O TRABALHO E A FORMAÇÃO DOCENTE EM UM CURSO TÉCNICO INTEGRADO PERTENCENTE À REDE PÚBLICA ESTADUAL DO PARANÁ

Niélcia de Aguiar Herreira, Sandra Terezinha Urbanetz

Resumo


Esta pesquisa, com abordagem qualitativa, tem como objetivo refletir sobre o trabalho docente de professores que atuam em um curso técnico integrado ao ensino médio, em instituição de ensino pública estadual do Paraná. Visando o aprofundamento teórico e a reflexão em relação a temática foram consultados os autores e estudiosos da área, tais como  Kuenzer e Caldas (2009), Bremer e Kuenzer (2012), Ciavatta (2010), Urbanetz (2012), Kuenzer e Garcia (2013), Machado (2008, 2013), Moura (2013). A partir do estudo pode-se aferir que poucos avanços foram alcançados em relação aos desafios identificados na implantação do ensino médio integrado no Estado do Paraná nos anos 2006, tais como integração, infraestrutura e formação docente.


Palavras-chave


Educação Profissional. Ensino Médio Integrado. Trabalho docente. Formação de professores.

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DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2020.8571

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