O TRABALHO E A FORMAÇÃO DOCENTE EM UM CURSO TÉCNICO INTEGRADO PERTENCENTE À REDE PÚBLICA ESTADUAL DO PARANÁ

Autores

  • Niélcia de Aguiar Herreira Secretaria de Estado da Educação do Paraná Faculdade Evangélica Mackenzie do Paraná
  • Sandra Terezinha Urbanetz Instituto Federal de Educação do Paraná http://orcid.org/0000-0003-0425-8538

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2020.8571

Palavras-chave:

Educação Profissional. Ensino Médio Integrado. Trabalho docente. Formação de professores.

Resumo

Esta pesquisa, com abordagem qualitativa, tem como objetivo refletir sobre o trabalho docente de professores que atuam em um curso técnico integrado ao ensino médio, em instituição de ensino pública estadual do Paraná. Visando o aprofundamento teórico e a reflexão em relação a temática foram consultados os autores e estudiosos da área, tais como  Kuenzer e Caldas (2009), Bremer e Kuenzer (2012), Ciavatta (2010), Urbanetz (2012), Kuenzer e Garcia (2013), Machado (2008, 2013), Moura (2013). A partir do estudo pode-se aferir que poucos avanços foram alcançados em relação aos desafios identificados na implantação do ensino médio integrado no Estado do Paraná nos anos 2006, tais como integração, infraestrutura e formação docente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Niélcia de Aguiar Herreira, Secretaria de Estado da Educação do Paraná Faculdade Evangélica Mackenzie do Paraná

Pós-graduada - Mestrado em Educação pela UFPR. Licenciada em Ciências e em Pedagogia, Especialização
em Educação Profissional, Gestão Educacional e em Formação Pedagógica do Professor Universitário. Atua como
Assessora acadêmica no Ensino Superior e como Pedagoga Ensino Médio e Técnico. Têm experiência na área de
Educação, com ênfase em Pedagogia universitária e Educação Profissional.

Sandra Terezinha Urbanetz, Instituto Federal de Educação do Paraná

Graduação em Pedagogia pela Universidade Tuiuti do Paraná (1991). Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Paraná (2000). Doutorado na Universidade Federal do Paraná, na área de Educação e Trabalho (2011). Pós Doutorado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Formação Humana (PPFH - 2013-2014). Pós Doutorado pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto - Portugal (2015). Professora concursada do Instituto Federal do Paraná (2010), Campus Curitiba, professora da Pós Graduação em Educação Profissional Técnica em Nível Médio, disciplina: Trabalho e Educação. Docente da Pós Graduação em Educação Profissional Técnica em Nível Médio e do Programa de Mestrado em Educação Profissional - ProfEPT, disciplina: Bases Conceituais da EPT. Diretora de Ensino Médio e Técnico - PROENS. Coordenadora do Grupo de Pesquisa: Trabalho, Educação e Tecnologia Social - TRETS. Projetos de Pesquisa: Formação de Professores e Os egressos do Ensino Médio Técnico. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Didática e Formação de Professores, atuando principalmente nos seguintes temas: Trabalho e Educação, Formação de Professores e Educação Profissional.

Referências

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 23 dez. 1996.

__________. Lei nº. 11.741, de 20 de dezembro de 2008. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 17 jul. 2008.

__________. Decreto nº 5.154, de 23 de julho de 2004. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília,DF, 26 jul. 2004.

BREMER, M. S.; KUENZER, A.Z. Ensino Médio Integrado: uma história de contradições. In: ANPED Sul, 9., 2012, Caxias do Sul. Anais... Caxias do Sul: UCS, 2012.

CIAVATTA, M. A formação integrada: a escola e o trabalho como lugares de memória e de identidade. In: FRIGOTTO, G.; CIAVATTA, M.; RAMOS, M. (orgs). Ensino médio integrado: concepções e contradições. 2 ed. São Paulo: Cortez, 2010.

CUNHA, M. O bom professor e sua prática. 24.ed. Campinas: Papirus, 2011.

GARCIA, S. R. O. A educação profissional integrada ao ensino médio no Paraná: avanços e desafios. Tese (Doutorado em Educação) – Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2009. Disponível em: <http://acervodigital.ufpr.br/bitstream/handle/1884/18526/TESE%20SANDRA%202009.doc%20final.pdf?sequence=1eisAllowed=y>. Vários acessos.

KUENZER, A.Z.; GARCIA, S.R.O. O ensino médio integrado à educação profissional no estado do Paraná: desafios na implementação de uma política pública. In: SILVA, M. (org). Ensino médio integrado: travessias. Campinas, SP: Mercado das letras, 2013.

KUENZER, A.Z.; CALDAS, A. Trabalho docente: comprometimento e desistência. In: FIDALGO, F.; OLIVEIRA, M.A.; FIDALGO, N. L. R. (orgs). A intensificação do trabalho docente: tecnologias e produtividade. Campinas, SP: Papirus, 2009.

LÜDKE, M.; ANDRÉ, M.E.D.A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. 2.ed. Rio de Janeiro: E.P.U., 2017.

MACHADO, L. R. S. Diferenciais inovadores na formação de professores para a educação profissional. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica. Brasília, jun.2008.

__________. Formação de professores para a educação profissional tecnológica: perspectivas históricas e desafios contemporâneos. In: MOURA, D. H. (org). Produção do conhecimento, políticas públicas e formação docente em educação profissional. Campinas, SP: Mercado das Letras, 2013.

MOURA, D. H. O ensino médio integrado: perspectivas e limites na visão dos sujeitos envolvidos. In: SILVA, M. R. (org). Ensino médio integrado: travessias. Campinas, SP: Mercado das Letras, 2013.

Secretaria de Educação do Estado do Paraná (SEED/PR). Diretrizes da Educação Profissional: fundamentos políticos e pedagógicos. Curitiba, 2006. Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/diretrizes/diretriz_educacao_profissional.pdf. Acesso em: 23.out.2017.

URBANETZ, S.T. Uma ilustre desconhecida: a formação docente para a educação profissional. Revista Diálogo Educacional, v.12, n.37, 2012. Disponível em: . Vários acessos.

Downloads

Publicado

30/03/2020

Como Citar

HERREIRA, Niélcia de Aguiar; URBANETZ, Sandra Terezinha. O TRABALHO E A FORMAÇÃO DOCENTE EM UM CURSO TÉCNICO INTEGRADO PERTENCENTE À REDE PÚBLICA ESTADUAL DO PARANÁ. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 18, p. e8571, 2020. DOI: 10.15628/rbept.2020.8571. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/8571. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos Semelhantes

> >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.