todos os artigos nela publicados.