O TRABALHO E A FORMAÇÃO DOCENTE EM UM CURSO TÉCNICO INTEGRADO PERTENCENTE À REDE PÚBLICA ESTADUAL DO PARANÁ
DOI:
https://doi.org/10.15628/rbept.2020.8571Palavras-chave:
Educação Profissional. Ensino Médio Integrado. Trabalho docente. Formação de professores.Resumo
Esta pesquisa, com abordagem qualitativa, tem como objetivo refletir sobre o trabalho docente de professores que atuam em um curso técnico integrado ao ensino médio, em instituição de ensino pública estadual do Paraná. Visando o aprofundamento teórico e a reflexão em relação a temática foram consultados os autores e estudiosos da área, tais como Kuenzer e Caldas (2009), Bremer e Kuenzer (2012), Ciavatta (2010), Urbanetz (2012), Kuenzer e Garcia (2013), Machado (2008, 2013), Moura (2013). A partir do estudo pode-se aferir que poucos avanços foram alcançados em relação aos desafios identificados na implantação do ensino médio integrado no Estado do Paraná nos anos 2006, tais como integração, infraestrutura e formação docente.
Downloads
Referências
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 23 dez. 1996.
__________. Lei nº. 11.741, de 20 de dezembro de 2008. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 17 jul. 2008.
__________. Decreto nº 5.154, de 23 de julho de 2004. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília,DF, 26 jul. 2004.
BREMER, M. S.; KUENZER, A.Z. Ensino Médio Integrado: uma história de contradições. In: ANPED Sul, 9., 2012, Caxias do Sul. Anais... Caxias do Sul: UCS, 2012.
CIAVATTA, M. A formação integrada: a escola e o trabalho como lugares de memória e de identidade. In: FRIGOTTO, G.; CIAVATTA, M.; RAMOS, M. (orgs). Ensino médio integrado: concepções e contradições. 2 ed. São Paulo: Cortez, 2010.
CUNHA, M. O bom professor e sua prática. 24.ed. Campinas: Papirus, 2011.
GARCIA, S. R. O. A educação profissional integrada ao ensino médio no Paraná: avanços e desafios. Tese (Doutorado em Educação) – Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2009. Disponível em: <http://acervodigital.ufpr.br/bitstream/handle/1884/18526/TESE%20SANDRA%202009.doc%20final.pdf?sequence=1eisAllowed=y>. Vários acessos.
KUENZER, A.Z.; GARCIA, S.R.O. O ensino médio integrado à educação profissional no estado do Paraná: desafios na implementação de uma política pública. In: SILVA, M. (org). Ensino médio integrado: travessias. Campinas, SP: Mercado das letras, 2013.
KUENZER, A.Z.; CALDAS, A. Trabalho docente: comprometimento e desistência. In: FIDALGO, F.; OLIVEIRA, M.A.; FIDALGO, N. L. R. (orgs). A intensificação do trabalho docente: tecnologias e produtividade. Campinas, SP: Papirus, 2009.
LÜDKE, M.; ANDRÉ, M.E.D.A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. 2.ed. Rio de Janeiro: E.P.U., 2017.
MACHADO, L. R. S. Diferenciais inovadores na formação de professores para a educação profissional. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica. Brasília, jun.2008.
__________. Formação de professores para a educação profissional tecnológica: perspectivas históricas e desafios contemporâneos. In: MOURA, D. H. (org). Produção do conhecimento, políticas públicas e formação docente em educação profissional. Campinas, SP: Mercado das Letras, 2013.
MOURA, D. H. O ensino médio integrado: perspectivas e limites na visão dos sujeitos envolvidos. In: SILVA, M. R. (org). Ensino médio integrado: travessias. Campinas, SP: Mercado das Letras, 2013.
Secretaria de Educação do Estado do Paraná (SEED/PR). Diretrizes da Educação Profissional: fundamentos políticos e pedagógicos. Curitiba, 2006. Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/diretrizes/diretriz_educacao_profissional.pdf. Acesso em: 23.out.2017.
URBANETZ, S.T. Uma ilustre desconhecida: a formação docente para a educação profissional. Revista Diálogo Educacional, v.12, n.37, 2012. Disponível em: . Vários acessos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O autor na submissão do artigo transfere o direito autoral ao periódico. À Revista Brasileira da Educação Profisisonal e Tecnológica ficam reservados os direitos autorais pertinentes a todos os artigos nela publicados.